PARATY COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer

Publicidade

Que tal conhecer uma cidade com ambiente colonial, cercada de verde nos arredores, com praias e cachoeiras lindas a poucos quilômetros de distância? Essa é Paraty, a joia da Costa Verde do estado do Rio de Janeiro, quase na divisa com São Paulo e alvo de desejo de cariocas e paulistas para as férias, feriados prolongados e mesmo finais de semana.

Quem pretende viajar com a família inteira sabe que é preciso buscar destinos atrativos não só para adultos, mas também para crianças. E Paraty oferece exatamente isso. Os filhos vão se deliciar com o clima de interior e de viagem ao passado que a cidade possui. E vão se esbaldar em praias de tirar o fôlego e cachoeiras incríveis. São inúmeras opções de passeios para que todos saiam felizes da vida com a aventura.

Os casarões do centro histórico em Paraty, RJ.
Foto: Ricardo Junior.

Os casarões colonias e ruas de pedras ditam o tom no centro histórico, remontando aos tempos do Ciclo do Ouro, quando a Estrada Real ia do interior de Minas Gerais até lá para enviar os frutos da mineração até a Europa. Com esse misto de cultura, história e muitas belezas naturais, pode ter certeza que Paraty vai conquistar os corações de pais e filhos durante a viagem.

Então se prepare para mais esse destino e vá arrumando as malas enquanto acompanha nossas para as férias perfeitas em família na cidade mais charmosa da Costa Verde.

Como chegar em Paraty

Moradores dos estados do Rio de Janeiro e São Paulo podem dirigir até Paraty. Para quem vai do Rio, o acesso é pela BR 101, margeando o litoral fluminense com belos visuais no caminho e no final um trechinho pela BR 459. Para quem vai de Sampa, a melhor opção é a BR 116 até Guaratinguetá, para depois pegar a BR 459.

Em ambas as capitais, suas rodoviárias também oferecem alternativas de ônibus até lá – o tempo de viagem do Rio é de pouco mais de 4 horas, enquanto de São Paulo é de 6 horas. O mesmo vale para turistas de outros cantos do Brasil e do mundo que chegam nos respectivos aeroportos, que são os mais próximos da cidade. Alugar um carro ou pegar um ônibus ou transfer é o melhor a fazer.

Quando ir

Durante as férias de verão, não há como escapar de uma cidade cheia em Paraty. O destino é muito procurado por cariocas e paulistas e costuma receber muita gente na alta temporada – além dos preços ficarem mais caros, é claro. Outro problema pode ser a incidência de chuvas, que é grande na região nos meses mais quentes. Mas, mesmo no inverno, ainda costuma chover de vez em quando.

Uma boa escolha é esquecer esses detalhes e ir quando puder – já que a cidade não varia muito ao longo do ano, apenas com um inverno mais frio. Existem muitas opções de eventos e festivais que podem ajudar a selecionar a melhor época, já que alguns são bastante famosos.

Para quem vai em janeiro, o Viva o Verão conta com diversas atrações gratuitas oferecidas pela Prefeitura. Geralmente em maio ou junho, a Festa do Divino ocorre 50 dias depois da Páscoa e também atrai muitos turistas. A FLIP – Festa Literária Internacional de Paraty acontece no fim de junho ou começo de julho e é o evento mais famoso da cidade. Em novembro, o Festival Gastronômico pode ser uma ótima pedida para conhecer a região e levar a criançada para comer pratos deliciosos locais.

Jovens no centro histórico de Paraty, RJ.
Foto: Ricardo Junior.

O que fazer em Paraty com crianças

Há muito o que fazer em Paraty. São diversas opções de passeios e lugares para visitar em que os pequenos vão encontrar cenários paradisíacos e muita diversão. A começar pelas praias, já que nas férias o que a criançada quer saber é de brincar na areia e mergulhar no mar.

Existem duas praias próximas ao centro da cidade: Pontal e Jabaquara. A primeira não é das mais belas da região, mas é muito perto de tudo e ótima para sentar nos quiosques e relaxar após chegar em Paraty. As águas são calminhas e os filhos podem brincar sem problemas – ainda podem alugar um caiaque ou stand up paddle para se divertir. Já a segunda também é de fácil acesso e tem as mesmas características – ideal para parar ao fim do dia na volta dos passeios.

Saindo um pouco da cidade, a mais famosa dos arredores certamente é Trindade, e você não pode deixar de visitar. Ir a Paraty com crianças e não levá-las até lá é perder a chance de conhecer um dos lugares mais bonitos da Costa Verde. Nela, a piscina natural do Cachadaço é o ponto principal, cercada por pedra e bem rasa para deixar os pequenos sem preocupações.

Paraty: as 8 melhores atrações da cidade e arredores

Ela fica na praia de mesmo nome, que acaba servindo de caminho até as rochas. Existem outras praias na vila, como a do Meio, a de Fora, a do Cepilho e a Brava. No conjunto geral, Trindade é o local perfeito para passar um dia, acessível de barco ou mesmo de carro, parando na vila seguindo a estrada Rio-Santos em direção a São Paulo.

Praia do Meio, em Trindade, Paraty, RJ.
Foto: Banco de imagens.

Logo depois dela vem a Praia do Sono, outro paraíso da região. A preservação da natureza chama atenção, com muito verde para quem olha do mar na direção da areia – o visual é de tirar o fôlego. Mais rústica, ainda assim possui alguns quiosques para os turistas sentarem e curtirem a praia sem problemas. O acesso não é dos mais fácil, tendo que ir até um condomínio próximo e lá alugar um barco ou percorrer 4 km de trilha.

Você está conferindo dicas para curtir PARATY COM CRIANÇAS: o que saber antes de ir e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide toda a família!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Já no sentido contrário da estrada, rumo ao Rio, vem a escondida São Gonçalo. Considerada uma das mais bonitas de Paraty, ela – junto a sua “irmãzinha” São Gonçalinho – é mais uma joia da Costa Verde, com a Mata Atlântica quase intocada e águas esverdeadas e cristalinas. Ambas são boas para caminhar e passear de canoa, mas a primeira possui orla bem maior. Pare lá um pouco e deixe a criançada se divertindo na areia e no mar.

Procurando hotel ou pousada em Paraty? Encontrou!

Mais próxima do centro, Paraty Mirim completa o grupo de praias imperdíveis da região – mas, não se engane, existem muitas outras que merecem ser exploradas. Com mar calminho e 800 metros de faixa de areia, ainda conta com quiosques e bares para atender os turistas – e nela se encontra a igreja mais antiga da cidade. É possível chegar de barco ou ônibus.

Os passeios de barco por praias mais escondidas e ilhas da Costa Verde têm tudo para animar a criançada. São lugares incríveis, com visuais exuberantes e paradas para mergulho que vão fazer a alegria da família inteira. Alugando escunas, barcos ou lanchas, o turista pode parar em praias como a Vermelha, a da Lula, a de Conceição, Saco da Velha e Saco de Mamanguá. O grande destaque, porém, fica com a Lagoa Azul: uma grande piscina natural com rica vida subaquática, cercada por rochas e mata.

Vista aérea de Saco de Mamanguá, Paraty, RJ.
Foto: Banco de imagens.

Os passeios visitam também algumas ilhotas da região, uma mais linda que a outra. As principais são a Ilha Comprida, a Ilha da Cotia, a Ilha do Algodão. Mas ainda há a Ilha Duas Irmãs, a Ilha da Sapeca e a Ilha Rasa – entre outras. E mais praias: Akita, Engenho, Jurumirim. São muitas opções para um dia inteiro de muita natureza e diversão mergulhando no mar e conhecendo a belíssima Costa Verde.

Quem visita Paraty não se limita ao mar. A água doce também domina a região com cachoeiras deslumbrantes, de quedas geladinhas para se refrescar após um dia na praia. Uma das mais famosas é a da Pedra Branca. Com uma piscina natural grande e tranquila, é ideal para a criançada brincar – mas isso também a deixa mais cheia, sempre procurada por moradores e turistas. Antes dela, é possível conhecer o Poço da Usina, com 6 metros de profundidade, e onde foi construída a primeira usina da cidade.

Confira mais fotos de Paraty aqui!

Outra queda d’água muito frequentada é a do Tobogã. Esta ficou famosa por ter as pedras bem lisinhas, com a água correndo rente a elas e permitindo deslizar – os locais adoram “surfar” nelas, mas é uma prática bastante perigosa. No máximo dá para descer sentado ou deitado sem problemas. Ela termina em uma piscina natural ótima para mergulhar. Bem perto, através de uma trilha curta, está o Poço do Tarzan, outra boa opção para se banhar e relaxar.

Existem muitas outras cachoeiras na região, a maioria delas próximas a algumas das praias mais afastadas citadas acima. Quem pode esticar a viagem costuma aproveitar para explorar o máximo delas.

Dentro de Paraty em si, o melhor a fazer é passear pelo delicioso Centro Histórico. Nele que está os casarões coloniais e ruas de pedra, além de muitas casinhas coloridas e lojinhas de lembranças. É perfeito para caminhar e se esquecer do tempo. A Praça da Matriz conta com muitos barzinhos e uma bela vista para o mar. E lá também há o Teatro de Bonecos, com espetáculos usando bonecos de pano e espuma. Vale a pena consultar a programação e fazer reserva – programa ideal para as crianças pequenas.

Os casarões do centro histórico em Paraty, RJ.
Foto: Ricardo Junior.

A igreja principal no centro histórico em Paraty, RJ.
Foto: Ricardo Junior.

Passeio de charrete pelo centro histórico em Paraty, RJ.
Foto: Ricardo Junior.

E ainda há muitas outras opções de lazer em Paraty e vizinhança. O Caminho do Ouro combina história com ecoturismo e esportes como caiaque e tirolesa. A visita guiada pela Mini Estrada Real é uma boa ideia para ensinar sobre o tema aos filhos, com réplicas e miniaturas dos principais monumentos. Passeios de cavalo e de charrete também podem ser contratados para explorar a região.

***
História, cultura e natureza, tudo em grandes doses. Quer férias melhores para a família? Vá curtir Paraty com as crianças: inesquecível!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  18 de dezembro de 2017

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site