5 DIAS EM FORTALEZA: Belas praias, cultura e muita diversão

Avalie este artigo

Está planejando um feriadão ou as próximas férias, mas tem pouco tempo e ainda não sabe pra onde ir? Que tal conhecer uma cidade com praias lindas, cheia de atrações e, ainda por cima, com uma vida noturna agitada? Fortaleza oferece isso e muito mais aos seus turistas.

 

Conhecendo Fortaleza

O Ceará é um dos principais roteiros turísticos do Brasil e a sua capital é repleta de praias belíssimas, como Iracema, Meireles, Mucuripe e a famosa Praia do Futuro, além de uma vida cultural e noturna movimentada.

Se você pensa em ir para Fortaleza, mas está com pouco tempo, criamos uma sugestão de roteiro com 5 dias para te ajudar a escolher as melhores opções de lazer.

 

Primeiro dia: Praias

No primeiro dia de viagem, você poderá optar por conhecer as praias da Avenida Beira Mar, que são as praias de Iracema, Meireles e Mucuripe.

A Praia de Iracema é urbanizada e central, com um largo calçadão, que se torna um convite para caminhadas ou um chopp em um dos quiosques com bela vista para o mar. A faixa de areia fica invadida por moradores e turistas praticando esportes. Infelizmente, as águas não são recomendadas para banho.

Vista da orla da Praia de Iracema, uma das praias mais centrais de Fortaleza, no Ceará. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Vista da orla da Praia de Iracema, uma das praias mais centrais de Fortaleza, no Ceará.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A praia, assim como o Bairro Iracema é pra quem gosta de agitação, pois conta com vários restaurantes, boates e bares. Passe por lá também à noite para conhecer os estabelecimentos e se divertir, como opção está Centro Cultural Dragão do Mar e a boate Pirata. Se estiver fazendo a viagem em casal uma boa pedida é ver o pôr-do-sol na Ponte dos Ingleses, que até a década de 40 era utilizada como porto para o fluxo de cargas. Revitalizada após a inauguração do Porto de Mucuripe, a Ponte dos Ingleses, com 120 metros, hoje conta com lojas, ateliês, bares e restaurantes.

Ponte dos Ingleses, também chamada de Ponte Metálica, na Praia de Iracema, em Fortaleza, Ceará. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Ponte dos Ingleses, também chamada de Ponte Metálica, na Praia de Iracema, em Fortaleza, Ceará.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Já as praias de Meireles e de Mucuripe são ideais para saborear um petisco, pois ficam próximas do Mercado do Peixe, onde os pescadores deixam produtos fresquinhos. Meireles é muito concorrida pelos moradores para a prática de esportes e Mucuripe possui um porto onde os veleiros turísticos saem para passeios pela orla de Fortaleza.

 

Segundo dia: Beach Park

Quando se fala em Fortaleza, é quase impossível não pensar no parque aquático Beach Park, considerado por muitos como o melhor do Brasil.

Ao norte, a 16 km de Fortaleza, já no município de Aquiraz, rodeado de resorts e hotéis de luxo, inclusive do próprio parque, o Beach Park conta com vários toboáguas, piscinas e brinquedos aquáticos, onde a diversão garantida para toda a família.

 

Terceiro dia: Praia do Futuro

Já deu saudades da praia? Então guarde o terceiro dia para conhecer a Praia do Futuro, uma das mais belas de Fortaleza e a mais indicada para banho de mar. Ela está situada ao longo da Avenida Dioguinho, no sudeste da cidade, ocupando 8 km de orla.

Conta com barracas que oferecem muitas mordomias a beira-mar. Se sua viagem contar com uma quinta-feira, neste dia vá para lá a noite também, pois é quando acontecem as caranguejadas, o shows de forró e apresentações humorísticas.

Barracas a beira-mar na Praia do Futuro, em Fortaleza, no Ceará. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Barracas a beira-mar na Praia do Futuro, em Fortaleza, no Ceará.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Quarto dia: Arredores

Além das praias que ficam em Fortaleza, existem outras que ficam perto. Aproveite um dia para conhecê-las.

Você pode ir até Beberibe, a 80 km de Fortaleza. Lá estão as praias de Morro Branco e das Fontes, com lindas falésias, dunas e lagoas para banho. Em Morro Branco pode-se fazer um passeio de bugue pela orla.

Falésias emoldurando a Praia de Morro Branco, em Beberibe, Ceará. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Falésias emoldurando a Praia de Morro Branco, em Beberibe, Ceará.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Outra opção é ir até Sabiaguara, a 20 km de Fortaleza, com lindos coqueiros, águas tranquilas e barracas a beira-mar que servem petiscos com preços mais atrativos que da capital.

Para quem gosta de esportes náuticos e diversão diferente, pode esticar até Caucaia, a 30 km de Fortaleza, onde está Cumbuco e Barra do Cauípe, com dunas e lagoas deliciosas. Devido aos bons ventos da região, a Praia de Cumbuco é disputada entre praticantes de kitesurf, surf, windsurfe e banhistas. As barracas também agendam passeios de jangadas e bugue, com direito a parada para esquibunda nas lagoas Paranamirim e do Banana, onde também há passeios de lancha, jet-ski, banana-boat e caiaque.

Jangada na Praia Cumbuco, em Caucaia, no Ceará. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Jangada na Praia Cumbuco, em Caucaia, no Ceará.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

E ainda para os mais animados, Canoa Quebrada, a 165 km de Fortaleza é outra belíssima praia, entretanto o passeio bate-e-volta é cansativo.

Passeio de bugue pela orla do Ceará, com parada no cartão-postal da Praia de Canoa Quebrada. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Passeio de bugue pela orla do Ceará, com parada no cartão-postal da Praia de Canoa Quebrada.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

 

Quinto dia: Cultural

Fortaleza tem muita cultura na parte urbana. Então, tire o último dia de passeio para conhecer o que não conseguiu visitar antes.

Para quem quer provar as comidas típicas da região, o bairro de Messejana oferece mais de 20 barracas de tapioca, servidas com vários sabores, uma delícia!

Outros lugares para visitar são o Theatro José de Alencar, Farol Velho do Mucuripe, Jardim Japonês, Parque Ecológico do Cocó, Palácio da Abolição, Praça Portugal, Praça do Ferreira, Fortaleza de Nossa Senhora da Assunção e Passeio Público.

Praias, diversão e cultura esperam por você em Fortaleza!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 06 de fevereiro de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.