10 Motivos para visitar a REGIÃO DOS LAGOS no RJ

Avalie este artigo

Um dos locais mais belos e interessantes do Brasil fica na costa norte do Rio de Janeiro, a conhecida como Região dos Lagos. Também chamada de Costa do Sol, possui sete municípios que recebem turistas o ano inteiro, em busca de suas praias paradisíacas e paisagens encantadoras.

Araruama, Búzios, Arraial do Cabo, Cabo Frio, Iguaba Grande, São Pedro da Aldeia e Saquarema, são divididas em grandes lagoas e praias. A principal fonte de renda da região é o turismo, em seguida a indústria do sal e da pesca.

foto-praia-do-pontal-do-atalaia-arraial-do-cabo

As estradas para a Região dos Lagos estão bem conservadas e sinalizadas, tranquilas para ir de carro. Mas quem optar pelo ônibus, as rodoviárias do Rio de Janeiro e de Niterói possui saídas constantes para as suas cidades.

Diante de tanta beleza, listamos dez motivos para visitar a Região dos Lagos e aproveitar parte das maravilhas do Rio de Janeiro. Confira!

1 – Praia Seca em Araruama

Distrito de Araruama, Praia Seca está localizada na Restinga de Massambaba, entre a Lagoa de Araruama e o mar.

Com praias de mar aberto e outras calmas de lagoa, Praia Seca ainda mantém o clima tranquilo durante o ano, já que a maior parte das casas são de veraneio e os turistas aparecem mais nos períodos de réveillon e carnaval.

 

Apelidada de “Cancun Brasileira”, as praias são lindíssimas e em seu entorno, vegetação preservada, com um ecossistema deslumbrante. As águas da região oceânica tem tom esverdeado e areias brancas. Já as das lagoa, tem águas escuras e algumas podem estar impróprias para o banho.

Sossegada, o foco dos eventos na região são esportivos. Há cursos de windsurf e canoagens na lagoa e há campeonatos nacionais e internacionais desses esportes.

2 – Mergulho em Arraial do Cabo

Arraial do Cabo possui as águas azuis das mais lindas do país. Por tanta beleza e transparência, possui mais de 30 pontos para a prática de mergulho.

No fundo dessas belas águas há corais e uma vida marinha rica, com tartarugas, estrela do mar, arraias, moreias, baiacus e diversas espécies de peixes. O cenário perfeito para experiências inesquecíveis de mergulho.

imagem-de-dois-meninos-mergulhando-com-snorkel-na-praia-pontal-do-atalaia-rio-de-janeiro

Quem nunca praticou esse esporte, deve procurar instrutores de mergulho, para orientar e acompanhar. Eles também alugam o equipamento que inclui macacão térmico, botas, nadadeiras, snorkel, máscara e cilindro de ar.

A praia mais deliciosa para o mergulho é a Prainhas do Pontal do Atalaia, com acesse de barco a partir da Praia dos Anjos, de onde saem a maior parte das embarcações.

Clique aqui e confira Arraial do Cabo em 360 graus.

3 – Conjunto Arquitetônico de São Pedro da Aldeia

São Pedro da Aldeia é um dos principais centros históricos da região, com belíssimo conjunto arquitetônico que incluí uma das primeiras igrejas jesuítas do país.

O centro da cidade deve ser visitado a pé, onde na Praça Agenor Santos há a Igreja dos Jesuítas, Igreja do Sagrado Coração e a Casa da Cultura, com exposições de artes plásticas.

 

Do barroco ao romântico, as construções são bem conservadas e totalmente harmônicas com a visão do mar e da Serra da Sapiatiba.

Não deixe de visitar a Casa da Flor, uma pequena casa com centenas de cacos de vidro, telhas, louça, pedras e conchas que formam um lindo mosaico.

4 – Praça das Águas em Cabo Frio

Construída ao lado da Praia do Forte, a Praça das Águas em Cabo Frio é de grande beleza e possui um projeto arquitetônico ousado, com o que há de mais moderno em tecnologia.

Com área de 1,60 metros e lago de 1,5 milhão de litros de água, sua iluminação veio da Coreia do Sul. Luzes verdes, azuis e lavanda proporcionam tranquilidade para quem está ali, sob mais de 400 mudanças de cor.

No fundo, há a pintura do grafiteiro Lobão, que tem efeito 3D de peixes nadando, num belo efeito entre o real e imaginário. Para os mais animados, não é permitido o banho e nem tocar na água!

5 – Praia de Itaúna em Saquarema

Conhecida mundialmente como Capital do Surf desde a década de 70, a Praia de Itaúna é uma das mais bonitas de Saquarema. As ondas chegam a três metros no inverno, de água verde e azul, em areias brancas e finas.

Para quem não tem muita intimidade com as ondas, há uma Escola de Surf na praia, para orientar os novatos.

Ao final da praia, no encontro com a Lagoa de Saquarema, há a Igreja de Nossa Senhora de Nazaré, no alto do morro e de fácil acesso, podendo ser avistada em vários pontos da cidade.

igreja-praia-da-vila-saquarema-rj

Saquarema é cidade de veraneio, muito conhecida pelos turistas que desejam mar forte e ambiente tranquilo. É nessa cidade que há o Centro de Desenvolvimento do Vôlei, onde as grandes estrelas do esporte treinam para disputar campeonatos internacionais.

O comércio da pacata cidade é voltado para o surf e venda de camarões, cultivados em fazendas na Lagoa de Saquarema.

Aproveite o final de tarde na Praia da Vila, onde o Sol proporciona cenários inesquecíveis!

praia-da-vila-saquarema-rj

Você está conferindo os motivos para visitar a Região dos Lagos no Rio de Janeiro. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6 – Rua das Pedras e Orla Bardot em Búzios

É impossível conhecer Búzios sem passear pela Rua das Pedras. Local de maior badalação, com bares, restaurantes, boates e lojas famosas, tem a pavimentação de pedras, que faz jus ao nome.

Clique aqui e Búzios com imagens em 360 graus.

O comércio é muito variado, indo de grifes famosas até restaurantes mais populares, há filiais de lojas muito conhecidas e que estão sempre lotadas.

Suas construções tem estilo colonial, que se misturam a criatividade da arquitetura de algumas lojas, que não medem esforços para serem mais atraentes aos inúmeros turistas que passam por ali.

monumento-bronze-praia-da-armacao-buzios-rj

Em frente a Rua das Pedras há a Orla Bardot, que expõe parte da beleza de Búzios. Se de um lado há barcos ancorados e as praias, do outro há lojas, restaurantes e luxuosas casas de veraneio. A arquitetura parece a da orla do Mediterrâneo, com suas casas incrustadas no costão verde. No final, há a estátua de Brigith Bardot, feita em bronze no tamanho natural, semelhante a fotos que a atriz tirou em uma de suas visitas.

Além da Orla Bardot, Búzios tem praias sensacionais que merecem destaque também! Veja aqui nossa lista com as TOP 10 Melhores Praias de Búzios.

morro-arvores-praia-da-tartaruga-buzios-rj

7 – Pôr do Sol na Lagoa de Iguaba Grande

A menor e mais pacata das cidades da Região dos Lagos, Iguaba Grande não tem a mesma estrutura turística que as outras e suas atrações se resumem a boas pousadas, uma igreja histórica e a bela Lagoa de Araruama.

O seu diferencial é que seu Sol forte de intenso brilho parece ainda mais bonito quando se põe. A Praia de Iguaba Grande proporciona paz e tranquilidade, ao som de suas marolas. Mas, apesar de toda a paz que a cidade oferece durante o dia, é comum ela estar incluída no circuito de shows e eventos que agitam a região. Portanto, festa garantida!

8 – Prainhas do Pontal do Atalaia em Arraial do Cabo

A Praia ou Prainhas do Pontal do Atalaia tem rochas que a dividem em duas quando a maré não está cheia. Chegar lá não é tão fácil, já que é preciso descer uma escadaria de madeira com 255 degraus de piso antiderrapante, do morro do Atalaia. Para descer, a vista faz todo mundo andar depressa e com entusiasmo, mas a volta, após um dia de sol, pode ser bem cansativa – mas voltará feliz! Para quem não tem disposição de subir e descer escadas há o acesso também por barcos.

bela-praia-do-pontal-do-atalaia-arraial-do-cabo-rj

A construção das escadas é recente. Antes, para chegar até a praia era preciso passar pelas pedras, num caminho muito mais cansativo, perigoso e demorado. Mas, tudo vale a pena diante da vista encantadora, com costões e água cristalina, muito apropriada para o mergulho e prática de snorkel. É um verdadeiro paraíso!

9 – Passeio de barco em Búzios

As famosas e belíssimas praias de Búzios fazem sucesso no mundo inteiro e torna a cidade um dos maiores pontos turísticos do Estado. A fama de tanta beleza faz jus, já que é difícil apontar defeitos nas praias da cidade.

linda-praia-azedinha-buzios-rj

A maior parte delas é de fácil acesso a pé, de carro ou por trilhas, mas um dos programas imperdíveis para todo turista são os passeios de barco. São escunas, lanchas e catamarãs, com preços variáveis. O segredo é pechinchar, para fazer um bom passeio, com direito a paradas para mergulho e serviço de bordo, sem gastar muito.

lindo-barco-praia-azeda-buzios-rj

Há vários roteiros, que passam pelas praias mais conhecidas e badaladas, até as mais selvagens, como a Praia das Tartarugas, Praia das Virgens, Praia Azeda, Praia dos Amores, Praia do Canto e as Ilhas Branca, Feia e Rasa.

10 – Praia das Conchas em Cabo Frio

As praias de Cabo Frio são todas lindas, sem exceção e a cidade possui uma excelente infraestrutura não só para os moradores, como para os milhares de turistas que chegam até lá, durante todo o ano.

Conhecida pelos surfistas por ter algumas praias com grandes ondas, Cabo Frio também tem praias de águas calmas como a Praia das Conchas.

 

Apropriada para esportes náuticos como o windsurf e caiaques, atrai também muitas famílias pela sua calmaria. A pequena praia é de fácil acesso e possui quiosques e pequeno comércio, além de casas de veraneio.

Apesar de certa agitação turística, ela tem é point de pescadores de arremesso, uma modalidade onde o pescador lança iscas artificiais em pontos promissores da praia, para então recolher com movimentos de isca.

Quem deseja praticar esportes, em alta estação há alugueis de caiaques com direito a instrutor, e de cavalos, que percorrem as dunas da região, cercada de vegetação preservada.

***

E aí? Convencido de visitar a Região dos Lagos no Rio de Janeiro? Com essas dicas vai ficar fácil aproveitar o máximo esse belíssimo destino. Faça as malas e aproveite! Te esperamos por lá!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 11 de janeiro de 2017


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.