7 Curiosidades sobre PORTO ALEGRE que você deveria saber

Avalie este artigo

Quando se chega em um local novo, conhecer o que ele tem de mais interessante sempre é um programa muito divertido, além de adquirir mais conhecimento. Como um destino cada vez mais atraente para turistas brasileiros e estrangeiros, Porto Alegre guarda, além de muitas belezas naturais, algumas curiosidades para lá de interessantes.

A lista é bem grande e você com certeza ouviria várias histórias incríveis, mas listamos as “7 mais” da capital gaúcha. Confira!

1 – Por do sol no Guaíba

Quando você chega por aqui e pergunta sobre os lugares mais populares para se ver o por do sol, ouvirá com certeza que é às margens do Rio Guaíba. De fato, o lugar é lindo e o espetáculo grandioso. O por do sol do Guaíba é uma tradição gaúcha, mas o local não se trata de um rio e sim um estuário. Pode-se dizer que um estuário é o espaço onde exatamente acontece o encontro das águas do rio com as do mar.

O Rio Guaíba, de fato, não existe. O estuário Guaíba é formado pelas águas do Rio Jacuí, Rio Sino, Rio Cai e Rio Gravataí. Na região você encontra lindas ilhas, também bastante atrativas para turistas. A ponte que passa pelo estuário é um dos pontos onde dá para ver o sol se ponto todo os dias. A Usina do Gasômetro, o Cais do Porto e outros locais são ótimos pontos do Guaíba para curtir o por do sol também.

2 – Mercado Público

O Mercado Público de Porto Alegre não pode ficar de fora da sua lista de passeios na cidade. O lugar guarda histórias incríveis, além de ser um ótimo centro para compras e também observação de manifestações culturais. Ele foi inaugurado no ano de 1869 já com a função de reunir o comércio da capital gaúcha e também servir como abastecimento para toda a cidade. O crescimento foi tão considerável que em 1912 um segundo pavimento precisou ser construído para que o comércio continuasse em alta. Foi também quando as repartições públicas se mudaram para cá, junto com alguns escritórios de comércios e indústrias.

Ainda em 1912 o local sofreu com um incêndio e parte do prédio foi destruído, sendo essa restaurada logo depois. O mesmo acidente se repetiu em 1976 e 1979. Em 1941 houve uma grande enchente na capital e o prédio foi totalmente alagado. Após o último incêndio, o Mercado Público foi tombado e tornou-se um Patrimônio Histórico e Cultural da cidade. Então não deixe de visitar o prédio e conferir de perto a beleza que há aqui.

3 – Brique da Redenção

O Brique da Redenção é uma grande feira de artesanato e antiguidades que acontece ao lado do Parque Farroupilha – também chamado de Parque da Redenção – um dos mais importantes da cidade. É comum ver famílias inteiras passeando por aqui como um ótimo programa para os finais de semana em Porto Alegre.

Esse espaço cultural existe desde os anos 80 e por aqui também é possível encontrar exposições, livreiros, algumas peças antigas colocadas à venda, apresentações de artistas de ruas e os artesãos criando peças no local. Dá para passar o dia inteiro desfrutando das atrações do lugar. Praticamente tudo o que é artístico e cultural consegue ser desenvolvido nesse espaço, que se tornou Patrimônio Cultural do Rio Grande do Sul.

Periodicamente são realizados eventos especiais, festas comemorativas e muito mais. Você pode conferir a programação completa no site do Brique da Redenção(www.briquedaredencao.com.br).

4 – A Rua Mais Bonita do Mundo

A Rua Gonçalo de Carvalho, entre os bairros de Floresta e Independência, ganhou o apelido de Rua Mais Bonita do Mundo e não foi por menos. Toda a sua extensão é coberta por imensas árvores, todas bem cuidadas e com um serviço de arborização exclusivo. Em 2006, a via foi decretada como um Patrimônio Histórico, Cultural, Ecológico e Ambiental do município.

Você está conferindo as curiosidades e Porto Alegre. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos para uma viagem inesquecível para capital gaúcha!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Foi justamente quando se tornou patrimônio que a Rua Gonçalo de Carvalho passou a atrair grupos de turistas, que chegam aqui com a intenção de conhecer o lugar e também tirar lindas fotos. As árvores que existem aqui começaram a ser plantadas há cerca de 70 anos e por iniciativa dos próprios moradores. Esses também continuam preservando o local que, apesar de turístico, é como todas as ruas da cidade e possui circulação livre normalmente.

5 – Casa de Cultura Mário Quintana

O prédio onde hoje funciona a Casa de Cultura Mário Quintana, até os anos 80 era um hotel histórico. O Hotel Majestic foi construído entre 1918 e 1933, sendo o primeiro prédio de cimento armado de Porto Alegre. A sua estrutura era considerada ousada para a época e atraiu bastante a atenção de moradores e turistas que chegavam por aqui. No final da década de 70 até o início dos anos 80 houve uma conturbada briga entre populares, governo e iniciativa privada para que o prédio não fosse demolido, já que se tratava de uma obra única e histórica.

Decretado como um Patrimônio Histórico, em 1983, o local então recebeu as instalações da nova casa cultural da cidade. Atualmente aqui ficam muitas obras que podem ser visitadas em horário de funcionamento, além de eventos periódicos que são sempre marcados aqui. Confira a programação da instituição no site oficial.

6 – Gasômetro

Um bonito prédio que fica na região da Volta do Gasômetro – justamente por esse motivo o nome do local -, funcionava uma antiga usina de carvão mineral e que era responsável pela geração de energia elétrica em Porto Alegre. A antiga Companhia Brasil de Força Elétrica era uma subsidiária da americana Eletric, Bond & Share Co., sendo implantada na capital gaúcha em 1928 e permanecendo até 1954.

Para aqueles que gostam de observar um lindo por do sol a cada final de tarde, esse é um dos pontos mais concorridos da cidade. O prédio fica às margens do Guaíba, que já citamos mais acima. Além de ver o sol se pondo, dá para visitar o prédio e ver as obras de artes que estão em exposição aqui. Também há uma sala de cinema e um teatro.

7 – Praias da Zona Sul

Em Porto Alegre você também pode curtir um bom sol à beira mar, principalmente nas praias de Ipanema e Guarujá, na Zona Sul da cidade. O primeiro é um dos bairros nobres mais tradicionais da capital gaúcha, habitado desde o final dos anos 50. Aqui também fica bem próximo ao Guaíba – que já citamos em tópicos anteriores -, sendo perfeito para quem deseja ficar mais perto de alguns pontos turísticos do município.

A Praia de Guarujá é outro bairro que também fica na Zona Sul de Porto Alegre e teve sua fundação no final dos anos 50, assim como Ipanema. O bairro se popularizou devido a Igreja de Santa Rita de Cássia, onde todos os anos acontece a festa tradicional da padroeira e consta, inclusive, no calendário de festas oficiais da capital.

O mais curioso é que o nome também é o mesmo de duas praias famosas do Sudeste brasileiro. A famosa Ipanema, do Rio de Janeiro, e Guarujá, uma das praias mais buscadas por turista no litoral de São Paulo.

Esses são apenas alguns dos lugares que você deve colocar na sua lista antes de chegar em Porto Alegre. Não deixe de conferir cada cantinho e voltar para casa ainda mais encantado com a cidade! Depois deixa seu comentário e nos conta como foi a viagem!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 12 de setembro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.