NATAL LUZ em GRAMADO

Avalie este artigo

O Natal começa bem mais cedo em Gramado, no Rio Grande do Sul. Pode-se dizer que esse destino é um dos mais queridos entre as famílias brasileiras que querem aproveitar o clima de final do ano, as festas natalinas e as férias no melhor estilo possível.

Aldeia do Papai Noel, Gramado, RS.

A viagem é inesquecível, com cenários incríveis, gastronomia de primeira e muita diversão. Para ajudá-lo com a programação, que tal algumas dicas bem interessantes? Confira!

O que é o Natal Luz de Gramado?

Se você sempre ouviu falar do Natal Luz de Gramado, mas não faz ideia de fato o que é e como funciona a festa, comecemos então tirando essa dúvida. Esse é considerado o maior evento de cunho natalino do mundo. Por ano, a cidade gaúcha recebe cerca de 2 milhões de turistas somente com a intenção de desfrutarem da comemoração.

Durante todo o período do Natal Luz, é possível participar de shows temáticos, feiras, visitar locais especialmente decorados para a festa, conhecer museus e muito mais. Diferente do que se pode imaginar, essa não é uma atração infantil. Até mesmo os papais e mamães se encantam e voltam a acreditar que existe Papai Noel.

Todos os anos a festa tem início em outubro e permanece até janeiro do ano seguinte. Não há uma data fixa para que isso aconteça, mas no site do Natal Luz (www.natalluzdegramado.com.br)é possível acompanhar todas as novidades e atualizações.

Acompanhe a programação

Acompanhando a programação no site do Natal Luz, é possível programar-se melhor sobre as datas da viagem e não perder aquele show ou atração que você mais deseja ver. Então o primeiro passo para quem deseja participar da festa é saber o que vai encontrar quando chegar lá. Vejamos algumas opções.

Shows

Os shows do Natal Luz em Gramado são verdadeiramente incríveis. A estrutura montada para que eles aconteçam permite um evento típico de Disney World, bem aqui no Sul do nosso país. Esses shows são fechados e você tem acesso somente através de ingressos. Os mesmos podem ser comprados na bilheteria, mas se vale uma dica preciosa, compre com antecedência! Já comentamos mais acima que o Natal Luz é bastante disputado, então se você não quer correr o risco de não encontrar ingresso para uma apresentação, chegue na cidade com todas garantidas.

A temática também sempre é inovada a cada ano. O único show que é padrão do Natal Luz em Gramado é o “Grande Desfile de Natal”. Pode-se até arriscar em dizer que esse também é o mais disputado e bonito do período. Trata-se de uma viagem no tempo para conhecer um pouco da história do Natal, os personagens que sempre estiveram presentes nessa época, assim como conhecer como era comemorado a festa natalina em diferentes décadas.

O Grande Desfile de Natal, assim como os outros shows do Natal Luz de Gramado acontecem em dias específicos, no período da festa. É importante saber as datas para que você tenha em mãos o ingresso certo e se divirta como o planejado.

Show de Acendimento das luzes

Diferente dos shows acima, esse é totalmente gratuito. O acendimento das luzes de Gramado acontece todas as noites, sempre às 20h30min, na Rua Coberta, no centro da cidade. Como o próprio nome já diz, as luzes dos prédios são acesas com efeitos especiais e também sonoros, encantando a todos e deixando a festa ainda mais mágica.

Vila de Natal

Na Vila de Natal você se encanta e se perde em meio à tanta delicadeza. É de fato uma vila construída para a época, onde há casas e comércios, todos temáticos e onde você encontra lembrancinhas diversas da festa.

Aldeia do Papai Noel, em Gramado, RS.

Também há os locais de visitação, como a famosa Casa do Papai Noel, atração principal da Vila. Aqui, tanto os pequenos, como os já crescido podem encontrar, conversar e curtir o Bom Velhinho. Claro que devido a época o acesso é bastante concorrido, mas vale muito a pena esperar alguns minutinhos na fila para esse encontro tão especial.

perfil-aldeia-papai-noel-gramado-rs

Aldeia do Papai Noel, em Gramado, RS.

Aldeia do Papai Noel, em Gramado, RS.

Circulando um pouco mais você encontra um cinema em 3D, onde são feitas sessões especiais com filmes de Natal, geralmente curta-metragem. Também há um pequeno teatro de bonecos com shows programados e um parque de diversão para fechar o passeio com chave de ouro. O melhor de tudo é que o espaço é totalmente aberto ao público e você paga apenas o cinema.

O local é verdadeiramente encantador! A decoração impecável com renas e trenós espalhados pelas ruas, bonecos de neve, lindas árvores de Natal e tudo o que uma cidade natalina tem direito. Você vai se encantar de fato, independente de sua idade.

Aldeia do Papai Noel, em Gramado, RS.

Uma dica valiosa para quem vai passear por aqui é levar sempre boné e água. O local é aberto e apesar de, na maioria dos dias, não ter um clima quente, vale a pena evitar fazer o passeio sem proteção. Também esteja ciente de que a circulação de pessoas é constante e bem grande, principalmente no mês de dezembro. Então você provavelmente encontrará filas para ver todas as atrações e tirar suas fotos de recordação.

A Vila de Natal funciona das 10h até as 22 horas todos os dias.

Exposição de Renas Decoradas

Como o nome já diz, essa é uma exposição graciosa de renas lindamente decoradas por artistas locais. Elas ficam ao ar livre, no centro de Gramado, durante todo o período do Natal Luz e você não paga nada para aproveitar a atração. Dê uma passadinha por lá e leve para casa mais fotos lindas, coloridas e bem únicas!

Tannenbaumfest

O nome parece complicado, mas trata-se apenas de uma linda festa onde moradores de Gramado aproveitam um dia para enfeitar os pinheiros da cidade com muitas luzes e fitas coloridas. A tradição é alemã e sobrevive aqui em Gramado por muitos anos, tornando-se parte do Natal Luz e encantando quem passa por aqui na época.

Mesmo que você não esteja presente no dia do Tannenbaumfest, dá para visitar todos os pinheiros durante todo o Natal Luz. Do contrário, se tiver a oportunidade de acompanhar, não esqueça a máquina fotográfica em casa e registre tudo! Você vai com certeza adorar! Com sorte ainda dá para participar!

Corrida e caminhada de Noel

Uma divertida corrida e caminhada em meio ao Natal Luz de Gramado. Para os atletas de plantão, dá para correr até 12 quilômetros ou caminhar até 3 quilômetros nessa divertida maratona. Para dar uma animada no momento, personagens natalinos marcam presença na festa animando o público e os participantes. A corrida e caminhada de Noel geralmente acontece em novembro e é preciso se inscrever com antecedência caso você queira participar.
Se não quer ficar de fora da Corrida e Caminhada de Noel, basta confirmar a sua presença no site da Sportif.

Árvore Cantante

Uma árvore de Natal composta por membros do Programa de Artes Pedro Henrique Benetti, que são corais diversos da cidade que encantam qualquer um que esteja em Gramado durante o Natal Luz. A apresentação tem data marcada, portanto é importante que você fique de olho no site da festa para não perdê-la. O show é totalmente gratuito e acontece na Rua Coberta, no centro da cidade.

Ingressos para o Natal Luz

Diversas atrações são pagas durante o Natal Luz de Gramado. Dessa forma, se faz necessária a compra de ingressos. Todos ficam disponíveis para venda até o dia da festa, mas por ser um evento concorrido, a maioria tem lotação esgotada antes da apresentação. Se você não quer correr o risco, deve chegar à cidade já com todos comprados.

Algumas agências de turismo já vendem o pacote para o Natal Luz com todos os tickets garantidos, o que é uma comodidade a mais para você. Então, vale consultar o seu agente de viagem. Se você prefere ir por conta própria, a organização do evento tem parceria com a empresa Eventicket, onde dá para comprar os ingressos pela internet. Dessa forma você tem como garantir todos os shows com bastante antecedência.

A organização do Natal Luz não se responsabiliza por vendas além desses dois pontos que informamos mais acima.

Hospedagem e alimentação

Justamente por ser uma festa grande, o setor hoteleiro de Gramado tem capacidade de suportar a média de turistas que chega à cidade nessa época. Claro que as opções reduzem a medida que a data do evento se aproxima. Se você quer economizar um pouco mais com a hospedagem, o indicado é reservar com bastante antecedência e ter a chance de encontrar ótimas pousadas e com valores bem acessíveis.

Já na questão de alimentação você não terá problemas. Os restaurantes funcionam constantemente durante todo o período da festa. Dá para encontrar alguns que investem, inclusive, em pratos temáticos. É a chance de saborear doces e guloseimas de Natal que você nunca fez em sua ceia.

Aldeia do Papai Noel, em Gramado, RS.

Agora é só começar e programar a sua viagem para o Natal Luz em Gramado e aproveitar ao máximo a festa. Será, com certeza, uma viagem inesquecível e perfeita para você e sua família! Aproveite e deixe seu comentário se já conhece a festa! O que achou? Alguma dica extra?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 11 de agosto de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.