11 Parques Nacionais do Brasil de tirar o fôlego

Avalie este artigo

Cachoeira com lindas quedas d’água, cânions, lagoas, lagos, trilhas ecológicas e vistas incomparáveis. O que tudo isso tem em comum? Todos esses cenários você encontra em parques nacionais ao redor do Brasil. Todas as regiões possuem lindas reservas ambientais, onde os turistas mais apaixonados pela natureza podem experimentar passar um ou mais dias desbravando todo o espaço e tendo um contato mais direto com o meio ambiente.

Se você não dispensa uma boa trilha, camping, trekking e outras atividades similares, vai gostar de conhecer os 11 parques nacionais do Brasil que listamos mais abaixo. Confira.

1 – Parque Nacional da Tijuca – Rio de Janeiro

Diferente de muitos parques nacionais que você encontrará pelo Brasil, o da Tijuca fica em uma região totalmente urbana. Não é preciso ir para muito longe se quiser aproveitar a reserva, pois ela está bem no meio da Cidade Maravilhosa, o Rio de Janeiro.  O parque é dividido em quatro unidades: Floresta da Tijuca, Serra da Carioca, Pedra da Gávea e Pretos Forros, exatamente nessa ordem.

Vista da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, RJ. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Vista da Floresta da Tijuca, no Rio de Janeiro, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O turista pode escolher entre um dos quatro pontos acima para começar a sua expedição e cada um deles vai apresentar um atrativo diferente. Na Floresta da Tijuca, por exemplo, você encontrará aqueles que gostam de trilhas mais puxadas.

Já na Serra da Carioca, vão os turistas que não dispensam admirar a paisagem e querem explorar um pouco os mirantes do Morro Dona Marta e o Cristo Redentor.

Corcovado e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, RJ. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Corcovado e o Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

No site do Parque Nacional da Tijuca(www.parquedatijuca.com.br) você encontra o mapa completo e todas as atrações do local.

2 – Parque Nacional do Iguaçu – Paraná

Você com certeza já ouviu falar nas famosas cataratas do Rio Iguaçu. Essa região que fica apenas a 17 quilômetros da cidade de Foz do Iguaçu, no Paraná, abrange quase 186 mil hectares de reserva verde, sendo um dos parques nacionais de maior destaque e visitação popular do Brasil.

Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, PR. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Cataratas do Iguaçu, em Foz do Iguaçu, PR.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O parque oferece não apenas um roteiro turístico pelas cataratas mais conhecidas do país, mas também prática de esportes pelas águas do Rio Iguaçu e festas temporárias, como é o caso do famoso Luau das Cataratas. O cânion que cerca as cataratas, onde fica o mirante mais frequentado do lugar acumula ao todo 275 pontos de queda d’água, sendo a principal apelidada de Garganta do Diabo, que você pode observar através de uma passarela com mais de 1 quilômetro de extensão.

As quedas tem o maior volume de água de mundo, em Parque Nacional do Iguaçu, Foz do Iguaçu, PR. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As quedas tem o maior volume de água de mundo, em Parque Nacional do Iguaçu, Foz do Iguaçu, PR.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Na saída, você ainda pode curtir o Parque das Aves, onde os bichanos ficam soltos e até posam para as fotos!

Tucano no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, PR. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Tucano no Parque das Aves, em Foz do Iguaçu, PR.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

3 – Parque Nacional Marinho de Fernando de Noronha – Pernambuco

A ilha paradisíaca de Fernando de Noronha também é um Parque Nacional e, com certeza, um dos mais belos do País.

Morro Dois Irmãos a partir do Mirante do Boldró, cartão-postal de Fernando de Noronha, PE. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Morro Dois Irmãos a partir do Mirante do Boldró, cartão-postal de Fernando de Noronha, PE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O arquipélago de Fernando de Noronha, em Pernambuco é um dos principais parques nacionais do Nordeste. O lugar é bastante preservado e órgãos fiscalizadores mantêm uma cobrança bem estreita com os visitantes da ilha. Aproximadamente 70% de todo o território desse pedacinho de paraíso brasileiro compreende à área preservada e, justamente por isso, a fiscalização mais elevada. Até mesmo o controle de turistas é alto -somente 450 pessoas por dia podem entrar na ilha. Também há a cobrança de uma taxa que corresponde à manutenção dos monumentos e espaços que vai aumentando de acordo com a época da sua viagem. Mesmo com tamanha fiscalização e algumas outras restrições, estar em Fernando de Noronha é uma experiência única. O cenário parece que foi esculpido a mãos e o contato com a natureza é algo esplendoroso.

Peixinhos coloridos observado durante mergulho em Fernando de Noronha, PE. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Peixinhos coloridos observado durante mergulho em Fernando de Noronha, PE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Nadar com tartarugas, arraias, peixinhos coloridos e ver toda fauna e flora marinhas é inesquecível.

Tartarugas nadando pertinho em mergulho em Fernando de Noronha, PE. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Tartarugas nadando pertinho em mergulho em Fernando de Noronha, PE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

4 – Parque Nacional da Chapada Diamantina – Bahia

Um pouco mais para baixo do Nordeste você tem o Parque Nacional da Chapada Diamantina. Paraíso de mochileiros do mundo inteiro, o local é um verdadeiro parque de diversões para quem gosta de um turismo mais cheio de aventuras. Você tem cenários com cachoeiras incríveis, trilhas, lagoas, pedras para praticar escalada e muito mais.

Assim como o Parque Nacional da Tijuca, na Chapada Diamantina você tem unidades que servem de porta de entrada para essa maravilha toda. Nesse caso, são cinco no total: Vale do Capão, Igatu, Mucugê, Andarai e Lençóis. Esse último ponto é o mais popular devido ser onde se encontra o aeroporto que facilita a chegada de turistas de outros estados. Estando aqui, coloque a Cachoeira da Fumaça em seu roteiro, pois é a mais famosa da região.

5 – Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses – Maranhão

Ainda circulando pelo Nordeste brasileiro você encontra o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses, também muito popular entre turistas, mesmo que não tenham um perfil mais aventureiro. Nesse caso, as dunas incríveis transformam o cenário da região em um verdadeiro oásis bem no Brasil.

Dunas e lagoas no Circuito da Lagoa Azul, em Barreirinhas, MA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Dunas e lagoas no Circuito da Lagoa Azul, em Barreirinhas, MA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O lugar é de encher os olhos de tanta beleza e cada cantinho para um mergulho se tornará especial em sua viagem para cá. O Circuito da Lagoa Azul e Bonita em Barreirinhas é um dos tours mais famosos.

Turistas caminhando pelas dunas no Circuito da Lagoa Azul, em Barreirinhas, MA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Turistas caminhando pelas dunas no Circuito da Lagoa Azul, em Barreirinhas, MA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

No total são 155 mil hectares de dunas e lagoas que atraem turistas do mundo inteiro, durante todo o ano. A melhor época para se visitar o parque é entre os meses de maio e agosto, pois é quando você encontrará as lagoas totalmente cheias.

Lagoa e dunas em Santo Amaro do Maranhão, nos Lençóis Maranhenses, MA. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Lagoa e dunas em Santo Amaro do Maranhão, nos Lençóis Maranhenses, MA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses tem acesso por Barreirinhas, Atins e Santo Amaro do Maranhão, cada uma das cidades com opções distintas de roteiros e passeios, mas todos imperdíveis.

6 – Parque Nacional da Serra da Capivara – Piauí

Logo vizinho ao Maranhão você encontra o Piauí e outro lindo parque nacional, o da Serra da Capivara. Esse espaço já foge um pouco da temática citada nos cinco exemplos anteriores, pois o foco aqui são os milhares de sítios arqueológicos concentrados nesse espaço. Dos cerca de 1000 sítios, 150 apenas podem ser visitados. Mesmo parecendo uma quantidade pouca, você perceberá que não é e tem muita coisa para ver e aproveitar.

O ponto principal desse parque é o Baixão da Pedra Furada, onde você encontrará grande parte dos sítios abertos para visitação. Também há no lugar algumas passarelas para caminhar pelos paredões de pedras e observar ainda mais de perto as pinturas rupestres que foram gravadas nas pedras do parque. A melhor época de visitar a Serra da Capivara é entre os meses de maio a dezembro, pois é quando não há incidência de chuva.

Você está conferindo 11 Parques Nacionais do Brasil de tirar o fôlego. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos para muitas aventuras!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

7 – Parque Nacional da Serra do Cipó – Minas Gerais

Para quem gosta de flores, principalmente as orquídeas, vai se encantar por esse lugar. O parque é todo coberto por essa espécie e também por bromélias, formando um cenário incrível. O clima mais ameno também favorece aqueles turistas que não gostam tanto de temperatura mais seca, como acontece nos parques do Nordeste.

Você também não pode deixar de conhecer as lagoas da Serra do Cipó e fazer um passeio até o Cânion das Bandeirinhas, onde você encontra poços com águas lindas e cristalinas. São inúmeras cascatas e cachoeiras para descansar tranquilamente ouvindo o barulho das águas. A Cachoeira Grande é um dos cartões-postais do local. De abril até novembro é a melhor época para visitar o lugar.

8 – Parque Nacional de Brasília – Distrito Federal

Os rios do Distrito Federal precisavam de uma proteção diferenciada e foi justamente por essa necessidade que nasceu o Parque Nacional de Brasília, mais conhecido pelos moradores como “Água Mineral”. O espaço ainda é pouco conhecido e explorado pelos brasileiros de outras regiões, mas é muito bonito e vale a pena ser visitado quando estiver pela Capital Federal.

O Parque é muito procurado por suas piscinas de água mineral, ideal para banhos deliciosos nos dias quentes e secos da cidade. Além disso, há trilhas ecológicas para quem adora caminhar e muitas áreas para trekking no bioma Cerrado, onde é possível avistar muitos animais da região.

É um parque de importância para a cidade de Brasília, já que é onde foi instalada a represa de Santa Maria, que abastece 25% da capital federal. Para quem não tem tanta experiência com trilhas, pode começar a aventurar-se por aqui!

9 – Parque Nacional da Chapada dos Guimarães – Mato Grosso

A Chapada dos Guimarães é uma das mais conhecidas do Brasil e também um dos destinos preferidos de mochileiros de todas as idades. A diversidade do relevo permite aventuras diferentes e de todos os níveis. Tanto quem está começando a fazer trilhas e escaladas, como quem já tem essa prática, vai encontrar atrativos incríveis aqui.

O ponto mais famoso do parque é o Mirante do Véu de Noiva, de onde você tem uma visão única de todo o espaço. Não deixe também de fazer o Circuito das Cachoeiras, passando pelas seis mais belas cachoeiras da chapada.

10 – Parque Nacional de Anavilhanas – Amazonas

Outro parque nacional que não é tão explorado pelos brasileiros, mas bastante conhecido entre aventureiros estrangeiros que chegam por nosso país é o Parque Nacional de Anavilhanas é um dos maiores do mundo e fica bem no coração do estado do Amazonas. Ele compreende a cidade de Manaus e Novo Airão e tem cerca de 130 quilômetros de extensão.

A melhor época para se visitar a região é entre setembro e fevereiro, quando acontece a seca e dá para aproveitar melhor as famosas praias de água doce. Você vai encontrar trilhas incríveis e únicas, de duração e percurso pequeno, até as mais longas e que exigem um pouco mais de experiência.

Dê uma esticadinha e conheça Airão, uma cidade fantasma incrível, que já falamos neste outro post.

11 – Parque Nacional de Ubajara – Ceará

Pequeno em extensão, mas grandioso em atrações. São apenas 6 mil hectares que compreendem esse parque nacional que fica a pouco menos de 400 quilômetros da capital do estado, Fortaleza. Você vai encontrar toda uma estrutura para visitação, não precisando de tanto esforço por parte daqueles sem muita experiência em caminhadas e escaladas.

A Gruta de Ubajara é o ponto turístico do local. Ela tem 1200 metros de extensão, mas apenas os 450 primeiros podem ser explorados por visitantes. Para quem gosta de um pouco mais de aventura, uma trilha de 7 quilômetros pela mata do parque pode ser feita, mas exige bastante resistência física.

 

Você já foi em algum desses Parques Nacionais? Tem algum outro que podemos acrescentar na lista? Deixe seu comentário!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 07 de novembro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.