Roteiro de 3, 5 e 7 dias em Natal (RN)

A pequena Natal tem atrativo para suas férias ou feriados, mesmo que você só possa passar poucos dias na capital. Por ser uma cidade menor, levando em conta a extensão territorial de outras capitais turísticas, você consegue aproveitar diversos pontos turísticos em um mesmo dia, sem precisar de deslocamentos mais longos. Além disso, algumas praias, lagoas e cidades históricas ficam a poucos quilômetros do centro de Natal, permitindo também que você encontre muitas vans, ônibus e empresas de turismo fazendo o trajeto no esquema de bate e volta. Essa segunda possibilidade é perfeita para quem não quer ou não pode alugar um carro para seus dias na cidade potiguar.

foto-praia-ponte-negra-em-natal-brasil-8781

Então que tal começar a planejar hoje mesmo o seu roteiro para aquela viagem à Natal que está programada? Para ajudar você, montamos uma programação para quem vai passar 3, 5 e 7 dias na capital do Rio Grande do Norte, com atrativos variados e para todos os bolsos e idades. Confira.

Roteiro de 1 a 3 dias em Natal

Se você só tem três dias na cidade – geralmente aquele final de semana ou feriado prolongado – a ideia é aproveitar mais o que está centralizado na capital. Indicamos ficar na Praia de Ponta Negra, por ser um ponto central tanto para quem vai visitar os locais de importância histórica e cultural, como para os que desejam aproveitar todos os dias nas praias da cidade. Aqui há hotéis para todos os gostos: rústicos, luxuosos, mais simples, pousadas e hostels. Você escolhe aquele que cabe em seu orçamento. O acesso de ônibus e táxis também é muito facilitado.

Dia 1 – Ponta Negra

No primeiro dia você pode aproveitar a Praia de Ponta Negra mesmo, onde dá para curtir aquele super sol natalense, experimentar alguns petiscos típicos da cidade e se encantar pela vista da principal orla da capital. De qualquer ponto dessa costa você avistará o Morro do Careca, o cartão-postal de Natal. Mesmo fechado para visitação e descida sob pranchas – como acontecia nos anos 90 -, não dá para resistir aos registros e levar para casa aquela linda foto com o mar e o morro ao fundo. Próximo à duna você também encontra grupos de ginastica, quadras de esportes praianos e acessibilidade para quem tem problema de locomoção.

foto-praia-ponte-negra-em-natal-brasil-8665

De um lado você tem a Via Costeira, com lindos resorts que também são perfeitos para quem deseja um serviço mais personalizado e com conforto. Do outro, a Praia de Cotovelo, no município de Parnamirim e que pode entrar para a sua lista de passeios. Há lanchas saindo do Morro do Careca até essa praia e o trajeto é muito lindo, principalmente quando feito no final da tarde.

foto-praia-de-cotovelo-em-natal-brasil-8859

Dia 2 – Outras praias

No segundo dia você pode tirar para visitar as outras praias da cidade. Algumas dá para sentar um tempo, tomar aquela cerveja, mas outras são apenas para passeio. Vá até a Praia da Areia Preta, onde estão também os prédios mais luxuosos de Natal. Para quem gosta de praias tranquilas aqui é o lugar.

Siga até a popular Praia dos Artistas, onde você encontra o Centro de Artesanato da Praia dos Artistas. Dá para passar alguns minutos à beira-mar e depois almoçar pelo centro, uma das dezenas de opções de pratos típicos. Depois chegue até a Praia do Meio, que é aquela praia mais frequentada pelos moradores de Natal.

pedras-praia-dos-artistas-natal-rn

Chegue então na Praia do Forte, onde você já pode aproveitar o passeio e visitar o Forte dos Reis Magos, ponto de onde a cidade de Natal nasceu.

foto-forte-dos-reis-magos-em-natal-brasil-8485
O passeio pelo Forte dos Reis Magos é cultural e histórico e pode durar a manhã (ou a tarde) toda. Por isto, programe-se para curtir bem a região.

foto-forte-dos-reis-magos-em-natal-brasil-8510

No final do dia, atravesse a Ponte Newton Navarro para conhecer a Praia da Redinha. Ela é pouco explorada pelos turistas, mas aqui tem muitos atrativos históricos, culturais e gastronômicos. É em Redinha que você encontra o tradicional Ginga com Tapioca, um prato potiguar delicioso.

Uma dica: aprecie o pôr do sol da ponte. É lindo e uma delícia!

cadeiras-praia-rendinhas-natal-rn

Dia 3 – Maior do Cajueiro Mundo

No seu terceiro dia em Natal, tire para visitar os pontos turísticos da cidade. Dá para fazer isso através de city tours que são facilmente encontrados na Praia de Ponta Negra, mas se não quiser pagar pelo passeio, só seguir as nossas dicas de lugares.

Já que você conheceu no Forte dos Reis Magos, voltar aqui será opção. Então pode começar pelos bairros tradicionais, como a Ribeira, Rocas e Santo Reis. Siga em direção ao centro da cidade, onde encontrará diversos casas culturais, a catedral metropolitana e também a avenida que segue por todo Cajueiro de Potengi, considerado o “Maior Cajueiro do Mundo”!

foto-cajueiro-de-pirangi-em-natal-brasil-8558

Entre o passeio pelos pontos de importância histórica, você deve passar pelo Museu Câmara Cascudo, a Pinacoteca do Estado, Teatro Alberto Maranhão, o Farol de Mãe Luiza – que você também pode visitar quando for à Praia da Areia Preta -, o Parque da Cidade Dom Nivaldo Ponte e muitos outros.

Para terminar os centros culturais da orla e do centro da cidade para comprar aquele presentinho para amigos queridos como lembrança das suas férias em Natal.

Você está conferindo sugestão de roteiro de 3, 5 e 7 dias em Natal! Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Roteiro de até 5 dias em Natal

Resolveu colocar mais dois dias em seu roteiro? Ainda tem mais coisa para ver!

Dia 4 – Dunas e Praia de Genipabu

No quarto dia você pode fazer um super passeio até as famosas dunas de Genipabu, que ganharam fama por ter sido o local da gravação da novela ‘O Clone’, de 2001. Quem lembra desse programa televisivo, logo terá em mente o ambiente árido, com grandes morros de areia fina e clara, que se movimentam com o vento. Hoje em dia, até os dromedários estão por lá completando o cenário das arábias! E é justamente com esses animais um dos passeios mais exóticos da região. Então, aproveite o visual do tour no vai-e-vem dos passos do bichano.

pessoas-dunas-de-genipabu-rn

Experiências obrigatórias também para os turistas mais animados é ir a Lagoa de Jacumã praticar o “esquibunda” e o “aerobunda”. O primeiro se desce a duna sentado e o segundo por uma tirolesa, e ambos tem um final incrível: as águas da lagoa! Divertidíssimos e refrescantes!

descida-lagoa-de-jacuma-rn

Outro passeio tradicional em Natal é de bugue, que pode ser realizado apenas nas dunas de Genipabu ou por várias praias. Nas dunas há duas opções: com ou sem emoção! Se optar pela primeira, prepare-se para subir dunas quase verticais e descer de uma maneira bem rápida!

foto-dunas-de-genipabu-em-natal-brasil-8350

É possível também contratar na orla de Ponta Negra e no centro da cidade um trajeto de bugue por todo o litoral Norte. O percurso passa por algumas praias urbanas que você viu no primeiros dias de viagem, chegando até Santa Rita, Genipabu, Graçandu, Pitangui e Jacumã, respectivamente. Essa rota tomará todo o seu dia.

Dia 5 – Maracajaú

No quinto dia sugerimos que você pegue uma van, ônibus ou alugue um carro e vá até Maracajaú. Lá você encontrará um dos mergulhos mais revigorantes da sua vida! São apenas 54 quilômetros do centro da Natal, que você fará em pouco menos de 1 hora de viagem.

Maracajaú fica no litoral norte do Rio Grande do Norte, mas essa não é aquela praia para você estender sua toalha e pegar aquele sol na praia, ou aproveitar as barracas do lugar. Você vem até aqui para fazer os passeios nos barcos que ficam no porto e levam os turistas até os parrachos (corais). São 7 quilômetros além-mar, que você faz em um trajeto de 20 minutos aproximadamente. Da areia até os arrecifes, dá ainda para ver Natal de longe, o que resulta em lindos cenários para suas fotos.

bela-praia-maracajau-maracajau-rn

É preciso contratar os passeios no local e, na alta temporada, com antecedência. Se você já tiver seu equipamento dá para negociar o valor do passeio em si junto aos barqueiros. Do contrário, as agências também disponibilizam tudo o que você precisa para fazer seu mergulho com mais segurança. Dá para passar o dia inteiro aproveitando essa atração.

Roteiro de até 7 dias em Natal

Com uma semana inteira dedicada à capital potiguar você pode esticar até às praias e atrações mais distantes.

Dia 6 – Roteiro das Águas de Nísia Floresta

No sexto dia, vale fazer o Roteiro das Águas de Nísia Floresta. A rota também sai da Praia de Ponta Negra e passa por sete lagoas do município de Nísia Floresta: Lagoa Redonda, Lagoa de Arituba, Lagoa de Alcaçuz, Lagoa de Boágua, Lagoa de Ferreira Grande, Lagoa de Carcará e Lagoa do Urubu, exatamente nessa ordem.

 

O Roteiro das Águas de Nísia Floresta é uma rota completamente alternativa, criada por bugueiros do município. A empresa Lacuste Bonfim é a única credenciada que fornece pacotes prontos, mas você vai encontrar muitos outros profissionais oferecendo o serviço. A nossa dica é conversar sempre para saber se o motorista conhece o trajeto. Também não indicamos fazê-lo por conta própria, pois não há sinalização.

Dia 7 – Praia de Pipa

No seu último dia em Natal, você pode também curtir a praia mais badalada do estado: a Praia de Pipa. Dá ainda para aproveitar o passeio e conhecer outras praias do litoral de Tibau do Sul. O trajeto do centro de Natal até Tibau dura pouco mais de 1 hora e você encontra vans em diversos pontos da cidade, além de ônibus na rodoviária da capital.

foto-praia-de-pipa-em-natal-brasil-9490

A partir de Pipa, dá para ir até Curral, Praia do Amor, Praia das Minas, Sibaúma, Madeiro, Malembar, entre outras. A maioria você consegue chegar em caminhadas simples pela praia ou por trilhas ecológicas, mas se não tem aquele pique para andar, vans fazem a ligação entre as orlas e o trajeto às vezes não dura mais do que cinco minutos.

Além dos 7 dias, tem muito mais coisas para ver e fazer! Você pode conferir nosso Guia Completo de Natal, com muito mais dicas sobre a cidade! Aproveite bem suas férias ou feriados!

Gostou do roteiro? Esquecemos de algo? Conte para nós!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 23 de abril de 2016


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.