8 Motivos porque você deveria ir para o Litoral Norte de SP

O Litoral Norte de São Paulo é uma parte saborosa – em todos os sentidos – desse Estado. Ele agrega vários municípios: Bertioga, CaraguatatubaIlhabela, São Sebastião e Ubatuba.

mirante-praia-do-bonete-ilhabela-sp

As cidades do litoral norte de São Paulo merecem sua visita. Elas chamam a atenção por seus cenários naturais encantadores e por suas praias. É o trecho litorâneo que tem atraído muitos turistas, principalmente aqueles que querem curtir momentos de lazer com a família ou amigos. Mas, não pense que o divertimento fica só por conta das praias. Você encontrará por aqui muitos outros atrativos. É um local fantástico para aproveitar suas férias, feriadão ou período de descanso. Descubra aqui apenas 8 dos motivos pelos quais você deveria ir.

1 – Conhecer um pouco mais sobre a cultura indígena em Bertioga

Anualmente em Bertioga acontece o Festival Nacional da Cultura Indígena. O festival ocorre durante um final de semana é realizado na Praia da Enseada e a data é escolhida próxima ao Dia do Índio (19 de abril). É um grande acontecimento – para São Paulo e para o Brasil – que valoriza a cultura e nos faz lembrar a diversidade do qual é composta nosso povo. A edição de 2015 reuniu mais de 4 mil pessoas em um dos dias, que lotaram a Praça dos Tupiniquins, palco principal das atrações.

Durante o festival, você pode ver de perto apresentações de dança e esportes típicos dos índios de várias regiões do Brasil e seus rituais tradicionais. É também realizada uma feira de arte e ainda mostra cinematográfica.

O evento reúne tribos de outros Estados e atrai turistas de diferentes partes do País. Vale a pena fazer a viagem, apreciar o festival e ainda como bônus pegar uma praia. As praias daqui são encantadoras e muito populares, e costumam ficar bem cheias no verão.

casal-praia-boraceia-bertioga-sp

A Praia de Riviera de São Lourenço é uma das mais famosas de Bertioga, sendo um condomínio aberto com 4 quilômetros de orla de excelente balneabilidade. Além dela, as praias de Boraceia e da Enseada possuem ótima infraestrutura turística, com bares, restaurantes e ampla rede hoteleira.

2 – Visitar o Forte São João na Praia da Enseada em Bertioga

Ainda em Bertioga, a Praia da Enseada tem uma atração especial. A praia tem 12 quilômetros de extensão, onde você pode passear pela orla através da larga faixa de areia. O calçadão foi recentemente revitalizado e conta agora com novo visual, mais colorido, com paisagismo e área de lazer com equipamentos. Mas, é o Forte São João que chama atenção de quem passeia no local.

O Forte de São João é uma construção histórica que você não pode deixar de colocar em seu itinerário. Ele foi levantado em 1532 pelos portugueses, como defesa da região. É a primeira fortaleza construída no Brasil e faz parte do Patrimônio Histórico Cultural do Brasil.! A princípio, ela era de paliçada de madeira e chamava-se Forte São Thiago. Só em 1756 seu nome passou a ser Forte de São João.

O interessante nela são os artefatos e equipamentos expostos para visitação. Você pode relembrar o passado vendo o canhão de murada, a réplica de uma armadura medieval, espadas, outros canhões capacetes e arcabuzes. Neste passeio você ganha dos dois lados, porque se diverte e aprende um pouco mais sobre o Brasil. Isso sem falar da vista maravilhosa do alto do forte.

3 – Curtir a exuberante natureza da Praia da Jureia em São Sebastião

Praia de tombo de São Sebastião, Jureia possui areias brancas e o mar tem águas cristalinas. É um ponto tranquilo e bem frequentado, principalmente por famílias que passam aqui seus dias de folga e lazer. O mar tem ondas próprias para surf e quem gosta do esporte pode aproveitar. No canto esquerdo existe um lago com águas limpas, formado por um rio que passa pela região.

mar-praia-jureia-sao-sebastiao-sp

A Praia Jureia é bem pequena e preservada, além de ficar um tanto afastada da estrada. Contudo, guarda um presente da natureza para nossos olhos. São os costões rochosos presentes em toda a sua extensão, cobertos pela exuberante vegetação da Mata Atlântica. A atração é um paraíso ecológico que abriga aves e garças no período da migração.

canto-praia-jureia-sao-sebastiao-sp

A Praia Jureia tem infraestrutura turística pequena, porém suficiente para permitir ótima estadia. Pode chegar!

4 – Conhecer o principal Centro Náutico de São Sebastião na Praia Barra do UNA

A Praia da Barra do UNA é o principal Centro Náutico da cidade de São Sebastião. Esta condição foi favorecida devido à proximidade com a foz do Rio Una e Ilhas da região.

ondas-praia-barra-do-una-sao-sebastiao-sp

A praia é contornada pelo rio formando uma península tranquila de águas azuis, onde um lado é de água doce e o outro é água salgada. A beleza rara da areia branca separando o rio do mar torna-a uma das mais belas praias da região. Encanta a todos que a vem visitar e vai encantar você também!

5 – Atravessar o mar azul para conhecer Ilhabela

Alguns passeios são imperdíveis. Como por exemplo, pegar uma balsa em São Sebastião para passear em Ilhabela. Se encantar com as praias, como a de Castelhanos, fazer trilhas em meio a vegetação local, visitar a Cachoeira do Gato e tantas outras atrações deste pedacinho do paraíso.

praia-castelhanos-ilhabela-sp

Ilhabela é considerada uma das estâncias balneárias de São Paulo. A cidade tem lindas praias com muitos atrativos para quem gosta de ecoturismo, como o Parque Estadual de Ilhabela, formado por Mata Atlântica, riachos, montanhas, cachoeiras e o mar azul.  Ou para quem apenas quer curtir o mar azul de águas cristalinas. Razões mais que justas para você vir visitar.

Vamos comentar sobre duas importantes praias de Ilhabela:

Praia de Castelhanos

Super star de Ilhabela, esta praia tem uma longa extensão de faixa de areia e seu mar é de águas cristalinas.

imagem-praia-castelhanos-ilhabela-sp

A Praia de Castelhanos é excelente para quem gosta de ecoturismo e aventura, pois ao seu lado esquerdo encontra-se o Rio Castelhanos e a trilha que leva à Cachoeira do Gato. Um mundo de água descendo um paredão de 80 metros até chegar a um poço. Seguindo a trilha, você leva mais ou menos, 40 minutos até a cascata, mas todo esforço compensa!

Praia Bonete

Bonete em Ilhabela é também muito popular. Os turistas custam a decidir sobre qual é a mais bonita: se é Bonete ou Castelhanos. Difícil páreo, pois ambas são lindas!

águas-claras-praia-do-bonete-ilhabela-sp

Bonete tem duas faces: próximo a beira-mar as águas são tranquilas, ótimas para banhos. Entrando um pouco mais para o fundo, as ondas são boas para a prática do surf, sendo point dos apreciadores do esporte.

menina-surfando-praia-do-bonete-ilhabela-sp

A Praia do Bonete possui apenas 800 metros de orla, emoldurado por uma riqueza natural de costões verdes, onde você pode brincar na areia, praticar esportes praieiros ou simplesmente ficar em paz curtindo o sol.

Vale apreciar a paisagem composta pelo mar e pelas canoas da vila caiçara que ficam por ali e completam o cenário paradisíaco. A seu lado esquerdo corre um rio, onde muitos praticam remo e caiaque.

Você está conferindo os motivos para incluir Aracaju na sua lista de viagens. Se está gostando das dicas da cidade, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Capital Nacional da Vela

Ilhabela também é point dos apaixonados por Vela. Este esporte se tornou tão tradicional no local que a ilha ganhou o título de Capital Nacional da Vela e sedia vários campeonatos.

Ventos e correntes favoráveis do canal de São Sebastião atraem centenas de velejadores do mundo inteiro e não importa o porte do veleiro, nem o grau de experiência: todos circulam por Ilhabela.

-barco-velapraia-do-pereque-ilhabela-sp

Além da vela, vários outros esportes náuticos tem em Ilhabela um point sensacional, como o remo, mergulho, prática de snorkel, pesca, entre outros. Escolha o seu e corra para Ilhabela!

6 – Pescar e aproveitar a vista a partir da Pedra do Jacaré na Prainha em Caraguatatuba

Ir à Prainha e admirar a vista da Pedra do Jacaré é uma boa pedida. Prainha é uma pequena praia em Caraguatatuba, muito visitada por famílias com crianças e por quem está à procura de lazer e sossego, e possui uma interessante atração: a Pedra do Jacaré, que fica no canto esquerdo.

Dessa pedra pode se ter uma excelente vista que alcança a orla de Caraguá. Você também pode aproveitar para pescar, pois o ponto é considerado muito bom para isto. Portanto, venha de caniço e samburá preparados!

7 – Visitar as praias, a base do Projeto Tamar e a Ilha Anchieta em Ubatuba

Ubatuba é um dos destinos mais famosos do litoral norte de São Paulo e já está na divisa com o Rio de Janeiro. Grande parte da vegetação é originária da Mata Atlântica, formando cenários belíssimos. A região possui área verde pertencente ao Parque Estadual da Serra do Mar, um passeio incrível para quem gosta de ecoturismo e muita paz em meio a natureza! Além disso, há boas trilhas para caminhadas onde pode-se encontrar surpreendentes cachoeiras.

canto-praia-toninhas-ubatuba-sp

Praias de Ubatuba

Ubatuba conta com muitas e belas praias. São 102 orlas deliciosas para o visitante curtir e há para todos os gostos: mar calmo, mar agitado, águas cristalinas, com ou sem ondas.

Ao norte as praias do Félix, da Justa, Camburi, Brava, Picinguaba, Praia da Fazenda, Almada, Ubatumirim, Puruba, Prumirim, Itamambuca e Vermelha do Norte tem o agito garantido dos bares e boates que as rodeiam.

Para quem gosta de surf, Praia Grande, Praia de Itamambuca e Praia das Toninhas são points com ótimas ondas e na alta temporada cada espacinho é disputado.

ondas-praia-toninhas-ubatuba-sp
Já a Praia da Enseada é ótima para esportes náuticos, com mar tranquilo, e a Praia de Maramduba é ideal para toda família, com ótima infraestrutura, larga faixa de areia e águas calmas.

pessoas-mar-praia-maranduba-ubatuba-sp

Ilha Anchieta

Para quem gosta do casamento história + belezas naturais, a Ilha Anchieta é o passeio certo em Ubatuba. O local foi transformado em Parque Estadual e conta com trilhas e ruínas de um antigo presídio, onde os moradores e guias contam muitos fatos da história de São Paulo.

A Ilha Anchieta também é um dos melhores pontos de mergulho de todo o litoral Norte de São Paulo, junto com a Ilha das Couves, Palmas e Rapada, das Cabras e de Vitória, com uma rica vida marinha e visibilidade de até 20 metros de profundidade. Para quem pratica snorkeling, os costões das Ilhas Anchieta e das Couves são uma excelente opção.

Projeto Tamar

Quem visita Ubatuba tem o privilégio também de conhecer uma das bases do Projeto Tamar, o Aquário. Nesta base, quatro espécies de tartaruga são recebidas das cinco espécies existentes no Brasil. As tartarugas se aproximam do litoral norte paulista em busca de comida.

blank

Tartaruga no Projeto Tamar.
Foto: Ricardo Junior.

Um dos objetivos desta base do Projeto Tamar é ensinar os pescadores a soltar as tartarugas quando ficam presas nas redes e mostrar como reanimá-las, caso não estejam conseguindo respirar, além de divulgar as espécies para toda comunidade.

O Aquário é aberto à visitação. É um passeio tipo imperdível.

8 – Curtir uma noite agitada em São Sebastião

Para quem gosta de baladas da noite, o Litoral Norte de São Paulo também tem atrações, principalmente em São Sebastião. A cidade tornou-se popularmente conhecida pelo agito de suas noites, pois oferece boa opção para quem quer dar uma esticada e esquecer da vida embalado pela night. São bares, restaurantes, casas noturnas, para fazer sua alegria. Uma casa noturna em especial, o Club Sirena é referência em música eletrônica e oferece eventos com os mais famosos DJs.

Quando ir ao Litoral Norte de São Paulo

Uma coisa importante quando se planeja uma viagem é saber qual a melhor época para viajar. Por isto fique atento, pois o período de alta temporada – o verão – é também tempo de muito agito. Praias lotadas, cidades cheias. Se é isto que você curte a hora é esta.

Do mês de março até junho, fora de temporada, é época de calmaria. As temperaturas são adequadas para ir à praia, porque ainda está quente. Neste período as chuvas são mais escassas, os preços são menores e as praias são praticamente só suas. Ficam bem mais vazias. Isto se repete nos meses anteriores à alta temporada. De setembro a novembro começa a esquentar, chove menos e você ainda conta com um trânsito bem tranquilo.

O Litoral Norte de São Paulo é destino que vale a pena conhecer, independente do seu estilo de viagem! Venha curtir as praias e se encantar com a natureza e história. Com certeza você vai gostar. E não esqueça de deixar seu comentário dizendo pra gente o que você achou dos locais!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 29 de dezembro de 2015


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.