PORTO SEGURO: Muito mais que a Terra do Descobrimento

Avalie este artigo

Os portugueses não tinham lugar mais lindo para aportar em 1500 em terras brasileiras. Porto Seguro, a 590 km de Salvador, foi o local avistado por Pedro Álvares Cabral em 22 de abril daquele ano. E não só descobriu o Brasil, como todas as belezas do sul baiano.

Para quem visita o local a procura de história, a primeira parada é o Memorial da Epopeia do Descobrimento, localizado na Praia do Cruzeiro. Assista a uma encenação que lembra a expedição de Cabral e parta para um passeio no Centro Histórico, conhecido como Cidade Alta, com arquitetura colonial portuguesa. As belas casinhas hoje abrigam restaurantes, lojas e bares variados, que agradam a todos os estilos. Destaque para o Marco do Descobrimento, trazido de Portugal por Gonçalo Coelho em 1503, para a torre em louça de Macau da Igreja de Nossa Senhora da Pena e para Casa de Câmara e Cadeia, que abriga o Museu de Porto Seguro.

Réplica de caravela de Pedro Álvares Cabral, no Museu do Descobrimento, em Porto Seguro, Bahia. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Réplica de caravela de Pedro Álvares Cabral, no Museu do Descobrimento, em Porto Seguro, Bahia.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para um pouco mais de história, a Praia de Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália, a 23 km de Porto Seguro, foi o local da primeira missa rezada no Brasil e há uma cruz simbolizando o ato.

Marco da primeira missa rezada no Brasil, na Praia Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália, Bahia. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Marco da primeira missa rezada no Brasil, na Praia Coroa Vermelha, em Santa Cruz de Cabrália, Bahia.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para os adeptos ao trekking, ir caminhando até o Monte Pascoal, no Parque Nacional de mesmo nome a 156 km da cidade, é um passeio imperdível, que reúne a troca de experiências com os índios Pataxós, que são guias do passeio, com as belas paisagens vistas do alto dos 536 metros do Monte.

Mas, Porto Seguro vai muito além de simplesmente ser a Terra do Descobrimento, com marcos da história do Brasil. Sol o ano inteiro, mar de águas calmas, quilômetros de falésias coloridas e muita badalação a beira-mar ou no centro urbano estão a sua espera.

 

Primeiro vamos às praias

Com 85 km de litoral, Porto Seguro é um dos destinos turísticos mais procurados no Brasil. Piscinas naturais formadas na maré baixa pela faixa de coral no mar são um dos fortes motivos pelos turistas preferirem esta região. Além disso, a praia é emoldurada por gigantescas falésias coloridas, coqueirais e resquícios da Mata Atlântica e as pousadas e quiosques fazem o visitante se sentir ainda mais confortável com os serviços de espreguiçadeiras, petiscos e refeições.

Pertinho da cidade, a praia de Taperapuan, a 7 km do Centro, Mundaí, a 4 km, e a de Itacimirim, a 3,5 km possuem intensa programação musical dia e noite, com várias barracas disputando a atenção dos visitantes, com destaque para Axé Moi (onde acontece o Carnaporto), Tôa-Tôa  e Vira-Sol.

A 4 km do centro de Porto Seguro, a Praia de Mundaí atrai muitos turistas. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A 4 km do centro de Porto Seguro, a Praia de Mundaí atrai muitos turistas.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Já para os que preferem tranquilidade, sigam em direção a Santa Cruz de Cabrália, nas praias Curuípe, Rio dos Mangues, Ponta Grande e Mutá, sendo a mais longe a 12 km de Porto Seguro. Todas as praias possuem algumas barracas que vendem bebidas e petiscos, mas o clima é de sossego.

Praia de Curuípe, uma das mais tranquilas de Porto Seguro, na Bahia. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Curuípe, uma das mais tranquilas de Porto Seguro, na Bahia.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Já clima pacífico com excelente infraestrutura voltada ao turismo está nos famosos distritos de Arraial d’Ajuda, Trancoso, Praia do Espelho e Caraíva (Praia do Espelho), que pertencem a Porto Seguro e atraem visitantes de todos os lugares do mundo (e alguns não saem mais de lá!). Em geral, as praias destes distritos são mais isoladas e algumas quase desertas, com a natureza intocável.

 

Arraial d’Ajuda

O povoado de pescadores separado do centro de Porto Seguro pelo Rio Buranhém hoje é um dos points mais agitados e com melhor infraestrutura da região.

Após a travessia de 10 minutos de balsa com um belo cenário formado pelo encontro do rio com o mar, dê uma paradinha na Praia de Pitinga, uma das 10 mais belas do sul da Bahia para um relaxante banho de mar.

Praia de Pitinga, uma das primeiras de Arraial D'Ajuda cercada de verde e falésias coloridas. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia de Pitinga, uma das primeiras de Arraial D’Ajuda cercada de verde e falésias coloridas.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Já no centrinho da vila de Arraial d’Ajuda, várias lojas com artigos importados de diferentes partes do mundo já mostram o clima eclético do distrito. Aproveite a noite na vila para saborear deliciosos pratos nos charmosos restaurantes da Rua do Mucugê, considerada a rua mais charmosos do Brasil, ou na Praça Caminho do Mar, com apresentações artísticas a noite, ou ainda no Beco das Cores, com um sofisticado teatro/cinema.

 

Trancoso

Trancoso dispensa apresentações. Este vilarejo a 80 km de Porto Seguro é famoso pelos seus resorts e hotéis de qualidade a beira-mar, que oferecem muito conforto e serviços de primeira aos turistas. São várias opções de pousadas ao longo da praia, difícil apenas escolher a ideal para seu estilo.

A vila chamada de Quadrado, fica no alto de uma falésia, onde há restaurantes, bares, conveniências e lojas distribuídas nas coloridas casinhas que deixam o local ainda mais gostoso. Do mirante localizado atrás da Igreja de São João (de 1656) tem uma bela vista das praias de Coqueiros e Nativos, as mais centrais.

Restaurante no Quadrado, a vila de Trancoso, na Bahia. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Restaurante no Quadrado, a vila de Trancoso, na Bahia.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Praia do Espelho

O distrito de Caraíva, a 91 km de Porto Seguro, ficou famoso com outro nome: Praia do Espelho, considerada uma das mais bonitas praias do Brasil. Suas águas cristalinas e areias claras, com piscinas naturais em meio aos corais, emolduradas por coqueirais e falésias, fazem do local um pequeno pedaço do paraíso. Com opções de bares e restaurantes, além de pousadas com excelente serviço a beira-mar, você não irá querer sair dali.

Vista de uma pousada a beira-mar na Praia do Espelho, na Bahia. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Vista de uma pousada a beira-mar na Praia do Espelho, na Bahia.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Recife de Fora

E se você curte mergulhos, não perca um passeio para o Parque Marinho do Recife de Fora, que fica a 50 minutos de barco a partir da costa de Porto Seguro. O Parque foi criado para proteger os recifes de corais da região, a 3ª maior do Brasil, com 6,5 mil m². Com a formação das piscinas naturais em meio aos corais é possível contemplar a incrível biodiversidade marinha, com peixes multicoloridos, tartarugas, moluscos e várias plantas subaquáticas.

 

Com crianças

Se você está viajando em família e tem crianças, elas (e vocês!) irão adorar o Eco Parque Aquático, em frente à Praia de Mucugê, em Arraial d’Ajuda.

Inaugurado em 1997, o parque aquático tem brinquedos importados que garantem muita diversão para todas as idades, como toboáguas, piscina de ondas, rio com correnteza, tirolesa (com 144 metros de extensão e 20 metros de altura) que termina na piscina, arvorismo, escalada e rapel.

Entretanto, o parque abre em dias específicos e para não perder o passeio, é importante consultar o calendário de funcionamento(www.arraialecoparque.com.br).

 

Paquera e Agito

Mas, se você busca por agitação e baladas, a parte urbana de Porto Seguro é o seu lugar.

A Passarela do Descobrimento, chamada de Passarela do Álcool, é um dos cartões-postais da cidade. O local é um misto de shopping e baladas, com uma deslumbrante vista do encontro do Rio Buranhém com o mar.

Antigos armazéns e casas de pescadores foram restaurados e hoje abrigam bares, restaurantes, butiques e lojas de artesanatos. Coloridas, as casas transformam o ambiente, com música ao vivo nos bares e muita gente bonita pronta para paquerar e curtir a noite.

Passarela do Descobrimento agita a noite de Porto Seguro, na Bahia. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Passarela do Descobrimento agita a noite de Porto Seguro, na Bahia.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A noite também é agitada no Luau Axé Moi,na Praia de Taperapuan. Toda segunda-feira, desde 1994, é realizado o Luau pela barraca Axé Moi, que possui diversos ambientes, música ao vivo e DJs. Outra opção é ir até a Ilha Pacuio, a Ilha dos Aquários, com vários bares e restaurantes com programação agitada diariamente. A travessia até a ilha é realizada pelas escunas da Mar e Cia, com saída em vários horários. E a partir das 22h a balada continua no Squadra Club, a casa noturna mais requintada de Porto Seguro, com pista climatizada e camarotes com o melhor da house-music.

Histórica, ensolarada, baladeira e tranquila: assim é Porto Seguro, o berço do Brasil.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 18 de janeiro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.