Roteiro de 3, 5 e 7 dias por CURITIBA

Avalie este artigo

Considerada a Cidade Ecológica do Brasil, devido seus inúmeros parques muito bem conservados, Curitiba sempre foi um destino bastante atraente para todo tipo de turista. Uma das capitais mais charmosas do Brasil, traz um imenso leque de atrações turísticas para seus visitantes. Do cultural ao histórico, do natural ao arquitetônico, Curitiba tem o que mostrar independente de quantos dias você tem de férias.

foto-parque-do-barigui-curitiba-parana-brasil-foto-6580

E foi pensando justamente no tempo que preparamos mais um roteiro de 3, 5 e 7 dias, mas dessa vez pela capital do Paraná! Veja o que pode ser feito mesmo em poucos dias de viagem por aqui.

Roteiro de 3 dias

Este é o mais indicado para quem tem apenas um final de semana na Cidade Modelo. A seguir você tem indicações dos principais pontos turísticos e destacamos aqueles passeios mais indispensáveis para quem vem passar alguns poucos dias por aqui.

DICA IMPORTANTE: Você pode aproveitar todos os dias que tiver em Curitiba e pegar o ônibus da Linha Turismo. Ele interliga vários dos pontos que citaremos a seguir e vários outros cantinhos bem especiais da cidade.

foto-onibus-turistico-curitiba-parana-brasil-foto-6483

A linha circula por 25 pontos diferentes de Curitiba, com um percurso de 45 quilômetros e duração média de duas horas e meia. Mas, você pode conhecer três pontos diferentes com o mesmo valor do bilhete. Você embarca em uma estação, escolhe suas paradas, passa o tempo que precisar visitando e sobe novamente para seguir para a próxima. É um ótimo meio de transporte para quem tem pouco tempo na cidade!

O ponto de saída da linha de turismo é a Praça Tiradentes, no Centro. Para mais informações, você pode entrar em contato pelo fone (41) 3352 8000.

Dito isto, vamos aos pontos para vocês escolherem!

Dia 1 – Passeio pelos Parques Ecológicos da cidade

Curitiba tem ao todo 33 parques ecológicos que podem ser visitados pelos turistas e moradores da cidade – uma ótima dica de passeio para o verão. Fica praticamente impossível conhecer todos em um dia só e como você tem pouco tempo de viagem, precisamos otimizar essa circulada pela cidade, concorda?

Sendo assim, você pode começar seu dia pelo Jardim Botânico, afinal é o cartão-postal da capital paranaense. Há quem ache que um dia inteiro deve ser dedicado para esse parque. Nós concordamos, mas se você tem apenas algumas poucas horas, não sentirá que faltou nada no passeio.

foto-jardim-botanico-curitiba-parana-brasil-foto-5867

Esse parque é o centro de pesquisa de toda a flora do estado. Toda a natureza preservada do Paraná pode ser encontrada nesse espaço. Os jardins do parque e também a sua estufa são pontos que mais chamam a atenção e agradam quem vem por aqui. Não deixe de conhecer o Jardim das Sensações, com plantas interessante para você conhecer com os 5 sentidos. Uma paradinha para aquele registro é sempre válida. Aqui também tem um museu botânico para você conhecer ainda mais sobre os registros desse patrimônio local.

foto-jardim-botanico-curitiba-parana-brasil-foto-6112

Com cerca de 10 minutos de deslocamento – caso você esteja de táxi -, outro parque nas proximidades também merece uma paradinha. O Bosque de Portugal é bem jovem, se compararmos com outras reservas ecológicas da capital. Ele foi inaugurado em 1994 e faz uma homenagem às principais personalidades dos nossos colonizadores. Você encontra ainda um lindo memorial, com obras e escrituras por todos os lados.

Saindo do Bosque de Portugal, vamos para outra região da cidade onde você encontrará outros dois bosques que merecem sua visita: o Bosque do Papa e o Bosque Alemão. O primeiro tem o nome oficial de Bosque João Paulo II, criado em 1979 em homenagem ao papa de mesmo nome. Na ocasião, João Paulo II visitaria a cidade e esse cantinho tornou-se mais que especial para os curitibanos. Casas polonesas podem ser encontradas dentro do parque, assim como uma linda flora. Se estiver com disposição, atravesse o bosque e vá até o Museu Oscar Niemeyer, que falaremos mais abaixo.

foto-bosque-joao-paulo-ii-em-curitiba-parana-brasil-foto-6223

Já o Bosque Alemão, que fica a cerca de 5 minutos do Bosque do Papa, é uma homenagem aos imigrantes alemães que ajudaram no crescimento e formação da cultura local. A Casa da Bruxa e a Casa dos Contos são os dois lugares preferidos para aqueles que viajam com crianças.

foto-bosque-alemao-em-curitiba-parana-brasil-foto-6352

Caso sobre mais algumas horinhas, você ainda pode conhecer outros lindos parques ecológicos de Curitiba, como o Bosque Zaninelli e o Parque Tanguá.

foto-parque-do-tangua-curitiba-parana-brasil-foto-5835

Ou ainda caminhar no final de tarde no Parque Barigui – parque mais procurado para esportes pelos moradores – ou no Tingui. E se for neste último, dê uma última esticadinha para conhecer o Memorial Ucraniano, com as casas típicas daquele país.

foto-memorial-ucraniano-curitiba-parana-brasil-foto-6409

Dia 2 – Caminhando pelo Centro Histórico de Curitiba

Tirar um dia inteiro para conhecer o Centro Histórico de Curitiba pode ser bem mais cheio de surpresa do que você imagina. Você verá a história da cidade contada, desde quando aqui ainda era uma simples vila de garimpeiro. Caso queira, pode deixar o passeio para um domingo, pois é quando acontece a famosa Feira de Arte e Artesanato do Largo da Ordem, atração principal desse ponto turístico. Aproveite para saborear a comida local em um dos restaurantes da região e curtir a atmosfera de arte e cultura.

Entre os locais que você deve conhecer no Centro Histórico, destacamos o Castelo da família Hauer, a Casa Vermelha, o prédio da Galeria Heisler, o MASAC (Museu da Arte Sacra), o Solar do Barão, o bondinho da Rua XV de Novembro, entre outros atrativos. Você consegue conhecer todos os pontos turísticos no site do Centro Histórico de Curitiba(www.centrohistoricodecuritiba.com.br).

Dia 3 – Almoço em Santa Felicidade

No terceiro dia, você pode aproveitar a manhã em um dos parques que citamos acima para conhecer melhor e curtir o que mais gostou. Ou ainda passear pelo calçadão da Rua XV, no centro, ponto tradicional de compras em Curitiba. Ao final da Rua você chega a Universidade Federal do Paraná – uma das mais antigas do Brasil – e logo em frente o Teatro Guaíra, onde há várias apresentações artísticas e peças teatrais. Passeio pela manhã escolhido, pois meio dia você tem um encontro obrigatório: com a comida italiana!!

Sabe aquela comida italiana saborosa? Em Curitiba você encontra no bairro Santa Felicidade, reduto dos restaurantes e de algumas vinícolas tradicionais. Escolha um dos vários estabelecimentos e saboreie com tranquilidade o melhor da culinária local. Após o almoço você pode aproveitar mais o bairro, conhecer a igreja histórica e as vinícolas, que fazem degustações. É tudo pertinho, dá pra passear bastante a pé.

foto-bairro-santa-felicidade-curitiba-parana-brasil-foto-6487

Você está conferindo roteiros de 3, 5 e 7 dias por Curitiba! Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Roteiro de 4 e 5 dias em Curitiba

Com mais dois dias de viagem, dá para fazer outros passeios que também são bem importantes.

Dia 4 – Passeio Cultural

O seu quarto dia em Curitiba pode ser dedicado aos pontos turísticos dedicados à cultura da cidade. Dá para visitar centros de cultura, museus e ainda participar de alguns eventos que sempre acontecem na capital. Para aquele tour a pé, é possível conseguir bons pontos de visitação indo para o centro de Curitiba.

Comece pelo Solar do Barão, que também citamos como atrativo para o seu dia no Centro Histórico. Aqui está instalado o Museu da Gravura, da Fotografia e uma Gibiteca. Saindo do Solar, siga para a Casa Romário Martins, onde sempre acontecem exposições mostrando a história e a cultura da cidade.

Sua próxima parada será a Casa Andrade Muricy onde é possível também ver algumas exposições permanentes e temporárias. Faça aquela parada também na Secretaria da Cultura de Curitiba, onde tem a Torre de Bicicletas, montada por Ai Wei Wei. O fim dessa caminhada é no Sesc Paço da Liberdade, que antes era a Prefeitura de Curitiba e hoje também é um espaço cultural, repleto de eventos interessantes.

Não perca de visitar o Museu Oscar Niemeyer, mais conhecido como Museu do Olho pela sua arquitetura peculiar. O museu recebe muitas exposições e fica aberto à visitação gratuita quando não há eventos acontecendo.

museu-niemeyer-curitiba-parana-brasil-foto-6165

O museu fica pertinho do Bosque do Papa, podendo ir a pé e curtir o final de tarde pertinho da natureza.

Dia 5 – Ópera de Arame

O Teatro Ópera de Arame é um monumento arquitetônico de referência não apenas para Curitiba, mas para todo o Brasil. Ele foi inaugurado em 1992 e tornou-se um dos principais cartões-postais da cidade. Aqui acontecem apresentações artísticas nacionais e internacionais de grande destaque, mas apenas a visitação no lugar já é algo incrível. A mata nativa que cerca o Ópera de Arame pode ser observada e explorada pelos visitantes.

foto-teatro-opera-arame-curitiba-parana-brasil-foto-5810

Pertinho do teatro você encontra também o Espaço Cultural Paulo Leminski, uma antiga pedreira revitalizada onde também acontecem eventos culturais de destaque.

Roteiro de 6 e 7 dias em Curitiba

Nesses dois últimos dias do nosso roteiro, queremos indicar locais próximos da capital que dá para visitar em uma viagem rápida.

Dia 6 – Passeio de Trem pela Serra do Mar

O passeio de trem até a cidade de Morretes é um dos mais buscados por quem chega em Curitiba. O trajeto é, por completo, um encanto! Com cerca de 3 horas de duração, você sai da capital com destino à Morretes, passando pela Serra do Mar. Dá para ir e voltar no mesmo dia, mas indicamos dedicar um dia inteiro para esse passeio, pois assim você consegue curtir todos os locais e o trajeto com atenção.

 

A empresa Serra Verde Express(www.serraverdeexpress.com.br) é quem opera o trecho. Você partirá da Rodoferroviária, no centro da cidade, sempre às 8 da manhã. As passagens podem ser compradas na hora, mas dependendo da época da sua viagem, é sempre indicado adquiri-las com antecedência. Pinhais, Piraquara, Parque Estadual do Marumbi e outros atrativos merecem a sua atenção pelo caminho, com a sempre linda Serra do Mar emoldurando a paisagem.

Dica preciosa: se conseguir, opte por fazer o passeio em dias de sol, pois dessa forma conseguirá aproveitar toda a paisagem. E em Morretes, não deixe de provar o Barreado, prato delicioso e típico do local.

Este percurso também pode ser realizado de carro via Estrada da Graciosa. Ela é centenária e reserva em cada curva uma bela surpresa! Fizemos um post exclusivo deste passeio, confira aqui.

foto-estrada-da-graciosa-curitiba-parana-brasil-foto-5784

Dia 7 – Caminho do Vinho

Se você dispõe de mais um dia na região e gostar de turismo rural, o Caminho do Vinho é uma boa pedida! Ele fica na Colônia italiana de Mergulhão, em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba.

Criada no século 19, a colônia se estabeleceu junto aos imigrantes poloneses que ali viviam e hoje o Caminho do Vinho resgata a cultura italiana antiga, especialmente na produção da bebida a base de uvas, com museus e a produção artesanal.

Pelo caminho há muitas histórias da região, além de propriedades que abrem as portas para cafés coloniais, restaurantes e até um museu, que fica na chácara Perbiche e tem entrada gratuita.

Você pode chegar no Caminho do Vinho com o ônibus da Linha Turismo de São José dos Pinhais, que tem ponto de saída no Shopping São José, no Centro da cidade metropolitana. O passeio é guiado e dura cerca de 5 horas. Mais informações você pode obter no site da Associação responsável pelo Caminho do Vinho(www.caminhodovinho.tur.br).

Bônus: Ilha do Mel

Se você tiver mais alguns dias livres na sua agenda, o que acha de aproveitar uma linda praia? A Ilha do Mel é uma das mais conhecidas do Brasil e não dá para passar por Curitiba e deixar de dar uma passadinha por lá, já que não é tão longe assim! Para chegar é preciso seguir até a cidade de Paranaguá e fazer a travessia até a Ilha. Como a intenção é aproveitar o dia inteiro, indicamos que você chegue cedo para pegar a balsa das 9h30min. Se quiser uma segunda opção, também saem balsas de Pontal do Sul e a travessia é de apenas 10 quilômetros, mais rápido que Paranaguá.

foto-praia-de-fora-em-ilha-do-mel-parana-brasil-5091

Na ilha você encontra duas vilas: a de Nova Brasília e Encantadas, com estrutura para aproveitar o dia como restaurantes, lojinhas e bares. Curta muito as praias da região, caminhando pelas trilhas durante o dia inteiro, apreciando o mar sempre bonito e relaxando. Ótima forma de finalizar sua viagem para Curitiba!

Você pode ainda conferir outros roteiros de 3, 5 e 7 dias que já postamos aqui no blog. É possível encontrar lindos destinos como Natal, Florianópolis, Salvador e muitos outras cidades do Brasil.

Gostou das dicas? Compartilhe também em suas redes sociais e chame os seus amigos para visitar Curitiba!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 15 de setembro de 2016


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.