Porque fazer o passeio pelo DELTA DO PARNAÍBA e BARRA GRANDE

Avalie este artigo

Se você está no Ceará, Piauí ou Maranhão, pode aproveitar um passeio único que corta esses três estados. A Rota das Emoções te levará das terras cearenses até os Lençóis Maranhenses ou o inverso, passando por cidades incríveis e não tão exploradas turisticamente. No meio dessa aventura há duas paradas que, por tão belas, resolvemos destacar em um post especial: o Delta do Parnaíba e a Barra Grande.

Duas pequenas cidades, com belezas naturais diferenciadas que tem muito a oferecer para seus turistas. Com dois ou mais dias de viagem você descobre lindas praias, rios, mangues, muita cultura e uma culinária de encher os olhos. Veja o porquê você deveria fazer esse passeio e prepare-se para aquela vontade de arrumar as malas e partir!

Piauí: um dos melhores destinos para férias no Brasil

Podemos dizer que o Piauí é, quase sempre, um estado injustiçado. São poucos destaques que esse destino recebe em jornais e revistas. Contudo, há muito o que se ver por aqui e você pode se espantar com isso. Alguns sites e revistas de grande sucesso reconheceram Barra Grande como um dos melhores destinos para se passar o Réveillon. Por aqui acontecem muitas festas com música eletrônica, atraindo jovens brasileiros e estrangeiros que querem curtir a passagem do ano sem muito foco da grande mídia.

Você descobrirá também duas lindas praias passando pelo Delta do Parnaíba e por Barra Grande. Essa, inclusive, tem recebido muitos turistas que estão por Jericoacoara, no Ceará, mas querem um cantinho ainda mais reservado.

Reserve seu Hotel em Barra Grande

Dá para praticar muitos esportes marítimos em Barra Grande

O vento que corre pelo litoral leste do Ceará e se estende até o Piauí é bastante atrativo para quem pratica esportes marítimos. Por aqui você encontrará muitos kitesurfistas, por exemplo. Anualmente, uma das etapas do Campeonato Mundial de Kitesurfe acontece por essas águas. Se você estiver viajando no mês de outubro, prepare-se para ver muita gente jovem e bonita desfilando por essa região, além de grandes nomes do Kitesurfe mundial.

Para quem ainda é marinheiro de primeira viagem no esporte, não precisa também ficar de fora completamente. Por toda a Barra Grande há escolinhas com sistema de day use ou com programas de até 10 dias.

Aprender e admirar mais os Cavalos Marinhos da região

Tanto em Barra Grande como no Delta do Parnaíba você consegue encontrar muitos cavalos-marinhos que são abundantes por aqui. O animal é tão importante para o ecossistema local que tem uma rota própria. A Rota do Cavalo Marinho é um passeio promovido por agências de turismo local e que levará você a conhecer o habitat natural desses bichinhos, além de outras espécies da fauna e flora local. Dá para sair tanto de Parnaíba, como de Barra Grande.

blank

Você começa com um passeio de charrete pela vila de pescadores, passando para uma pequena caminhada até os mangues locais, onde o visitante pega uma pequena jangada e segue até os igarapés, observando como vivem as espécies da região. O total da aventura é de 2 horas, sendo indicado fazer sempre pela manhã ou no final da tarde, aproveitando também o pôr do sol que é lindo aqui.

Você está conferindo os motivos para fazer o passeio pelo DELTA DO PARNAÍBA e BARRA GRANDE. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Descer o Delta do Parnaíba em um passeio tradicional da região

Para quem chega por aqui e quer explorar o máximo do destino, um passeio tradicional que circula todo o Delta do Parnaíba torna-se obrigatório para todos os turistas. O roteiro conta com um trajeto de 8 horas, saindo sempre às 8 da manhã e retornando às 16 horas. Você embarca no Porto do Tatu, que já é um ponto turístico muito bonito da cidade de Parnaíba.

A primeira parada é o Igarapé dos Periquitos, onde há alguns manguezais. Após um tempo de observação da flora e fauna local, você seguirá até a Ilha dos Poldros, onde o barco faz uma parada obrigatória de 1 hora. Aqui é possível mergulhar e aproveitar as águas mornas e sempre tranquilas.

A terceira parada é no Morro Branco, onde são servidas frutas tropicais e algumas que só são encontradas nesta região. O almoço também faz parte do pacote e, muitas vezes, conta com pratos típicos. A Caranguejada é servida como forma de confraternização entre os viajantes. O seu tour inclui ainda um guia especializado nesta região, que poderá explicar muito sobre a história e a natureza local.

blank

blank

blank

blank

blank

blank

Apreciar o pôr do sol na Praia Pedra do Sal

Depois de curtir o passeio pelo Delta, você pode descansar e apreciar o pôr do sol na linda Praia Pedra do Sal, que fica na Ilha Grande de Santa Isabel, a 15 km do centro de Parnaíba​. As ilhas fluviais do Delta têm um cenário único e pitoresco. O acúmulo de sal do mar nas grandes rochas que modulam a paisagem é que dá o nome ao lugar.

A praia Pedra do Sal recebe muitos praticantes de kitesurf e possui infraestrutura turística rústica. Então se delicie com um petisco de peixe ou fruto do mar fresquinho em um dos quiosques à beira mar enquanto observa as belas dunas e coqueiros que circundam a praia, as lagoas e os rios Canárias e Igaraçu.

Reserve seu Hotel em Parnaíba

blank

blank

blank

blank

Gostou das dicas de passeio? Para quem gosta de ter um contato direto com a natureza e se aventurar bastante, o Delta do Parnaíba e a praia de Barra Grande são dois destinos perfeitos para as suas próximas férias. A gente se encontra aqui?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 14 de julho de 2017


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.