MUSEU NACIONAL DO MAR – Uma viagem pela história marítima brasileira

Publicidade

Localizado em um dos caís da cidade de São Francisco do Sul, em Santa Catarina, fica o Museu Nacional do Mar. Com uma arquitetura que revela de longe a sua beleza e imponência, ele foi fundando em 1991, e é um verdadeiro santuário para quem gosta da nobre arte da navegação, em especial, a brasileira.

Baleeira exposta no Museu Nacional do Mar em São Francisco do Sul, Santa Catarina.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Com objetos que remetem aos mares, bacias e várias regiões do nosso Brasil, o Museu funciona de Terça a Domingo, das 9h às 18h – exceto Sábado e Domingo que abertura acontece às 10h. Construído no centro histórico de São Francisco do Sul,  patrimônio nacional brasileiro tombado pelo IPHAN, o Museu tem com seu principal objetivo valorizar toda a arte e conhecimento do homem que “vive” no mar.

Revitalizado em 2003 e 2004, o Museu conta agora com 15 salas temáticas. As salas que estão distribuídas entre dois grandes conjuntos de galpões são: Baleeiras, Jangadas, Amyr Klink, Maranhão, Bahia, Rio São Francisco, Petrobras, Pesca Industrial, Navegação e Lazer, Botes, Canoas, Artesanato,  Modelismo Naval, Exposições Temporárias e Amazônica. Nesta última, o visitante vai se sentir, literalmente, entre vitórias-régias, peixes-boi e botos.

Nas diversas salas temáticas do museu encontram-se representações perfeitas de cenas do cotidiano dos pescadores, como esta que mostra o Rancho de pesca com grande riqueza de detalhes.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O Turista encontrará também vários tipos de embarcações usadas pelos homens quando se aventuram pelo mar. São elas: Baleeiras, jangadas, saveiros, cúteres, botes e canoas. Em outros espaços, o visitante poderá ver representações cênicas onde observam o uso das embarcações em alguma atividade marítima. Por outro lado, quem visitar o Museu vai encontrar cerca de 200 peças de modelismo e artesanato naval. E, para facilitar o visitante, o Museu tem todas as salas estão identificadas com textos e imagens explicativas sobre cada item daquele espaço.

Na sala da Pesca da Baleia do Museu Nacional do Mar é possível visualizar e compreender como os pescadores capturavam as baleias com as Baleeiras.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Construído nos antigos armazéns da empresa Hoepcke, o Museu ainda possui uma loja de artesanato, cafeteria, auditório, restaurante, estaleiro e a jóia do lugar, a biblioteca “Kelvin Duarte”. O espaço é especializado em temática naval e com mais de 2,5 mil livros sobre o tema.

Se você gostou e deseja conhecer este verdadeiro pedacinho de história marítima brasileira em Santa Catarina, estes são os contatos e endereço do Museu.

 

Museu Nacional do Mar – Embarcações Brasileiras

Rua Manoel Lourenço de Andrade, S/N, Centro Histórico.

São Francisco do Sul – Santa Catarina – Brasil.

Fone: (47) – 3481 2155

Visitação: Terça à Sexta – 9h às 18h / Sábado e Domingo – 10h às 18h

 

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  08 de novembro de 2014

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site