PONTAL DO ATALAIA (ARRAIAL DO CABO-RJ): o que saber antes de ir, o que fazer e fotos

Avalie este artigo

Você já pensou alguma vez em visitar o Caribe? Saiba que você não precisa sair do Brasil para testemunhar esse pedaço do paraíso. Você já ouviu falar em Pontal do Atalaia?

Localizada na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro, Arraial do Cabo oferece uma visão deslumbrante do que ainda é preservado na natureza.

Existem algumas praias em Arraial do Cabo com nome semelhante, por isso é importante conferir duas vezes o roteiro de viagem para não se confundir. Existem as Prainhas do Pontal do Atalaia, a Praia do Pontal e a Prainha, que são três praias diferentes.

Um pouco mais sobre as Prainhas do Pontal do Atalaia

É quase impossível não parar no meio da descida que conduz o turista à praia. A visão é realmente deslumbrante.

Reserve seu Hotel em Arraial do Cabo

Foto da Praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo.

A paradisíaca Praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

As águas são cristalinas, é possível enxergar o fundo do oceano mesmo quando a água está até o pescoço. As areias são finas e brancas, e as florestas nativas que margeiam a praia são de um verde vivo que nunca perde a sua essência.

Para que não gosta muito de agitação, Pontal do Atalaia é um destino perfeito. A água do mar é sempre muito calma, não existem muitas ondas na região. É uma praia perfeita para quem quer descansar e nadar em paz e tranquilidade.

O mar da região também conserva sua fauna e flora muito bem preservada. É possível, durante um mergulho, avistar dezenas de espécies de plantas e animais diferentes.

Existe uma escada de madeira que leva até a praia. Do alto da escadaria, é possível observar as duas praias que, dependendo da maré, formam apenas uma, separadas por uma rocha. A cor da água é tão cristalina e azul turquesa, que pode ser facilmente comparada ao Caribe.

Conheça as praias de Arraial do Cabo em imagens 360 graus!

A praia oferece uma infraestrutura adequada para os turistas, no que diz respeito à alimentação. Há restaurantes e quiosques ao redor da praia. Porém, dependendo da movimentação na semana, pode ser mais difícil encontrar um lugar para comer. No final de semana é garantido que você achará algum lugar.

Não existem muitas atrações para quem gosta mais de agito. O foco é voltado para passeios de barco, snorkel e trilhas. Falaremos mais adiante sobre isso!

O que fazer em Pontal do Atalaia?

A praia Pontal do Atalaia em si não oferece tantas atividades para os turistas, a não ser, como dito acima, os passeios de barco, trilhas e snorkel.

Porém, são passeios diferentes do que você já fez e já viu, e certamente valerá muito a pena. Confira abaixo o que fazer em Pontal do Atalaia, RJ!

Passeio de barco

Os passeios de barco são muito procurados na praia Pontal do Atalaia. Eles começam a sair pela manhã e o ponto de partida é a Praia dos Anjos.

Seu trajeto compreende a Praia dos Anjos, as Prainhas do Pontal do Atalaia, a Praia do Forno e a Praia do Farol.

Veja 5 motivos para colocar Arraial do Cabo na sua lista de destinos!

Algumas praias da região, como a Praia do Forno, possuem um tempo limite para os turistas. Além disso, há uma quantidade pré determinada de pessoas que podem ficar na praia. No máximo, 250 pessoas a cada 45 minutos. Isso ajuda a manter o controle populacional na região, preservando dessa forma a fauna e flora marinha e continental.

O passeio é muito legal, e se você der sorte no caminho, poderá avistar golfinhos, tartarugas e até baleias! Por isso, não se esqueça de sair com a sua câmera fotográfica!

Você está conferindo dicas de PONTAL DO ATALAIA (ARRAIAL DO CABO-RJ): o que saber antes de ir, o que fazer e fotos. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Mergulho profissional

Não se esqueça de levar seu equipamento de mergulho (caso tenha) nessa viagem. Mesmo que você não opte por fazer um mergulho profissional, vale a pena utilizar o equipamento em todos os pontos de cada praia em que você estiver.

Em Pontal do Atalaia ocorre um fenômeno chamado ressurgência. Esse fenômeno acontece em alguns períodos do ano, em que águas profundas são revolvidas e vão para a superfície. Isso acaba trazendo boa parte da fauna e flora para cima. Por isso, é possível observar uma biodiversidade gigantesca.

Durante os mergulhos, é comum encontrar golfinhos, arraias, peixes dos mais variados tipos, anêmonas, orcas, tartarugas, e, se você der sorte de ver, até mesmo pinguins (sim!! eles, às vezes, acabam perdidos nas águas daqui).

Se você optar por aprender a fazer mergulhos profissionais, existem empresas especializadas em Arraial do Cabo. O ideal é que indo de excursão ou não você entre em contato com a empresa pelo menos com uma semana de antecedência para garantir que conseguirá uma vaga!

Foto menina mergulhando na Praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, RJ.

Snorkel ou cilindro: seja qual for sua opção, os mergulhos são obrigatórios na deliciosa Praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Bacalhau do Tuga

Quando você sentir fome, que tal conhecer um pouco mais sobre a culinária portuguesa? O restaurante Bacalhau do Tuga, localizado em Arraial do Cabo, virou uma atração local por oferecer uma culinária especializada na portuguesa.

Você ainda poderá encontrar no cardápio outras opções, mas a especialidade é a cozinha lusitana. Existe uma grande diversidade de pratos preparados com bacalhau. O preço não é muito convidativo, mas a qualidade e o ambiente fazem valer a pena cada centavo para se ter uma refeição no local.

Praia do Forno

A Praia do Forno, em Arraial do Cabo, é um dos principais destinos de quem vai à região. A praia é realmente linda, com um visual fora do comum. A mistura da água cristalina e azul turquesa com o branco da areia e o verde das matas formam uma paisagem digna de filme.

Ao sair da Praia dos Anjos, você poderá chegar à Praia do Forno de barco ou a pé. Se preferir ir andando, existe uma trilha que pode ser feita em pouco menos de 20 minutos. Se preferir ir de barco, existem vários barcos pequenos que fazem o transporte. Ele é rápido e barato, e a média do preço é de R$10.

Saiba tudo sobre a Praia do Forte em Arraial do Cabo neste outro post!

Nessa praia existe um restaurante flutuante na água, que atrai muito a atenção dos turistas. Se você for, só não se esqueça de levar o repelente, porque em algumas épocas do ano há uma grande concentração de mosquitos no lugar.

Muita gente também pratica o snorkelig na região pelo fato de que as águas são extremamente calmas e cristalinas!

Foto da orla da Praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, RJ.

A orla da Praia do Pontal do Atalaia, digna de cinema, e fica pertinho, em Arraial do Cabo, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto barco na Praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, RJ.

Passeio de barco pelas praias de Arraial do Cabo, imperdível para todos os turistas!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto panorâmica da Praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo.

As águas cristalinas e o cenário de tirar o fôlego são os principais motivos pelos quais você não irá querer ir embora da Praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Reserve seu Hotel em Arraial do Cabo

Onde se hospedar em Arraial do Cabo?

Está pensando em um hotel em Arraial do Cabo? Que tal um hotel maravilhoso em Pontal do Atalaia? Ou uma das opções incríveis de pousadas nas Prainhas do Pontal do Atalaia?

Separamos abaixo uma lista com 4 hotéis e pousadas em Arraial do Cabo para que você possa escolher a melhor opção para a sua viagem. Confira!

Mediterranee Hotel

Localizado no Arraial do Cabo, o hotel fica apenas a dois minutos da praia. Ele oferece para os hóspedes cômodos amplos, com televisão e ar-condicionado, além de internet Wi-fi, café da manhã cortesia, sauna, academia, bar, piscina e terraço.

Ele fica a apenas 15 minutos de caminhada da Praia do Forno. O preço é um pouco mais alto do que a média dos hotéis e pousadas, mas se você quiser conforto durante a sua estadia, essa é a melhor opção.

Hotel Villaggio dos Ventos

Todos os quartos são equipados com televisão, internet, cofre, telefone, ar-condicionado e frigobar. Ele fica mais próximo à Praia da Pernambuca, também localizada no distrito de Arraial do Cabo.

O hotel oferece como cortesia algumas atividades como trilha, esportes aquáticos, e por um valor adicional, também oferece kite surf e windsurf para os amantes dos esportes radicais.

Uma opção um pouco mais barata e que também oferece comodidade para o hóspede.

Pousada Sentinela do Mar

A Pousada Sentinela do Mar possui acomodações com frigobar, internet, televisão e ad-condicionado. Alguns quartos possuem vista privilegiada direto para o mar, sendo equipados também com banheira de hidromassagem.

Todos os dias a pousada serve um belo café da manhã cortesia. A vista é realmente muito bela, e os preços são diferenciados de acordo com a temporada e com a acomodação.

Pousada do Timoneiro

Também localizada em Arraial do Cabo, a Pousada do Timoneiro fica a apenas 4 minutos de caminhada da praia. A pousada oferece piscina, sauna, bar, café da manhã cortesia, e os quarto possuem televisão, ar-condicionado e internet.

A televisão possui canais pagos e todos os quartos têm ventiladores, além do ar-condicionado. Algumas acomodações contam também com uma varanda. A pousada fica bem perto de Cabo Frio, que também oferece uma ampla variedade de pontos turísticos e belas praias. A distância é de apenas 10 km.

***
Agora que você já sabe todos os passeios, onde se hospedar, e como chegar, confira fotos das Prainhas do Pontal do Atalaia! Vislumbre esse pequeno paraíso em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro, e comece a planejar hoje mesmo suas próximas férias!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 20 de março de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.