Melhores PRAIAS de ARRAIAL DO CABO (RJ)

Avalie este artigo

Quer saber quais são as melhores praias de Arraial do Cabo no Rio de Janeiro? Fica ligado nesse post!

5 motivos para incluir Arraial do Cabo na sua lista de viagem!

Não há problema algum em apontar Arraial do Cabo como o destino mais bonito da chamada Região dos Lagos do Rio de Janeiro. O pequeno município algumas vezes fica ofuscado pelas vizinhas Cabo Frio e Armação dos Búzios, mais famosas, mas não deve em nada a elas quando se trata de beleza natural. Na verdade, supera ambas na quantidade de praias incríveis, com direito a águas cristalinas e vida marinha riquíssima.

Principal point de mergulho do estado, é para lá que os cariocas se dirigem quando querem frequentar praias belíssimas e até aprender a mergulhar com cilindro – os cursos e o batismo são frequentes na cidade. Só você irá se surpreender com a temperatura da água, sempre bastante gelada na região!

A cerca de duas horas e meia da capital, dá para entender porque o destino é tão popular: é um privilégio poder visitar um local tão incrível a tão curta distância.

Confira também o Guia Completo do Rio de Janeiro

Pelo tamanho diminuto da cidade – que tem apenas 30 mil habitantes – não são muitas as praias, e fica mais fácil escolher.

A estrutura é boa, embora não haja grandes hotéis por lá, já que eles costumam se concentrar em Cabo Frio e Búzios. As pousadinhas são muitas, mas a melhor pedida (favorita dos cariocas) é alugar casas de veraneio para passar as férias, feriados prolongados ou mesmo só o final de semana. Veja aqui nossa seleção dos 10 melhores Hotéis e Pousadas em Arraial do Cabo. 

Para te ajudar a escolher, confira as melhores praias de Arraial do Cabo com a certeza de que beleza não vai faltar!

1. Prainhas do Pontal do Atalaia

O Pontal do Atalaia é comumente apontado como o local mais bonito de Arraial. E suas prainhas, que se separam na maré alta e se juntam na baixa, estão entre as mais visitadas da cidade na hora de curtir muito sol e mar.

O cenário é belíssimo desde a chegada, descendo por uma escadaria do alto do mirante local para já ter uma ideia da paisagem de tirar o fôlego.

Não fique imaginando, veja fotos das Prainhas do Pontal do Atalaia aqui

Areia branquinha, mar azul cristalino e muito verde ao redor é o que espera os visitantes que chegam por lá. Bem no meio se formam algumas dunas que também proporcionam um visual panorâmico incrível do alto. As águas sempre transparentes rendem merecidas comparações ao Caribe – e, apesar da temperatura baixa da região, costumam estar agradáveis.

O acesso pode ser feito de carro até o morro e a escada, ou de trilha de cerca de uma hora saindo da Prainha (outra, não confundir com as Prainhas do Pontal).

Foto Prainhas do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, RJ.

As deliciosas prainhas do Pontal do Atalaia, são uma das principais atrações (e concorridas!) em Arraial do Cabo, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

2. Praia do Farol

É possível dizer que a Praia do Farol só é menos reconhecida do que o Pontal do Atalaia como a mais bonita da cidade por realmente não ter a mesma fama. Afinal, ela fica “escondida” na Ilha do Farol e exige mais esforço para chegar lá. Mas o passeio é absolutamente imperdível, já que ela foi eleita pelo INPE como uma das praias mais perfeitas do Brasil em pureza da água, qualidade da areia e beleza natural.

Área de Proteção da Marinha, somente 250 pessoas podem ficar nela a cada 45 minutos. E mesmo com o pouco tempo, pode ter certeza que vai adorar o local e se impressionar com a transparência do mar – dá até para ver tartarugas, arraias, golfinhos e orcas de vez em quando.

Foto Praia do Farol, Ilha do Farol, Arraial do Cabo, RJ.

A praia da Ilha do Farol é difícil chegar e controlada pela Marinha, mas o esforço vale a pena! É um das mais lindas praias de Arraial do Cabo, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

3. Praia do Forno

Outra das mais famosas de Arraial do Cabo é a Praia do Forno. Acessível por trilha de meia hora ou barco a partir da Praia dos Anjos, uma das mais centrais da cidade, ela oferece o mesmo cenário de areia branquinha e mar cristalino cercados por muita área verde.

O mirante durante o caminho já proporciona a vista exuberante para a enseada e dá água na boca para chegar logo.

PRAIA DO FORNO: o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Com 500 metros de extensão, a praia conta com boa estrutura de bares e barracas em seu cantão direito para os comes e bebes. Na esquerda, porém, dá para ficar no sossego total em um trecho bem mais vazio.

A melhor pedida por lá é levar ou alugar um snorkel para curtir a paisagem subaquática, com destaque para as sempre presentes tartaruguinhas. Definitivamente é um local imperdível para quem visita Arraial.

Foto orla Praia do Forno, Arraial do Cabo, Rio de Janeiro.

A linda Praia do Forno, ótima pedida para visitar em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

4. Praia Brava

A Praia Brava já entra no grupo de praias menos famosas de Arraial do Cabo, abaixo das primeiras da lista. Mas não quer dizer que seja menos interessante, nem um pouco! Afinal, ela é considerada um verdadeiro paraíso isolado na cidade, que os poucos que visitam jamais esquecem.

Reservada e selvagem, ela é acessível via trilha pelo Pontal do Atalaia, mas ela é bastante curta. Uma escadaria desce até perto da areia, com direito ao caminho todo de frente para o imenso mar azul, em um cenário inesquecível. É preciso atravessar algumas pedras para chegar na praia efetivamente. Chegando lá, a orla é pouco extensa, com apenas 200 metros aproximadamente.

O ideal é ir na maré baixa, já que na alta a faixa de areia diminui bastante e pode até sumir, além do mar ficar bem mais perigoso.

Você está conferindo as Melhores PRAIAS de ARRAIAL DO CABO (RJ). Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

5. Prainha

Como já dito antes, não confunda esta com as Prainhas do Pontal do Atalaia. A Prainha em si é uma das mais populares de Arraial do Cabo, bastante bem estruturada e urbanizada – há muitos quiosques para os comes e bebes.

Conheça Arraial do Cabo em imagens 360 graus!

O mar é mais calmo, bom para dar um mergulho e para levar crianças e idosos. Há um ótimo ponto de mergulho bem perto, no Saco do Cherne, e os cantões da praia, perto das rochas, são bons para mergulhar com snorkel.

Com o acesso fácil e a região cheia de comércio, também há muitas casas de veraneio para alugar e pousadinhas para se hospedar. É uma bela pedida para ficar na cidade pela estrutura, mas sem perder em nada da beleza natural de outras vizinhas.

Foto Prainha, Arraial do Cabo, RJ.

A Prainha é uma das mais famosas, agitadas e bem estruturadas de Arraial do Cabo. Obrigatório conhecê-la!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

6. Praia Grande

A Praia Grande é a mais central de Arraial, bastante extensa e cheia de opções de bares, restaurantes, pousadas e hotéis.

São 40 km de faixa de areia, mas o cantão esquerdo, que fica na parte mais urbana, é onde se concentra a maioria das pessoas, e principalmente os turistas de temporada em suas casas de veraneio.

Veja mais dicas do que fazer em Arraial do Cabo

O mar é belo e gelado, as dunas dão um toque ainda mais interessante ao cenário e há mirantes incríveis ao redor para apreciar a paisagem da cidade. As águas são agitadas, boas para surfe, e os quiosques garantem o agito dia e noite na orla.

Uma interessante opção de lazer é alugar bugues para percorrer a imensidão da praia e explorar as dunas.

O pôr do sol visto da Praia Grande é considerado um dos mais exuberantes de lá, então também vale a pena esperar o fim de tarde antes de se recolher.

7. Praia dos Anjos

É da Praia dos Anjos que saem os principais passeios de barco pela costa de Arraial do Cabo, com destaque para o que leva até a deslumbrante Ilha do Farol. E dá para notar de cara o aspecto portuário pelos incontáveis barcos ancorados na baía.

Veja mais fotos da Praia dos Anjos

No cantão direito, porém, é possível curtir o mar e mergulhar. Pela urbanização do bairro, com áreas comerciais e residenciais,, quiosques, bares e restaurantes, é uma escolha comum na hora de se hospedar, seja alugando casas e apartamentos ou escolhendo pousadas e hotéis da região.

Por conta das embarcações, é a praia menos badalada da cidade, mas não deixa de ser uma boa pedida para ficar bem localizado para curtir ao máximo Arraial do Cabo.

Foto cais da Praia dos Anjos, Arraial do Cabo, RJ.

É do cais da Praia dos Anjos que saem os passeios de barco pela exuberante costa de Arraial do Cabo, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

***
Agora que você conhece as melhores praias de Arraial do Cabo, é só programar sua viagem e curtir cada uma delas ao máximo! Vamos lá?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 15 de setembro de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.