Foz do Rio São Francisco: As belezas de onde termina o velho Chico

Avalie este artigo

O Rio São Francisco é um dos mais importantes cursos de água do Brasil, com 2.863 km de extensão, medidos ao longo do trecho geográfico. Carinhosamente chamado de Velho Chico, nasce na Serra da Canastra, em São Roque de Minas, passa pela Bahia e Pernambuco e termina na divisa entre Sergipe e Alagoas, onde suas águas encontram o Oceano Atlântico. O Velho Chico encanta da nascente à foz e o passeio até lá é imperdível.

Coqueiros e dunas na Foz do Rio São Francisco. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Coqueiros e dunas na Foz do Rio São Francisco.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O Rio São Francisco é genuinamente brasileiro e traz vida e biodiversidade no decorrer de seu trajeto. Isto não é diferente no seu delta, onde a abundância de peixes dá sustento à comunidade pescadora da região.

Barco com pescadores na Foz do Rio São Francisco. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Barco com pescadores na Foz do Rio São Francisco.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para chegar à foz é necessário pegar um barco de empresas de turismo, ou alugar um com os pescadores que fazem o passeio, saindo de Piaçabuçu em Alagoas, a 130 km de Maceió, ou de Brejo Grande, no Sergipe, a 106 km de Aracaju.

Grande diversidade de paisagens durante o passeio até o Delta do Rio São Francisco - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Grande diversidade de paisagens durante o passeio até o Delta do Rio São Francisco
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Já no início do passeio, a linda paisagem ao longo do rio apresenta vasta mata ciliar e ilhotas com coqueirais, que deixam as águas claras com tons esverdeados. O primeiro ponto que chama atenção nas margens é a cidade de Piaçabuçu, com arquitetura lembrando o período colonial, que conta com o maior banco de camarão do nordeste, sendo um importante polo pesqueiro de Alagoas.

Belas dunas de areia dourada na Foz do São Francisco - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Belas dunas de areia dourada na Foz do São Francisco
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Segue-se por mais um trecho do rio e logo aparecem belas e grandes dunas de areia dourada e fofa. É a Praia do Peba, com 26 km de extensão, a última antes da foz. A praia é uma Área de Proteção Ambiental e pertence ao município de Piaçabuçu. Abriga um rico ecossistema de mangues, mata atlântica e coqueirais. No local há barraquinhas de apoio e é onde as embarcações param para mergulhos e banhos de rio.

Foto do farol abandonado que fica no Delta do São Francisco, é possível visitá-lo com a maré baixa. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto do farol abandonado que fica no Delta do São Francisco, é possível visitá-lo com a maré baixa.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Antes da parada, a embarcação vai até o encontro das águas do rio com o mar. A junção não é tão aparente, pois não há distinção de cores, mas o lugar tem uma beleza incomparável, com águas de tons azulados contrastando com dunas douradas e vegetação verdinha. No meio do delta há uma ilhota com um farol abandonado, onde existia um povoado sergipano, que devido às mudanças do rio tiveram que sair do local. Hoje a ilha serve de apoio a pescadores e pode ser acessada na maré baixa, quando é possível também visitar o farol.

Com todo esse encanto, seja de Alagoas ou Sergipe, o passeio pela Foz do São Francisco é especial!

Links relacionados

 

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 12 de setembro de 2014


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.