Escapadinhas das Capitais para Curtir os Finais de Semana

Avalie este artigo

Final de semana sempre bate aquela vontade de viajar. O estresse comum da semana corrida e cheia de tarefas faz com que, cada vez mais, brasileiros saiam de casa à procura de um destino próximo de suas cidades, barato e que dê para relaxar à vontade.

Você também se inclui nessa lista e está sem ideia para onde ir no próximo final de semana ou feriado prolongado? Listamos alguns destinos, entre as principais capitais brasileiras para dar aquela escapadinha de poucos dias! Veja!

Salvador

A cidade de Salvador é cheia de pontos maravilhosos para curtir o final de semana sozinho, com amigos ou família. Você já viu o Guia Completo de Salvador que publicamos? Há atrações para todos os gostos e bolsos, mas bem próximo da capital baiana você encontra destinos que vale a pena conhecer e custam bem pouco.

Ilha de Itaparica

A Ilha de Itaparica fica apenas a 40 minutos de travessia pelo Ferry Boat ou por lanchas alternativas. O primeiro sai do Terminal Marítimo da cidade e a segunda opção em uma parada ao lado do Mercado Modelo, na Baía de Todos os Santos, ambos na Cidade Baixa de Salvador. O valor cobrado pelo transporte é mais ou menos o mesmo que você paga em um ônibus urbano comum na cidade. Muito acessível mesmo!

foto-ilha-de-itaparica-bahia-8877

A cidade de Itaparica é muito bem estruturada e tem a opção para passeios diversos. Dá para circular um pouco pelo Centro Histórico e conhecer os casarões datados de 1600, assim como o famoso Forte de São Lourenço. Na praia você encontra barracas por toda a extensão da ilha. São diversas opções para comer e beber à beira-mar. Hospedagem também é facilmente encontrada em Itaparica! Para todos os gostos e bolsos!

foto-ilha-de-itaparica-bahia-8884

Morro de São Paulo

Aqui próximo você também encontra o Morro de São Paulo, um destino apaixonante, principalmente para quem viaja a dois. É uma opção para viajantes que querem de fato descanso. O local é bem mais tranquilo, mas dependendo da praia vai pedir um pouco mais de investimento do que a Ilha de Itaparica.

segunda-praia-morro-de-sao-paulo-ba-9167Entretanto, o relax de Morro de São Paulo compensa. Você pode circular pelas quatro praias principais, petiscar, subir ao farol e depois curtir o pôr do sol belíssimo!

São Paulo

Para os moradores da agitada São Paulo, há várias opções, incluindo o litoral, que não fica longe da capital. Ubatuba, Santos, São Vicente e São Sebastião, são ótimos destinos. Mas, quem prefere outro cenário, indicamos alguns.

Serra Negra

Serra Negra é aquele cantinho bem especial para passar o final de semana. É um dos destinos preferidos dos ecoturistas da capital e você pode aproveitar para conhecer também! A região é muito agradável e cheia de atrativos, principalmente para quem viaja em família. Você encontra parques naturais para fazer aquela trilha ecológica. Dá também para conhecer mais sobre o Circuito das Águas Paulista, um trajeto bem especial que engloba 9 cidades do interior paulistano com pontos turísticos ecológicos e culturais bem interessantes, e muitas águas minerais para relaxar e se divertir com a família inteira.

Embu das Artes

Outra opção muito gostosa para aquela escapadinha de final de semana é Embu das Artes. A cidade é um dos centros culturais e de artesanato mais movimentados do Brasil e se você tiver sorte, ainda pode aproveitar festas tradicionais que acontecem por lá.

embu-das-artes-sp - Foto-8568A feira de artesanato acontece todo final de semana e tem muitas peças belíssimas dos artesãos locais. Após as compras, relaxe em um dos restaurantes da cidade e curta o centro histórico de Embu.

Paranapiacaba

Terminamos a lista de escapadinhas de São Paulo com Paranapiacaba. Localizada na região do ABC Paulista, é um pequeno distrito de Santo André e com muitos atrativos para curtir em um final de semana.

casa-madeira-paranapiacaba-sp

A cidade foi construída para os funcionários que trabalhavam na primeira ferrovia de São Paulo e sua arquitetura é típica inglesa, com casas avermelhadas e de madeira. O lugar preserva várias destas construções e ainda guarda muita história e cultura, sendo um dos Patrimônios Históricos do Sudeste brasileiro. Da ferrovia, ficaram museus e um gostoso e melancólico passeio de Maria Fumaça.

belo-trem-paranapiacaba-spRodeada de Mata Atlântica, Paranapiacaba ainda tem muitas trilhas e opções de passeios para os amantes do ecoturismo, como caminhar no Parque Natural Municipal Nascentes, que abrange uma área total de 400 hectares com muitas belezas naturais.

casa-paranapiacaba-sp

Rio de Janeiro

Há muitas belas opções para quem quer escapar no final de semana da Cidade Maravilhosa. Serra, natureza, praia, história, cultura… escolha o destino e boa viagem!

Petrópolis

Frio, aconchego e muita história é o que você encontra em Petrópolis. A cidade foi criada para ser o destino de descanso para D. Pedro I e sua família e caiu no gosto de todos os cariocas. Você aproveitará uma cidade verdadeiramente graciosa e com muitos pontos turísticos para conhecer, dentre eles o Museu Imperial, que conta muito da história do Brasil.

 

Quem gosta de tradição, ainda pode conhecer o local de fabricação e degustar as cervejas locais da serra fluminense. Uma delícia!

 

De Petrópolis, você pode ainda dar uma esticadinha até Teresópolis e Nova Friburgo.

Teresópolis e Nova Friburgo

Teresópolis já é conhecida como um destino para final de semana. O ecoturismo é bastante forte, devido ao Parque Nacional da Serra dos Órgãos. Além disso, você também tem a opção de um parque aquático para curtir com toda a família.

 

E a última cidade carioca da nossa lista da serra é Nova Friburgo, também muito atrativa para quem busca um turismo ecológico.

A cidade é cercada pela Mata Atlântica e possui rios, lagos e poços chamativos para banho. Já mostramos 4 motivos para colocar Nova Friburgo entre seus próximos destinos, mesmo que seja apenas por um final de semana.

Visconde de Mauá

Visconde de Mauá é outra cidade bem próxima do Rio de Janeiro que vale a pena conhecer em um final de semana. Escondidinha na Serra da Mantiqueira, já quase chegando em Minas Gerais é um destino muito gostoso para quem quer aproveitar o frio, pois a cidade fica a 1300 metros de altitude. É um ótimo destino para casais apaixonados, ecoturistas e famílias inteiras!

visconde-de-maua-rj-poço-dama-de-honra-no-acesso-a-cachoeira-do-veu-da-noivaA vila é muito charmosa e aos arredores existem muitas cachoeiras e riachos, além de poder fazer passeios a cavalo bem bucólicos.

 

Paraty

Outro destino delicioso e não muito longe do Rio de Janeiro é Paraty, que merece entrar para a nossa lista. É um ótimo destino cultura e para quem quer descanso. As ruas remetem um pouco à antiga história brasileira, com casarões coloniais admiráveis. Algumas ruas, praças e construções são tombadas peço Iphan, sendo consideradas Patrimônios Históricos do Brasil.

foto-casarao-azul-em-paraty-rj (1)Em Paraty, depois de passear muito, prove (com moderação!) um produto típico da cidade: a cachaça. Ela é reconhecida pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial – INPI como Indicação de Procedência, o que a torna exclusiva do local.

foto-cachaça-de-paraty-rjCuritiba

Quem mora ou está passando uma temporada por Curitiba também pode dar aquela escapadinha aos finais de semana. Vamos ver alguns locais.

Estrada da Graciosa, Morretes e Antonina

Podemos começar o passeio pela Estrada da Graciosa, uma Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. O trajeto é pela antiga estrada que ligava a capital ao litoral, hoje apenas turística. O percurso pode ser feito de carro, de bike, de moto, ou de trem – claro que por caminhos distintos. A paisagem é belíssima.

foto-estrada-da-graciosa-curitiba-parana-brasil-foto-5784

Ao final da Estrada da Graciosa, está a dobradinha Morretes e Antonina, cidades de uma parte histórica do litoral paranaense, que se destacam pelas construções coloniais. Vale a pena circular no centro e curtir o clima relaxante do local. Reserve um tempinho para conhecer mais da culinária deliciosa dessa região, como almoçar o provar o Barreado, prato típico a base de carne bovina. Hum…

 

Ponta Grossa

A 100 km de Curitiba está o Parque Estadual de Vila Velha, antes de chegar no centro urbano de Ponta Grossa. O Parque abriga muitos arenitos com formatos curiosos, como a Taça. Além disso, a Lagoa Dourada destaca-se pela sua coloração e as Furnas são imensas crateras com água no fundo que se interligam com os rios da região. Beleza natural que vale a pena conhecer.

 

 

Você está conferindo Escapadinhas das Capitais para Curtir os Finais de Semana. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos e família!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Campo Grande

No Mato Grosso do Sul temos um destino perfeito para dar aquela escapadinha por um ou dois dias, com muita natureza e belezas até no nome.

Bonito

Bonito, que faz jus ao nome que recebeu, é uma pequena reserva natural, com montanhas chamativas para aquela escalada, além dos lagos e vales com águas cristalinas que apaixonam. São 260 quilômetros de distância de Campo Grande e você com certeza se encantará com tudo o que encontrar na cidade.

 

Um dos pontos mais visitados é a Gruta da Lagoa Azul, belíssima e de um tom espetacular. Além disso, a flutuação nos rios cristalinos da região é atividade obrigatória e nadar com os peixes coloridos e ver toda flora submersa é inesquecível.

Cuiabá

Quem está em Cuiabá, no Mato Grosso, tem uma opção famosa internacionalmente. Veja.

Chapada dos Guimarães

A Chapada dos Guimarães é a nossa dica para a escapadinha de final de semana entre aqueles que moram em Cuiabá ou região. São apenas 67 quilômetros de distância da capital você pode aproveitar as diversas paisagens naturais desse destino.Aos ecoturistas de plantão, desbravar o Parque Nacional da Chapada dos Guimarães pode ser uma ótima opção para dois ou três dias de descanso. Não deixe de observar a Cachoeira Véu de Noiva, cartão-postal da região.

 

Natal

E em Natal também tem escapadinha – mesmo que não precise, né?

Touros

Bem próximo de Natal você encontra a pequena comunidade de Touros. Casas bem simples, ruas tranquilas e tudo mantido naquele climinha de vila de pescadores.

bela-praia-touros-touros-rn

Vale a pena visitar a cidade na época do Festival de Quadrilhas do Arraiá Vitalina Bota Pó, o mais conhecido do Rio Grande do Norte. Curta a vila de Touros, suas praias, a comida regional e ainda um forró gostoso durante todo o final de semana.

Brasília

Da Capital Federal podemos sair para destinos históricos ou muita natureza!

Pirenópolis

A cidade goiana de Pirenópolis é um destino histórico do Estado, se destacando pelas inúmeras igrejas e monumentos com obras sacras locais. O município é muito bem estruturado e gostoso para se passear durante um final de semana inteiro. Na época da Festa do Divino, a cidade fica movimentada, sendo um dos festejos mais famosos do Brasil! Não deixe de provar a culinária da região com pratos a base de pequi e cheia de receitas saborosas.

Alto Paraíso

Alto Paraíso também fica perto de Brasília e, se você mora na capital federal, dá para curtir uns dias aqui. Vila com clima zen, é considerada a sede do Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros.

 

Alto Paraíso também é conhecida por sua atmosfera mística e cheia de encantos, sendo um dos destinos sugeridos para quem deseja fugir da folia do carnaval.

Porto Alegre

Já no sul, quem está na capital gaúcha, pode escapar para a Serra. Belas paisagens, ótima gastronomia e muitas atrações.

Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é o destino que destacamos para aquelas escapadinhas de final de semana para quem gosta de gastronomia e vinhos! A comunidade formada a partir de imigrantes italianos, guarda até hoje seus costumes, construção, tradição e, principalmente, a culinária.

É em Bento Gonçalves que você encontra o famoso Vale dos Vinhedos, região de vinícolas, considerada a maior do país. Entre montanhas e parreirais, construções em pedra que recepcionam os turistas para um tour de conhecimento e sabores.

Belo Horizonte

A geografia mineira é uma das mais encantadoras do Brasil. Para dar aquela descansada em um final de semana inteiro, a Serra do Cipó será um ótimo destino. Essa faz parte dos mais populares parques nacionais do Brasil, que você também precisa conhecer. Uma paisagem encantadora e apaixonante, pois a Serra do Cipó é completamente coberta por orquídeas e bromélias!

Inhotim

Ainda coladinho em Belo Horizonte, um destino maravilhoso para curtir o final de semana é o Instituto Inhotim, já no município de Brumadinho. O parque que mistura ecologia, cultura, arte e muito mais! É cobrado um valor para entrada, mas você não se arrependerá do investimento.

 foto-instituto-inhotim-em-brumadinho-mg-0611Vitória

Da capital do Espírito Santo, você pode ter um final de semana de história e muito doce!

Vila Velha

Um dos patrimônios culturais mais populares do Brasil, a pequena e graciosa Vila Velha é um destino cheio de tradição e cultura para quem deseja curtir um final de semana na tranquilidade e cercado de paisagens bonitas. O principal ponto turístico daqui é o Convento de Nossa Senhora da Penha, onde você precisa encarar uma escadaria que lhe levará a 154 metros de altura. O resultado é uma vista linda das praias. Imperdível!

coqueiro-praia-da-costa-vila-velhaEm Vila Velha também está localizada a fábrica de chocolates Garoto, que proporciona passeios bem doces. Vale a pena informar-se e realizar o tour guiado, com direito a degustação!

Fortaleza

Da capital do Ceará há vários destinos para um e várias escapadinhas de final de semana. Algumas sugestões:

Morro Branco

Morro Branco tornou-se um dos destinos preferidos para finais de semana dos cearenses. Localizada na cidade de Beberibe, essa praia faz parte do litoral sul do estado, também muito famosa pelo carnaval popular. Aproveite para passear pelo Monumento Natural das Falésias, cartão-postal da região.

imagem-praia-de-morro-branco-beberibe

Para quem deseja ir no sentido contrário, Cumbuco, no litoral Norte, também é um destino muito agradável. Tranquilo, o local é point de kitesurfistas. Curta um passeio de jangada também pelo mar calmo e esverdeado.

fotografia-praia-cumbuco-canoa-quebrada-ce

As dunas da região também merecem destaque. Aproveite e visite a Lagoa do Banana ou a Lagoa Azul!

Maceió e Aracaju

Duas cidades que se unem para destinos maravilhosos de final de semana.

Foz do Rio São Francisco

Um dos rios mais famosos do Brasil tem sua foz na divisa entre Alagoas e Sergipe, em um cenário incrível. O passeio de barco pela Foz do Rio São Francisco é atividades imperdível para quem visita um dos dois estados. O acesso pode ser feito por qualquer uma das duas capitais (Maceió ou Aracaju), percorrendo a parte final do rio que desemboca no mar entre dunas e muito verde.

foto-praia-da-foz-do-rio-sao-francisco-em-alagoas-brasil-2793

Cânion do Xingó

É aqui que você visitará também o Cânion do Xingó, um dos locais mais bonitos do Nordeste e que não pode ficar de fora do seu roteiro de férias ou final de semana de ambos os Estados. O cânion tem imensos paredões que emolduram as águas verde esmeralda, onde é possível nadar um pouquinho e curtir a paisagem.

foto-canions-do-xingo-em-caninde-sao-francisco-8646

Além das belezas naturais encontrada no caminho, você também conhecerá mais um pouco sobre a história do Cangaço e o trajeto feito por Lampião, Maria Bonita e seu bando.

Goiânia

Da capital de Goiás, o passeio pode ser histórico ou religioso.

Trindade

Trindade se destaca nessa lista por ser um dos destinos mais procurados para o turismo religioso no Centro-Oeste do Brasil. Aqui você encontra o Santuário do Divino Pai Eterno onde acontecem muitas peregrinações durante o ano inteiro. Mesmo fora dessas festas tradicionais, conhecer a cidade é uma experiência gratificante. Trindade guarda aquele climinha calmo de interior, muito propício para quem deseja descansar durante todo um final de semana.

Goiás

Não estamos falando do Estado todo não! É uma cidade histórica e charmosa chamada Goiás, mas conhecida como Goiás Velho. Terra de Cora Coralina, Goiás tem seu patrimônio histórico tombado pelo IPHAN. A gente abordou um roteiro de um dia por lá neste post.

 

São Luís

A última dica para escapadinhas de final de semana fica no Maranhão. A partir da capital, São Luís, é possível fazer uma viagem no tempo e conhecer uma cidade do Brasil-Colônia.

Alcântara

A cidade de Alcântara é uma grande referência para a história do desenvolvimento econômico e cultural de São Luís. Aqui você encontra mais de 300 monumentos históricos e, para descansar uma linda praia.

ruinas-alcantara-ma (1)As ruínas dão um charme para a cidade. Percorra a Rua da Amargura e veja os casarões, outrora movimentados de celebridades. Visite o Museu Histórico da cidade.

bela-rua-amargura-e-ruinas-alcantara-maAlém disso, em Alcântara está o Centro de Lançamento (CLA), que é a segunda base de testes e lançamento de foguetes da Força Aérea Brasileira, construída em 1979. A base sedia os testes do Veículo Lançador de Satélites e pretende realizar missões como o Cyclone-4 – um projeto entre Brasil e Ucrânica – e o VLS-2 e VLS-4. Visite para conhecer como funciona este fascinante mundo aeroespacial!

foguete-centro-lancamento-de-alcantara-maE então, gostou das nossas dicas de lugares para escapadinhas de final de semana? Deixa seu comentário e nos conta qual é o seu destino preferido ou se tem um destino só seu para escapar!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 23 de novembro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.