FIM DE SEMANA PERFEITO EM CAMPOS DO JORDÃO

Avalie este artigo

A charmosa Campos do Jordão, a 170 km da capital São Paulo, encanta os visitantes pela arquitetura diferenciada, típica europeia, pela gastronomia requintada, com direito a fondue e cervejaria artesanal, e pela bela paisagem da Serra Mantiqueira, a quase 1.700 metros de altitude.

Portal de entrada de Campos do Jordão, São Paulo. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Portal de entrada de Campos do Jordão, São Paulo.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O destino preferido no inverno dos paulistas tem diversas atrações para um final de semana, ou mais, faça frio ou calor. O Festival de Inverno é o que movimenta Campos do Jordão no mês de julho, com diversas apresentações, gratuitas ou pagas, de música erudita, em diferentes pontos da cidade. Se for nesta época, aproveite o festival, mas um aviso: julho é o mês onde os preços ficam mais caros e a cidade mais badalada.

Nas outras estações, o clima segue ameno e o ambiente não é menos romântico, aliás, é fora da alta estação que é possível aproveitar melhor tudo o que a cidade tem a oferecer.

Para quem chega na sexta-feira à noite, uma ótima opção é passear pela Vila Capivari, onde se concentram os restaurantes e bares da cidade. Um dos mais famosos é o Baden Baden ($$$), que também é a cervejaria local, que oferece passeios guiados. A especialidade da casa é a linguiça recheada com queijo, ou o fondue, sempre acompanhado da cerveja de marca própria. Cozinha internacional de excelente qualidade é na Confraria do Sabor ($$), com variadas opções, e para quem gosta de carnes, a Churrasco ao Vivo ($$) é a rede argentina que serve churrasco e os grelhados nobres.

Praça Capivari, na Vila Capivari. Centro turístico de Campos do Jordão, São Paulo. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praça Capivari, na Vila Capivari. Centro turístico de Campos do Jordão, São Paulo.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Depois de uma boa noite de sono em uma das diversas pousadas de Campos de Jordão, o sábado promete muitos passeios gostosos. O primeiro dele pode ser no Horto, localizado a 15 km do centro, onde é possível alugar uma bicicleta, praticar arborismo ou simplesmente caminhar pelas trilhas do parque em meio a natureza exuberante de montanha. Outra linda opção a 11 km do centro é o Amantikir, um lindo parque com representações de jardins de mais de 12 países. Um deleite para quem ama flores e paisagismo. O borboletário Flores que Voam, o Centro de Lazer Tarundu e o rancho Radical são alternativas de passeios em meio a bela mata de araucária com atividades ao ar livre, como cavalgadas e tirolesa.

No almoço, tanto de sábado quanto de domingo, escolha um dos restaurantes do redor da cidade. Opções não faltam, dos mais variados sabores e preços. O Restaurante do Elio ($$$) é bastante conhecido pela excelência em carnes e massas e o Krokodilo ($$) por oferecer carnes exóticas, como a de jacaré e javali.

Após o almoço a aventura continua na Pedra do Bauzinho, a 30 km do centro, já no município de São Bento do Sapucaí. A Pedra do Baú tem 1.905 metros e é um dos pontos turísticos mais conhecidos da região, pela bela paisagem panorâmica. Há duas trilhas: uma curta de 10 minutos até a Pedra do Bauzinho, de onde se observa a Pedra do Baú e uma belíssima vista. E uma mais longa, de 3 hora (ida e volta), subindo até a Pedra do Baú a 1.760 metros. Esta só para quem tem disposição e consegue voltar antes do anoitecer.

Se voltar a tarde, vale esticar até o Museu Felícia Leiner, onde fica o Auditório Claudio Santoro, local de apresentações do Festival de Inverno. O museu é a céu aberto e reúne 84 esculturas (40 em cimento branco e 44 em bronze fundido) da artista polonesa, naturalizada brasileira, espalhadas em uma linda área verde com muitos jardins. Caminhada agradável, com muita arte, no final de tarde.

Com tanta agitação, a noite saia para jantar nos bem avaliados Restaurante Libertango ($$), Boteco do Vinho ($$) ou Fräulein Bierhaus ($$$), este último com cozinha alemã e uma ampla gama de cervejas.

No domingo, saia cedo para aproveitar bem o dia, que pode ter início com um passeio de trem bem bucólico. Há três opções da antiga linha que fazia Campos do Jordão-Pindamonhangaba. A primeira é um passeio de Bondinho Urbano que parte da Estação Emílio Ribas no Parque Capivari até a estação São Cristóvão, a 1 km após o portal da cidade. Um passeio rápido, onde é possível ver como a cidade se movimentava na década de 40. Outra opção é o passeio de Maria Fumaça, uma viagem ao passado entre as Vilas de Capivari a Abernéssia. O trem percorre 4 km em 35 minutos, com uma vista linda, principalmente ao lado esquerdo do trem. O terceiro passeio é o Trem de Serra, que vai até Santo Antônio do Pinhal, cortando a Serra da Mantiqueira e algumas paradas para fotos, com duração total de 2,5 horas.

Bondinho Urbano do passeio por Campos do Jordão, São Paulo. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Bondinho Urbano do passeio por Campos do Jordão, São Paulo.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Voltando do passeio de trem e após o almoço, o passeio agora é de teleférico, o mais antigo do Brasil, inaugurado em 1972, que sobe ao alto do Morro do Elefante de onde há uma vista linda de Campos do Jordão, em especial da Vila de Capivari.

Teleférico ao Morro do Elefante, Campo do Jordão, São Paulo. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Teleférico ao Morro do Elefante, Campo do Jordão, São Paulo.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Depois do teleférico, aproveite Capivari novamente para tomar um chocolate quente ou um cafezinho em uma das confeitarias, como a Lugarzinho ($$), a Bourbon Chocolate Caseiro ($$), a Safari Café ($$$) ou a Villa Gourmet ($$$). Se preferir, vá ao concorrido Pastelão do Maluf ($$) super conhecido (e delicioso) na cidade.

Famoso restaurante Pastelão do Maluf, na Vila Capivari, Campos do Jordão, São Paulo. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Famoso restaurante Pastelão do Maluf, na Vila Capivari, Campos do Jordão, São Paulo.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

E para terminar em grande estilo o final de semana, vá até o Pico do Itapeva, a 15 km de Capivari, já em Pindamonhangaba. O acesso é fácil por uma estrada asfaltada e a vista a 2.030 metros de altitude, o ponto mais alto de São Paulo, é belíssima, rendendo lindas fotos de final de passeio.

 

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 18 de novembro de 2014


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.