SALVADOR ECONÔMICO: conheça a cidade gastando pouco

Avalie este artigo

Salvador chama a atenção do Brasil inteiro por ter um dos Carnavais de rua mais badalados do país. Sabe-se que nesta época, o custo de uma viagem é bem alto. Mas, o destino é popular durante o ano inteiro, por isso há várias promoções de passagem e hospedagem na baixa temporada.

Nem todo mundo quer ou pode gastar muito em uma viagem ao nordeste. Para esse grupo, saibam que há sim a chance de conhecer os principais pontos turísticos da capital baiana de forma bem econômica.

Deixe de lado por um tempo a intenção de contratar um city tour, que apesar de ser atrativo, custa um valor considerável para suas férias. Com as dicas certas, você chegar aonde quiser nessa cidade e pagando o equivalente ao transporte público. Como? Veja!

Cidade Baixa – Igreja do Bonfim e Monte Serrat

Salvador foi, desde os seus primeiros anos, dividida em duas cidades: a baixa e a alta. Por ser uma área onde estão as comunidades mais carentes da capital, muito se fala sobre a cidade baixa, mas é em sua maioria inverdades. Há bairros extremamente tradicionais e que lhe proporcionarão incríveis visitas.

Comece o seu dia pela Igreja de Nosso Senhor do Bonfim, na Colina Sagrada. Para chegar aqui você tem a possibilidade de usar o transporte público da cidade, pois há ônibus partindo de todos os pontos da capital. A igreja funciona todos os dias de 06:30 até as 18:00 horas e você ainda pode ter a chance de ver uma missa. Se a sua viagem for em janeiro, ainda dá para curtir a famosa Festa do Bonfim, ou Lavagem do Bonfim. Essa é a segunda maior festa popular da Bahia, ficando atrás somente do Carnaval, e acontece sempre na segunda quinta-feira do mês de janeiro desde 1754. É nas grades da Igreja que são amarradas as fitinhas de Nosso Senhor do Bonfim, cada fita, um pedido, olha só o trabalho do santo.

foto-igreja-senhor-bonfim-salvador-bahia-brasil-foto-0701

Fitinhas nas grades da Igreja Nosso Senhor do Bonfim, Salvador, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Saindo da Colina Sagrada, desça até o Monte Serrat. Esse ponto é pouco visitado, mas possui uma vista esplêndida! Nesse cantinho tipicamente soteropolitano você encontra o Forte de Nossa Senhora do Monte Serrat e o farol com o mesmo nome. É um pedacinho da Baía de Todos os Santos e que conta muito da história do nosso antigo Brasil Colônia. A vista para o por do sol daqui também é magnífica.

Ribeira – Sorvete e uma ótima comida baiana

Ainda na região da Cidade Baixa, você tem a Ribeira. Esse é um dos mais antigos de Salvador e conhecido pela sua baianidade aflorada. É onde você encontra a sorveteria mais famosa da capital. É praticamente impossível visitar a cidade e não experimentar esse sorvete. Frequentemente também acontecem campeonatos de remos e outros esportes marítimos na Orla da Ribeira. Essa passou por uma revitalização em 2014 e ficou incrível.

Aos domingos, o pátio do Detran/Salvador dá lugar ao Mercado Iaô. Esse foi uma iniciativa da Prefeitura da cidade juntamente com a cantora Margareth Menezes. A partir das 17 horas, até às 21, artistas baianos se apresentam gratuitamente aqui. É um passeio voltado para toda a sua família. Além de música, há também uma feira com comida típica e artesanato local.

Em outros dias dá também para visitar a Ribeira e experimentar o melhor da comida baiana nos diversos restaurantes da orla, com preços bem atrativos.

Centro Histórico – Pelourinho, Elevador Lacerda e Mercado Modelo

Outro ponto de Salvador que dá para conhecer inteiro sem pagar nada por isso é o Centro Histórico. Tudo bem que as lojinhas que você vai encontrar pelo caminho são verdadeiramente tentadoras, mas com um controle mais sério e sabendo quanto pode gastar aqui, não haverá problema algum de excessos. Conhecer o Centro Histórico de Salvador leva-o à dois trajetos:

  • Mercado Modelo – Elevador Lacerda – Pelourinho, ou
  • Pelourinho – Elevador Lacerda – Mercado Modelo

Levando em conta que você vem da Ribeira, então vamos optar pelo primeiro trajeto. O Mercado Modelo é um casarão antigo onde ficavam presos escravos e também onde eles eram castigados quando fugiam ou se rebelavam. Hoje funciona um centro de vendas para os artesãos locais e você encontrará lindas peças por aqui.

foto-mercado-modelo-salvador-bahia-8962

Artesanatos no Mercado Modelo, em Salvador, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

De um lado desse mercado dá para observar a Baía de Todos os Santos, com uma vista indescritível. O por do sol daqui também é único e admirável. Já do outro lado você tem o lendário Elevador Lacerda. A subida lhe levará até a Praça Municipal e onde dá para começar um passeio pelo cartão-postal da cidade: o Pelourinho.

foto-pelourinho-salvador-bahia-brasil-0729

Elevador Lacerda, abaixo o Mercado Modelo e a vista da Baía de Todos os Santos, em Salvador, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Saindo da Praça Municipal siga para o primeiro ponto do “Pelô”: a Praça da Cruz Caída. Aqui antigamente era onde estava a Catedral de Salvador, que posteriormente foi demolida para a construção de trilhos para dar passagem aos bondinhos da cidade. Quando os mesmos foram desativados, um artista local projetou e construiu o monumento que chama a atenção de quem passa por aqui.

Logo em seguida você encontra o Largo Terreiro de Jesus, o mais agitado do Centro Histórico. Aos finais de semana há samba de roda, capoeira, muita comida baiana e festividade por aqui. Você vai se encantar e se divertir bastante. O melhor de tudo é que as atrações são totalmente gratuitas!

foto-pelourinho-salvador-bahia-brasil-0758

Largo do Pelourinho, repleto de bares, lojas e muita história, em Salvador, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Descendo pelas ladeiras do Pelourinho ainda há diversos Largos e onde dá para aproveitar o melhor da música e da cultura da Bahia. Aos domingos e terças-feiras também acontecem os ensaios do Olodum (gratuitos).

foto-pelourinho-salvador-bahia-brasil-0911

Casa do Olodum, onde acontecem os ensaios do grupo, no Pelourinho, Salvador, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Orla de Salvador – de boas praias ao por do sol mais famoso da cidade

A orla de Salvador é imensa! Você pode começar o seu passeio na Praia da Barra e terminar na famosa Praia de Itapuã. Em cada um dos pontos, há motivos diferentes para paradas. Na primeira, há o famoso Farol da Barra e onde pessoas de todos os cantos da cidade, além dos turistas, se encontram para admirar o por do sol. É o ponto mais famoso para tal em toda a cidade. Aos finais de semana ainda dá para curtir grupos de teatro, música e até ioga que se reúnem gratuitamente aqui.

foto-praia-farol-da-barra-salvador-bahia-brasil-foto-1089 (1)

Por do sol no Farol da Barra, inesquecível, em Salvador, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Já Ondina e Rio Vermelho, são orlas voltadas para a noite. Bares diversos e casas de show alternativos fazem parte do roteiro boêmio de Salvador. Também tem opções para quem não quer pagar muito por isso. A partir daqui você segue pela orla de Pituba, Costa Azul, Jardim dos Namorados, Jardim de Alah, Boca do Rio, Pituaçu e muitos outros bairros até chegar em Itapuã. Todos esses são residenciais, mas no último ponto dá também para aproveitar a Bahia ao máximo. Aqui ficam bares e restaurantes que divulgam ao máximo a cultura do estado e um dos acarajés mais famosos da cidade: o Acarajé de Cira.

foto-praia-de-itapoa-salvador-bahia-brasil-foto-1520

Praia de Itapoã, com pequenas piscinas naturais e muitos quiosques pé-na-areia, em Salvador, BA.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Passando por esses pontos, você conheceu Salvador como um todo e sem gastar quase nada com isso! Gostou das dicas? Então aproveita em sua próxima viagem às terras soteropolitanas!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 27 de julho de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.