Curta Flores e muita diversão na Expoflora de Holambra

Setembro é o mês da primavera. E primavera é sinônimo de flores! E estas são o objetivo maior da Expoflora, que ocorre entre agosto e setembro, em Holambra – SP.

Holambra

Holambra é uma cidade charmosa e organizada de 11 mil habitantes no interior de São Paulo, a 152 quilômetros da capital. Seu nome vem da junção das palavras Holanda, América e Brasil, uma referência ao país de origem da maioria dos seus habitantes – Holanda – unido ao local que os acolheu tão bem: o Brasil na América. Da colonização holandesa a cidade herdou arquitetura, gastronomia, tradições e o amor pelas flores.

Holambra se destaca no Brasil por ser o maior centro de cultivo e comercialização de flores e plantas ornamentais, respondendo por cerca de 40% das vendas deste segmento. Justamente por isto, a cidade ganhou em 2011 o título de ‘Capital Nacional das Flores’.

Expoflora

Os produtores de Holambra, há 34 anos, aproveitam a época da primavera para lançar novas variedades de flores e plantas, avaliando a aceitação pelo consumidor. Assim é realizada a Expoflora, hoje a maior feira de flores do país.

Em 2015, o tema da feira será Flores, Sabores e Sensações e suas atrações giram em torno da floricultura, paisagismo, jardinagem e também reúne culinária típica, danças folclóricas e apresentações musicais.

O evento acontece de 28 de agosto a 27 de setembro, de sexta a domingo, das 9 às 19 horas, incluindo segunda-feira, dia 07 de setembro.

Atrações

Chuva de Pétalas e Parada das Flores

A principal e mais tradicional atração da Expoflora é a Parada das Flores e a Chuva de Pétalas.

Tudo começou com a inspiração no desfile de encerramento das atividades diárias do Parque da Disney, onde os personagens circulam em meio aos visitantes divertindo ainda mais. Na Expoflora é similar: a equipe que trabalha na feira, principalmente grupos folclóricos, desfilam com roupas típicas, carros enfeitados e muitas flores atraindo a todos para o local da Chuva de Pétalas.

Cerca de 150 quilos de rosas (o equivalente a 18 mil flores) são lançados ao ar por dia na Chuva de Pétalas. Durante a semana, um equipamento especialmente instalado em uma grande área livre faz o disparo e nos fins de semana um helicóptero joga as pétalas do alto dobrando a quantidade diária de flores utilizadas. A tradição da Expoflora diz que quem pegar uma pétala ainda no ar tem o seu desejo realizado. Então capricha!

O Desfile começa sempre às 16h e a Chuva de Pétalas durante a semana ocorre às 16h30min e nos finais de semana às 17h30min.

Mostra de Paisagismo e Jardinagem

Paisagistas, decoradores e designers de interiores apresentam seu trabalho, sugestões e criações para todos os visitantes durante a Expoflora.

Muitos ficam presentes nos locais, dando dicas e ajudando quem quer criar o seu jardim dos sonhos. Então, se está planejando sua casa, ou quer dicas para melhorar seu ambiente, corre visitar a Mostra.

Gastronomia

Feira que é feira tem uma ótima praça de alimentação, não é verdade? E na Expoflora o local é excelente!

Os tradicionais pratos típicos holandeses estão sempre presentes, tais como: Pannekoek (panquecas), Stroopwafel (waffel recheado com caramelo de melaço de cana), Eisben (joelho suíno), Bloempot (torta holandesa), Diny Rosti (batata ralada com bacon e especiarias e recheada com salsichões), Stampot Wortel (purê de batata com cenouras e carne de porco ao molho de cerveja) e o Vlaai de Damasco (waffel recheado com damasco). A culinária brasileira se une à festa, com muitos doces e petiscos, incluindo o nosso tentador café.

Para os amantes do sorvete, a Expoflora tem um especial: o sorvete de Rosas, feito com pétalas. Exótico e delicioso!!

Tour Turístico

Um Passeio Turístico exclusivo é realizado durante a Expoflora. Um ônibus circula pelas ruas da cidade, contando a história, os costumes e apresentando a arquitetura da ex-colônia holandesa no Brasil. O passeio segue até um belíssimo campo de flores, onde os guias explicam sobre o cultivo de flores e plantas ornamentais.

A visita finaliza no moinho de vento, construído em tamanho natural, uma homenagem à terra natal dos habitantes, a Holanda.

Danças Holandesas

Vários grupos de folclore holandês se apresentam, diariamente, nos quatro palcos da feira. A partir das 14h30min, os visitantes podem conferir coreografias de distintas regiões da Holanda, mostrando mais um pouco dos costumes e tradições deste povo alegre e hospitaleiro.

Shopping das Flores

Mais de 200 espécies e 2 mil variedades de flores e plantas ornamentais cultivadas estão disponíveis para ser compradas em um área de 3.300 metros quadrados. É o maior shopping de flores do País. Cerca de 400 produtores as comercializam por meio da Cooperativa Veiling de Holambra.

Além das flores, em uma área reservada do parque, é possível comprar suvenires holandeses – só encontrados em Holambra, além de artesanato, moda e decoração, nos mais de 200 expositores.

A área do parque ainda conta com o Museu Histórico Cultural de Holambra – entrada gratuita, um parque de diversões, com muitos brinquedos para todas as crianças e um pequena fazendinha com pôneis, galinhas, patos, vaquinhas, entre outros animais que irão encantar as crianças. Um sítio em miniatura completa as atrações e mostra todo funcionamento sustentável de uma área rural no país.

A Expoflora é uma ótima pedida para um passeio de final de semana em agosto e setembro com toda família. Veja o preço da entrada e mais informações no site oficial(www.expoflora.com.br) do evento.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 01 de setembro de 2015


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.