BATE E VOLTA: 7 DESTINOS IMPERDÍVEIS bem perto de SALVADOR

Avalie este artigo

O litoral da Bahia é o maior do Brasil! Então a sorte é grande para quem mora ou visita Salvador, já que algumas das praias mais incríveis da costa nacional estão por lá. E, melhor ainda se muitas delas são pertinho da capital, permitindo aquele passeio de bate e volta ideal, indo de manhã cedo e voltando ao fim da tarde para casa ou hotel.

Entre as melhores praias da Bahia, destinos como Morro de São Paulo, Boipeba, Península de Maraú e até mesmo Itacaré estão a uma distância acessível de Salvador.

Veja também as PISCINAS NATURAIS mais INCRÍVEIS da BAHIA

Com planejamento e disposição, é possível passar o dia e curtir alguns lugares paradisíacos saindo da capital.

Seja morador ou turista, a viagem não precisa se limitar ao Pelourinho, ao Elevador Lacerda e ao Farol da Barra: sempre vale a pena explorar o rico litoral baiano.

Então conheça os melhores destinos da Bahia próximos a Salvador para aquele bate e volta que incrementa qualquer viagem!

1- Praia do Forte

Há uma razão pela qual a Praia do Forte é um dos destinos mais disputados atualmente por quem viaja até a Bahia.

Localizada no município de Mata de São João, ela tem fácil acesso saindo de Salvador: são menos de 100 km de estrada (basta seguir a Estrada do Coco direto), opções de ônibus da capital saindo da Lapa até lá – e percurso total de cerca de uma hora e meia. Perfeita para curtir o dia em um bate e volta.

PRAIA DO FORTE: o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Ah, e fora que o cenário na Praia do Forte é incrível, é claro. Com um mar de águas transparentes e cheio de piscinas naturais, não dá vontade de sair.

O local também recebe uma das mais importantes sedes do Projeto Tamar, com a oportunidade de ver as tartarugas e aprender sobre elas de perto. Cercada de verde e com todo um clima rústico, o vilarejo é ideal para as férias.

Foto Praia do Forte, BA.

A linda Praia do Forte, um dos destinos mais procurados para bate e volta de Salvador, na BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

2- Mangue Seco

Seguindo pela Estrada do Coco, que passando da Praia do Forte é chamada de Linha Verde, é possível chegar à exuberante Mangue Seco.

A praia fica na cidadezinha de Jandaíra, no limite da Bahia com Sergipe, e tem uma dos ecossistemas mais ricos do estado. São 200 km de Salvador até o destino, menos de três horas de viagem. É preciso ainda passar por dois povoados e deixar o carro no de Coqueiro para pegar um bugue. Uma boa pedida é contratar passeios de agências para ir até lá de maneira mais prática.

PRAIA DE MANGUE SECO: o que saber antes de ir e o que fazer

Ao chegar, o visual é de cair o queixo. Com manguezais, dunas, restingas e coqueiros sem fim se juntando ao belo mar da Bahia, o melhor é explorar tudo que puder ao longo do dia. Vale a pena fazer os passeios de bugue para percorrer o que puder.

Mangue Seco foi locação para a novela Tieta do Agreste no fim da década de 80 e quando ganhou fama nacional. Então já sabe que o cenário é de cinema!

Os passeios de bugue são sensacionais para percorrer as dunas e conhecer mais e mais de Mangue Seco, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

3- Ilha de Itaparica

Um dos destinos praianos favoritos dos moradores de Salvador para passeios de bate e volta é a Ilha de Itaparica. Afinal, ela fica logo ali de frente na entrada da Baía de Todos os Santos e conta com ótimas opções para passar o dia.

Para chegar, basta pegar a balsa no Terminal Hidroviário de São Joaquim, que fica no bairro de Água de Meninos, próximo ao centro. O trajeto marítimo dura pouco mais de uma hora.

Conheça Itaparica em imagens 360 graus

Dá para ir de carro ou a pé – e chegando em Itaparica pegar um ônibus no Terminal do Bom Despacho para a praia que quiser.

Em toda a ilha há bastante estrutura, pela proximidade de Salvador, com oportunidades para apreciar as belezas naturais e até fazer mergulho em seu belíssimo mar. As principais praias são Barra Grande, Ponta de Areia, Cacha Pregos, Penha, Aratuba, Praia do Forte e Mar Grande. Mas certamente compensa explorar tudo que puder por lá.

Foto Ilha de Itaparica, BA.

Pertinho de Salvador, a Ilha de Itaparica é um dos melhores destinos para bate e volta a partir da capital baiana.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

4- Morro de São Paulo

Não há lugar mais badalado próximo a Salvador do que Morro de São Paulo.

O destino, que fica na ilha de Tinharé e é parte do município de Cairu, ganhou notoriedade por suas praias incríveis e por ter de tudo, para todas as tribos: há espaço para os aventureiros e esportistas, para os festeiros e baladeiros, para os casais e famílias e para quem só quer paz nas férias. Assim, é uma das campeãs no turismo da Bahia e escolha perfeita para um bate e volta saindo de Salvador.

Conheça as MELHORES PRAIAS de MORRO DE SÃO PAULO

Suas praias são conhecidas pelo número e ordem (Primeira, Segunda, Terceira e Quarta), mas existem também outras vilas na ilha que podem entrar no roteiro. Em geral, são cenários paradisíacos de natureza intocada.

Para chegar, são 120 km e menos de três horas até Valença, onde é preciso pegar um catamarã – existem ônibus para lá também e há até um voo direto de Salvador.

Foto Segunda Praia, Morro de São Paulo, BA.

A Segunda Praia concentra muitos barzinhos que fazem festas à noite, agitando Morro de São Paulo, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

5- Ilha de Boipeba

Também parte do arquipélago de Tinharé e da cidadezinha de Cairu, a Ilha de Boipeba é outro destino que ficou famoso na última década pertinho de Salvador. Mas, ao contrário de Morro de São Paulo, esse recanto baiano é menos agitado e conhecido pelo sossego e tranquilidade. Que tal um lugar lindíssimo, cheio de coqueiros e piscinas naturais quase deserto? É a escolha certa.

ILHA DE BOIPEBA: um paraíso na BAHIA

Para chegar, basta ir até Valença de carro, ônibus ou avião e pegar um barco ou lancha até Boipeba – dá para fazer isso também em Torrinhas ou mesmo Morro de São Paulo. Outra alternativa é fechar com uma agência de viagem em Salvador para o passeio.

Sem carros, com seu charme rústico de vilarejo e uma natureza invejável, você não vai se arrepender. Entre as melhores praias da ilha estão Boca da Barra, Tassimirim, Cueira, Moreré, Bainema e Ponta dos Castelhanos.

Foto Praia da Cueira, Ilha de Boipeba, BA.

O maravilhoso mar cristalino da Praia da Cueira, na Ilha de Boipeba, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Você está conferindo BATE E VOLTA: 7 DESTINOS IMPERDÍVEIS bem perto de SALVADOR. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6- Península de Maraú

Um pouco mais ao sul de Morro de São Paulo e Boipeba, a Península de Maraú é outro dos destinos paradisíacos da Bahia.

Por ficar mais distante de Salvador, o bate e volta saindo da capital é mais cansativo. Mas muita gente faz o passeio e recomenda: a região inteira tem um clima incomparável, com suas praias rústicas e belas e uma paz que não se vê em outro lugar.

O melhor a fazer é chegar em Camamu, que fica a 200 km e quatro horas e meia de estrada, e lá pegar um barco até Barra Grande.

Não fique imaginando: conheça a Península de Maraú em imagens 360 graus!

Barra Grande é mesmo o principal destino da Península de Maraú, mas não o único. Lá é uma vila muito simpática e com ótimos restaurantes. Vale a pena explorar também a Ponta do Mutá, as maravilhosas piscinas naturais de Taipu de Fora, o Morro do Farol.

Para um bate e volta com menos tempo, são os mais recomendados; mas explore todas as praias paradisíacas da região que puder.

Foto Praia de Taipu de Fora, na Península de Maraú, BA.

A orla paradisíaca que encanta a todos os visitantes da Praia de Taipu de Fora, na Península de Maraú, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

7- Itacaré

Parte da famosa Costa do Cacau, Itacaré é o destino mais distante de Salvador da lista.

A 250 km e cinco horas de estrada, ainda assim é possível fazer um passeio de bate e volta partindo da capital e voltando no mesmo dia. Afinal, uma das cidades mais incríveis da Bahia definitivamente merece a visita. Para chegar, é só descer a BA 001 e depois pegar a BA 654.

Conheça Itacaré em um tour virtual em 360 graus

Com seu clima alternativo e praias amadas pelos surfistas, Itacaré tem espaço para todos. Apesar das ondas fortes na maior parte do litoral, a cidade tem algumas piscinas naturais lindas e perfeitas para o mergulho.

E praias como Jeribuaçu, Itacarezinho, Havaizinho, Concha, Resende, Engenhoca, Ribeira e Prainha são daquelas que o turista jamais esquece. Muita natureza, paisagens de tirar o fôlego e clima de férias total.

Foto Praia da Ribeira, Itacaré, BA.

A belíssima Praia da Ribeira, em Itacaré, ótima pedida para bate e volta de Salvador, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

***
Viu que dá para conhecer muita coisa indo e voltando no mesmo dia de Salvador? Agora é só escolher o destino!

Links relacionados

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 04 de maio de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.