Roteiro de 3, 5 e 7 dias pelas Cidades Históricas de MG

Avalie este artigo

As estradas mineiras são de uma riqueza quase que enlouquecedora. Desbravar esse Estado é ter a certeza de encontrar muita aventura, cultura, história e gastronomia! É preciso tempo, também, mas nem todo mundo dispõe de férias integrais, não é verdade? Conhecer Minas Gerais nos leva a querer parar em cada cidade, em cada cachoeira, falar com cada uma dessa gente simpática e sempre sorridente. Se você tivesse um roteiro de 3, 5 e 7 dias pelas cidades históricas de MG, resolveria parte da questão relacionada ao tempo?

É possível conhecer Brumadinho, Ouro Preto, Mariana, Tiradentes e tantas outras! Das cidades mais importantes e conhecidas, até aquelas que passam, de certa forma, imperceptíveis aos olhos do turista mais apressado. Calculando bem, você consegue visitar muitos desses municípios e, além de ganhar em cultura, sairá com um conhecimento histórico sobre nosso país que é indescritível.

Então confira esse roteiro bem especial que preparamos e comece a arrumar suas malas ainda hoje, porque o próximo destino são as cidades históricas de MG.

Roteiro de 1, 2 e 3 dias pelas Cidades Históricas de Minas Gerais

Dia 1 – Sabará

Levamos em conta que você está partindo de Belo Horizonte, já que o aeroporto e a rodoviária da capital são os mais próximos das cidades que destacamos aqui no roteiro. A sua primeira parada será na pequena Sabará. Na verdade, você provavelmente não sentirá que está fora da grande BH, pois Sabará está apenas a 20 quilômetros do centro dessa cidade. Chegar aqui é muito simples e, para quem está fugindo de ônibus interurbanos, na rodoviária de Belo Horizonte é possível encontrar muitos transportes alternativos para cá e outras cidades que encontrará ao longo do roteiro.

Tire um dia inteiro para curtir Sabará. A pequena cidade foi fundada no século 18, exatamente quando o Ciclo do Ouro estava em sua melhor fase. As igrejas locais que são os atrativos maiores. É possível reconhecer cada uma das três fases do barroco através dessas obras.

foto-construcoes-historicas-em-sabara-mg-brasil-0180

Comece o seu passeio pela Igreja de Nossa Senhora do Ó. Você encontrará uma igrejinha que mais parece uma pequena capela esquecida. O contraste está, porém, ao entrar no templo. Ela é toda decorada em peças de ouro puro e tem uma influência oriental muito grande. Os anjos, por exemplo, que costumeiramente vemos nas capelas brasileiras, aqui tiveram seus lugares ocupados por lindos e imensos dragões. O mesmo tipo de decoração é encontrado na Matriz de Nossa Senhora da Conceição.

foto-igreja-nossa-senhora-do-carmo-em-sabara-mg-brasil-0200

Siga até a famosa Igreja de Nossa Senhora do Carmo. Pode-se até, ousadamente, dizer que esse templo é uma espécie de museu de Aleijadinho. Praticamente todas as obras expostas no local possuem a autoria desse artista tão importante para a cultura mineira.

Visite ainda o Teatro Municipal, o Solar do Parque Correia, o Chafariz do Kaquende, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos e o Museu do Ouro. Nesse último lugar você entenderá completamente o que foi o Ciclo do Ouro e a sua importância para a economia e história do Brasil.

Ainda no mesmo dia é possível seguir para Ouro Preto, que fica a cerca de duas horas e meia de Sabará.

Dias 2 e 3 – Ouro Preto e Mariana

O segundo e o terceiro dia você dedicará inteiramente às cidades de Ouro Preto e Mariana. As duas cidades são quase que um “combo” e você faz em um passeio só! A Era colonial do Brasil é reconhecida em praticamente todas as casas e prédios de Ouro Preto.

foto-centro-historico-de-ouro-preto-mg-0265

No primeiro dia na cidade de Ouro Preto, de acordo com nosso roteiro, faça um pequeno tour pelos prédios da cidade, como Igreja de São Francisco de Assis, considerada uma das obras mais lindas de Antônio Francisco Lisboa, o Aleijadinho.

foto-igreja-sao-francisco-de-assis-em-ouro-preto-mg-0234

Pertinho da igreja, siga até a feira de artesanatos no Largo de Coimbra. Aqui você encontra inúmeros produtos esculpidos em pedra-sabão, que são verdadeiras obras de arte. Dá para comprar esculturas ou até mesmo pratos e panelas para a sua casa.

 

foto-feira-de-arte-em-pedra-sabao-em-ouro-preto-mg-0043

Saindo da feira, suba a mesma ladeira até a Praça Tiradentes, fazendo uma parada no Museu da Inconfidência. No prédio que foi a Casa de Câmera e Cadeia de Vila Rica hoje é um museu cheio de contexto histórico, onde é possível também ver restos mortais de inconfidentes importantes.

foto-museu-da-inconfidencia-em-ouro-preto-mg-0636

Pertinho do Museu, há a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, que também merece sua visita. Passe depois pelo Museu do Oratório e pelo Teatro Municipal, o mais antigo do país e com uma estrutura belíssima!

foto-teatro-municipal-em-ouro-preto-mg-0812

Conheça também a Casa do Ouvidor, a Casa dos Contos e termine essa primeira parte do passeio na Igreja de São Francisco de Paula onde se tem a melhor vista de Ouro Preto.

foto-vista-da-capela-sao-jose-em-ouro-preto-mg-0066

No terceiro dia de viagem, ainda em Ouro Preto, visite a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição. Essa foi toda projetada por Manuel Francisco Lisboa, pai de Aleijadinho. É aqui que você encontra a sepultura dos dois artistas.

foto-igreja-matriz-nossa-senhora-da-conceicao-em-ouro-preto-mg-0161

Da igreja Matriz, siga para Mariana de maria-fumaça. O passeio é realmente único.

foto-maria-fumaca-ouro-preto-mg-0624

Já na antiga capital de Minas Gerais, Mariana, você deve começar o seu passeio pela Igreja de São Francisco de Assis e, ainda na mesma praça, seguir para a Igreja de Nossa Senhora do Carmo e a Casa de Câmera e Cadeia. A Praça Minas Gerais ainda guarda um antigo pelourinho, onde você também aprende muito sobre a história colonial do Brasil.

foto-praca-de-minas-gerais-em-mariana-mg-0104

O passeio imperdível em Mariana é na Mina de Ouro da Passagem, uma descida de 120 metros, feita em vagonetas. Você conhecerá muito do passado dos exploradores de ouro da região. E no final da mina tem uma surpresa incrível: um belo lago natural de águas cristalinas!

foto-mina-de-ouro-da-passagem-em-mariana-mg-0265

foto-mina-de-ouro-da-passagem-em-mariana-mg-0384

Você está conferindo Roteiro de 3, 5 e 7 dias pelas Cidades Históricas de Minas Gerais! Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Roteiro de 4 e 5 dias pelas Cidades Históricas de MG

Com mais dois dias de saldo, é possível conhecer três cidades: Congonhas do Campo, Tiradentes e São João Del Rei.

Dia 4 – Congonhas do Campo e Tiradentes

Congonhas pede apenas aquela paradinha de poucas horas. Tire o trajeto que faz de Ouro Preto/Mariana e pare por uma manhã aqui. A cidade guarda dois lindos museus: o da Romaria e o da Imagem e Memória. Nos dois é possível reconhecer a importância história dessas terras para o período do ouro no Brasil. Passe também pela belíssima Basílica do Senhor Bom Jesus de Matosinho, considerado pela Unesco como um Patrimônio Mundial.

foto-basilica-do-senhor-do-bom-jesus-de-matosinho-mg-0032

Ainda no quarto dia você chega em Tiradentes e dá para aproveitar alguns pontos turísticos da cidade. Aqui as ruas são, por si própria, um atrativo a parte. Fazer um passeio despretensioso pelas pequenas vias de Tiradentes já fará você se sentir há muitas décadas no passado. O local é um verdadeiro museu ao ar livre.

Aproveite o final do dia para provar a saborosa culinária mineira em um dos restaurantes do centrinho. Um charme!

foto-ruas-e-construcoes-historicas-em-tiradentes-mg-0696

Alguns pontos se destacam no roteiro de Tiradentes. O Chafariz de São José é um exemplo. Daqui você segue para a Capela Senhor Bom Jesus da Pobreza, Capela de Nossa Senhora do Rosário, Capela Santo Antonio do Canjica, Capela dos Passos, Igreja de São Francisco de Paula, Igreja Nossa Senhora das Mercês, Igreja São João Evangelista e finaliza no Santuário da Santíssima Trindade. Esse caminho todo é chamado de Rota das Igrejas de Tiradentes, feito exatamente nessa ordem do texto.

foto-igreja-matriz-de-santo-antonio-tiradentes-mg-0482

Dia 5 – São João Del Rei

No quinto dia siga até São João Del Rei, a 20 quilômetros de Tiradentes. Este trajeto pode ser feito de trem! Veja aqui.

foto-passeio-maria-fumaca-em-sao-joao-del-rei-mg-0377

Em São João, as igrejas também são a atração que mais chama a atenção dos turistas. A Igreja de São Francisco de Assis é a mais conhecida da cidade, considerada também como a mais bonita. Além dessa dá para passar pelas igrejas de Nossa Senhora das Mercês, Nossa Senhora do Rosário, Nossa Senhora do Pillar e Nossa Senhora do Carmo.

foto-igreja-sao-francisco-de-assis-sao-joao-del-rei-mg-0468

Vá até o Mercado Municipal para experimentar o melhor das especiarias locais, além de conhecer os artesanatos que são tão populares por aqui.

Você também pode terminar o seu quinto dia de viagem fazendo o passeio de Maria Fumaça e voltando até Tiradentes para seguir viagem.

Roteiro de 6 e 7 dias pelas Cidades Históricas de MG

Dia 6 – Voltando a Belo Horizonte por Brumadinho

Os dois últimos dias de viagem dedicamos à um caminho de volta até Belo Horizonte. Esses dias indicamos que você conheça a graciosa Brumadinho e o famoso Instituto Inhotim. Apesar de chamar atenção pela sua beleza natural e seus atrativos culturais, você ainda encontrará herança histórica pelas ruas de Brumadinho.

A Igreja Nossa Senhora da Piedade, no Centro Histórico de Brumadinho, é a sua primeira parada do dia. Daqui você deve seguir para fazer a Rota da Cachaça, que tomará um dia quase todo, caso opte por fazer sem pressa. Essa pequena, mas significativa rota levará você a conhecer ainda mais sobre o processo de extração e venda da cana-de-açúcar e como a cachaça artesanal foi um influenciador para a história e economia de Minas Gerais. O passeio parte de Brumadinho até o distrito de Piedade de Paraopeba, um dos mais antigos do estado. Aqui, aproveite também para conhecer a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Piedade. Esse tempo foi reduto de romeiros no período colonial e também está entre as igrejas mais importantes de Minas Gerais.

Dia 7 – Instituto Inhotim

Deixamos o último dia da sua viagem para um cantinho mais que especial de Brumadinho: o Instituto Inhotim. Apesar de fugir um pouco da temática histórica do nosso roteiro, sabemos como é difícil chegar nessa cidade e não dá um pulinho nesse imenso parque. No Inhotim você terá um dia inteiro dedicado à natureza, arte e cultura. Consulte antes o site do Instituto para saber se há alguma programação especial no dia da sua viagem!

foto-instituto-inhotim-em-brumadinho-mg-0551

Programa-se e escolha a data certa para o seu roteiro pelas cidades históricas de MG

Deu para ver que há muito o que visitar, concorda? As cidades são incríveis e têm história para contar. Acontece que, outro detalhe não pode passar despercebido quando você for programar esse roteiro de 3, 5 e 7 dias pelas cidades históricas de MG: quando ir!

Por serem completamente culturais, durante todo o ano acontecem eventos especiais que podem mudar a qualidade da sua viagem. Por exemplo, Ouro Preto. A cidade tem um dos mais conhecidos carnavais culturais do Brasil. Chegando por aqui nessa época, você não conseguirá aproveitar todas as atrações, além de encontrar a cidade superlotada.  Em agosto é Tiradentes que fica disputada pelos turistas, pois é quando a cidade sedia o Festival de Cultura e Gastronomia.

Então, é importante que você também pesquise o calendário de eventos de todas as cidades que escolheu passar. Isso pode ser feito através do site da prefeitura local. Assim evita encontrar festas locais, que apesar de ótimas e valerem a pena ver, devem ser dedicadas para outro tipo de roteiro.

***
Então conta para a gente agora, qual foi a cidade que você mais gostou? Achou nosso roteiro de 3, 5 e 7 dias pelas cidades históricas de Minas Gerais completo? Deixe seu comentário!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 05 de agosto de 2016


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.