Melhores destinos para aproveitar os FERIADOS de 2016!

Avalie este artigo

O calendário oficial de feriados de 2016 já saiu e, este ano, contamos com mais feriadões prolongados que em 2015! Uma delícia, não é?

descanso-lagoa-do-paraiso-lagoas-de-jijoca

Para aproveitar bem o destino e ainda economizar tempo e dinheiro, é fundamental que o planejamento da viagem seja realizado com antecedência, pois assim você conhece toda as possibilidades do destino, escolhe bem seus passeios e ainda pode dar aquele ‘chorinho’ na hora de contratar!

Ainda não sabe para onde ir? O Guia Viagens Brasil selecionou alguns destinos incríveis para curtir todos os feriados. Anota as datas no calendário e boa viagem!

Os feriados:

  • 25 de janeiro (segunda-feira): Aniversário da cidade de São Paulo (feriado só para os paulistanos, hein!)
  • 8 de fevereiro (segunda-feira): Carnaval (ponto facultativo)
  • 9 de fevereiro (terça): Carnaval (ponto facultativo)
  • 10 de fevereiro: quarta-feira de Cinzas (ponto facultativo até as 14h)
  • 25 de março (sexta): Paixão de Cristo (feriado)
  • 21 de abril (quinta): Tiradentes (feriado)
  • 1º de maio (domingo): Dia Mundial do Trabalho (feriado)
  • 26 de maio (quinta): Corpus Christi (ponto facultativo)
  • 7 de setembro (quarta): Independência do Brasil (feriado)
  • 12 de outubro (quarta): Nossa Senhora Aparecida (feriado)
  • 28 de outubro (sexta): Dia do Servidor Público (ponto facultativo)
  • 2 de novembro (quarta): Finados (feriado)
  • 15 de novembro (terça): Proclamação da República (feriado)
  • 25 de dezembro (domingo): Natal (feriado)

25 de janeiro (segunda-feira): Aniversário da cidade de São Paulo

Os paulistanos começam o ano já aproveitando um feriadão na cidade de São Paulo, devido ao seu aniversário. A alta temporada das praias vem com tudo, então, um dos roteiros mais procurados é para o Litoral Norte de SP e Ilhabela.

praia-castelhanos-ilhabela-sp

Tudo bem que o litoral é delicioso e encanta qualquer paulista, mas o Estado conta com outras belezas, como as serranas Campos do Jordão, Santo Antônio do Pinhal, São Bento do Sapucaí e São João da Boa Vista, que no verão ganham mais cores e vistas deslumbrantes dos seus pontos altos. Há muitos jardins e passeios agradáveis para curtir o feriadão inteirinho. De Campos do Jordão há um passeio de trem até Santo Antônio do Pinhal, com belas paisagens bucólicas e a sensação de voltar no tempo.

foto-campos-do-jordao-sp-brasil-0528

Para os que querem uma opção diferente, o Circuito das Águas Paulistas é ideal, pois une descanso, turismo rural, ótima gastronomia e, claro, passeios em águas refrescantes! O Circuito abrange as cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra (que em setembro tem festa das flores), Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.

8, 9 e 10 de fevereiro (segunda, terça e quarta-feira): Carnaval

Uma das datas mais esperadas pelos brasileiros é o Carnaval, com feriadão certo de 3 dias, no mínimo para descansar ou cair na folia.

Os destinos carnavalescos para quem quer diversão conta com os desfiles sensacionais de Rio de Janeiro e São Paulo, os blocos de rua carioca e também todas as atrações do nordeste, sendo liderado por Salvador, Recife, Olinda, Natal, Porto Seguro e Fortaleza.

carro-ivete-sangalo-carnaval-salvador-ba

Mas, há quem não goste da festa do Rei Momo e prefira curtir um cantinho de paz e sossego. Para estes, há locais sensacionais, como a Serra Catarinense e Gaúcha, as Chapadas brasileiras e várias cidades históricas, mas ‘cuidado’ com Ouro Preto, que tem um festejo bem animado e tradicional!

Para tranquilidade, até algumas praias são indicadas para quem fugir do Carnaval, como é o caso de Cumuruxatiba, no sul da Bahia, e a Ilha do Cardoso, em São Paulo.

Foto do mirante da Praia Japara Grande, em Cumuruxatiba, BA.

Falésias coloridas, rio verdinho, mar cristalino, mangues, coqueirais e muita beleza é o cenário da Praia Japara Grande, em Cumuruxatiba, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para quem ama trilhas e muita natureza, pode se refugir e ainda passar por muitas aventuras nos Parques Nacionais, como o dos Lençóis Maranhenses e dos Aparados da Serra, e também aproveitar nossa maior floresta nativa: a Amazônia!

dunas-circuito-lagoa-azul-barreirinhas-ma

25 de março (sexta): Paixão de Cristo e Páscoa

Os chocólatras amam esta data, em especial quem visita Gramado e Canela, na Serra Gaúcha, que se preparam especialmente para a data. Santa Catarina não fica atrás, com a Osterfest, em Pomerode, e a Osterdorf, em Blumenau! Não vá confundir os nomes, hein!

A árvore da Páscoa na tradição alemã – a Osterbaum – é montada também em outras cidades, como em  Schroeder, também em SC (foto). A árvore deve ter seus galhos sem folhas, simbolizando a frieza da morte de Jesus e nos galhos são pendurados cascas de ovos coloridas, que simbolizam a alegria da Ressurreição.

 

Mas, o verdadeiro significado da Páscoa Cristã está bem representada por dois destinos: Nova Jerusalém, em Pernambuco, e Planaltina, no Distrito Federal, que possuem peças teatrais belíssimas, onde os atores em uma super produção encenam os últimos dias e a ressurreição de Jesus. Vale a pena conferir ao menos uma vez!

 

Para quem quer curtir outras paisagens, também tem opção! As cidades histórias de Paraty e Tiradentes ficam ainda mais encantadoras e possuem algumas manifestações religiosas, como procissões com corais e música.

foto-igreja-matriz-de-santo-antonio-tiradentes-mg-0482

Na época da Páscoa, as cidades serranas já ganham um ar mais friozinho e estão bem menos concorridas que no período de inverno. Petrópolis, Teresópolis, Nova Friburgo, Campos do Jordão, Domingos Martins e Monte Verde são destinos sensacionais!

Pedra Azul, em Domingos Martins - ES - Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Pedra Azul, em Domingos Martins – ES – Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

21 de abril (quinta): Tiradentes

No feriado do herói da Inconfidência, nada melhor que conhecer as cidades históricas de Minas Gerais e todas as lendas e causos da região. Além de belos patrimônios históricos e lindos cenários, Minas Gerais guarda uma gastronomia de primeira! Quem logo não pensa em pão de queijo quentinho com aquele doce de leite em seguida, hein? Uma delícia!

foto-basilica-do-senhor-do-bom-jesus-de-matosinho-mg-0032 (1)

Saindo do circuito histórico, mas também um Patrimônio Brasileiro, está Brasília, nossa capital federal! A cidade faz aniversário no dia 21 de abril e sempre tem atrações na Esplanada dos Ministérios. Mas, engana-se quem pensa que a cidade é apenas um centro político: o Parque Nacional de Brasília está aí para comprovar o contrário. Várias trilhas e belas piscinas naturais aguardam o turista. O Cerrado, este rico bioma do nosso país, também pode ser conferido nas redondezas, como no Recanto das Emas e também em Pirenópolis, que guardam belíssimas cachoeiras! Isto tudo sem falar da Chapada dos Veadeiros, já em Goiás, não muito distante da capital.

 

1º de maio (domingo): Dia Mundial do Trabalho

Ok, o Dia do Trabalho cai em um domingo, mas nem por isto você vai ficar em casa, não é? Quem tal aproveitar o final de semana em um lugar pertinho de onde você mora?

As escapadinhas já foram comentadas neste post aqui, mas a gente traz algumas lembranças aqui.

Para quem está em Curitiba, há muitos parques urbanos para aproveitar. Outra opção é viajar 100 quilômetros e conhecer o Parque Estadual de Vila Velha, em Ponta Grossa. O parque preserva vários arenitos com formações milenares bastante interessantes (a mais famosa é a taça, mas também tem garrafa, esfinge, camelo, galinha…), além de uma lagoa belíssima e as furnas, que são enormes crateras com água no fundo, que são interligadas com os rios da região. Um encanto misterioso de um cenário lindo!

 

Já saindo de Porto Alegre, o viajante encontra todas as belezas da Serra Gaúcha em Bento Gonçalves, que é o destino ideal para quem gosta de belezas naturais e muita comida boa. O Vale dos Vinhedos proporciona conhecimento, com a visita às vinícolas, onde o turista aprende como o vinho é produzido, mas também descontração, com degustações e almoços a moda italiana tradicional, com direito a tarantela!

 

E para quem está na capital do Espírito Santo, o passeio pode ser até a cidade vizinha de Vila Velha, onde, além das belas praias, está o Convento de Nossa Senhora da Penha, ponto ótimo a 154 metros de altura para ver todas as belezas da região.

pessoas-praia-da-costa-es

26 de maio (quinta): Corpus Christi

Em maio chega o feriadão de Corpus Christi, que cai em uma quinta-feira e é possível emendar, permitindo 4 dias para curtir uma viagem.

No mês de maio já começa o friozinho das serras, e Gramado, Canela, Nova Petrópolis e Três Coroas, todas no Rio Grande do Sul, são bastante procuradas. A última abriga o Centro Budista Chagdud Gonpa Khadro Ling, um passeio para você ficar zen.

 

Se interessou em turismo zen para o feriadão? Há outras opções além de Três Coroas, como Ibiraçu – ES e Foz do Iguaçu – PR, esta última abriga o segundo maior Templo Budista da América Latina (o primeiro é o Zu Lai, em Cotia/SP). A tríplice fronteira é um ótimo destino para o feriadão de maio, pois além de relaxar no templo, você pode curtir as lindas Cataratas e renovar as energias com um banho nos passeios de barco.

foto-parque-nacional-iguacu-em-foz-do-iguacu-parana-brasil-foto-6631 (1)

Você está conferindo dicas de destinos para aproveitar os Feriados de 2016. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

7 de setembro (quarta): Independência do Brasil

12 de outubro (quarta): Nossa Senhora Aparecida

2 de novembro (quarta): Finados

Três feriados no meio de semana para quebrar o período de trabalho e dar um descanso! Setembro e outubro são datas ótimas para viajar por todo o Brasil, acaba sendo baixa temporada em quase todo país, onde os preços estão mais acessíveis e menos turistas circulando. Entretanto, infelizmente, nestas três datas nem todos conseguem viajar, mas é possível curtir locais na própria cidade, como museus e parques.

Para quem viaja com crianças, os parques aquáticos são ótimas opções de passeio, oferecendo atividades para todas as idades e muita diversão para os baixinhos. Outro local incrível para a garotada é o Sítio do Pica-pau Amarelo, em Taubaté, interior paulista. Os personagens da obra de Monteiro Lobato ganham vida, recebem os visitantes e promovem muitas brincadeiras ao ar livre, em um espaço super agradável.

foto-sítio-do-pica-pau-amarelo-em-taubate-sp-emilia-tia-anastacia-e-visconde-de-sabugosa-brincando-com-crianças

Espalhados pelo País, há vários museus e institutos interessantes para visitar, como o Museu de Arte Contemporânea de Niterói, o Instituto Inhotim, em Brumadinho – MG, o Museu Nacional do Mar, em São Francisco do Sul – SC e o Museu do Ipiranga, em São Paulo, que conta um pouquinho de nossa história e cultura.

foto-museu-do-ipiranga-em-sao-paulo-capital-brasil-0255

Além disso, os zoológicos e aquários são passeios sensacionais, como o Zoológico de Balneário Camboriú e o Aquário de São Paulo.

imagem-peixe-amarelo-no-aquario-sp

No dia 12 de outubro é celebrado o Dia da Padroeira do Brasil, Nossa Senhora de Aparecida, e a cidade onde fica sua basílica é tomada pelos fiéis, em uma linda manifestação de fé e devoção. Se você é religioso, precisa uma vez conhecer Aparecida e a festa linda que acontece neste feriado.

 

15 de novembro (terça): Proclamação da República

Metade de novembro chega com feriadão de terça-feira! Mais 4 dias excelentes para curtir uma viagem.

Desta vez, que tal pensar em praias? As do nordeste estão deliciosas e ainda sem o grande fluxo de turistas das férias de dezembro. Uma dica sensacional é curtir o período nas piscinas naturais, sejam elas de Pajuçara, Paripueira ou Maragogi, em Alagoas, de Porto de Galinhas e da Praia dos Carneiros, em Pernambuco, Papa-gente na Praia do Forte e de Taipus de Fora – Maraú, na Bahia, ou ainda a Lagoa do Paraíso e a Azul, em Jericoacoara e as Lagoas de Nísia Floresta, no Rio Grande do Norte. Difícil será escolher qual delas ir, não é?

redes-balanco-lagoa-do-paraiso-lagoas-de-jijoca

Outros passeios sensacionais e imperdíveis no nordeste são os rios. O São Francisco oferece dois locais incríveis: a sua Foz e o Cânion do Xingó, paisagens distintas, porém belíssimas. Ambos os destinos podem ser acessados via Alagoas ou Sergipe, e é uma esticadinha perfeita para quem está curtindo Maceió ou Aracaju.

foto-canions-do-xingo-em-caninde-sao-francisco-8639

Outro encontro do rio com o mar que mostra toda a beleza da região é o Delta do Parnaíba, no Piauí divisa com o Maranhão. Passeio enriquecedor em cultura e natureza. As paradas nas ilhas com direito a banho de lagoa são relaxantes e refrescantes!

aguas-cristalinas-delta-parnaiba-pi

25 de dezembro (domingo): Natal

31 de dezembro (sábado): Réveillon

E final do ano chega trazendo com ele os destinos tradicionais destas festas, como Curitiba, Natal, Gramado e Canela no Natal, e Florianópolis e Rio de Janeiro no Réveillon.

Foto pôr do Sol no Cristo Redentor, no Corcovado, Rio de Janeiro, RJ.

Final do ano também é época de férias escolares e muitos aproveitam para viajar com toda família até janeiro, voltando renovado para o ano novo!

Tarefa árdua mesmo é escolher o melhor destino para aproveitar cada data, pois as opções são muitas e variadas de acordo com o estilo do viajante. O Guia Viagens Brasil mostrou algumas opções, mas ainda temos as belas capitais nordestinas, como Fortaleza e Natal, as urbanas Belo Horizonte, Belém e Vitória, os destinos natureza como Bonito e, é claro, Fernando de Noronha, o paraíso brasileiro de qualquer férias ou feriado!

foto-praia-do-bode-em-fernando-de-noronha-pe-brasil--10

Agora, pronto para escolher o destino e planejar seus feriados de 2016? Conta pra gente qual é o escolhido!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 13 de janeiro de 2016


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.