Penedo

Nesta página, você vai encontrar:

Veja também:

O distrito de Penedo nasceu com a imigração finlandesa que chegou à cidade em 1929. Desde então, Penedo, no Rio de Janeiro se tornou um pedaço da Finlândia, com inúmeras influências da cultura na decoração dos hotéis, nas casinhas coloridas, aconchegantes e de estilo colonial dispostas ao centro e também nos pratos típicos servidos nos restaurantes. Basta pisar na cidade para acreditar estar em um outro universo. Mais alguns passos pelo charmoso centrinho evidenciam ainda mais essa sensação.

Para os turistas que realmente querem mergulhar nessa tradição, vale um tour pelos principais atrativos. Conheça o Museu de Eva Hilden que resguarda todo o acervo dos imigrantes com trajes tradicionais, fotografias antigas e objetos diversos. Prossiga em uma volta ao centro e admire as casinhas e os parques. Conheça o parque temático na Pequena Finlândia e visite a casa do Papai Noel, disponível para conversação e fotos, a Casa de Brinquedos e os Correios, onde chegam as correspondências das crianças e pedidos de presentes. Fique para o baile finlandês mensal, no primeiro sábado do mês, com apresentações de danças folclóricas e degustação de quitutes. Para completar a imersão só mesmo a vivência gastronômica com pratos nórdicos e alemães nos restaurantes tradicionais e sofisticados da cidade.

Roteiros alternativos, em meio à natureza ficam por conta dos mergulhos nas cachoeiras cristalinas, trilhas em meio à mata, pinheiros e quaresmeiras, passeio de cavalos ou quadriciclos e visita à serrinha do Alambari, caminho para Visconde do Mauá. Vale a pena conhecer também os criadouros de trutas, peixe tradicional da região, que são comercializados em embalagens. Os consumidores podem optar por pescar suas próprias trutas e prepará-las em casa. Se preferir, basta se dirigir a qualquer restaurante especializado em pescado e saborear as iguarias preparadas por chefes de cozinha. Para completar o circuito gastronômico, a dica é conhecer as fábricas e lojinhas de chocolate que vendem o doce caseiro de formas e sabores diferentes, além dos sorvetes artesanais.

Penedo é também destino certo dos românticos. O frio que se intensifica no inverno é um convite para hospedagens aconchegantes em pousadas que oferecem serviços de quarto, lareira, vista panorâmica, redes, saunas, hidromassagem e restaurantes que servem pratos gourmets como fondues, sopas e outras delícias.

Avalie esta página
.

O que fazer em Penedo

⇑ Voltar ao topo
.

Compras em Penedo

⇑ Voltar ao topo
.

Quando ir à Penedo

⇑ Voltar ao topo
.

Como Chegar em Penedo

⇑ Voltar ao topo
.

Informações Úteis de Penedo

⇑ Voltar ao topo
Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!