Piscinas Naturais de PARIPUEIRA: sossego e beleza pertinho de Maceió

Publicidade

Paripueira: em tupi, águas mansas. E é assim que são as águas transparentes e de tons verdes das piscinas naturais de Paripueira, um aquário natural de grande beleza em Alagoas.

Imagem de lindo e coloridos corais nas piscinas naturais de Paripueira. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Imagem de lindo e coloridos corais nas piscinas naturais de Paripueira.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Localizada a 30 km ao norte de Maceió, Paripueira é a praia mais urbana da região, que conta também com as Praias Costa Brava e Sonho Verde. Na parte central de Paripueira é onde fica o núcleo comercial e turístico, com pousadas, bares e restaurantes. A ponta esquerda da Praia é mais deserta e rodeada por centenas de coqueiros que convidam ao descanso.

Mergulho nas piscinas naturais e coqueiros na praia de Paripueira. - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Mergulho nas piscinas naturais e coqueiros na praia de Paripueira.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O vilarejo vive da pescaria e é um bom local para os praticantes da pesca esportiva, além de esportes náuticos, como vela e caiaque. Mas, são as piscinas naturais os principais atrativos de Paripueira.

Início da Costa dos Corais, a segunda maior concentração de recifes do mundo, atrás apenas da Grande Barreira de Corais na Austrália, o ecossistema formado no litoral brasileiro encanta todos os turistas e se estende de Paripueira até a Praia de Carneiros, em Pernambuco.

As piscinas naturais de Paripueira são uma das maiores atrações do litoral alagoano. Bem menos concorridas que as piscinas de Maragogi (veja nosso post ‘O Caribe em terras tupiniquins: as Galés de Maragogi em Alagoas’) e Pajuçara na orla central de Maceió. Paripueira possui águas mais claras e maior quantidade e variedade de peixes e corais, sendo considerada a mais preservada.

Peixes coloridos nas piscinas naturais de Paripueira - Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Peixes coloridos nas piscinas naturais de Paripueira
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Diariamente na maré baixa, ou nas luas cheia e nova, embarcações oferecem passeios que levam turistas a 2,5 km da costa até as piscinas naturais para mergulhos de snorkel, com cilindro, ou simplesmente um delicioso banho de mar.

O Restaurante Mar & Cia é o ponto de apoio das embarcações e de onde saem os passeios, que geralmente duram 2 horas. Ao final do percurso, um almoço no local é bem vindo, com os pratos típicos regionais a base de camarão e lagostas, além de apresentação folclórica na alta temporada.

Outros passeios em Paripueira são as falésias da Praia Carro Quebrado, em Barra de Santo Antônio, e ao Parque Municipal Marinho de Preservação do Peixe-boi, que resgata e protege o grande e dócil mamífero, em extinção no litoral brasileiro.

Com tanta beleza, o grande aquário a céu aberto de Paripueira espera você no próximo destino!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  15 de setembro de 2014

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site