Guia Completo de GRAMADO E CANELA

1/5 - (1 vote)

O Brasil tem muitos lugares lindos. Por vezes é difícil dizer qual local é aquele mais cheio de graça, porque do Norte até o Sul você encontra atrativos completamente diferentes e, muitas vezes, adversos. Um exemplo disso que falamos são as cidades do Rio Grande do Sul, Gramado e Canela. GramadoeCanela

Pequeninas em tamanho, mas gigantes em atrações, são consideradas cidades-irmãs pela sua proximidade e pelo clima amistoso que existe entre os dois grupos de habitantes, e tanto em Gramado como em Canela você encontra paixões. Dificilmente você fará o passeio em uma e não receberá uma recomendação para conhecer a outra cidade.

As belezas e atrativos do lugar são um exemplo de que o diferente no Brasil ganha graça. Você poderá se sentir em outro país. A arquitetura das duas cidades e, principalmente, o clima nos remete a isto. Contudo, aquele gostinho do Brasil e a simpatia do brasileiro…ah, essa não se perde nunca!

Situadas na Serra Gaúcha, na denominada Região das Hortênsias, Gramado e Canela são separadas por 7 quilômetros de distância e 14 minutos de viagem, constituindo um grande destino turístico do Rio Grande do Sul. Você ainda não veio até aqui? Veja então o que vai encontrar neste Guia Completo e mais que especial dos dois municípios.

Gramado e Canela muita coisa para ver e curtir

Gramado e Canela não são grandes cidades. As duas são pequenas e com um pouco de disposição você conseguirá conhecê-las andando. O que pode, para alguns, ser um obstáculo são as vias. Por serem cidades serranas, você encontrará algumas ladeiras para enfrentar, mas ainda assim vale muito a pena. Dá para ir devagar e poupar fôlego.

charmoso-centro-de-gramado-e-arquitetura-rs

Praticamente tudo que você encontrará aqui vale a pena conhecer um pouco mais. Em guias diversos, você verá pontos apenas para visitação rápida e, sem perceber, estará horas encantado com tudo aquilo. Até mesmo as casinhas das duas cidades são uma atração a parte.

Uma dica muito valiosa: logo que chegar em Gramado visite o Centro de Apoio ao Turista, que fica bem próximo a Prefeitura da cidade. Lá eles dão gratuitamente um mapa da região com todos os pontos turísticos enumerados, além do endereço.

Para ajudar na sua seleção – pois você se verá querendo ir para todos os lugares ao mesmo tempo -, selecionamos os atrativos turísticos mais populares das suas cidades.

O Lago Negro – Gramado

Você pode começar o seu passeio pelo Lago Negro. Ele fica um pouco distante do centro de Gramado, mas você consegue facilmente chegar andando a partir do centro. Como citamos mais acima, alguns pontos da cidade há ladeiras para enfrentar e esse é um exemplo. De carro é bastante simples chegar e tem sinalizações por todos os lados.

foto-parque-do-lago-negro-gramado

O nome desse lago se deu pela cor de suas águas. Elas são realmente escuras e a sensação é que estão completamente poluídas, mas não! Todo o espaço é cuidadosamente fiscalizado por autoridades da prefeitura de Gramado e muito bem conservado. É de fato um presente da natureza.

No lago não é permitido nadar, mas há pedalinhos, alguns em forma de cisne, para os mais românticos, e outros em formato de caravela, para diversão dos baixinhos. Há, inclusive, disputas amigáveis de corridas entre os pedalinhos. É um passeio bem divertido. O valor cobrado pelo passeio de uma hora varia de estação para estação, mas é um investimento acessível e que vale a pena.

barco-pedalinho-parque-do-lago-negro-gramado-rs

Para quem não quer arriscar-se sobre os pedalinhos, há muita natureza em volta do Lago Negro. Sabe aquele passeio gostoso, por entre calçadas cercadas de flores e um ventinho geladinho? Dá para passar o dia todo caminhando ao redor do lago e sem perceber. Uma dica é fazer paradas em diversos pontos sem pinheiros para tirar aquela foto do lago. visitantes-parque-do-lago-negro-gramado-rs

Apreciar a bela natureza é o que traz muita gente para cá. Além desta, você também encontra uma excelente infraestrutura e bares e restaurantes. Logo em frente ao Lago Negro, visite o restaurante Alemanha Encantada. Ele é completamente temático e cheio de peculiaridades sobre esse país.

Minimundo – Gramado

O Minimundo fica pertinho do Lago Negro, na Rua Horácio Cardoso, 291. É um museu de miniaturas onde encontram-se réplicas de diversas construções do mundo.

imagem-mini-mundo-gramado

As obras são feitas com perfeição de detalhes em uma perspectiva 24 vezes menor que o real. Ele fica a céu aberto e possui uma enorme variedade de representações. São trens, pessoas, navios, castelos, igrejas, palácios, entre outras obras, como o Museu do Ipiranga na foto abaixo.

mini-mundo-gramado

Os pequenos se divertem muito e no trajeto há ‘histórias escondidas’ para eles procurarem. Ótimo e curioso passeio para toda família.

pessoas-mini-mundo-gramado-rs

Snowland – Gramado

Outra atração de Gramado que você precisa conhecer, uma das mais tradicionais da cidade, é o Snowland. Assim como fala na tradução literal dele, o local é a “Terra das Neve”. Trata-se do maior parque temático do município, conhecido pela sua imensa montanha de gelo artificial que fica em exposição durante todo o ano. Mesmo nos meses mais quentes do ano ela está lá para o encanto dos visitantes. O Snowland também foi o primeiro Parque Indoor das Américas.

O parque comporta diversas atrações. Para participar e aproveitar ao máximo você deve comprar um passaporte de entrada que servirá para a maioria das atividades da atração. Dependendo da época da sua viagem, será mais indicado garantir o ticket pela internet(www.snowland.com.br). Não é um procedimento difícil e o site do Snowland é completamente seguro. Mesmo em épocas menos movimentadas é possível também realizar a compra e evitar filas.

No parque você encontrará o Vilarejo Alpino, um lugarejo que fica na montanha de gelo e a sensação de estar aqui é a mesma de passar um dia em vilas alpinas. O clima dos Alpes reina e a estrutura é toda completa. Para muitos visitantes esse é o primeiro contato com um ambiente de neve, o que tornará o passeio impressionante.

 

Aqui você encontrará lojas e restaurantes. É onde fica também a famosa pista de patinação no gelo. No Vilarejo não há muita preocupação com a temperatura. Ela fica em torno de 15°C a 22°C e um bom casaco dará conta do recado.

Já na Montanha de Neve a temperatura vai abaixo de zero, chegando até menos 5 graus e, portanto, vale a proteção. Aqui estão todas as atividades esportivas na neve. Dá para fazer:

Esqui – Essa é a única pista de esqui indoor do continente americano. O que torna o passeio mais incrível é que a neve desse espaço é real! Se você nunca teve contato vai adorar. Aos esquiadores de primeira viagem é preciso um pequeno treinamento, oferecido pelo próprio parque, com suporte e orientação de instrutores capacitados. Aqueles com um pouco mais de insegurança podem se matricular na Escola de Neve.

Tubbing – Nesse você desce de boia neve abaixo. Cada boia acomoda uma pessoa e a descida é bem radical.

Flokus – um atrativo para todas as idades. Veja de perto o cair da neve na apresentação de um ótimo espetáculo: “Flokus-  origem da neve”.

Motoneve – uma super moto, pilotada sobre o gelo e um circuito cheio de emoção. Você vai perder essa? Nessa atividade crianças de 6 a 13 anos são permitidas como caronas de pilotos adultos. O caminho do moto neve é no entorno da montanha de neve.

As atrações fascinantes deste parque não param por aqui e a boa notícia é que há diversão para todas as idades. É um passeio super agradável e que com certeza você se divertirá muito. Uma dica é separar pelo menos um dia exclusivamente para o Snowland, pois assim dá para curtir tudo sem a preocupação de horário.

Chegue cedo, procure a Escola de Neve para aprender a prática! A Escola tem apenas 80 vagas por dia e o movimento é bem grande. O Snowland funciona de segunda a domingo, das 9 até as 18 horas, mas a Praça de Alimentação fecha já às 17 horas e algumas das atrações do parque às 17:30 horas.

Papai Noel Mora em Gramado

Sim! E você achando até hoje que o Bom Velhinho morava no Polo Norte? Papai Noel mora na Aldeia do Papai Noel, e você pode visitar o local e se encantar também. A aldeia fica no Parque Knorr, bem próximo ao centro de Gramado.

foto-papai-noel-aldeia-papai-noel-gramado-rs

Muitos atrativos aglomeram a Aldeia do Papai Noel. A Árvore dos Desejos é um exemplo, onde os turistas registram seus pedidos ao Bom Velhinho. Esses são deixados em plaquinhas de madeira e pendurados ao longo do caminho até a árvore. Milhares de pedidos já foram feitos e algumas pessoas voltam para reforçarem seus desejos a cada final de ano.

A Praça da Neve é outro cantinho bem especial. Toda cercada de eucalipto, guarda também três bonecos de neve grandes e simpáticos. Ainda tem a neve artificial que ajuda a compor o ambiente. Seguindo um pouco você encontrará o Chalé dos Ursos, todo feito em madeira, onde ursos enormes movimentam-se fascinando os visitantes.

quarto-aldeia-papai-noel-gramado-rs

A Fábrica de Brinquedos é mais um atrativo da Aldeia do Papai Noel. Com 700 metros quadrados, é aqui que o Papai Noel fica com seus ajudantes durante todo o Natal Luz.

imagem-aldeia-papai-noel-gramado-rs (1)

No Mirante do Parque é onde se avista todo o vale do Quilombo. É uma vista imperdível da região e que você precisa conferir.

morros-aldeia-papai-noel-gramado-rs

Ainda tem as Renas, da espécie cervo nobre, que moram em um local especial na Aldeia e o Passeio de Monorail, um trem muito especial todo vermelho metálico. Passear nele e passar por cima do vale do Quilombo é bem legal. O percurso vai da Casa de Papai Noel até a Fábrica de Brinquedos. O monorail se movimenta sobre um trilho único suspenso sobre o vale. Durante o passeio é contada a história do Vale do Quilombo e do Parque Knorr.

passeio-aldeia-papai-noel-gramado-rs

Veja também o Trenó Voador e libere toda a sua adrenalina. A aventura percorre o caminho desde a entrada do Parque até a Casa do Papai Noel. Os trenós voam sobre o complexo apoiados em um trilho suspenso a 6 metros de altura. O passeio oferece uma bela vista do lugar.

A Casa do Papai Noel é uma pequena construção datada de 1940, linda e antiga no estilo bávaro. A casa toda enfeitada com motivos natalinos encanta crianças e adultos. Aqui também acontece uma tradição muito especial. Existe um cantinho na cozinha onde as crianças deixam suas chupetas de presente para o Papai Noel e, dependendo da época da sua viagem, podem ganhar um presentinho em troca. É um momento importante para os pequenos e divertido até para quem visita.

jardim-aldeia-papai-noel-gramado-rs

A Pirâmide de Natal é uma réplica de 14 metros do símbolo natalino alemão que originou as árvores de Natal. Um antigo costume utilizava velas e ramos verdes para afastar mau agouros e infortúnios. Daí é que surgiu a pirâmide do Natal para espalhar esperança, bons fluidos, pensamentos fraternos e afastar fatalidades.

Há também o Jardim dos Elfos onde os ajudantes de Papai Noel também habitam na Aldeia. Eles vivem em jardim cheio de plantas, pinheiros e folhagens e casinhas coloridas em miniatura. Para finalizar o tour por aqueles cantinhos obrigatórios da Aldeia do Papai Noel, você precisa passar no Museu do Brinquedo. Como o nome já diz, é um museu com brinquedos históricos para as mais variadas fases de uma pessoa. Alguns são bem raros e nem estão em comercialização mais. Eles chegam aqui através de doações de pessoas de todo o Brasil.

carros-aldeia-papai-noel-gramado-rs

Além de tudo isso ainda há jardins cheios de flores, caminho de luzes, trenzinho, cinema, chafariz, presépio eletrônico, oratório e casa das miniaturas. É para balançar o coraçãozinho das crianças e de qualquer um que venha até aqui.

Roteiro Histórico e Cultural de Gramado

E quem pensa que Gramado vive apenas das festas natalinas, vai se espantar com a quantidade de atrativos históricos e culturais que há por aqui. São muitos pontos especiais e entre eles destacamos:

Belvedere – O Vale do Quilombo

Este vale é considerado um prêmio que a natureza reservou para os olhos de quem visita Gramado. A visita vale pela paisagem que é de perder o fôlego. Para chegar até aqui é bem simples. Além de ser muito bem sinalizado, o espaço é fácil de caminhar a partir do centro, sendo um roteiro tradicional da cidade.

bela-vista-aldeia-papai-noel-gramado-rs

Não deixe de observar e até mesmo registrar a grade de proteção do Belvedere. Há uma tradição aqui onde casais apaixonados juram amor eterno e deixam um cadeado com os seus nomes gravados. Atualmente, existem muitos cadeados presos na grade e o local tornou-se mais um atrativo.

Depois dessa paradinha, é só apreciar o verde da mata fazendo aquela parceria com o céu azul de Gramado. É um passeio totalmente gratuito e revigorante!

Praça das Comunicações

Atualmente, a Praça das Comunicações serve como sede da Feira de Produtos Orgânicos. Aqui estão à venda mercadorias feitas na zona rural de Gramado. São diversos produtos típicos e regionais. O local fica perto da rodoviária.

Centro Municipal de Cultura

O local abriga todo o histórico da cultura de Gramado. Foi construído em 1994 e sempre atrai muitos turistas. Vale a pena conhecer e tirar belas fotos.

Igreja Matriz São Pedro

A igreja principal de Gramado está localizada no centro da cidade, é a Igreja Matriz de São Pedro. Em seu entorno encontram-se estátuas dos 12 apóstolos. É um local de total serenidade e vale a pena passar pela região e conhecer o templo. O local é também excelente para boas fotos e fica bem perto da Rua Coberta e outros pontos de interesse.

imagem-igreja-sao-pedro-gramado-rs

Em frente à igreja também está o famoso relógio-termômetro, que no inverno registra temperaturas negativas e faz a alegria dos turistas.

Lago Joaquina Rita Bier

Este lago é cercado por pinheiros e araucárias. Ele possui uma beleza natural simples e é um local tranquilo, adequado para passeios à tarde. Há por aqui pistas de ciclismo e para caminhadas, além de uma pequena ilha. Fica em Gramado na Rua Leopoldo Rosenfeldt. Quer relaxar? Então este é o lugar.

No Natal Luz, o Lago Joaquina Rita Bier é o palco de uma das principais apresentações: o Espetáculo das Águas, com música, luzes e vozes.

Palácio dos Festivais

O Palácio de Festivais é o mais movimentado durante o famoso Festival de Cinema de Gramado, pois é aqui que a premiação acontece, onde os melhores levam o Kikito (a estatueta dourada com o Sol).

entrada-festival-cinema-gramado-rs

A sala de projeção tem capacidade para 1500 pessoas sentadas e fora do Festival funciona como um cinema, apresentando filmes de todos os estilos. O Palácio fica no centro da cidade, em frente à Rua Coberta, e também é cenário de muitos outros eventos importantes da cidade.

Pórtico via Nova Petrópolis

Este pórtico em estilo bávaro é um dos primeiros pontos avistados por quem chega a Gramado por Nova Petrópolis. Construído de pedra e madeira, o portal dá as boas-vindas aos turistas que chegam ansiosos por emoções e aventuras. Ficou famoso e é ponto obrigatório de fotos.

ao-longe-portico-gramado-rs

Pórtico Via Taquara

Quem chega a Gramado através de Taquara se depara com o pórtico em estilo Normando com forte característica germânica, o principal da cidade. O local foi construído para homenagear a colonização desse povo e se tornou ponto de fotos obrigatório.

portico-taquaras-rs

Praça Major Nicoletti

A praça possui um visual bastante pitoresco e está situada bem no centro da cidade. O local é perfeito para aproveitar tardes ou manhãs ensolaradas. Aqui você encontra o Centro de Informações Turísticas – parada obrigatória para receber maiores orientações e acontecimentos da região no período que você estiver visitando.

Alguns pontos relevantes da cidade também localizam-se por aqui. A Igreja matriz São Pedro e o Palácio dos Festivais ficam em frente à Praça e a Rua Coberta está ao lado.

Rua Coberta

Esta rua recebeu tal nome por estar coberta por telhado de vidro cheio de trepadeiras. A Rua Coberta possui uma extensão de aproximadamente 100 metros. Aqui estão concentradas algumas lojas, livraria, restaurantes, bistrôs, cafés, lojas de chocolate, que fazem o local ficar aconchegante e convidativo. As lojas funcionam até as 19 horas então dá para circular à vontade, mesmo que você não vá fazer compras.

rua-coberta-de-gramado-rs

Ela serve como cenário para muitos eventos importantes da cidade, como acontece durante o Festival de Cinema (foto acima). Acontecem também desfiles de moda, a Semana do Meio Ambiente, a Exposição de Orquídeas e eventos de Natal. Um acontecimento bastante significativo é a Árvore Cantante no Natal Luz, que traz corais da cidade para cativar a todos com lindas canções.  No fim do ano, por ocasião da época natalina, a rua ganha nova roupagem específica de Natal.

Vinícola Ravanello

Quem vem a Gramado não pode ir embora sem fazer uma visita e conhecer a vinícola Ravanello. Isso inclui conhecer a produção de vinhos, feitos com máquinas de alta tecnologia, e os vinhedos. Imagina como pode ser interessante ver de perto as plantações de uvas?  São 2,5 hectares ocupados por parreirais formando um cenário de grande beleza natural.

A visita dura cerca de 50 minutos e ao final você ainda pode degustar um saboroso vinho do sul e visitar a loja com os mais variados tipos. As visitas acontecem diariamente nos horários de 10 às 12, e 14 às 17:30. O endereço é Gramado/ RS /235, Km 28, sentido Nova Petrópolis.

Museu de Cera Dreamland

Gostaria de ver e ficar pertinho de seu ídolo?  Seja ele Ronaldinho Gaúcho, Michael Jackson, Elvis Presley, Madonna, Brad Pitt ou Shrek? Desde o futebol, passando pela música e os principais presidentes do mundo, até os astros do cinema, é no Museu de Cera de Gramado que eles estão. Paradinhos à sua espera. Legal, né?

esporte-museu-cera-gramado-rs

O museu de cera fica na Avenida das Hortênsias, trecho que liga Gramado e Canela.  Nele existem réplicas de muitas personalidades do Brasil e do mundo. E podem ser vistos cenários muito legais.

desenhos-animados-museu-cera-gramado-rs

Há também figuras de cera de famosos personagens de desenhos animados e de filmes. O passeio é divertido e o lugar é bem bacana para tirar muitas fotos interessantes.

GramadoZoo

Este é um zoológico bem diferente, pois os animais não ficam nas jaulas. No GramadoZoo eles ficam em um ambiente que reproduz fielmente seu habitat natural. Aqui se age de forma a respeitar a fauna, o bem estar do animal e a conservação ambiental. São viveiros de imersão onde os bichos passam seus dias como se estivessem realmente na mata.

tigre-andando-gramadozoo-gramado-rs

Atualmente, 1500 animais da fauna brasileira habitam o parque. O turista percorre 1200 metros durante a visitação onde é disponibilizado o acompanhamento de educadores ambientais para um maior conhecimento sobre o espaço e as espécies. O percurso possui sinalização educativa e conta com o bônus de poder ser visitado à noite. Isto possibilita a observação da vida animal noturna.

felino-gramadozoo-gramado-rs

Além de visitar este zoológico inovador, você poderá aproveitar da excelente infraestrutura do local. O espaço oferece inclusive acessibilidade, pois foi feito com condições para receber muito bem pessoas com necessidades especiais. Se der fome, não se preocupe, pois o GramadoZoo possui um restaurante em forma de oca indígena que oferece entre outros pratos o “Guabi”(crepe) – Guabi significa alimento na língua Tupi-guarani.

passaro-tronco-gramadozoo-gramado-rs

O Parque está localizado a uma distância de 700 metros do Pórtico Via Taquara, na entrada de Gramado.

Hollywood Dream Car, Super Carros e Harley Motor Show

Os amantes das quatro e das duas rodas têm espaços garantidos em Gramado e podem tirar o dia todo para aproveitar um circuito especial.

O primeiro local é o Hollywood Dream Car, um museu que abriga em mil metros quadrados vários modelos antigos de automóveis, entre eles muitas raridades, como o conversível Ford Victória de 1956 e um Ford modelo A, de 1929.

hollywood-dream-car-gramado

Para os turistas que querem sentir, além de observar, que tal dirigir uma Ferrari F 360? Ou um Camaro SS, a réplica do famoso Shelby Cobra, ou um Lamborghini Gallardo? Pois você pode alugar um destes potentes por um período e sair curtir a direção por Gramado no Super Carros. O local possui várias super máquinas e o interessado pode fazer dirigir, após um ‘treinamento’ junto a um orientador da empresa. Sensacional, não é?

super-carros-gramado-rs

E os apaixonados por motos, em particular pelas Harley-Davidsons, podem curtir vários modelos no Harley Moto Show, um museu temático dedicado ao estilo de vida e motos da marca. São mais de 20 motos em exposição, com destaque para a moto Night Road, projetada junto com a Porsche, e para réplica da moto utilizada no filme “Easy Rider”/”Sem Destino”, um clássico do road movie americano de 1969. O local ainda abriga um bar, onde você poderá trocar ideias com outros Harley-Davidsons Lovers.

foto-harley-moto-show-gramado-rs

Você está conferindo o Guia Completo de Gramado e Canela. Se está gostando das dicas das cidades, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Pontos Turísticos de Canela

Canela, mesmo um pouco mais tímida, tem muito a oferecer para seus visitantes. Entre os pontos turísticos da cidade que podemos destacar, estão:

Castelinho Caracol

O Castelinho foi uma das primeiras casas construídas em Canela. Ele é todo feito a partir da araucária, com as paredes de madeira. Todas foram, inclusive, erguidas sem usar pregos. Isso tornou-se atrativo e fez com que o Castelinho Caracol virasse ponto de parada para turistas que vêm para a cidade. Conhecer o lugar é um passeio interessante, até mesmo pelo valor histórico que carrega.

fachada-castelinho-caracol-canela-rs

Nos dezoito cômodos da casa existem móveis e acessórios preservados e originais da época em que o imóvel foi construído. Até mesmo a arrumação das camas guarda o estilo de época. Tudo aqui resguarda e resgata os costumes alemães. Você se sente transportado ao século passado.

foto-castelinho-caracol-canela-rs

Até mesmo os instrumentos e equipamentos de trabalho na agropecuária são preservados de épocas anteriores, em um museu a céu aberto do lado de fora da casa.

carrinhos-castelinho-caracol-canela-rs

E não saia sem provar o lanche do Castelinho. Se delicie com o apfelstrudel, a tradicional torta de maçãs alemã com um creme exclusivo feito de nata. Tome calmamente sua xícara de chá de maçã ou o delicioso chocolate quente e depois siga para as demais atrações!

Mundo a Vapor

Esse é um lindo museu vivo, cheio de pequeninas máquinas à vapor que tem o objetivo de mostrar como funcionam certas indústrias, seus equipamentos e aparelhos. Na porta você se depara com uma locomotiva imensa representando um acidente acontecido em Paris. O endereço é Avenida D.Luiz Guanela, 1000 – Canela/RS.

entrada-mundo-a-vapor-gramado-rs

No interior do Mundo à Vapor, miniaturas em movimento mostram como funciona uma olaria, madeireira, fábrica de papel, siderúrgica, granja de arroz, ferraria e moinhos. Um passeio instrutivo e muito belo.

Aventura no Alpen Park

Situado a 3 quilômetros da Catedral de Pedra, o parque é constituído de 60 mil metros quadrados de área verde. Os brinquedos oferecem muitas atividades que atraem turistas aventureiros e corajosos.

Entre as principais atrações estão: tirolesas, Arvorismo, Torre de Rapel, Bungee Trampolim, Quadriciclo, Touro Mecânico, Simulador Mini Rider 2, Alpen Kids, Muro de Escalada, Super Salto, Snapy Draw, a Alpen Blizzard que é uma Montanha Russa em aço  e para quem busca algo mais tranquilo, um cinema  em 4 dimensões. O Alpen Interactive também é boa atração onde a pessoa pode interagir com jogos em 5 dimensões. É muita adrenalina em um só lugar.

 

A localização do parque é no cume de um vale de montanhas da Serra Gaúcha. Funciona de 9h até as 18h. O endereço é Rodovia Arnaldo Opptiz, Canela – RS.  O turista não paga para entrar. É cobrado estacionamento e o valor dos brinquedos que escolher para interagir.

Parque do Caracol

Este parque é um ponto de encontro entre turistas que buscam um contato mais direto com a natureza. De uma generosidade incrível para a fauna e a flora, a beleza que você encontrará em todo esse espaço é de encantar verdadeiramente. O Parque do Caracol abriga o cartão-postal de Canela: a Cachoeira Véu de Noiva – como o próprio nome já remete -, é imensa (com 131 metros de queda) e a água forma um belo véu.

imagem-parque-do-caracol-canela-rs

Há um mirante para você aproveitar ao máximo o cenário e registrá-lo em lindas fotos. Quem desejar descer até a base da cachoeira também é permitido, mas você precisará enfrentar uma escadaria com 927 degraus (haja fôlego!). O Parque do caracol fica na Rodovia RS, 466, Canela – RS.

mirante-parque-do-caracol-canela-rs

Além da cachoeira, o parque ainda reserva belas paisagens que podem ser observadas por meio de trilhas, ou no passeio de trenzinho, ideal para ir com as crianças.

trem-parque-do-caracol-canela-rs

Saindo do parque, logo em seguida, há um teleférico, de onde é possível avistar a bela cascata de outro ângulo, além de todo o vale.

Parque da Ferradura

O Rio Caí faz uma curva em formato de U em meio a um cânion e este cenário pode ser visto a partir do Parque da Ferradura (nome em alusão ao formato de U). A área do parque conta com 200 hectares protegidos, sendo que os paredões de pedra do cânion chegam a 450 metros de profundidade!

lindo-parque-da-ferradura-canela-rs

Os amantes da natureza e do ecoturismo podem se deliciar com trekkings em várias trilhas, que passam por mata nativa e riachos. O local abriga muitas espécies de flora e fauna e você ainda pode avistar quatis, bugios, macacos-prego e muitas aves. Muitas pessoas vão ao parque no verão no final da tarde para apreciar o belo pôr do sol.

araucarias-parque-da-ferradura-canela-rs

Catedral de Pedra

Um ponto turístico bem interessante em Canela é a Catedral de Pedra, a Igreja Matriz Nossa Senhora Lourdes. Com seu estilo totalmente gótico, encanta quem vem, inclusive quem admira esse tipo de arquitetura.

igreja-matriz-n-s-lourdes-canela-rs

A torre possui 65 metros de altura e é toda coberta com pedra basalto. A visão da igreja à noite é muito bonita, pois um jogo de luzes dá vida ao local – a praça principal da cidade, que em seu entorno possui restaurantes, lojas de artesanatos e cafés.

Parques e Passeios – Gramado e Canela

Para quem curte se aventurar em parques ecológicos e/ou temáticos, já deu para perceber que há muitas opções em Gramado e Canela. As duas cidades são repletas desse tipo de atrações e a lista não parou até aqui. Alguns merecem total destaque pelas suas belezas naturais, principalmente.

Parque Fazenda da Serra

O Parque Fazenda da Serra é para você que não dispensa de verdade um contato maior com a natureza. Quem é chegado a um chimarrão à beira do fogo, que gosta de cavalgar ou mesmo aprecia ver uma ordenha, vai se dar bem por aqui.

O ambiente é composto de belo cenário rural. A fazenda oferece como atividades esportivas e de recreação: piscinas, quadras de tênis, vôlei e futebol, pista de cooper, playground,etc. Também oferece um restaurante e ainda há por aqui uma bela gruta de Nossa Senhora de Lourdes. O funcionamento é de 9:30 às 17:00, todos os dias.

Parque Terra Mágica Florybal

No Parque Terra Mágica Florybal, em Gramado, você volta até o período da pré-história. São mais de mil esculturas gigantes espalhadas pelo local, entre duendes e outros seres da floresta encantada, homens das cavernas e vários dinossauros. Para quem viaja com crianças e gosta de passeios com temática mais lúdica, vai adorar.

foto-parque-terra-magica-florybal-gramado-rs

Entre as atividades para os pequenos, destacamos os vários brinquedos, o tour de Dino Móvel, o Voo de Pterodáctilo e o cinema 7 D.

Eco Parque Sperry

O Eco Parque Sperry fica a 8 quilômetros de Gramado e a 10 quilômetros de Canela. Localizado em meio à Mata Atlântica, o Eco Parque Sperry possui muitas cachoeiras e cânions. No espaço você encontrará dois mirantes para que o visitante aprecie a natureza.

Visitando este parque você terá a oportunidade de conhecer suas muitas cascatas: Cachoeira do Poço, Cachoeira Escondida, Cachoeira da Usina, do Tombão, entre outras. E para quem busca aventura, há no parque: Tirolesa Voo do Tucano, Slackline, mini arvorismo e Rapel Cascadin. Na estrutura você encontra ainda banheiros e restaurantes. O Eco Park Sperry funciona de terça até domingo. De 9 às 17 horas.

Mundo Gelado em Canela

O Mundo Gelado é um parque temático localizado em Canela, próximo ao Castelinho, e que surpreende por possuir uma câmara de gelo onde a temperatura atinge menos 10 graus. Aqui, vive um bichinho fictício que se chama Floc, que é a graça de todo o espaço.

Para visitar o lugar é preciso de agasalhos especiais e próprios para essa temperatura, que são fornecidos pelo local e devem ser devolvidos ao final da visita.

Dentro do Mundo Gelado o visitante aprecia muitas esculturas feitas de gelo, com destaque para réplicas de monumentos como a Esfinge, a Torre Eiffel, o Cristo Redentor e muitos outros. Há ainda uma réplica do Mamute pré-histórico do filme “Era do Gelo”, medindo 2 metros, sensacional! O passeio é impressionante e dura cerca de 40 minutos. O funcionamento do Mundo Gelado é de 9 até as 18 horas, menos às quartas-feiras.

Passeios Agroturísticos

Da Casa do Colono, localizada na Praça das Etnia, em Gramado, um charmoso e velho ônibus restaurado, apelidado de Princesinha, leva os turistas a passeios bucólicos pelo o interior da região.

foto-agroturismo-gramado-rs

No trajeto do Agroturismo, várias famílias esperam os visitantes com quitutes nos cafés coloniais ou almoços da culinária local, sempre com música e alegria. São quatro destinos: Bonita, Nova, Quatrilho e 28 e todas elas passam por paisagens belíssimas e muita história, como da antiga Fábrica de Erva Mate ou do Museu Rural Fiorezze. Quem gosta de saborear os pratos típicos em um ambiente bem caseiro, os passeios são deliciosos.

Gramado e Canela – Festas e Eventos

Mesmo com tantas atrações da Serra Gaúcha, dá ainda para aproveitar muitas festas e eventos em Gramado e Canela. As duas cidades possuem uma programação bem especial durante quase o ano todo. De dia você curte os pontos turísticos dos dois centros e durante a noite aproveita as baladinhas ou apresentações artísticas, dependendo do evento realizado.

Cervejaria do Farol

Essa cervejaria é a maior da região. Ela possui três ambientes, sendo um ambiente para Happy Hour, o segundo ambiente um restaurante e o terceiro uma cervejaria para quem aprecia essa bebida. Com música ao vivo nos finas de semana, dá para tomar aquelas cervejas exclusivas da região e se divertir bastante.  A cervejaria possui uma torre de 32 metros de altura que serve como um mirante, pois dela se tem uma bela vista da cidade de Canela.

Natal Luz

É um dos eventos mais famosos de Gramado. O Natal Luz é considerado o maior acontecimento natalino do mundo e atrai milhares de turistas todos os anos e algumas edições chegaram a durar mais de um mês. Geralmente as festividades começam no início de dezembro e vão até início de janeiro.

A festa é uma temporada de eventos natalinos, com mais de 500 apresentações entre shows, música, desfiles, teatro, concertos, etc. Tudo se veste de Natal e transforma Gramado em uma cidade de sonhos e magia.

Entre as atrações disponíveis em no Natal Luz de Gramado destacamos:

  • O show de acendimento de luzes: tem a participação de músicos, orquestras e diversos personagens. Nesse evento são acesas as luzes da cidade que abrem oficialmente a festa do Natal Luz;
  • Vila de Natal: é um espaço enfeitado e com casas coloridas onde acontecem muitas apresentações culturais. As crianças adoram, pois são muitos shows e teatros;
  • Exposição de Renas reais que vivem no Parque Knorr;
  • Parada de Natal;
  • Festa dos Pinheiros- Tannesnbaum Fest;
  • Árvore cantante na Rua Coberta;
  • Apresentações de natal na Rua Coberta;
  • E os espetáculos que constituem o clímax do Natal Luz que são: Grande Desfile de Natal, Nativitaten – A História emocionante de Maria, Natal pelo Mundo, Natal Mágico, entre outros.

Para todos esses espetáculos é indicado adquirir com antecedência o seu ingresso, pois todos são muito concorridos.

Festival de Cinema de Gramado

Este Festival marca a história do cinema brasileiro há décadas. A festa acontece todos os anos, sempre no mês de agosto, no Palácio dos Festivais, situado no Centro de Gramado. Se você curte cinema, cultura e teatro, vai amar o Festival. Os ingressos devem ser comprados com antecedência. De preferência pela internet para garantir o lugar e evitar filas.

Festa da Colônia

Entre os meses de abril e maio, no ExpoGramado, acontece a maior festa de imigrantes da região. A Festa da Colônia homenageia os primeiros povos que chegaram pela região em meados do século 19. É um encontro de povos e tradições que vale muito a pena ver de perto.

São ressaltadas as tradições deixadas pelos imigrantes alemães, italianos e portugueses que trabalharam na construção de Gramado. Juntos lutaram, plantaram e colheram e agora celebram o resultado. Comemoram a vitória conquistada.

A festa conta com diversos acontecimentos como danças peças de teatro e músicas típicas.  Apreciação da gastronomia de alemães, portugueses e italianos. Desfiles de carros alegóricos e exposição de produtos do artesanato local.

Festival de Cultura Gastronômica de Gramado

Para quem gosta de gastronomia, o Festival de Cultura Gastronômica será um atrativo e tanto. A intenção é ressalta a arte de cozinhar, colocando em foco a boa cozinha típica de Gramado. O Festival acontece todos os anos, sempre no mês de outubro. O evento conta ainda com oficinas, concursos e workshops, todos criados e organizados pelas vinícolas da região e cervejarias locais.

A festa é realizada na Rua Coberta e em restaurantes de Gramado. São 10 dias de festival com destaque para ‘Os Festins’ –  que são jantares sofisticados feitos pelos chefs famosos. Ainda serão realizadas atividades como: Tour Gastronômico e Maratona de Garçons, Concurso de Melhor Chef e muito mais.

Gramado in Concert

Anualmente, sempre no mês de fevereiro, acontece o Gramado In Concert. Em 2015 aconteceu a primeira edição da festa, que reuniu boa música e apresentações para todos os gostos. A ideia do Festival é juntar a beleza dos recantos de Gramado às melodias. As muitas atrações que se apresentam aqui contam com orquestras e bandas sinfônicas, além de shows de solistas. As apresentações acontecem em vários locais da cidade, unindo beleza natural e música

Gramado Aleluia

Além do Natal, que já é conhecido de todos, a Semana Santa em Gramado também ganha uma festividade diferenciada. O Gramado Aleluia é um evento que acontece junto ao Chocofest – Festival de Chocolate. Aqui estão incluídos os acontecimentos da paixão e morte de Jesus Cristo. Na ocasião, são apresentados corais e a famosa parada de Páscoa, com orquestras de violões. Também fazem parte do evento as bênçãos, Procissão de Ramos, Procissão dos Passos e o Espetáculo Redentor. Para não perder nada é preciso organizar a sua programação, pois as atividades acontecem em diferentes locais da cidade. Vale muito a pena ver, pois é de emocionar!

Um pouco além de Gramado e Canela

Estando em Gramado e Canela por mais tempo, dá também para aproveitar algumas atrações que existem em cidades vizinhas. O acesso a estas é bem simples e dá para fazer a partir de ônibus de rodoviária ou de lotações que saem do centro das cidades, onde se encontram agências de passeios turísticos.

Bento Gonçalves é um exemplo. A cidade que também pertence à região da Serra Gaúcha fica bem próxima de Gramado e o acesso é bastante fácil. É um bom lugar para apreciar um bom vinho e relaxar. Aproveite a oportunidade e faça uma visita ao Vale dos Vinhedos, onde é produzido a maior parte dos vinhos brasileiros.

Em Bento estão as mais belas vinícolas da região, onde você poderá ver de pertinho todo o processo de produção da bebida. Outro ponto legal daqui é o passeio de Maria Fumaça, que vai até Carlos Barbosa, mas exige alguns dias a mais na região.

Visite também o Templo Budista de Três Coroas, município a 20 quilômetros de Gramado. A região é zen e belíssima. É possível conhecer o templo e o grupo budista que vive no Brasil e administra o centro. É uma viagem curtinha ao oriente para relaxar e meditar.

Há ainda Nova Petrópolis, conhecida como ‘Jardim da Serra’, com seus belos jardins no centro, parques com agradáveis cenários e vários restaurantes com o melhor da culinária local.

jardim-praca-republica-em-nova-petropolis (1)

Gramado e Canela – Quando visitar

Gramado e Canela são cidades que têm atrações durante o ano inteiro como você pode perceber até agora. Dá para optar pelo período que mais agradar e tiver os acontecimentos que você não dispensa ver. Os pontos turísticos também estão sempre em funcionamento, mas em algumas épocas a umidade do ar pode atrapalhar os passeios. Programar o período certo sempre será a melhor saída.

De dezembro até março é o verão, onde você encontra uma temperatura mediana e faz um pouco mais de calor durante o dia. Nesse período acontece o Natal Luz. É também quando as escolas estão de férias e o movimento cresce automaticamente. Consequentemente, é também a época em que os valores para Gramado e Canela estão mais em alta. Para quem não quer encontrar a cidade cheia deve evitar estes meses.

De março até junho os dias intercalam-se entre quentes e frios, com temperaturas que variam de 5 a 25 graus. É um bom período para vir até as duas cidades. Junho e julho o movimento volta a crescer, é quando acontece o Festival de Cinema e outros nas duas cidades. Por ser inverno, o movimento aumenta e a temperatura cai bastante. De setembro até dezembro é o período de desabrochamento das hortênsias, muito populares em toda essa região. É um atrativo a parte para quem está em Gramado e Canela.

Onde ficar

Gramado e Canela são cidades turísticas com ótima infraestrutura hoteleira. Problemas de hospedagem com certeza você não terá. Contudo, leve em consideração alguns pontos, como por exemplo, a localização mais central que irá favorecer suas idas e vindas.

Hospedando-se no Centro de Gramado você terá melhor acesso a diversos passeios. O comércio e as lojas ficam por ali mesmo e não haverá problemas de transporte. Estando no Centro ou próximo dele fica fácil ir aonde quiser.

É claro que os valores também devem ser considerados e, naturalmente, na parte mais central eles são maiores. Uma dica: reserve com bastante antecedência para ter aquele super desconto!

Entre Gramado e Canela é melhor ficar em Canela, se quiser economizar um pouco mais. Canela em diárias mais baratas e os hotéis e pousadas são bons. Como as cidades são bem próximas, não haverá problemas de transporte.

Gramado e Canela são cidades charmosas que estão preparadas para te receber com todo carinho. O que achou do Guia? Faltou alguma coisa que você gosta muito nas cidades? Conta pra gente!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 20 de janeiro de 2016


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.