MONTE VERDE: um encantador destino de inverno

Publicidade

Com o inverno se aproximando, é hora de programar uma gostosa viagem para relaxar e aproveitar o melhor que a estação tem a oferecer. Com ótimos restaurantes, pousadas, passeios e uma vista exuberante de verdes montanhas, Monte Verde vai te conquistar.

Localizada em um vale da Serra da Mantiqueira, no extremo sul de Minas Gerais, a charmosa Monte Verde é um dos destinos de inverno mais procurados pelos paulistas. São apenas 165 quilômetros da capital, com acesso fácil pela Rodovia Fernão Dias (BR 381) até a cidade de Camanducaia. De lá, mais 30 quilômetros de uma íngreme estrada e você já pode curtir o clima de serra e as belas paisagens da vila de Monte Verde.

Por estar localizada em um dos pontos mais altos da Serra da Mantiqueira, entre 1500 e 1600 metros de altitude, as temperaturas estão sempre abaixo das médias da região. Durante o inverno, não é difícil encontrar termômetros marcando números abaixo de zero. Uma paisagem típica da vila é o amanhecer frio que cobre a vegetação com uma fina camada de gelo.

Além do clima gelado, as construções da vila remetem muito à Europa. Isso se deve às origens de Monte Verde. Na década de 1930 um jovem europeu, vindo da Letônia, buscava no Brasil um lugar com o clima ameno, parecido com o de sua terra natal. Ao conhecer Campos do Jaguari, antigo nome da região, Verner Grinberg se encantou e decidiu se fixar ali juntamente com sua esposa. Seu sobrenome, traduzido para o português, caiu como uma luva para as paisagens do lugar: Monte Verde. Depois de alguns anos morando em sua fazenda, Verner Grinberg decidiu lotear e vender alguns terrenos para outros europeus radicados no Brasil.

Por conta de suas origens europeias, Monte Verde possui diversos restaurantes, casas de chá e bares muito influenciados pela gastronomia do velho continente, mas sem deixar de lado uma das culinárias mais amadas do Brasil: a mineira. Entre restaurantes típicos da cozinha mineira e da europeia, o foundue tem lugar de destaque: uma deliciosa opção para curtir o friozinho.

O clima aconchegante e apaixonante desta pequena vila mineira atrai casais enamorados para suas acolhedoras pousadas, restaurantes e hotéis-fazenda, que possuem excelente infraestrutura. Uma típica noite em Monte Verde não pode deixar de ter um jantar com vinho, foundue, lareira e muito romantismo.

Mas se engana quem pensa que a vila vive apenas do turismo de casais. A geografia da região é muito propícia para o turismo ecológico, atraindo cada vez mais os apaixonados por aventura em busca de atividades como trekking, rafting, escalada, tirolesa, passeios de quadriciclo, jipe, cavalos e até de monomotor. Tudo isso cercado por um cenário repleto de natureza, com árvores nativas da Mata Atlântica, belas cachoeiras e altos picos que dão uma vista panorâmica da região.

Para quem quer curtir a natureza, mas sem tantas emoções, existem trilhas para os pontos mais altos da serra. O esforço vale a pena pela exuberância da paisagem natural muito bem preservada, cercada pelas belas e altas montanhas da Mantiqueira.

Há quem compare Monte Verde com Campos do Jordão, mas além de serem dois destinos de inverno da Serra da Mantiqueira, suas características são um pouco diferentes. Ambas as cidades possuem ótima infraestrutura tanto de hospedagem quanto de serviços, incluindo a nova tendência do turismo ecológico. Uma das principais diferenças é que Monte Verde, mesmo durante a alta temporada, continua com ares de uma pequena e tranquila cidade do interior, ideal para quem quer fugir do agito da cidade grande.

Seja para curtir em casal, em família ou até para os mais aventureiros, Monte Verde é uma ótima opção de viagem para o próximo inverno!

 

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  Banco de Imagem 05 de junho de 2015

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site