15 MONUMENTOS e OBRAS ARQUITETÔNICAS famosas no Brasil

5/5 - (4 votes)

A natureza exuberante, as cidades históricas e as praias paradisíacas não são as únicas riquezas do Brasil. O país é recheado de obras de arte arquitetônicas de diversos estilos, que se transformaram em pontos turísticos famosos!

Selecionamos os quinze monumentos imperdíveis espalhados por várias cidades do país! Confira abaixo e planeje sua viagem pra seus destinos.

1 – Cristo Redentor (Rio de Janeiro)

A Estátua do Cristo Redentor, localizada no Morro do Corcovado no Alto da Boa Vista, é uma das sete maravilhas do mundo moderno e foi incluído pela Unesco como Patrimônio da Humanidade. O monumento é o mais famoso e o que mais atrai turistas de todo o mundo para aquela foto tradicional de abraços abertos como a gigante estátua.

lindo-anoitecer-cristo-corcovado-rj

Numa alusão a cruz, símbolo máximo do cristianismo, o Cristo de braços abertos se transformou no cartão de boas vindas a todos os visitantes.

Inaugurada em 12 de outubro de 1931, dia de Nossa Senhora Aparecida padroeira do Brasil, o Cristo Redentor é um santuário católico, mas é visitado por pessoas de todas as religiões.

Para chegar até a imagem e sua vista estonteante de grande parte da cidade do Rio de Janeiro e Niterói, há vans e um trenzinho.

2 – Elevador Lacerda (Salvador)

O principal cartão-postal da Bahia, o Elevador Lacerda, foi criado em 1873, como primeiro elevador do mundo para transporte público, sendo ainda hoje o mais alto. Ele liga a Praça Cayru, no Bairro do Comércio na Cidade Baixa, com a Praça Tomé de Sousa, na Cidade Alta.

foto-pelourinho-salvador-bahia-brasil-0729

Criado por iniciativa do empresário Antonio de Lacerda e pelo irmão engenheiro Augusto Frederico de Lacerda, passou por algumas reformas que alteraram o antigo projeto arquitetônico, para o estilo art décor.

Clique aqui e conheça Salvador em imagens 360 graus.

O elevador Lacerda transporta em média 750 mil pessoas por mês e funciona 24 horas. Após a subida, o turista tem o prazer de apreciar a Baía de Todos os Santos, o Mercado Modelo e o Forte de São Marcelo, na Cidade Baixa. Em cima, bem próximo está o Pelourinho, o Centro Histórico que merece um passeio bem devagar.

3 – Catedral da Sé (São Paulo)

São Paulo possui grandes e belos conjuntos arquitetônicos, mas a Catedral da Sé tem grande simbolismo por fazer parte da fundação da cidade.

foto-catedral-da-se-em-sao-paulo-brasil-0823

A primeira igreja construída no terreno era feita de barro e palha socada, com estrutura de toras, datada de 1591. Em 1745, começou a construção de uma nova igreja, que já possuía o título de catedral da cidade. Já em 1911, houve uma demolição total das estruturas e a construção de uma nova igreja, mais opulenta e rica em detalhes, localizada na Praça da Sé e bem ao lado do Marco Zero da Cidade.

A Catedral da Sé é um dos cinco maiores templos do estilo neogótico do mundo. E em seu interior, há uma cripta aberta a visitação, com restos mortais de cardeais, arcebispo e outras figuras históricas da cidade.

4 – Ópera de Arame (Curitiba)

Construída ao lado da Pedreira Paulo Leminski, no Parque das Pedreiras, a Ópera do Arame é uma das obras mais belas e modernas de Curitiba. Sua aparência frágil e as transparências lhe deram o nome, mas a estrutura é firme e feita por tubos de aço e metal, coberto com placas de policarbonato transparente.

foto-teatro-opera-arame-curitiba-parana-brasil-foto-5797

A obra é cercada por matas e cascatas, rodeada por um lago artificial com peixes variados e uma ponte, também de aço, metal e transparências, que permite visualizar as águas.

Faça um tour virtual 360 graus pelos Parques de Curitiba clicando aqui.

Sua construção demorou apenas 75 dias para ficar pronta, no ano de 1992 e tem 1648 lugares. O teatro recebe as mais variadas manifestações artísticas e culturais, além dos principais eventos da cidade.

5 – Estação Cabo Branco (João Pessoa)

Um dos últimos projetos do arquiteto Oscar Niemeyer, com suas marcantes características, a Estação Cabo Branco é um espaço cultural que engloba ciência, arte e cultura gratuita para os paraibanos.

centro-cultural-joao-pessoa-pb-0259

Distribuída em cinco edifícios, foi construído bem próximo ao Farol Castelo Branco, que além de sua beleza arquitetônica apresenta uma belíssima vista panorâmica do mar e das praias de João Pessoa.

6 – O Lançador (Porto Alegre)

Idealizada pelo artista pláscito Antonio Carigi para um concurso de artes em São Paulo, a escultura denominada “O Laçador” ganhou tamanha repercussão entre os gaúchos, que virou o símbolo oficial da cidade de Porto Alegre.

 

Esculpida em bronze e inaugurada em 20 de setembro de 1958, data de homenagem a Revolução Farroupilha, o Laçador é a representação do gaucho típico, com seus hábitos e vestes.

Hoje está localizada no Sítio do Laçador, próximo ao Aeroporto Internacional Salgado Filho, de onde pode ser localizada por grande parte da cidade.

7 – Praça dos Três Poderes (Brasília)

Todo o distrito de Brasília tem grande valor arquitetônico e artístico para o mundo. Mas a Praça dos Três Poderes é o coração da capital federal e símbolo máximo da política brasileira.

 

Nela há o Palácio do Planalto do Poder Executivo, o Supremo Tribunal Federal do Poder Judiciário e o Congresso Nacional do Poder Legislativo, distribuídos num espaço aberto, feito para que todos os três poderes possam se destacar por igual.

Ao seu redor há também outros monumentos especiais como as esculturas Os Guerreiros e A Justiça, a Pira da Pátria, os Candangos, o Marco Zero, o Mastro da Bandeira e um pouco mais distante o Museu Histórico de Brasília e o Panteão da Pátria.

Você está conferindo 15 monumentos e obras arquitetônicas famosas no Brasil!  Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

8 – Memorial JK (Brasília)

Num dos pontos mais altos da capital, foi realizada a primeira missa de Brasília, em 1957 e antes de sua inauguração oficial, num evento que remetia a época da primeira missa realizada no Brasil, em 1500. Por muitos anos o local serviu de contemplação religiosa até ser inaugurado, em 1981, o Memorial JK. Mais um projeto de Oscar Niemeyer, o local guarda os restos mortais do presidente fundador da capital, Jucelino Kubitschek, além de um pequeno acervo de seus objetos pessoais e documentos.

 

Sobre a câmara mortuária há um belíssimo vitral da artista Marianne Peretti. Na área externa, há obras de Athos Bulcão e uma grande escultura, de 4,5 metros, de Honório Peçanha.

9 – Doze Profetas de Aleijadinho (Congonhas do Campo)

Uma das mais importantes obras artísticas, arquitetônicas e paisagísticas brasileiras, os Doze Profetas de Aleijadinho, é um marco do barroco no país.

Localizado no Santuário do Bom Jesus de Matosinho, as esculturas feitas em pedra sabão estão distribuídas no adro da igreja e fazem parte do projeto de Aleijadinho, em recriar cenas do Antigo e Novo Testamento.

foto-basilica-do-senhor-do-bom-jesus-de-matosinho-mg-0032

Sem paralelos arquitetônicos no país, o Santuário é símbolo do barroco e no seu interior, obras talhadas em madeira no estilo rococó dão continuidade a pureza e magnitude artística do local.

Cada um dos profetas segura um pergaminho com mensagens reflexivas baseados nos escritos bíblicos. Além das estátuas dos Doze Profetas, Aleijadinho recriou a cenas da Paixão de Cristo, que começa na Última Ceia e termina com a Crucificação, em seis passos distribuídos em seis capelas internas do Santuário.

10 – Arcos da Lapa (Rio de Janeiro)

A maior obra arquitetônica do período colonial brasileiro é hoje um dos principais pontos turísticos do Rio de Janeiro. O Aqueduto foi construído para levar água entre o Morro do Desterro (bairro de Santa Teresa) e o Morro de Santo Antônio (Largo da Carioca), mas logo ficou obsoleto, servindo posteriormente de viaduto para bondes, como é feito até hoje.

arcos-da-lapa-rj

São 42 arcos distribuídos em 17,6 metros de largura e 270 metros de comprimento, no estilo romântico. Foi construído pelos escravos e indígenas, no ano de 1723.

Clique aqui e visite os pontos turísticos do Rio de Janeiro em imagens 360 graus.

Hoje, os Arcos da Lapa também servem de porta de entrada para bares, restaurantes, casas de shows e eventos, que transformaram o bairro no principal centro de diversão carioca.

11 – Monumento do Ipiranga (São Paulo)

O então Príncipe Regente do Brasil Pedro I ergueu sua espada as margens do Rio Ipiranga, em São Paulo, e declarou a Independência do país, em 7 de setembro de 1822. Hoje no local há um belo conjunto arquitetônico, que não só homenageia o feito, mas também os eventos e personalidades que inspiraram o acontecimento.

foto-museu-do-ipiranga-em-sao-paulo-capital-brasil-0273

Criado no centenário da independência, o projeto é do artista italiano Ettore Ximenes e o arquiteto Manfredo Manfredi, que acabou incluindo cenas da Revolução Pernambucana e  Inconfidência Mineira, com esculturas de Jose Bonifácio de Andrade e Silva, Hipólito da Costa, Diogo Feijó e Joaquim Ledo.

Localizado no Parque da Independência, há também o Museu do Ipiranga, a Casa do Grito e uma cripta com os restos mortais de D. Pedro I e suas esposas Leopoldina e Amélia.

12 – Monumento Nacional dos Mortos da Segunda Guerra Mundial (Rio de Janeiro)

Em homenagem a Força Expedicionária Brasileira, foi criado o Monumento Nacional dos Mortos da Segunda Guerra Mundial, que guarda os restos mortais dos soldados brasileiros que lutaram na Itália.

monumento-oscar-niemeyer-rj

Localizado no Parque Eduardo Gomes, início do Aterro do Flamengo, o conjunto arquitetônico tem referência a Força Aérea Brasileira, aos pracinhas das três armas  e aos mortos no mar, através de três esculturas de metal, granito e azulejos.

Também conhecido como Monumento aos Pracinhas, eventos como a homenagem ao Soldado Desconhecido, o Dia da Vitória e a Troca de Guarda, atraem inúmeros turistas ao local, que fica próximo ao MAM.

13 – Teatro de Ouro Preto (Ouro Preto)

A antiga Casa da Ópera de Vila Rica hoje é conhecida como Teatro Municipal de Ouro Preto, que apesar da troca de nomes não perdeu sua magnitude arquitetônica e importância cultural.

foto-teatro-municipal-em-ouro-preto-mg-0812

Inaugurado em 1770, num período de fortes manifestações teatrais no Estado de Minas Gerais inspiradas pelo Barroco, desde sua criação foi sempre referência artística do país. Sua importância também é social, já que foi ali que mulheres atuaram num palco pela primeira vez no Brasil.

Conheça Ouro Preto em 360 graus.

Com apenas 300 lugares, mantém conservada sua arquitetura de paredes grossas de pedra, estruturas metálicas e pinturas.

14 – Museu Oscar Niemeyer (Curitiba)

Composto por dois prédios numa área de 35 mil metros quadrados, o Museu Oscar Niemeyer – MON é uma homenagem ao mais importante arquiteto brasileiro. Inclusive, o primeiro prédio foi projetado pelo próprio, onde o anexo tem formato semelhante a um olho.

museu-niemeyer-curitiba-parana-brasil-foto-6165

O foco das exposições são artes visuais, arquitetura e design, mas é o prédio que tem projeção internacional e atrai turistas de toda parte. Apelidado de Museu do Olho, foi inaugurado em 2002.

15 – Estátua de Padre Cícero (Juazeiro do Norte)

O sacerdote católico Cícero Romão Batista, mais conhecido como Padre Cícero, é o “não-santo” com mais devotos do país. Fieis de todas as regiões vão até Juazeiro do Norte, no Ceará, onde está a Estátua de Padre Cícero, demonstrar sua fé, realizar sacrifícios e pagar promessas.

 

Nascido em Crato, no Ceara, Padre Cícero se mudou logo no início de sua ordenação para Juazeiro do Norte, onde viveu até sua morte. Muito carismático, fez intenso trabalho de pregação de sua fé e com sua popularidade acabou se tornando político. E apesar de muitas controvérsias sobre sua vida pública, a fé do nordestino por Padre Cícero só aumentou durante os anos.

Sua Estátua, localizada na Colina do Horto, tem 27 metros de altura e é a terceira maior do mundo em concreto. Foi esculpida por Armando Lacerda e inaugurada em 1969, tem média de 25 milhões de visitantes ao ano.

***
Já conhece esses monumentos e obras arquitônicas? Tem mais alguma que faltou na lista? Conta pra gente!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 19 de janeiro de 2017


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.