MELHORES LUGARES para viajar no NORDESTE

Publicidade

Translator / Tradutor

Já imaginou poder fazer um grande tour por todas as capitais do Nordeste e conhecer lugares incríveis? A região é o destino de milhares de turistas brasileiros e estrangeiros e possui cidades encantadoras. Como também gostamos bastante desse destino, preparamos uma lista mais que especial para vocês.

Escolhemos os melhores lugares para viajar no Nordeste e aproveitar as suas férias em qualquer época do ano. Veja quais são.

1- Cânions do Xingó – Sergipe e Alagoas

O Rio São Francisco é um dos mais incríveis e importantes do Brasil. Os Cânions que ficam entre Sergipe e Alagoas projetaram os dois estados para o cenário turístico nacional. A melhor forma de chegar até aqui é partir da Orlinha do Pôr do Sol, na capital sergipana. Como a temporada de seca vai de agosto até fevereiro, se você quiser aproveitar mais essas águas indicamos visitar em outros meses o destino.

Outra dica é reservar um dia inteiro para fazer esse bate-volta. Os catamarãs levam os turistas até um determinado ponto do Rio São Francisco, onde é possível mergulhar e fazer passeios de jangada por entre as grandes montanhas.

Passeando e mergulhando nas águas verdes do Cânion do Xingó, em Canindé de São Francisco, SE.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

2- São Miguel dos Milagres – Alagoas

São Miguel dos Milagres disputa com a Praia de Maragogi o destino mais procurado por turistas em Alagoas. A cidade faz parte da Costa dos Corais, um trecho de área preservada pela riqueza natural. Entre os principais atrativos da região estão os passeios de jangada e as trilhas litorâneas. Aproveite para caminhar por toda essa costa.

Confira a Rota Ecológica de Alagoas e desfrute dessas belezas.

Praia do Marceneiro, em São Miguel dos Milagres, AL.
Foto: Ricardo Junior.

Piscinas naturais da Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres, AL.
Foto: Ricardo Junior.

A deliciosa Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres, AL.
Foto: Ricardo Junior.

3- Foz do Rio São Francisco – Alagoas

Dunas de areia dourada e muitos coqueirais é o cenário perfeito e presente na Foz do Rio São Francisco, na região de Penedo, em Alagoas. O encontro do rio com o mar é um espetáculo à parte para quem busca banhar-se nestas águas. Vale a pena experimentar o passeio de jangada que circula por toda a região. Além de um mar e rio sem tranquilo, você ainda encontra lindos artesanatos para levar de lembrança para casa.

Fotos do lindo passeio pela Foz do Rio São Francisco.
Foto: Ricardo Junior.

4- Maragogi – Alagoas

A Praia de Maragogi é considerada o Caribe Brasileiro por inúmeros motivos. As águas desse mar estão sempre tranquilas e cristalinas. O cenário é paradisíaco, com uma longa faixa de areia branquinha e coqueirais que cercam toda a costa. Em alguns pontos você encontra trilhas ecológicas e, por se tratar de uma Área de Proteção Ambiental, é importante verificar se há acesso para turistas.

Reserve aqui seu hotel ou pousada em Maragogi.

A praia e as piscinas naturais de Maragogi, AL.
Fotos: Ricardo Junior.

5- Maceió – Alagoas

Além dos 40 quilômetros de praia, Maceió guarda alguns encantos. O bairro de Jatiúca é o centro gastronômico da cidade, onde você encontra diversas opções de pratos da culinária local e nordestina. Aqui também há um pequeno sítio histórico, com casinhas que datam do século 19 e ainda são conservadas. Para quem deseja conhecer mais da história da capital e do estado, o centro histórico também guarda muito para lhe contar. Daqui também é possível partir para algumas cidades da região, como Maragogi, São Miguel dos Milagres e para a Foz do Rio São Francisco, como citamos mais acima.

As praias, a cultura e a alegria de Maceió, AL.
Fotos: Ricardo Junior.

6- Delta do Parnaíba – Piauí

A cidade de Paranaíba, no Piauí é a porta de entrada para um dos deltas mais bonitos do Brasil. Por aqui, muitos mangues, espelhos d’água, lagoas e uma fauna e flora incrível de ser explorada. Durante o ano inteiro o turismo é movimentado aqui e há passeios para todas as partes do Delta do Parnaíba. A localidade também faz parte da Rota das Emoções, que corta o Ceará, Piauí e vai até o Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses.

Dicas do passeio pelo Delta do Parnaíba.

Fotos do belo passeio pelo Delta do Parnaíba, na divisa do Piauí e o Maranhão.
Fotos: Ricardo Junior.

7- Natal – Rio Grande do Norte

Natal é a segunda menor capital do Brasil, mas tem uma riqueza de atrativos turísticos incomparável. Entre os locais que você não pode deixar de ir destacamos o Forte Reis Magos, passear pela orla da Praia de Ponta Negra e admirar o Morro do Careca, conhecer o Centro de Turismo de Natal, o Farol da Mãe Luiz, o Parque da Cidade e muitos outros cantinhos especiais.

As lagoas, as praias e as dunas sensacionais de Natal, RN.
Fotos: Ricardo Junior.

8- Praia da Pipa – Rio Grande do Norte

Localizada no município de Tibau do Sul, a Praia da Pipa é uma das mais populares do litoral potiguar. Para quem gosta de badalação e muita festa, encontrará um destino perfeito aqui. O cenário é uma mistura de praia rústica com moderna. As barracas estão sempre cheias de turistas e servem o melhor da culinária local.

Confira as belezas de Pipa em imagens em 360 graus.

As belezas da Praia de Pipa, em Tibau do Sul, RN.
Fotos: Ricardo Junior.

9- Praia de Galinhos – Rio Grande do Norte

Para chegar até aqui você precisa realizar parte do trajeto de barco ou carro 4×4. É exatamente essa forma mais isolada que fez com que a Praia de Galinhos se transformasse em um destino tão especial. O município fica em uma península e leva um estilo de vida completamente rústico. Você encontrará apenas ruas de areia, casas de palha e um cenário natural como poucos.

Farol, dunas e a bela praia de Galinhos, no RN.
Fotos: Banco de imagens.

10- Lençóis Maranhenses – Maranhão

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é um dos mais imponentes do Brasil. Repleto de dunas de areia branquinha, você encontra um cenário completamente natural e preservado. É possível aproveitar as inúmeras lagoas e os braços de mar para dar aquele mergulho refrescante. A nossa dica é percorrer todo o parque de bugue.

Viaje em 360 graus pelos Lençóis Maranhenses.

Dunas douradas dos Lençóis Maranhenses. - Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As lagoas, dunas e o pôr do Sol nos Lençóis Maranhenses – Fotos: Ricardo Junior.

11- Praia de Jericoacoara – Ceará

A divisa do Ceará com o Piauí é o destino de muitos turistas que querem conhecer a linda Praia de Jericoacoara. Uma vila de pescadores que foi descoberta por entre dunas e que virou destino certo para visitantes brasileiros e estrangeiros. Visite a Lagoa Azul e a Lagoa do Paraíso, que também ficam nessa região e são dois cartões-postais da praia.

Pedra Furada, lagoas e dunas da Praia de Jericoacoara, CE.
Fotos: Ricardo Junior.

12- Praia de Canoa Quebrada – Ceará

Do outro lado do estado, na divisa com o Rio Grande do Norte é possível encontrar outra beleza de lugar. A Praia de Canoa Quebrada está no município de Aracati e já foi destaque como um dos melhores destinos do estado. Com um cenário que mais parece pintura, a antiga vila hippie dos anos 70 te convida para curtir um dos melhores pores de sol do Ceará.

Curta Canoa Quebrada com essas dicas.

A linda Praia de Canoa Quebrada, no CE.
Fotos: Ricardo Junior.

13- Fortaleza – Ceará

A capital do estado também não poderia ficar de fora da nossa lista. A Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção, terra do sol e berço de humoristas sempre recebe muito bem seus turistas. A cidade guarda um lindo litoral, museus que contam muito da história local e uma culinária única.

A bela orla central e a Praia do Futuro, em Fortaleza, CE.
Fotos: Ricardo Junior.

14- João Pessoa – Paraíba

Pequenina, a cidade de João Pessoa foi por muitos anos esquecida dos roteiros turísticos. Hoje é destaque pelas suas belezas naturais e pelo litoral. Não deixe de conhecer a Praia de Tambaba, que é um dos paraísos naturistas do nosso país. Visite também o Mercado do Artesanato, o Farol do Cabo Branco e o Centro Cultural São Francisco, principais pontos turísticos da capital.

Confira um roteiro perfeito de 3 dias por João Pessoa.

As deliciosas praias e o encanto do pôr do sol em João Pessoa, PB.
Fotos: Ricardo Junior.

15- Itacaré – Bahia

A natureza de Itacaré é com certeza o que mais lhe chamará atenção por aqui. O destino hoje está entre os mais disputados por turistas na Bahia, mas dependendo da época que você visita essa região, encontrará uma ilha completamente deserta. Aproveite as muitas praias, como o Havaizinho, Ribeira e Prainha. Na região também há trilhas ecológicas, uma boa dica para aqueles visitantes mais aventureiros.

Reserve seu hotel ou pousada em Itacaré aqui!

Você está conferindo os MELHORES LUGARES para viajar no NORDESTE. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

16- Taipu de Fora – Bahia

Principal cartão-postal da Península de Maraú, no Sul da Bahia, Taipu de Fora é destino para todo tipo de turista. O cenário é composto por muitos coqueirais e piscinas naturais. Essas estão entre as melhores do Brasil. Toda a região é bastante estruturada e oferece opção de hospedagem e restaurante para todos os gostos e bolsos.

As piscinas naturais da praia de Taipu de Fora, na Península de Maraú, na BA.
Fotos: Ricardo Junior.

17- Trancoso – Bahia

Uma pequena vila ao Sul da Bahia que se tornou paraíso de turistas de todo o mundo. É assim que podemos definir Trancoso. Com lindas praias, você poderá aproveitar o melhor desse destino sozinho ou com toda a sua família. Para quem deseja pegar a praia mais tranquila, indicamos que escolha períodos fora de feriados prolongados e verão.

As melhores praias entre Trancoso e Arraial D’Ajuda.

A bela Trancoso, na BA.
Fotos: Ricardo Junior.

18- Porto Seguro – Bahia

Porto Seguro foi a porta de entrada dos portugueses ao chegarem no Brasil em 1500. Até hoje as belezas naturais descritas por Pero Vaz encantam os visitantes que chegam por aqui. Além de lindas e badaladas praias, principalmente no verão, você também encontra muitos atrativos históricos e pode conhecer bastante dos nossos primeiros colonizadores.

19- Chapada Diamantina – Bahia

A Chapada Diamantina, assim como os Lençóis Maranhenses, figura como um dos mais visitados parques nacionais do Brasil. Toda a região é repleta de atrativos naturais, como trilhas, cachoeiras, lagos e montanhas. Não deixe de visitar o Poço Azul, a Cachoeira da Fumaça e a região da cidade de Lençóis, principais cartões-postais do destino.

Roteiro de 3, 5 e 7 dias pela Chapada Diamantina.

Lagoa Azul e a Chapada Diamantina, na BA.
Fotos: Banco de imagem.

20- Ilha de Boipeba & Morro de São Paulo – Bahia

Com praias quase desertas e cercadas de coqueirais, a Ilha de Boipeba está entre os passeios indispensáveis de quem está em Morro de São Paulo. Os dois destinos são completamente naturais, cheios de trilhas, praias de águas rasas e piscinas que se formam na maré baixa. Você pode conhecer os dois pontos em um bate-volta, se estiver por Salvador, mas indicamos que guarde pelo menos dois dias para explorar tudo por aqui. Além das lindas praias, Morro de São Paulo ainda guarda antigas construções que fizeram parte da nossa colonização.

As praias e as piscinas naturais paradisíacas da Ilha de Boipeba, na BA.
Fotos: Ricardo Junior.

As praias de cinema de Morro de São Paulo, na BA.
Fotos: Ricardo Junior.

21- Praia do Forte – Bahia

Sede do Projeto Tamar na Bahia, a Praia do Forte também atrai turistas pelas suas belezas naturais e seus resorts magníficos.  Indicamos que aproveite as piscinas da Praia do Papa Gente, vá até os castelinhos e circule pelo centro de artesanato local. Além das tartarugas, a região também é habitat de Baleias Jubartes que podem ser avistadas em passeios de barcos que te levam até pontos estratégicos. Vale a pena conhecer.

Praia do Forte: tudo o que você precisa saber.

Muita ecologia, praias e tranquilidade na Praia do Forte, na BA.
Fotos: Ricardo Junior.

22- Pelourinho – Bahia

Berço de arte, cultura e história da capital baiana. O Pelourinho faz parte do Centro Histórico de Salvador e é o principal cartão-postal da cidade. Por essas ladeiras você encontrará muitas igrejas imponentes como a de São Francisco, a Catedral Soteropolitana e a Igreja do Rosário dos Pretos. Também pode visitar a Casa de Cultura Jorge Amado e os largos, onde acontecem shows e apresentações culturais.

O colorido e a alegria do Pelourinho, em Salvador, BA.
Fotos: Ricardo Junior.

23- Aracaju – Sergipe

Aracaju está entre as menores capitais do Brasil. Mesmo que um pouco tímida, a cidade guarda muito da história do Brasil, além de cultura e uma culinária de encher os olhos. Não deixe de conhecer a Praia de Atalaia e visitar a Passarela do Caranguejo. Vá também até o Projeto Tamar e termine uma tarde na Orlinha do Pôr do Sol, curtindo um dos espetáculos mais bonitos daqui. Você pode também pegar um barquinho ou lancha e passar uma tarde na Croa do Goré ou ir até os Cânions do Xingó. No centro da cidade, o Museu da Gente Sergipana traz um conceito que você provavelmente só encontrará aqui. Indicamos a visitação.

Aracaju: confira aqui um roteiro de 3, 5 e 7 dias.

24- Porto de Galinhas – Pernambuco

A Praia de Porto de Galinhas é um dos destinos mais procurados por turistas em Recife ou Olinda. Repleta de piscinas naturais, é possível praticar mergulho por essas águas e nadar entre diversas espécies de peixinhos coloridos que vivem na região. O cenário é uma mistura de vila rústica e praia mais moderna e estruturada. Na maré baixa dá para fazer trilhas pela areia e conhecer alguns pontos da prainha que são incríveis.

Praias, piscinas naturais e passeio imperdível em Porto de Galinhas, em PE.
Fotos: Ricardo Junior.

25- Centro Histórico de Recife – Pernambuco

Indicamos que você tire um dia das suas férias em Recife ou Olinda para fazer um passeio a pé pelo Centro Histórico da cidade. Assim como Porto Seguro e Salvador, a capital pernambucana guarda um acervo histórico muito importante para o Brasil. Por aqui dá para notar bastante a influência dos colonizadores holandeses. Você pode iniciar sua caminhada pelo Marco Zero, passar pelo Centro de Artesanato, ir até a Igreja Madre de Deus, visitar a Casa da Cultura e terminar o passeio no Paço do Frevo.

Reserve aqui seu hotel ou pousada em Recife.

As belezas de Recife vão além do Centro Histórico da cidade, em PE.
Fotos: Ricardo Junior.

26- Fernando de Noronha – Pernambuco

Fernando de Noronha é, talvez, a ilha mais turística que temos no Brasil. O acesso é bastante restrito, o que dá ainda mais beleza ao destino. A nossa dica é que você conheça as Praias da Cacimba, de Sancho, do Padre e a Baía dos Porcos. Pratique também mergulho por diversos pontos da ilha e curta um lindo pôr do sol na orla! Você vai se apaixonar com certeza.

Confira aqui imagens em 360 graus de Fernando de Noronha.

A paradisíaca ilha de Fernando de Noronha e suas praias dos sonhos, em PE.
Fotos: Ricardo Junior.

***
O que achou da nossa lista? Conta para nós qual o seu próximo destino nos comentários!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  13 de novembro de 2017

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

Deixe o seu comentário

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2017 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site