OSTERDORF e OSTERFEST: a Páscoa em Santa Catarina

Avalie este artigo

Para quem quer celebrar a Páscoa com tradição, beleza e diversão, a dica é dar uma passadinha em Pomerode e curtir a Osterfest, festa pascal da cultura alemã. Pertinho dali, em Blumenau, você também poderá aproveitar a Osterdorf, com programações artísticas, gastronômicas, artesanatos, entre outras belezas da cultura germânica. Então, se você ainda não sabe aonde ir no feriadão de Páscoa, programe uma viagem para Santa Catarina.

OSTERFEST: Pomerode

Pomerode é uma cidade catarinense fundada em 1959, situada na região do Vale do Itajaí, a 170 km de Florianópolis. Com a maior parte da sua população, de pouco mais de 30.500 habitantes, formada por descendentes de alemães, a cidade ficou conhecida como a cidade mais alemã do Brasil.

E é neste clima de tradição, com exatamente 1 mês de festa, que ocorre a Osterfest, festa pascal alemã. Em 2015, ela tem início dia 5 de março e termina após a Páscoa, no dia 5 de abril. A maior atração (literalmente) é a grande árvore chamada de Osterbaum (árvore da Páscoa), com 15 metros de altura. Situada no Centro Comercial de Pomerode, a Osterbaum é decorada com milhares de ovinhos de plástico coloridos. Em 2014 foram 30 mil e 2015 são 82.000 ovos, tudo para se tornar pelo Guinness World Records, a maior árvore de Páscoa do mundo!

Mas, além da bela Osterbaum, a Osterfest garante uma gastronomia especial e tipicamente alemã, além de oficinas de arte e culinária. A decoração de Pomerode também fica mais bonita nestes dias e, em 2015, terá um toque diferenciado com os diversos enfeites feitos de crochê e tricô por uma artista plástica paulista especialmente para a festa. Encanto garantido!

OSTERDORF: Blumenau

Blumenau é a terceira cidade mais populosa de Santa Catarina e uma das mais desenvolvidas do estado. Localizada a 140 km de Florianópolis tem na maioria dos seus habitantes descendentes de alemães, assim como Pomerode, e as festas típicas germânicas também tem espaço, como a Oktoberfest em outubro e a Osterdorf na Páscoa!

A Osterdorf é a festa típica da páscoa para o povo alemão. Aqui no Brasil, ela acontece todos os anos em Blumenau e em 2015 será de 15 de março a 05 de abril. Sediada no Parque Vila Germânica, que se torna a Vila da Páscoa, a Osterdorf envolve toda comunidade, com muitas atrações gratuitas para toda família, inclusive atividades interativas e muito criativas, com enfoque lúdico, social e cultural. A Casa do Coelho mostra como seria a morada e o dia a dia deste personagem imaginado pelas crianças e os adultos se entretém em oficinas e workshops de artesanato e gastronomia.

Blumenau fica lindamente decorada nesse período, com lindos coelhinhos feitos de vários materiais, além de flores e muita cor e luz, o que deixa a sintonia com a Páscoa ainda mais bonita e especial.

Turistando

Depois de aproveitar as festas, conheça mais de Blumenau e Pomerode, que fazem parte do chamado Vale Europeu, onde se concentra a região com forte colonização alemã. As cidades, distantes apenas 30 km uma da outra, possuem fortes traços germânicos, tanto que mais de 95% da população tem no alemão seu segundo idioma.

Com a bela cultura germânica espalhada pelas cidades, ambas possuem seu turismo voltado para os costumes alemães, desde a arquitetura, gastronomia e entretenimento. As construções em estilo enxaimel podem ser apreciadas em um passeio pela Rua XV de Novembro, uma das principais ruas de Blumenau, com vários prédios de arquitetura germânica que abrigam museus, órgãos governamentais, lojas e centros culturais.

A gastronomia alemã é a grande atração na região, com a famosa apfelstrudel (torta de maçã) e a cerveja. Em Blumenau, a cervejaria Eisenbahn é a mais famosa, com o chopp premiado de sabor incomparável para seus apreciadores.

Em Pomedore, não deixe de ir ao zoológico da cidade, o terceiro mais antigo do Brasil, fundado em 1932. Atualmente, o Zoo Pomerode é o maior zoológico de Santa Catarina, com mais de 290 espécies, totalizando aproximadamente 1.400 animais, em uma área de mais de 5 mil metros quadrados.

Para quem gosta de aventuras em meio a muita natureza, Pomerode também possui muitas opções, como o Jeep Tour, trilhas em 4×4; o Cicloturismo Vale Europeu, com 300 km de estradas de terra tranquilas e agradáveis, que passam também pelos municípios de Timbó, Indaial, Ascurra, Rodeio, Dr. Pedrino, Rio dos Cedros, Benedito Novo e Apiúna; e Vôo de Parapente, saindo do Morro Azul.

Então, visite Blumenau e Pomerode e faça sua Páscoa mais Osterdorf e Osterfest!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 09 de março de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.