Um dia no Centro Histórico de Goiás Velho

Avalie este artigo

Goiás, conhecida como Cidade de Goiás ou Goiás Velho, não é apenas o Estado. É também uma cidade, a 142 quilômetros de Goiânia.

A cidade de Goiás foi um dos grandes pontos para os bandeirantes que vinham de São Paulo e também uma região importante para a ocupação do Brasil Central, entre os séculos 18 e 19. Devido esses e outros momentos importantes, Goiás foi a primeira capital do estado do Goiás e seu Centro Histórico de Goiás se formou repleto de atrativos importantes. Guarda uma série de relíquias, além de uma bela arquitetura nos casarios coloniais, que foi tombado como Patrimônio Cultural Mundial pelo Iphan em 2001.

O saber se aprende com os mestres. A sabedoria, só com o corriqueiro da vida“. Esta frase é a da filha ilustre de Goiás, Cora Coralina, pseudônimo de Anna Lins dos Guimarães Peixoto Bretas, a famosa poetisa e contista brasileira.

Com muitos atrativos, vale a pena tirar um dia para percorrer as ruelas charmosas e conhecer mais do passado de Goiás e também do Brasil.

Um dia em Goiás

Em um dia de passeio você conhece bem o Centro Histórico de Goiás, que possui atrações lindas, a seguir.

Casa de Cora Coralina

Cora Coralina foi uma das poetisas e contistas de maior reconhecimento do Brasil. Ela passou a sua vida inteira aqui em Goiás, na pequena casa que hoje é um lindo museu. As visitas ao lugar são guiadas onde você conhece todos os cômodos da residência, que ainda guardam objetos originais da antiga e nobre proprietária. Até mesmo os vestidos que Cora deixou pendurados na parede, permanecem lá. Uma visita linda e cheia de momentos agradáveis. Vale a pena tirar uma horinha para fazer esse percurso. Você pode começar ou terminar o seu roteiro pelo centro histórico aqui.

Doceiras de Goiás

Apesar de um talento incrível para a literatura, Cora Coralina dedicou parte de sua vida à fabricação de doces caseiros. Algumas receitas inventadas pela poetisa permaneceram e são reproduzidas hoje por doceiras locais. Vale a pena dar uma parada nas barraquinhas das doceiras e experimentar o famoso Pastelinho – um pastel de massa assada no forno e com recheio de doce de leite -, a rosa de coco e de laranja, entre tantos outros doces. As doceiras também estão espalhadas por todo o Centro Histórico de Goiás, sendo parada obrigatória em seu roteiro.

Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte

Você pode também começar o seu passeio por essa graciosa igreja de arquitetura barroca, que foi construída em 1779. A Igreja de Nossa Senhora da Boa Morte possui um acervo incrível desse estilo, sendo inclusive, o principal patrimônio do Estado para tal. Em 1921, um incêndio destruiu boa parte da igreja, mas aos poucos o local foi reestruturado. Hoje funciona o Museu de Arte Sacra da Boa Morte, onde você pode ter acesso a lindas peças que fazem parte da história do Brasil.

A Procissão do Fogaréu, que acontece toda Quarta-Feira Santa, parte justamente desse ponto. Se a sua viagem estiver programada para tal época, não deixe de conferir.

Praça Brasil Caiado

Atravessando o Rio Vermelho, você pode subir uma ladeira que lhe levará até a Praça Brasil Caiado. Aqui são preservados grandes monumentos históricos de Goiás. O Quartel do 20 é um desses. Dê uma parada para observar a linda vista no Chafariz da Boa Morte ou Chafariz de Cauda, como também é conhecido.

Museu das Bandeiras

Seguindo um pouco acima da Praça Brasil Caiado, você encontrará o Museu das Bandeiras. A primeira ocupação dessa casa foi para a cadeia da cidade e também para a Câmara de Goiás. O prédio existe desde 1766, mas foi em 1949 que reformaram toda a estrutura do local, transformando-a em um museu incrível. É também um patrimônio histórico do Iphan, tombado em 1951. Você encontra diversos documentos importantes e que contam a história de Goiás, assim como objetos valiosos da arte sacra local, armas, vestuários, itens domésticos e muito mais. Ao todo, o Museu das Bandeiras reúne um acervo de 573 peças.

Estes destaques são apenas alguns pontos de parada obrigatória em Goiás. Um passeio histórico e cultural de final de semana que vale muito a pena!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Thaisy Sluszz 08 de maio de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.