Melhores destinos para viajar nos FERIADOS de 2017

Avalie este artigo

Está na hora de conferir os feriados de 2017 e planejar as viagens do ano, com tranquilidade para escolher os melhores destinos, pesquisar passeios, fazer reservas com antecedência e ainda conseguir bons descontos.

Muitos feriados são prolongados, o que propicia viagens mais distantes, mas não desperdice passeios curtos ou até mesmo pela sua cidade. E como no Brasil não faltam ótimas dicas, selecionamos algumas para ajudar na escolha. Veja.

São Sebastião (20 de janeiro) e Aniversário de São Paulo (25 de janeiro)

No final do mês de janeiro, dois feriados animam cariocas e paulistas para aproveitar o verão. Dia 25 de janeiro, aniversário da cidade de São Paulo, o feriado é numa quarta, propício apenas a passeios pela cidade por ser no meio da semana. Mas o dia 20 de janeiro, é numa sexta, trazendo o primeiro feriado prolongado dos cariocas.

A sugestão para os cariocas é aproveitar o verão e ir até a Região dos Lagos, com vários locais paradisíacos. A mais conhecida é Búzios, que mistura sofisticação de lojas caras e hotéis de luxo, com outros mais discretos e praieiros. Mais próximas da Orla Bardot, as praias dos Ossos, Geribá, Azeda e João Fernandes, são mais populares, mas vale a pena se aventurar para as mais distantes e algumas quase desertas como do Forno, Tartaruga e Brava.

monumento-bronze-praia-da-armacao-buzios-rj

Bem próximas estão as cidades de Cabo Frio e Arraial do Cabo. Com dunas de areias branquinhas e ótima infraestrutura, Cabo Frio tem um visual sedutor, onde a maior parte das praias possuem quiosques confortáveis, o que atraem famílias e muita gente jovem. Muitas praias são ótimas para o surf, como as praias do Foguete, das Dunas, Brava e Perô.

praia-da-dunas-cabo-frio-rj

E embora as praias de Cabo Frio sejam lindas, é em Arraial do Cabo que há uma das maiores concentrações de praias paradisíacas do país. Os motivos são as misturas de costões com maravilhosos mirantes, trilhas, dunas de areia branca, vegetação de restinga, lagoas e mar com água cristalina, com o ambiente de paz e tranquilidade, típico de uma vila de pescadores. As Ilhas do Farol e a Praia do Atalaia são ótimas para a prática de mergulhos. Avessa ao luxo e a organização das vizinhas, em Arraial as pousadas são confortáveis e os restaurantes com preços honestos e pratos fartos.

mar-azul-ilha-do-farol-arraial-do-cabo-rj

Clique aqui e veja Arraial do Cabo em 360 graus!

Carnaval (28 de fevereiro)

Fevereiro é conhecido como o mês mais animado, com o esperado Carnaval no meio de um  feriadão. É uma oportunidade de fazer viagens mais longas e atraentes, que possam unir folia e descanso para os momentos de relax.

O Nordeste é a região mais procurada para quem quer curtir o carnaval, com animação típica nordestina, sem abrir mão de visuais incríveis. A Bahia, com seus famosos trios elétricos, é das mais procuradas por ter carnaval nas ruas, praias metropolitanas e acesso a verdadeiros paraísos de paz e tranquilidade. Ficar em Salvador é ter a certeza de que vai encontrar a cidade cheia, as ruas lotadas por onde passam os trios e praias muito bonitas e com boa infraestrutura de quiosques e banheiros. Para os turistas de primeira viagem, a ida à Igreja do Senhor do Bonfim é indispensável, assim como a Praia de Itapuã, que fica ao lado da Lagoa do Abaeté.

carro-ivete-sangalo-carnaval-salvador-ba

Curta bastante a folia e as maravilhas da cidade metropolitana, mas dê uma escapada em dois pontos incríveis no Estado, que escondem riquezas da natureza estonteantes: Morro de São Paulo ou Ilha de Boipeba. O Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé e tem uma posição estratégica da Baía de Todos os Santos. Assistir o pôr do sol nas ruínas do Farol é uma experiência divina, que pode incluir apresentação natural de golfinhos. Ótimo local para mergulho e belíssimas praias, ainda possui a maior tirolesa dentro d’água do país.

foto-mirante-em-morro-de-sao-paulo-bahia-9316

Menos conhecida e mais calma, a Ilha de Boipeba tem praias selvagens, águas transparentes e uma grande paz. Há boas e simples pousadas por lá, principalmente na cidade principal, Boca da Barra. As piscinas naturais de Moreré têm fama de ser a mais bonita, mas a concorrência é grande nos passeios de barco, principalmente nessa época do ano.

imagem-de-uma-lancha-e-barco-bar-na-piscina-natural-ilha-de-boipeba-bahia-ba

Outros destinos cobiçados no Carnaval do nordeste são Olinda e Recife. A primeira com seus bonecos gigantes que percorrem arrastanto os foliões pelas suas ruelas históricas. E em Recife tem o Galo da Madrugada, um dos maiores blocos do mundo que embala milhares de pessoas.

bonecos-do-carnaval-recife-pe-foto-8474

No Sudeste, para quem deseja conhecer o animado Carnaval mineiro, as melhores opções são as Cidades Históricas de Ouro Preto, Mariana, Diamantina, Sabará, São João Del Rei e Tiradentes. As ladeiras e ruas estreitas não impendem a animação dos foliões, que dançam atrás dos blocos de marcinhas pelas cidades, num carnaval simples e muito divertido. É Mariana quem recebe o maior número de turistas, em média o dobro das outras, criando um carnaval temático e cheio de bandas, blocos, shows e rodas de samba.

foto-centro-historico-de-ouro-preto-mg-0279

E tudo isso sem falar do Carnaval do Rio de Janeiro e de São Paulo, com as escolas de samba e blocos de rua mais animados e lindos do Mundo!

turistas-dancando-no-carnaval-rio-blocos

Semana Santa e Páscoa | Tiradentes (16 de abril e 21 de abril)

Outros ótimos feriadões no mês de abril, com a possibilidade de viagens mais longas: Páscoa e Tiradentes. Como as temperaturas estão mais amenas com o começo do outono, dá para curtir melhor a natureza, sem sofrer com o sol quente.

E que tal conhecer o Amazonas? Sua capital, Manaus, tem muitas opções para passeios exóticos e esplêndidos. Estar tão próximo da maior floresta e rio do mundo, com tanta biodiversidade, é emocionante. O primeiro e tradicional passeio é ir de barco até o encontro entre o Rio Negro e o Rio Solimões, que formam uma linha de águas contínuas e diferentes, que não se misturam. Para os mais aventureiros, o trekking na mata é uma grande experiência, com contato direto com uma fauna e flora do local. A capital já foi o polo do Ciclo da Borracha e tem muitas construções em art nouveau e bem conservadas, como o famoso Teatro Amazonas. Para comer, há a saborosa comida típica do norte, mas também muitas opções cosmopolitas.

 

Para quem não dispensa um chocolate na Páscoa, a cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, é a capital nacional do doce. Além de inúmeros estabelecimentos voltados para o chocolate, a cidade tem muita diversão. Antiga colônia alemã, reserva uma bela arquitetura e natureza. E junto a cidade de Canela, compõe a dobradinha mais gostosa da Serra Gaúcha.

GramadoeCanela

A região serrana ainda tem cidades e paisagens surpreendentes. Dividida com colônias alemãs e italianas, o caminho que liga a planície do Vale dos Sinos até o planalto da Serra Gaúcha, valem por toda a viagem. Como a “Terra dos Cânions”, que fica em Cambará do Sul e é ótima para turismo de aventura. O local é cercado de cachoeiras, florestas da Mata Atlântica, araucárias e cânions de 900 metros de altura e 8 quilômetros de extensão. Já no Vale do Taquari, o Boqueirão do Leão tem rara beleza natural quase intocada. As cachoeiras são de difícil acesso e mais indicadas para quem já faz trilhas.

Para os religiosos, Nova Jerusalém, em Pernambuco possui a maior encenação da Paixão de Cristo do Mundo, com grande número de atores e com toda a cidade estruturada para receber os turistas.

Dia do Trabalho (01 de maio)

O feriado do trabalho é uma ótima ocasião para aproveitar destinos poucos conhecidos pela rota turística. Um deles é se aventurar para Pirenópolis e a Chapada dos Veadeiros, em Goiás. Pirenópolis é uma cidade muito bem estruturada, com Centro Histórico charmoso, boas pousadas e trilhas mais curtas com cachoeiras de fácil acesso. Já a Chapada dos Veadeiros tem duas cidades-entrada: Vila de São Jorge e Cavalcanti. A natureza é o ponto principal do local e é bom ter um bom preparo físico para encarar as trilhas longas e íngremes, mas tudo ali vale a pena. O lugar é hipnotizante.

 

Corpus Christi (15 de junho)

O feriado de Corpus Christi é numa sexta, o que torna o fim de semana prolongado ótimo para uma viagem, claro! E como o dia dos namorados é na mesma semana (dia 12), casais apaixonados podem aproveitar a ocasião para fazer uma viagem juntos, mais intimistas e românticas. Já falamos sobre destinos para viajar a dois nesse post aqui, confira também!

E quando pensamos em romantismo, é impossível não lembrar de Campos de Jordão. Sua arquitetura no estilo suíça, ótimas opções gastronômicas, belos passeios e o frio quase que constante dão o clima certo para os apaixonados. A cidade é a mais alta do país, com 1628 metros de altitudes e a natureza diferenciada tem locais como a Pedra do Baú e o Pico da Itapeva, parques públicos como o Horto Florestal ou o Jardim Amantikir.

foto-campos-do-jordao-sp-brasil-0249

Outro destino delicioso, bem próxima a cidade do Rio de Janeiro, é Petrópolis, o maior município da região serrada e o mais famoso. Conhecida como Cidade Imperial, abrigou Pedro II e sua família e a cidade é repleta de palácios e casarios da época, com museus, centros culturais e ótimos restaurantes.

Confira aqui o Guia Completo de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo (RJ).

 

Outro destino bastante procurado em qualquer feriado do ano é Foz do Iguaçu. As cataratas são, sem dúvida, uma das atrações imperdíveis do Brasil. Mas, a cidade da tríplice fronteira ainda tem muita coisa para fazer, como visitar o Templo Budista, passear no Parque das Aves, ir a Hidrelétrica de Itaipú, fazer umas comprinhas no Paraguai, conhecer um cassino na Argentina, e muitos outros parques temáticos e aquáticos. Diversão e belezas naturais garantidas!

foto-parque-nacional-iguacu-em-foz-do-iguacu-parana-brasil-foto-7154

Clique aqui e faça um tour em 360 graus pelas Cataratas do Iguaçu.

Você está conferindo os melhores destinos para viajar nos FERIADOS de 2017. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Independência do Brasil (7 de setembro)

Setembro é uma ótima época para conhecer o Pantanal, em Mato Grosso, por reduzir as chuvas. O local é a maior extensão de terras alagadas do mundo e apenas nesse mês é possível encontrar campos, bancos de areia e até ilhas, que costumam ficar submersas o resto do ano. Com vegetação diversificada e fauna e flora riquíssima, é comum encontrar capivaras, macacos, tamanduá bandeira, jacarés e até onça pintada. Há boas pousadas e a comida é farta, saborosa e com influencias da região como o caldo de piranha, carne de jacaré e sarrabulho.

 

Outra região deliciosa em setembro é Bonito (MS). Com suas águas cristalinas, rios caudalosos, grutas e cavernas, a cidade recebe centenas de ecoturistas para flutuações, rapel, trilhas e muitas outras atrações. Não deixe de conhecer a Gruta Azul, cartão-postal da região, bem como praticar snorkel em um dos rios. Bonito é realmente espetacular e vale qualquer viagem pra lá!

 

Nossa Senhora Aparecida (12 de outubro), Finados (02 de novembro) e Proclamação da República (15 de novembro)

Os três feriados de outubro/novembro são no meio da semana, mas nem por isso menos atraentes para fazer passeios curtos sozinho, com a família ou amigos, e até mesmo na própria cidade.

Na capital paulista, coisa simples como comer sanduíche de mortadela e pastel de bacalhau no Mercado Municipal é uma delícia. O Parque Ibirapuera é a maior área verde bem no centro da cidade, ótimo para piqueniques, caminhadas e contemplações. Além disso tem museus, centros culturais, aquário, zoológico e muitos teatros e casas de shows com programação o ano inteiro!

foto-mercado-municipal-de-sao-paulo-brasil-0902

Dependendo de onde você estiver, pode também fazer um dos passeios de trem que trazem saudades das épocas antigas. A de Curitiba até Morretes é sensacional, com belas paisagens da Serra do Mar; a pela Serra do Espírito Santo também tem cenários arrebatadores; e os passeios pelas Cidades Históricas de Minas Gerais ligam belas arquiteturas em trajetos inesquecíveis!

 

No Rio de Janeiro, bem como nas cidades litorâneas, passear de bicicleta pela orla é de graça e a vista é de quebrar qualquer tensão do dia a dia.

orla-praia-copacabana-rj

E em Curitiba, os parques verdes ganham ainda mais visitantes, floridos e com visual para relaxar e curtir um piquenique com os amigos e família.

foto-memorial-ucraniano-curitiba-parana-brasil-foto-6409

Natal e Réveillon (25 e 31 de dezembro)

destinos bem tradicionais para essa época, como o réveillon em Copacabana, Florianópolis e São Paulo, com eventos e decoração das festas de fim de ano. O Natal também tem seus destinos mágicos, como Gramado – com o Natal Luz – e Curitiba.

 

Mas, nossa dica aqui é fugir do convencional e aproveitar o início do verão indo para Pernambuco. As praias mais distantes e badaladas são realmente mágicas, como a animada Porto das Galinhas e a romântica Carneiros, mas não ignore a dupla Recife e Olinda, que reserva ótimos passeios.

foto-piscina-natural-em-porto-de-galinhas-pernambuco-6527

A capital Recife é chamada de “Veneza Brasileira”, já que o centro e o Recife Antigo são todos cortados por rios e ligados por pontes, que estimula os passeios de barcos. Pequenas ilhas formam pequenos bairros e a sua praia principal, da Boa Viagem, é limpa, tranquila e com boa infraestrutura, cercada de prédios.

foto-praia-de-boa-viagem-em-recife-pernambuco-7771

Já em Olinda, cidade na parte alta de Recife, é cheia de ladeiras, tem um clima bucólico, igrejas barrocas, casas coloniais e vistas estarrecedoras.

foto-olinda-pernambuco-8046

Outra opção deliciosa no final de ano, com mais tempo para viajar, é aproveitar os parques nacionais e dentre eles os Lençóis Maranhenses e a Chapada Diamantina. O primeiro fica no Maranhão e é um cenário único no mundo! Suas dunas de areia fininha e clara que contrastam com as águas azuis e verdes das lagoas é um cenário magnífico para curtir a virada do ano.

circuito-lagoa-bonita-lencois-maranhenses-3722

Já a Chapada Diamantina fica no sul da Bahia e é um paraíso para os amantes de trilhas, cachoeiras, grutas e muita natureza!

 

Mas ainda tem muitas cidades e regiões sensacionais no Brasil para conhecer. Natal, João Pessoa, Porto Alegre, Brasília, Goiânia… além de roteiros inesquecíveis como a Rota das Emoções, do Cangaço, Ecológica de Alagoas, dos Tropeiros, das Missões no Rio Grande do Sul, das Lagoas de Nísia Floresta… O difícil mesmo será você decidir para onde ir em cada feriado de 2017! Bóra planejar!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 06 de janeiro de 2017


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.