10 CIDADES do Brasil para você VISITAR A PÉ

Gosta de caminhar, apreciar os lugares, paisagens e parar onde quiser e quando quiser? Então confira nossa lista das 10 cidades do Brasil para você visitar a pé sossegado!

As Cidades MAIS CHARMOSAS do Brasil que parecem a Europa

Viajar de carro é preferência de muitos turistas pela liberdade de deslocamento. Com o próprio veículo, não é preciso depender de horários certos para passeios, ônibus ou para fazer o que quiser. São benefícios claros, mas também há desvantagens. Dificuldade de estacionamento, preços de combustível ou mesmo a impossibilidade de beber uma cervejinha antes de pegar estrada – por exemplo. Então, também é natural encontrar tanta gente que prefere não dirigir nas viagens de férias.

Caminhar faz com que o visitante possa ver a cidade realmente como ela é, observar melhor as construções, a paisagem, poder parar quando e onde quiser sem problemas. E também é um momento de relaxar e aproveitar a viagem!

Para você que gosta de curtir a cidade caminhando, conheça 10 cidades do Brasil para você visitar a pé e deixar o carro em casa sem preocupação.

1. Gramado

A capital informal da Serra Gaúcha é uma bela pedida para visitar sem carro. A partir de Porto Alegre são menos de duas horas de ônibus até a cidade, e há opções saindo direto do aeroporto.

Com muita natureza ao redor e influência das colônias alemã e italiana, Gramado é dos mais charmosos que há – as casinhas de arquitetura europeia medieval ditam o tom por lá.

Confira o Guia Completo de Gramado e Canela

A visita pode começar pelo Lago Negro, cartão postal da cidade, tirando muitas fotos de toda sua beleza. Em seguida, dá para caminhar até o interessantíssimo Mini Mundo, com a réplica miniatura de uma cidade.

Seguindo pela principal rua da cidade, a Avenida Borges de Medeiros, chega-se até a Praça das Etnias, com a Padaria Alemã, a Casa Portuguesa e o Memorial da Casa Italiana, entre outros atrativos culturais. Mais a frente, a Igreja Matriz São Pedro Apóstolo tem uma imponência incrível. A Fonte do Amor Eterno é um romance só para casais, logo atrás da igreja, enquanto o Palácio dos Festivais é centro de eventos como o festival de cinema local. Para fechar, a Rua Coberta e a Praça Major Nicoletti também são pontos imperdíveis de Gramado, e tudo pertinho.

Foto centro de Gramado, RS.

Curtir o centro de Gramado caminhando é um programa delicioso na charmosa cidade da Serra Gaúcha.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

2. Holambra

Cidade de colonização holandesa no interior de São Paulo, Holambra é conhecida pela produção de flores, especialmente rosas e tulipas – assim como o país europeu.

Fica a cerca de duas horas de São Paulo, com ônibus direto para lá, passando por Campinas. E o passeio pelo centrinho faz lembrar as cidades da Holanda, com casinhas coloridas, muitos canteiros, cataventos e bicicletas.

Expoflora: flores e muita diversão na feira tradicional de Holambra

O Garden Center é um grande mercado de flores e principal ponto turístico local. O Memorial do Imigrante não fica longe, e é cenário de fotos. Em seguida, a Rua Dória Vasconcelos é a mais famosa por lá, com muitos restaurantes e docerias holandesas, além de um moinho decorativo. Depois, o Moinho Povos Unidos e o Porto do Moinho são atrações interessantes, com sua réplica fiel das construções típicas da Holanda.

O Recinto Expoflora fica ao lado e recebe a popular feira em setembro. Por fim, o Lago Vitória Régia é belíssimo e muito agradável para uma voltinha ao seu redor.

3. Ouro Preto

A principal cidade do interior de Minas Gerais é Ouro Preto. Ela tem como destaque as ladeiras e igrejas luxuosas, além dos casarões que remetem ao seu passado glorioso. E tudo pode ser feito sem carro, até pelo padrão das ruas – de pedra e com muitas subidas e descidas.

Roteiro de 3 dias por Ouro Preto e Mariana

Dá para começar pela Igreja de São Francisco de Assis, um clássico do rococó mineiro com obras de Aleijadinho. Depois, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário é uma das mais famosas expressões do período colonial em Ouro Preto. A Basílica de Nossa Senhora do Pilar é uma das mais luxuosas, e em seu interior fica o Museu de Arte Sacra.

Ainda dá pra conhecer a Praça Tiradentes, com uma estátua enorme do inconfidente que é cartão-postal e o Museu da Inconfidência, que merece uma visita.

4. Curitiba

Primeira capital da lista, há uma razão para Curitiba ser uma cidade de padrões enormes em comparação às outras e poder ser conhecida a pé – ou de transporte público.

Símbolo de qualidade de vida e de planejamento urbano, é fácil se deslocar por lá. Os maiores cartões-postais podem ser conhecidos de maneira simples, mesmo que seja exigido pegar um ônibus: é tudo muito organizado na cidade.

Roteiro de 3, 5 e 7 dias por Curitiba

O Jardim Botânico tem em sua estrutura metálica um atrativo além das espécies de plantas incríveis que abriga. O Parque Tanguá, um dos muitos que emoldura a capital paranaense e recebe moradores para lazer e relaxamento, não é longe dali. Ainda há exemplos como o Parque Barigui e o Bosque Alemão, entre tantos outros.

O Museu Oscar Niemeyer fica pertinho do Bosque do Papa, e o Teatro Ópera de Arame também são imperdíveis. Ainda vale conhecer o bairro de Santa Felicidade, reduto gastronômico de influência italiana.

Foto Jardim Botânico de Curitiba, PR.

O belo Jardim Botânico é cartão-postal de Curitiba, PR.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

5. Penedo

Com colonização de origem finlandesa, dá para imaginar como Penedo é charmosa. Conhecida pela decoração de Natal e pelas atrações que remetem ao país europeu, à Lapônia e a Papai Noel, a cidadezinha do interior do Rio de Janeiro é ideal para conhecer sem carro.

Conheça mais sobre Penedo: a Finlândia no Brasil

A arquitetura de inspiração enxaimel é belíssima e simpática e gastronomia típica faz com que haja inúmeros restaurantes bons por lá. O Shopping Pequena Finlândia é ponto turístico e abriga a Casa do Papai Noel, imperdível para todos, mas principalmente para quem está com crianças.

O Museu Finlandês Dona Eva é outra boa pedida ao exibir objetos escandinavos trazidos pelos imigrantes no começo do século 20. Ele fica no Clube Finlândia, que ainda oferece um baile tradicional nos moldes do país no primeiro sábado do mês.

Ainda visite as fábricas de chocolate locais e contrate passeios para a natureza incrível da região, com direito a trilhas e cachoeiras.

Você está conferindo 10 CIDADES do Brasil para você VISITAR A PÉ. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide a família!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6. Goiás Velho

Patrimônio Histórico da Humanidade pela Unesco por conta de sua arquitetura barroca e atrativos culturais, o município de Goiás (conhecido como Goiás Velho) lembra até o interior de Minas em muitas ocasiões. E há muita natureza ao redor para aproveitar também.

Confira dicas para passear um dia no Centro Histórico de Goiás

O maior cartão-postal é a Casa de Cora Coralina, onde viveu e morreu a poetisa, conhecida como Casa Velha da Ponte. E o Centro Histórico fica pertinho, perfeito para passear durante o dia.

O Museu de Arte Sacra fica na antiga Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte, por exemplo, e merece a visita. O Museu das Bandeiras funcionava como cadeia no passado. O Chafariz de Cauda é bonito e ponto de fotos. E não se esqueça de conhecer as muitas lojinhas de artesanato, restaurantes e sorveterias locais.

Para aproveitar o rico ecossistema da região, dá para contratar passeios até a Cachoeira das Andorinhas e pela Serra Dourada.

7. São Luís

Depois de Curitiba, a outra capital da lista é São Luís do Maranhão. E é outra que tem na arquitetura colonial seu maior destaque, com incontáveis casarões e sobrados de origem portuguesa que são um verdadeiro mergulho no passado – o Centro Histórico fica no bairro de Praia Grande.

Veja dicas para curtir o Centro Histórico de São Luís

Por lá, são muitos museus, centros culturais e restaurantes abrigados nos prédios antigos, alguns ainda bem conservados. A Casa do Maranhão, por exemplo, é um museu folclórico voltado para a tradição do bumba-meu-boi. A Casa de Nhozinho é voltado para a arte da importante figura maranhense que fazia brinquedos também folclóricos. Há ainda o Museu Histórico e Artístico e o Museu de Artes Visuais, além do Convento das Mercês.

Atravessando a ponte, dá para mudar de visual e clima com a parte nova da cidade, toda moderna com shoppings e bares ao redor da linda Lagoa da Jansen.

Foto centro histórico de São Luís, MA.

O charme do Centro Histórico de São Luís é melhor visitado a pé com total tranquilidade.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

8. Tiradentes

A mais charmosa cidade do interior de Minas Gerais, uma das grandes expoentes do Ciclo do Ouro, não poderia ficar de fora da lista.

Tiradentes guarda muito ainda do passado colonial e é daquelas viagens para jamais esquecer.

Roteiro de 3 dias por Tiradentes e São João Del Rei

O Centro Histórico costuma ser percorrido a pé ou em uma das simpáticas charretes locais, que saem do Largo das Forras, favoritas da criançada. O Chafariz de São José é o principal dos muitos que há por lá, belo e imponente com três fontes e esculturas de terracota.

O Museu Padre Toledo fica onde morava um dos líderes da Inconfidência, e onde eles se reuniam. As igrejas também são cartões-postais, principalmente a Matriz de Santo Antônio, com obras do período barroco rococó e peças de Aleijadinho.

Vale ainda conhecer a Igreja de Nossa Senhora das Mercês dos Pretos e de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos. A culinária mineira também é fortíssima por lá, e não faltam opções para se deliciar.

9. Paraty

Uma das mais charmosas cidades do estado do Rio de Janeiro, Paraty encanta ao misturar história, cultura e natureza na proporção exata.

Localizada a cerca de três horas e meia da capital, é fácil encontrar ônibus para lá direto da Rodoviária, em diversos horários. Ao chegar, o centrinho tem tudo o que é preciso para visitar.

8 Atrações imperdíveis de Paraty e arredores

Suas ruas de pedra e casarões coloniais lembram os tempos do Ciclo do Ouro, e só passear por ali já vale a visita. Igrejas também dão as caras, principalmente a Matriz de Nossa Senhora dos Remédios, na praça principal de lá, e a bela Igreja de Santa Rita.

O centro é Patrimônio Histórico Nacional e ainda reserva muitas lojinhas para lembranças, bares e restaurantes. Para conhecer as inúmeras e exuberantes praias e ilhas da região, é possível contratar passeios nas agências de turismo encontradas aos montes ali.

Foto ruela Centro Histórico de Paraty, RJ.

As ruelas charmosas do Centro Histórico de Paraty encantam a todos os visitantes.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

10. Blumenau

Conhecida como principal cidade de colônia alemã em Santa Catarina e, por isso mesmo, pela badalada festa da cerveja Oktoberfest, Blumenau tem um charme encantador que lembra as pequenas cidades da Europa.

Esse pedacinho de Alemanha no Brasil revela arquitetura medieval, pratos típicos e cervejarias.

Veja também a Osterdorf e a Osterfest: a Páscoa em Santa Catarina

A rua XV de Novembro é a principal, e caminhando por ela dá para capturar o clima local nos prédios em estilo enxaimel. A Ponte da Estrada de Ferro é cartão-postal por lá.

O Teatro Carlos Gomes, a Prefeitura e a Catedral de São Paulo Apóstolo são edifícios bonitos e importantes para conhecer. O Museu da Cerveja, naturalmente, não pode ficar fora do roteiro. As muitas cervejarias artesanais também são atrações, como a Eisenbahn e a Bierland, entre outras.

***
Gostou da nossa lista das melhores cidades para curtir a pé no Brasil? Conhece outra? Deixe a indicação aí nos comentários!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 01 de novembro de 2018


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.