BATE E VOLTA: 10 destinos para curtir no FIM DE SEMANA próximos do RIO DE JANEIRO

Avalie este artigo

Está no Rio de Janeiro e quer conhecer outros destinos no esquema bate e volta da capital em um final de semana? Pois selecionamos dez passeios imperdíveis, confira abaixo!

Guia Completo do Rio de Janeiro: confira clicando aqui

Quem mora no Rio de Janeiro costuma se gabar bastante de todos os encantos e possibilidades da Cidade Maravilhosa. E não é para menos, como sabem todos os turistas que chegam por lá: a capital carioca é realmente incrível, com atrações para todos os gostos, muita cultura e beleza natural. Não há nada como um dia curtindo a praia em Copacabana ou Ipanema e saindo para tomar um chope no Baixo Gávea ou na Lapa depois.

Além de tudo que há no Rio, quem mora na cidade ou chega lá a turismo ainda possui inúmeras outras opções de passeios próximos. Todo o estado é riquíssimo em natureza e atrativos, e por ser pequeno dá para fazer diversas viagens de um só dia, o popular bate e volta, saindo de manhã e voltando de noite. Ou, se tiver mais tempo, passar uma noite ou um final de semana. Vai da agenda de cada um.

Seja para as trilhas e cachoeiras da Região Serrana, para as praias da Região dos Lagos ou para os encantos da Costa Verde (que é repleta tanto de trilhas e cachoeiras quanto de praias), não há escolha errada.

Pode ser preciso várias idas ao Rio para conseguir curtir tudo da Cidade Maravilhosa e de suas vizinhas – e, convenhamos, não é nada ruim visitar o destino muitas e muitas vezes, já que costuma ter preços acessíveis. Aos moradores locais, os finais de semana ao longo do ano são perfeitos para conhecer tudo – em família, em galera ou em casal, tanto faz.

Então prepare o seu bate e volta e conheça 10 destinos para curtir pertinho do Rio!

1. Petrópolis e Teresópolis

Começando pela Serra, as cidades vizinhas de Petrópolis e Teresópolis ficam bem perto, a menos de duas horas do Rio.

Confira o Guia Completo de Petrópolis, Teresópolis e Nova Friburgo

Com muito verde ao redor, cortesia da Mata Atlântica e do Parque Nacional da Serra dos Órgãos, dá para imaginar que trilhas e cachoeiras são abundantes na região. Teresópolis tem o famoso Dedo de Deus, por exemplo.

O centro de Petrópolis é atração turística por si só devido ao passado imperial da cidade, que até hoje abriga a Família Real do Brasil. Ambas possuem tradição também em cervejarias artesanais bastante famosas no estado. Se for no inverno, nada melhor que o friozinho para curtir fondue e vinho a dois.

2. Penedo

Conhecida como a Finlândia Brasileira, Penedo tem toda uma tradição natalina voltada justamente para Papai Noel.

Com colônia nórdica presente, a cidade também oferece paisagem de araucárias, muitas fábricas de chocolate e cervejarias e toda uma arquitetura bastante charmosa e aconchegante. A Casa de Papai Noel é o destaque, mas também há bastante natureza ao redor, já que fica aos pés da Serra da Mantiqueira. E

ntão prepare-se também para passeios, trilhas e cachoeiras. O destino é perfeito para casais, principalmente no inverno, por conta de todo o ambiente romântico e gastronomia de primeira.

Foto Centro com arquitetura filandesa em Penedo, RJ.

O centrinho com arquitetura charmosa de Penedo, a Finlândia Brasileira, no Rio de Janeiro.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

3. Arraial do Cabo

Um dos melhores paraísos de mergulho do Brasil fica a apenas duas horas e meia do rio de Janeiro. E por isso mesmo tantos cariocas visitam Arraial do Cabo em finais de semana e feriados prolongados.

Confira Arraial do Cabo em imagens 360 graus incríveis

A cidade é pequena e não recebe a mesma fama de algumas vizinha, mas merecia. Lugares como o Pontal do Atalaia, a Praia do Forno e a Ilha do Farol são alguns dos mais belos de todo o Sudeste.

Não faltam praias lindas e clima de interior, combinação perfeita para relaxar bastante. E dá para ir passar apenas um dia saindo do Rio caso você não tenha muito tempo, então não há desculpas.

Melhores Praias de Arraial do Cabo

Foto Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, RJ.

As deliciosas prainhas do Pontal do Atalaia, são uma das principais atrações (e concorridas!) em Arraial do Cabo, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

4. Niterói

A vizinha famosa do Rio tem seus próprios encantos e, definitivamente, merece a visita durante a viagem para a capital.

Niterói fica logo ao lado, acessível de barca ou pela Ponte que liga as duas cidades.

Confira fotos em 360 graus de Niterói e encante-se!

Em sua orla mais central, bairros como Icaraí são dos mais charmosos para passear e curtir os bares e restaurantes, embora a praia seja imprópria por ficar na Baía. O famoso Museu de Arte Contemporânea é imperdível, com sua fachada que lembra um disco voador. E as praias oceânicas da cidade estão entre as melhores da região, como Itacoatiara (onde fica a subida para o Costão com uma vista incrível), Camboinhas, Piratininga e Itaipu.

Foto Museu de Arte Contemporânea de Niterói, RJ.

O Museu de Arte Contemporânea de Niterói é passeio imperdível bate-e-volta do Rio de Janeiro.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

5. Ilha de Paquetá

Uma ilha encravada no meio da Baía de Guanabara, Paquetá é acessível via barca saindo da Praça XV do Rio, em trajeto de pouco mais de uma hora.

Sem carros, o bairro (sim, é parte da Cidade Maravilhosa ainda) tem apenas 4500 moradores fixos, mas recebe sempre um grande influxo de turistas, mesmo que sejam também da capital.

Ilha de Paquetá: 10 motivos para você visitar

Andar de bicicleta ou de charrete são os meios de transporte mais comuns por lá, além de caminhar – já que é tudo bem perto. Com clima de interior e de cidade pequena, é perfeita para passar um dia em família. Aproveite também para conhecer seus bares e restaurantes, sempre bastante elogiados.

Você está conferindo BATE E VOLTA: 10 destinos para curtir no FIM DE SEMANA próximos do RIO DE JANEIRO. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6. Paraty

Certamente um dos destinos mais encantadores do estado, Paraty é daquelas cidades que parecem paradas no tempo, mas com muito charme!

Paraty com Crianças: veja dicas do que fazer

Parte da antiga Rota do Ouro, reserva ainda inúmeros casarões coloniais de muito charme, e as ruas de pedra do centro fazem tudo parecer ainda mais antigo. Toda a cidade está envolta em muita natureza e Mata Atlântica, com praias incríveis, ilhas, trilhas e cachoeiras.

São muitos os passeios a fazer por lá, mas alguns lugares imperdíveis são Trindade, Praia do Sono, Martim Sá e Cachadaço. Ah, os alambiques também dominam a região, então não deixe de tomar uma cachacinha artesanal se gostar. E durante agosto rola o Festival da Pinga para celebrar as marcas locais.

Foto ruela Centro Histórico de Paraty, RJ.

As ruelas charmosas do Centro Histórico de Paraty encantam a todos os visitantes.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

7. Visconde de Mauá

Visconde de Mauá fica dividida entre três vilas: a que leva seu nome, Maromba e Maringá. Entre o Rio de Janeiro e Minas Gerais, elas são recanto de muita paz e sossego, além de trilhas e cachoeiras sem fim – incluindo algumas das águas mais geladas do Brasil.

Final de Semana perfeito em Visconde de Mauá

O destino é ideal para casais, principalmente no frio, com sua mistura de culinária de primeira – baseada nos pinhões encontrados por lá e nas trutas, além de muito fondue – e ambiente todo romântico.

Sabe aquele climinha de chalés no meio da natureza com lareira e vinho? É o que mais se encontra em Visconde.

A vila principal é a mais estruturada; Maringá é a do agito e galera jovem; e Maromba é a mais rústica, hippie e perto das melhores cachoeiras. É só escolher a sua.

Foto vila de Visconde de Mauá, RJ.

A vila principal de Visconde de Mauá é a mais estruturada; a villa Maringá é a do agito e galera jovem; e a Maromba é a mais rústica, hippie e perto das melhores cachoeiras. É só escolher a sua! Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

8. Lumiar

Distrito de Nova Friburgo, Lumiar é uma das vilas mais charmosas do estado. Com sua pracinha central, que fica ao redor de um lago, já dá para ter noção de como o destino é encantador e acolhedor.

Favorito de casais, é daqueles lugares para passear nos seus rios e cachoeiras ao longo do dia e ficar em um chalé confortável, comendo fondue e curtindo a dois durante a noite.

Confira mais dicas de Nova Friburgo aqui!

Os vilarejos vizinhos de São Pedro da Serra e Boa Esperança também merecem a visita. O primeiro ainda mais rústico e cheio de atrações de ecoturismo. E o segundo é reduto de algumas das principais cachoeiras da região.

9. Búzios

Cidade mais badalada da Região dos Lagos, Búzios é casa de muito agito, restaurantes renomados e baladas de alto nível. Mas também de praias lindíssimas, então é bem tranquilo viajar em bate e volta apenas para passar o dia e curtir suas belezas sem fim.

Conheça as TOP 10 praias de Búzios

Natureza não falta, então prepare-se para aqueles cenários de praias pequenas de mar cristalino cercadas por área verde. São muitas as praias que valem a pena visitar, mas pelo menos nada é muito longe por lá: Ferradura, Geribá, Tartaruga, João Fernandes, Azeda, Brava e Olho de Boi estão entre as melhores. Escolha uma – ou algumas – e vai curtir o dia em um passeio inesquecível. Se tiver mais tempo, aproveite a alta gastronomia local de noite.

Foto estátua de Brigitte Bardot, Búzios, RJ.

A estátua da atriz Brigitte Bardot é um dos cartões-postais da Praia da Armação, na Orla Bardot, super movimentada em Búzios, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

10. Cachoeiras de Macacu

Próxima a Teresópolis e Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu é mais uma alternativa de ecoturismo pertinho do Rio. São muitos os rios cortando os limites da cidade, alguns até mesmo formando verdadeiras praias de água doce perfeitas para dar um mergulho gelado.

As quedas d’água, é claro, não poderiam faltar. E são muitas, dos mais variados tipos. Pelas trilhas também é possível subir até quase 2 mil metros de altitude e avistar até mesmo a Região dos Lagos.

É certamente imperdível para quem gosta de natureza a mil, de relaxar e de curtir o clima de montanha – principalmente em casal, mas é passeio agradável para a família inteira.

***
Escolhido o passeio de bate e volta a partir do Rio de Janeiro para curtir um dia ou o final de semana?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 01 de outubro de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.