CENTRO HISTÓRICO DE SÃO LUÍS DO MARANHÃO

Avalie este artigo

Nascida da miscelânea europeia entre franceses, holandeses, colonizadores lusitanos e tantos outros temperos diversos, característicos do berço tupiniquim, São Luís do Maranhão, é visto ainda hoje como uma capital da cultura nacional, bem como do Estado ao qual se abriga.

Entre ruelas e vielas, o colonial em escadarias e casarões, sobrados decadentes que se estendem em vistosos azulejos seculares e uma rica atividade boêmia e cultural nos seus arredores, é uma delícia se perder com a câmera na mão entre as três mil e quinhentas estruturas arquitetônicas que mantêm viva a história da cidade nas ruas. Desde 1997, São Luís é considerada Patrimônio Histórico da Humanidade pela UNESCO, colocando a questão de preservação em primeiro lugar para os seus governantes.

A área é calculada por 250 hectares de pedra sobre pedra, em visões que se demoram em alguns pontos, como os metros de casarões enfileirados da Rua Portugal, o Teatro Artur Azevedo, a Catedral da Sé o Palácio dos Leões e La Ravardière, a igreja do Desterro, a Casa das Tulhas e a Feira da Praia Grande, entre outros cenários que valem por si só a viagem – e muitos registros.

Mas que a sua jornada não seja apenas colírio aos olhos. A capital maranhense exibe nos arredores do seu marco-zero sabores caseiros que se estendem em variedade de açúcar, consistência, utilidade e até de grau alcoólico. De mel a cachaça, passando por peças de artesanato únicas, vistosas em cores e talento dos seus artesãos.

Estique a visita em São Luis do Maranhão e esmiúce a riqueza cultural dos seus pólos, um tanto quanto atrelada ao folclore, em partes, mas agregada à rotina maranhense em noites que rendem memórias múltiplas, em uma cidade de infinitas possibilidades.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Guia Viagens Brasil Fotos:  Ricardo Junior 22 de agosto de 2013


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.