5 Motivos para colocar Arraial do Cabo na sua Lista de Destinos

Avalie este artigo

Arraial do Cabo é um lugar paradisíaco, repleto de atrações, praias sensacionais e muita história.

A gente não precisa mais que dois motivos para visitar uma praia, mas para te convencer de colocar Arraial do Cabo como próximo destino, selecionamos 5 motivos especiais. Saiba quais são.

1. Praias dos sonhos

As praias de Arraial do Cabo são, sem dúvida, o motivo número 1 de você visitar a região. Tem praia para todos os gostos, estilos e desejos, desde as caribenhas às perfeitas para esportes náuticos.

A Praia da Ilha do Farol é considerada uma das mais lindas do Brasil. E é só olhar uma foto para saber o motivo: águas calmas e cristalinas emolduradas por paredões rochosos com vegetação e uma vida marinha incrível. Para chegar lá? Só de barco. Por isso o local é considerado um reduto ambiental. Casais apaixonados adoram a Praia da Ilha, pela privacidade e beleza.

imagem-ilha-do-farol-arraial-do-cabo-rj

Já a Praia do Forno, ah… esta é sensacional! Seu acesso se dá por trilha ou barco e fica em uma enseada. Então, já sabe: águas tranquilas, cristalinas e morninhas te esperam para banhos relaxantes em meio a corais e muitos peixinhos coloridos.

imagem-praia-do-forno-arraial-do-cabo-rj

Os surfistas e amantes de ondas fortes vão para Praia Brava, que o nome já indica tudo: mar agitado e muitas manobras.

A Prainha também merece destaque. Esta é adorada por quem gosta de curtir a praia com praticidade, pois há muitos quiosques na orla, que oferecem cadeiras, espreguiçadeiras e também aqueles petiscos saborosos.

prainha-arraial-do-cabo-rj

2. História

Arraial do Cabo tem muita história para contar em seus casarões, monumentos e também nas praias.

A Igreja Nossa Senhora dos Remédios foi construída em 1506, sendo uma das mais antigas do país. Há indícios de que ela abrigou a primeira missa celebrada em local fechado no Brasil. A singela igrejinha fica na Praia dos Anjos, que em 1503 recebeu a expedição liderada por Américo Vespúcio e foi o primeiro núcleo populacional da cidade. Hoje, há um marco deste fato, bem próximo a Marina, onde ficam ancoradas as embarcações e saem os passeios pela região.

barcos-praia-dos-anjos-arraial-do-cabo-rj (1)

Às sombras da Igreja está a Casa da Poesia, lugar onde viveu poeta cabista Vitorino Carriço. A casinha simples, antiga, cercada de plantas, forma um espaço privilegiado de cultura e memória em Arraial do Cabo, abrigando vários livros, folhetos, folhetins, quadros, poemas, tudo para quem gosta de apreciar literatura. Junto há uma agradável lanchonete, para tomar um café enquanto recita estrofes, rimas e versos.

Antes mesmo de Américo Vespúcio chegar, Arraial do Cabo já era movimentada. É isto que indicam os sete sítios arqueológicos que preservam as evidências de atividades humanas a milhões de anos atrás na região. Muitos objetos encontrados em Arraial estão expostos no Museu Nacional da Quinta da Boa Vista, no Rio de Janeiro. Mas, os sítios permanecem abertos a visitação.

Então, para quem gosta de pré-história, conhecer os Sambaquis (montes formados por restos orgânicos, esqueletos e artefatos que fossilizaram pela ação do tempo) é um passeio e tanto. Eles estão na Ilha do Farol, na Gruta da Pedra e na Restinga de Massambaba. Para visitar, procure um guia especializado e que seja autorizado pelo órgão de turismo local.

3. Mergulho

As águas cristalinas de Arraial do Cabo permitem uma visibilidade incrível da vida subaquática e, por isto, premiou a cidade com o título de “Capital do Mergulho”. Sendo assim, esta prática é obrigatória para quem visita a região, seja por snorkel ou cilindro.

Conhecida como o “Caribe Carioca”, Arraial abriga mais de 30 pontos ideias à prática, sendo considerada um dos melhores locais de mergulho do Brasil, junto a Fernando de Noronha e Abrolhos.

chegando-passeio-de-barco-arraial-do-cabo-rj (1)

As embarcações com os mergulhadores saem da Praia dos Anjos e, em geral, o trajeto até os pontos demoram 30 minutos. Os praticantes de primeira viagem podem fazer o batismo, que é o mergulho acompanhado de um instrutor, com maior segurança. Já os que possuem experiência podem se lançar sozinhos por um destes locais, considerados os Top 10:

1. Dona Paula
2. Gruta Azul e Thetis
3. Harlingen
4. Gruta da Camarinha
5. Maramutá e Pedra Vermelha
6. Anequim
7. Ponta Leste
8. Cardeiro e Ilha dos Porcos (por dentro e por fora)
9. Ponta da Jararaca (Teixeirinha)
10. Saco do Cherne

Os dois primeiros pontos de mergulho são próximos a naufrágios, que deixam o fundo do mar ainda mais incrível. A fragata Dona Paula naufragou em 1827, na Ilha dos Franceses – Praia Grande e está a 25 metros de profundidade. É possível ver seus canhões e âncora. Já Thetis é o navio que afundou em 1830, com uma carga de ouro, prata e joias avaliada em US$ 810.000,00. Ele está a 25 metros de profundidade e 80% da sua carga valiosa foi recuperada, mas há 20% no local a espera de algum aventureiro que esteja apto para a caça ao tesouro.

Quem não quer mergulhar de cilindro, pode se divertir nas praias com snorkel, pois pelas águas transparentes, em poucos minutos flutuando já é possível ver muitos peixinhos coloridos. Para os sortudos, tartarugas, cavalos-marinhos, lulas, lagostas, arraias e golfinhos nadam bem pertinho.

familia-praia-do-pontal-do-atalaia-arraial-do-cabo-rj

4. Passeios de barco

Por toda beleza da região, os passeios de barco pelo mar de Arraial do Cabo são muito procurados. Diariamente, muitas embarcações saem da Marina da Praia dos Anjos e seguem rumo à Gruta Azul, ao Pontal do Atalaia, à Praia da Ilha do Farol até chegar à Praia do Forno. O percurso do passeio dura cerca de 4 horas e pode vir acompanhado de almoço, lanche, muita música e caipirinha à vontade (tudo depende do estilo de passeio e embarcação contratada).

barco-passeio-de-barco-arraial-do-cabo-rj

5. Por do sol

Apreciar o por do sol em Arraial do Cabo é inesquecível. No final da tarde siga para o Pontal do Atalaia, onde as enseadas separadas por rochas com 180 metros de altura formam um ângulo perfeito para assistir o fim de mais um dia. Do mirante do Pontal ainda é possível ver muitas praias, ilhas, a restinga de Massambaba e a Lagoa de Araruama, um espetáculo para encerrar bem o passeio pela cidade.

 

Arraial pode ser pequena em extensão, mas suas belezas naturais são grandiosas e merecem estar na sua lista de destinos dos sonhos. Portanto, anota aí: Arraial do Cabo – Região dos Lagos a 168 quilômetros da capital Rio de Janeiro.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 30 de julho de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.