Mototurismo na Rota do Mar e das Montanhas Capixabas

Conhecer o Brasil viajando de moto é o sonho comum de todos os apaixonados pela vida em duas rodas. De norte a sul há lindos trajetos entre mar, montanhas e vales. Mas, é no Espírito Santo que a aventura ganhou fama com a Rota do Mar e das Montanhas Capixabas.

O Estado já tem várias rotas traçadas pela Secretaria de Turismo do Espírito Santo e a Rota do Mar e das Montanhas Capixabas é ideal, também, para o mototurismo, seguindo até padrão internacional para este estilo de viagem.

Viajando pelos vales e mares capixabas, além da liberdade que este veículo transmite, o mototurista conhecerá as várias e belas paisagens naturais, as atrações turísticas e culturais, além do patrimônio geológico e, é claro, a saborosa gastronomia do Espírito Santo.

A Rota

A Rota do Mar e das Montanhas Capixabas tem cerca de 1.100 quilômetros e quase 6 mil curvas de paisagens incríveis. Com um ritmo tranquilo de viagem, o trajeto demora 10 dias para ser concluído e exige apenas tempo e disposição.

A Rota foi planejada em detalhes. Foram percorridos os municípios e mapeados estradas, hospedagens, restaurantes, pontos de apoio, entre outros aspectos necessários para deixar os viajantes mais tranquilos e seguros de que encontrarão boas opções e não faltará nada por todo trajeto.

O início da Rota completa é em Vitória. Mas, é possível curtir qualquer dos trechos para quem não pode tirar 10 dias diretos de folga. A saída é do Centro Histórico, com bela arquitetura e construções imponentes, como a Catedral Metropolitana e o Palácio Anchieta.

O belo Palácio Anchieta e suas famosas escadarias, com vista para o mar de Vitória, no ES. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O belo Palácio Anchieta e suas famosas escadarias, com vista para o mar de Vitória, no ES.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A primeira parada já é ao lado da capital, em Vila Velha, onde está o Convento Nossa Senhora da Penha, uma linda construção clássica a 154 metros de altitude, com uma vista panorâmica incrível da região.

Vista da Praia da Costa, em Vila Velha, ES. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Vista da Praia da Costa, em Vila Velha, ES.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Viana, na Região Metropolitana da Grande Vitória, ainda preserva as características de uma pacata cidade do interior, com o agroturismo predominante, e é passagem da Rota. O Casarão no centro da cidade, era da Família Lyrio e já hospedou D. Pedro II, sendo uma das construções mais antigas do Estado.

A viagem continua até Domingos Martins, uma cidadezinha charmosa, com arquitetura marcante e clima europeu. O Parque Estadual Pedra Azul é o cartão-postal da cidade, com muitas trilhas por entre a vegetação exuberante, cachoeiras e refrescantes piscinas naturais.

Após conhecer a Pedra Azul, a viagem segue até Marechal Floriano, conhecida pela enorme variedade de orquídeas encontradas nas matas nativas ao redor da cidade.

Próxima parada é em Venda Nova do Imigrante, que tem na cultura italiana sua principal atração, com gastronomia farta e deliciosa, que originou até a conhecida Festa da Polenta. A paisagem local é bucólica, em meio a um vale rural onde o agroturismo predomina.

Quase chegando a Minas Gerais está Ibatiba, passagem para chegar a Ibitirama, onde está o Parque Nacional do Caparaó, que abriga o Pico da Bandeira, com 2.892 metros de altitude, o terceiro mais alto do Brasil. Quem tiver fôlego e disposição pode esticar o passeio – mas agora caminhando – até o alto.

Saindo do Parque, a passagem é por Alegre, Jerônimo Monteiro e Muqui, charmosas cidades encravas nos vales capixabas, com lindas vistas e muita natureza.

A próxima parada é em Mimoso do Sul, mais precisamente no distrito de São Pedro do Itabapoana, que tem suas ruelas calçadas em pedras construídas pelos escravos e casarios com arquitetura colonial. No auge do ciclo do café, as fazendas da região enriqueciam a vila, situada a 460 metros de altitude com um delicioso clima de montanha. Para preservação de toda história e obras, São Pedro do Itabapoana foi tombada como Patrimônio Histórico e Artístico pelo Conselho Estadual da Cultura em 1987.

Descendo as montanhas, o passeio continua mais próximo do mar, passando por Presidente Kennedy e chegando a Marataízes, com 25 quilômetros de orla de praias de águas calmas e trechos praticamente desertos. A parada ocorre na Lagoa do Siri, cartão-postal da cidade, e onde se pode provar a autêntica moqueca capixaba.

Seguindo caminho a parada é em Anchieta, de 1565, uma das cidades mais antigas do País, fundada pelo Padre José Anchieta, que viveu boa parte da sua vida por lá.

Subindo novamente, agora pela Serra do Castelo, chega-se a Alfredo Chaves, com lindas cachoeiras, onde a parada é no distrito de Matilde, que abriga a Estação Ferroviária, a Cachoeira Engenheiro Reeve (cartão-postal local) e o mirante para o Vale Santa Maria Madalena.

Já quase no final da Rota do Mar e das Montanhas Capixabas, o motociclista passará pelas montanhas de Guarapari até chegar a Praia de Meaípe, uma rústica vila de pescadores que encanta qualquer visitante e fica movimentada no verão. Conheça também a Praia Vermelha, do Sul e do Ermitão, desertas e belíssimas.

A deserta Praia Vermelha, em Guarapari, ES. Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A deserta Praia Vermelha, em Guarapari, ES.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para quem retorna à Capital, tem a opção de parar ainda no Parque Estadual Paulo César Vinha e apreciar as belas praias antes do fim do trajeto.

O Espírito Santo foi o primeiro Estado a divulgar um roteiro mais voltado ao mototurismo no Brasil, um estilo de viagem que vem crescendo muito no país e tem como base o espírito de aventura, liberdade e descoberta. Você é desta tribo, aproveite a paisagem e curta muito cada curva.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 03 de junho de 2015


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.