Roteiro de 3 dias em SÃO JOÃO DEL REI e TIRADENTES (MG)

A dupla mineira São João Del Rei e Tiradentes foram um destino espetacular para finais de semana prolongados. Confira nosso roteiro e programe sua viagem!

Roteiro de 3, 5 e 7 dias pelas Cidades Históricas de Minas Gerais

O charme do interior de Minas Gerais atrai turistas o ano inteiro. Entre suas muitas cidades que mergulham de volta no tempo rumo ao Ciclo do Ouro e ao Brasil Colônia, existem algumas que podem ser visitadas mesmo em poucos dias, como apenas um final de semana. São João Del Rei e Tiradentes, vizinhas próximas, estão entre elas: o acesso é rápido e fácil e dá para conhecer de sexta a domingo e ter uma experiência incrível apreciando o presente e o passado da região.

São João Del Rei, com seus 90 mil habitantes, é uma cidade maior e mais movimentada, com uma cara de centro urbano e não tanto de interiorzão bucólico como a vizinha. Tiradentes é bem menor, com 7 mil moradores, mas possui melhor infraestrutura de hospedagem por ser muito turística e receber visitantes em todas as épocas. Para facilitar, ficando em apenas um hotel ou pousada e pelo deslocamento entre uma e outra ser tão fácil e rápido, nosso roteiro usa a mais popular Tiradentes como base.

Mas o que torna a região tão incrível?

São João Del Rei, por exemplo, ainda respira tradições do passado colonial, e por isso é tão charmosa.

Foto Igreja Nossa Senhora do Carmo, em São João Del Rei, Minas Gerais.

São João Del Rei é uma cidade repleta de história e muitas construções belíssimas, como a Igreja Nossa Senhora do Carmo, em Minas Gerais.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Os sinos que badalam diariamente, sem falta, para anunciar as missas, são inconfundíveis. E, naturalmente, as igrejas são pontos turísticos importantes, com sua imponência e luxo. Os casarões e solares cheios de história são atrações por si só. E como não poderia deixar de ser no interior mineiro, a culinária é de dar água na boca e se torna uma experiência imperdível – variar os bares e restaurantes para conhecer o máximo possível é parte integrante da viagem.

Conheça agora São João Del Rei em imagens 360 graus!

Tiradentes tem um charme tão grande quanto, e talvez ampliado por ser uma cidade pequena, com aquele clima de vila do interior. Para muitos, aliás, é a cidade mais charmosa e aconchegante da Rota do Ouro mineira. Tudo parece remeter ao Século 18 e aos tempos do auge do barroco na região.

Fotos casas coloniais Tiradentes, MG.

As ruas tranquilas e as casas em estilo colonial formam o clima de Tiradentes, interior de Minas Gerais.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Passear de charrete para conhecer os arredores e ver seus famosos chafarizes é um exemplo de passeio local que parece voltar ao passado. Ateliês de arte se espalham pelas ruas, e nas igrejas é possível encontrar obras de Aleijadinho e Mestre Athayde. Eventos culturais são realizados ao longo do ano, e a gastronomia não fica devendo em nada.

Confira um Dicas para um Final de Semana em Tiradentes

Então confira nosso roteiro de três dias para conhecer todo o charme do interior mineiro, do barroco católico e do Ciclo do Ouro em São João Del Rei e Tiradentes.

Roteiro de 3 dias por São João Del Rei e Tiradentes

Dia 1 – Sexta-feira

Há uma razão pela qual Tiradentes é considerada a mais charmosa das cidades históricas de Minas Gerais. O mergulho ao passado se aprofunda ao percorrer de charrete o centrinho, parando nas principais atrações. E esse é o programa ideal para quem chega lá na sexta-feira já conhecer o que for possível e se ambientar na cidadezinha de interior tão rústica, aconchegante e colonial.

Conheça Tiradentes em imagens 360 graus clicando aqui!

O passeio contempla pontos turísticos como o Chafariz de São José, o principal dos muitos que há por lá e considerado o mais bonito do interior mineiro, com três fontes e imagens de santos em terracota; e o Museu Padre Toledo, casarão que pertenceu a esse líder da Inconfidência e sediou a primeira reunião dos inconfidentes, além de ter obras de Mestre Athayde.

Na parte religiosa, não dá para deixar passar as principais igrejas de Tiradentes. A Matriz de Santo Antônio é a mais famosa e bela, cheia de detalhes e pinturas em rococó e com fachada projetada por Aleijadinho. Nas noites de sexta, sábado e domingo há um espetáculo narrando a história da construção com luzes, e às sextas há ainda o Concerto ao Órgão, com um instrumento datado de 1788. Tudo começa a partir de 19h30, então não perca a hora! Antes, tente visitar as igrejas de Nossa Senhora das Mercês dos Pretos Crioulos, capela de pinturas charmosíssimas, e a de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, com incríveis imagens de santos negros nos altares.

Foto Igreja Matriz de Santo Antônio, Tiradentes, MG.

A Igreja Matriz de Santo Antônio abriga em seu interior uma se não a mais bela obra barroca. É patrimônio histórico tombado e, com certeza, visita obrigatória em Tiradentes, MG.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para fechar a noite após o show na Matriz, nada melhor que começar a conhecer a culinária maravilhosa da região. São muitos restaurantes de renome por lá, todos com opções deliciosas de comida mineira. Para a sobremesa, a casa do Chico Doceiro é o destaque.

Dia 2 – Sábado

O sábado é destinado a embarcar de vez no passado e pegar a Maria Fumaça charmosíssima rumo a São João Del Rei. A locomotiva a vapor data do começo do século 20 e leva cerca de meia hora para percorrer os 12 km de Tiradentes até lá.

Passeio de Maria Fumaça até São João Del Rei

Durante o caminho, o cenário da Serra de São José e do Rio das Mortes é lindo – o ideal é sentar nas janelas da esquerda para aproveitar melhor o visual.

Vale lembrar que o trem só funciona de sexta a domingo. Ele custa R$ 60,00 um trecho ou R$ 70,00 para fazer ida e volta, como é o caso aqui, e é bom procurar comprar com antecedência por ser um passeio muito concorrido, basta procurar na bilheteria da estação ferroviária ou nas agências de viagem locais (que cobram mais caro, então programe-se).

Foto vagão do trem do passeio de trem São João Del Rei e Tiradentes.

O vagão charmoso abriga os passageiros no passeio de trem de Tiradentes até São João Del Rei. Passeio imperdível!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para passar o dia em São João, é bom pegar o primeiro trem, às 11h da manhã. O último horário de saída de volta para Tiradentes é às 15h30, mas o período total de quatro horas é suficiente para conhecer o principal da cidade. Outra opção é comprar só um trecho e fazer o outro de volta com ônibus de turismo ou táxis, que não saem caros. Assim, há mais flexibilidade para ficar por lá o quanto quiser.

Você está conferindo um roteiro de 3 dias em SÃO JOÃO DEL REI e TIRADENTES (MG). Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide toda família!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Naturalmente, é o Centro Histórico da cidade o grande atrativo turístico de São João Del Rei. Nele, estão localizados casarões coloniais como o famoso Solar dos Neves, da família do político Tancredo Neves. Há ainda o Museu Regional e o Museu de Arte Sacra, com obras e imagens sacras dos séculos anteriores. O Museu da FEB recorda a participação dos soldados brasileiros na Segunda Guerra Mundial, enquanto o Solar da Baronesa de Itaverava é outro prédio cheio de história, localizado em um imponente sobrado.

Na parte religiosa, não faltam igrejas interessantes em São João. A Igreja de São Francisco de Assis é a principal delas, em uma praça cheia de palmeiras imperiais enormes. Construída em 1774, até hoje impressiona com seus detalhes e decoração rococó – assim como pelo lustre gigante de cristal na entrada. O cemitério da paróquia abriga o túmulo de Tancredo Neves.

Foto da Igreja de São Francisco de Assis, que é o verdadeiro cartão postal de São João Del Rei, MG.

Igreja de São Francisco de Assis, no centro, belíssima por dentro. É o verdadeiro cartão postal de São João Del Rei, MG.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A Catedral de Nossa Senhora do Pilar é de 1721, guarda uma imagem da Santa e tem muitos detalhes em ouro. Já a Igreja de Nossa Senhora das Mercês fica no alto e oferece linda vista da cidade, enquanto a Igreja de Nossa Senhora do Carmo é outra que merece a visita.

Para completar o passeio em São João Del Rei, se houver tempo, a Rua das Casas Tortas é um charme, com as construções de arquitetura colonial. Não longe dali fica a Ponte do Rosário, um dos cartões-postais da cidade. Vale também visitar a fábrica de estanho John Somers.

Dia 3 – Domingo

O domingo pode ser voltado para a natureza. Apesar de toda a história e cultura da região, a Serra de São José também guarda paisagens deslumbrantes que merecem ser exploradas.

Dá para passear de jipe ou de bicicleta, ou ainda fazer trilhas, para chegar aos mirantes com visuais de tirar o fôlego para o interior de Minas. Há caminhos marcados onde os escravos costumavam transportar ouro no passado. Uma alternativa é contratar passeios de 4×4 ou quadriciclo para explorar a Estrada Real e visitar cachoeiras e povoados próximos.

blank

A bela vista do Morro da Igreja descortina as belezas históricas de Tiradentes, MG. E ao lado a Serra de São José emoldurando a cidade.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Ao voltar, antes de ir embora vale a pena comprar artesanato na cidade. Afinal, é sempre bom levar lembrancinhas para casa. São muitos artistas, ateliês e antiquários em Tiradentes, principalmente nas ruas Direita e Resende Costa. Então é só fazer a festa e ir às compras.

Para os que não se animam com os passeios na natureza, dá para visitar no domingo o Santuário da Santíssima Trindade. Ele era frequentado por Tiradentes no passado e tem como destaque uma imagem que representa o Pai, o Filho e o Espírito Santo. Já a Igreja de São Francisco de Paula tem como destaque a vista, já que fica no alto e possui um gramado que é frequentado para apreciar o pôr do sol. Há ainda o Museu da Liturgia, com mais de 400 peças católicas de todos os tipos. E o Museu de Santana, que fica na antiga Cadeia Pública local. Esses passeios podem ser feitos também no sábado após retornar de São João Del Rei.

***
Seja como escolher dividir o roteiro, visitar Tiradentes e São João Del Rei é certeza de muita história, cultura, gastronomia e beleza para a viagem. E esse final de semana jamais será esquecido.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 30 de outubro de 2018


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.