10 PASSEIOS imperdíveis em MACEIÓ e região

Preparar uma lista com os 10 passeios imperdíveis em Maceió e região foi uma tarefa difícil, mas conseguimos! Alagoas é um estado relativamente pequeno, quando comparamos com outras capitais do Nordeste. Ainda assim, o turismo daqui desbanca grandes destinos devido as praias e atrativos naturais.

Queremos compartilhar com você nossa lista, pois sabemos que quem vem para o lado de cá se encanta completamente e quer voltar para conhecer mais e mais.

Confira abaixo e se programe para fazer os melhores passeios em Maceió nas suas próximas férias.

1 – Fazer a Rota Ecológica da Costa dos Corais

A pequena cidade de São Miguel dos Milagres provavelmente estará em sua lista de o que fazer em Maceió e região. As praias e piscinas naturais dessa região são incríveis e atraem turistas o ano inteiro.

Contudo, nós queremos dessa vez deixar outra dica. Fazer a Rota Ecológica da Costa dos Corais! Ela inicia na foz do Rio Camaragibe, em São Miguel dos Milagres, e segue até o vilarejo de Japaratinga, que fica do ladinho de Maragogi – já deu pra ver que a rota é paradisíaca, não é mesmo?

ROTA ECOLÓGICA DA COSTA DOS CORAIS: o charme de ALAGOAS

O trajeto, que além de ser um ótimo atrativo para quem deseja lugares mais tranquilos, fará você conhecer mais da natureza local e descobrir paisagens únicas.

Dá para fazer a Rota Ecológica da Costa dos Corais caminhando, de carro ou de buggy e dura vários dias, dependendo do seu ritmo e possibilidade de ficar e relaxar em cada praia.

Sempre que possível, faça paradas para passeios locais, como de jangada até as piscinas naturais da região, e tenha os pernoites em diferentes pousadinhas de charme ao longo do roteiro. Você não vai se arrepender!

Foto orla Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres, AL.

Pela Rota Ecológica da Costa dos Corais você irá encontrar paisagens como esta da Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres. Um paraíso, não é?
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

2 – Fazer um passeio de catamarã até as piscinas naturais de Paripueira

Como você já está pela região da Costa dos Corais, vale a pena parar em Paripueira e fazer o tradicional passeio de Catamarã. O barco leva os turistas até as piscinas naturais da região para relaxarem e curtirem bastante o cenário e essa praia.

PISCINAS NATURAIS DE PARIPUEIRA: veja dicas sobre o passeio

Esse é um passeio quase que obrigatório para quem passar por aqui e, provavelmente um dos melhores passeios turísticos em Maceió e região.

Foto pessoas mergulhando nas piscinas naturais de Paripueira, AL.

As piscinas naturais de Paripueira são deliciosas, de água cristalina e repleta de peixinhos coloridos. Sem dúvida um dos melhores passeios a fazer pertinho de Maceió, AL.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

3 – Conhecer Maragogi

Maragogi é por completa um grande atrativo turístico. As praias, a natureza e todos os cantos por aqui dá para aproveitar em suas férias.

As piscinas naturais são, certamente, o maior cartão-postal da cidade. O mar sempre calmo e com águas claras, peixinhos coloridos e muito sol para agitar seus dias de férias.

Chegando por aqui você perceberá que não foi à toa que Maragogi ganhou o apelido de Caribe Brasileiro.

Para saber como ir até as Galés de Maragogi, veja esse post.

E para saber tudo sobre a Praia de Maragogi, veja esse outro post.

4 – Curtir uma manhã na Praia do Francês

A Praia do Francês tornou-se um dos melhores passeios turísticos em Maceió, principalmente, por estar pertinho da capital. Dá para fazer bate e volta sem se preocupar com transportes, mas quem quiser ficar por aqui, vai encontrar muitas pousadinhas e alguns hotéis mais luxuosos.

PRAIA DO FRANCÊS: tudo o que você precisa saber e o que fazer

Entre os atrativos turísticos da Praia do Francês, podemos destacar as piscinas que se formam na maré baixa, permitindo que os turistas mergulhem à vontade. Você também pode conhecer o centrinho que fica na praia, sempre com lindos artesanatos. Dá ainda para pegar um barco e fazer um passeio até o muro de pedras, ou passear de banana boat.

Foto guarda sóis na Praia do Francês.

Durante a alta temporada a Praia do Francês fica super movimentada e abriga todos os estilos de viajantes. Ótimo passeio pertinho de Maceió.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

5 – Passar um dia inteiro na Praia do Gunga

A Praia do Gunga é considerada uma das mais bonitas do Brasil e você não pode deixar de conhecê-la durante as férias em Maceió. Dá para passar o dia inteiro aqui, aproveitando o mar e outros pontos turísticos do local.

Você pode chegar até aqui pela estrada estadual, mas a nossa dica especial é que você pegue uma barca que sai de Barra de São Miguel e vem até a Praia do Gunga. O passeio é incrível e o cenário do alto-mar, mais incrível ainda.

PRAIA DO GUNGA: tudo o que você precisa saber

Conheça também a Lagoa do Roteiro, as falésias, pratique paraglider e termine o seu dia com o pôr do sol no Mirante.

Você está conferindo os 10 PASSEIOS imperdíveis em MACEIÓ e região. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos e toda família para curtir as maravilhas de Alagoas!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

6 – Fazer um passeio até a Foz do Rio São Francisco

O passeio até a Foz do Rio São Francisco é um dos mais importantes e necessários para os turistas que estão pela capital. O cenário da região é tão completo que já foi usado em filme (Deus é Brasileiro) e em novela da Rede Globo (Velho Chico).

A cidade se desenvolveu a partir de uma antiga comunidade quilombola, que ainda vive por essas regiões até hoje. Além de visitar essas origens, indicamos que você faça o passeio de barco até o encontro do rio com o mar. Dê preferência para ir entre outubro e fevereiro, pois é a época de pouca chuva.

PASSEIO DE BARCO ATÉ A FOZ DO RIO SÃO FRANCISCO: dicas imperdíveis

Foto Foz do Rio São Francisco, AL.

No passeio até a Foz do Rio São Francisco você encontrará paisagens como esta, que une dunas, águas azuis e coqueirais, fazendo um cenário belíssimo! A Foz fica entre Alagoas e Sergipe.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

7 – Conhecer os Cânions do São Francisco

Ainda passeando pelas águas do Rio São Francisco, ir até os cânions, que fica entre Piranhas e Canindé do São Francisco (Sergipe). Os passeios podem sair de Alagoas ou Sergipe, dependendo de onde se encontra o turista.

Os catamarãs trazem os turistas até os cânions para passeios de um de dia inteiro, ou de um período (geralmente pela manhã). Os barcos são super equipados, com restaurante e bar.

O trajeto é de aproximadamente 4 horas, com paradas para mergulhar e nadar nas águas esverdeadas do rio, ou passear de canoa e chegar bem próximo aos paredões. Você entrará cerca de 20 quilômetros por dentro dessas imensas rochas, conhecendo a Gruta do Talhado, a Pedra do Japonês, o Morro do Macaco, entre outros locais.

Foto barquinho passeio Cânion do Xingó.

Durante o passeio pelo cânion há parada para mergulho e também para pegar um barco menor e chegar pertinho dos paredões incríveis formados pelo Rio São Francisco, entre Alagoas e Sergipe.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

8 – Fazer um passeio de barco até a Lagoa de Mundaú

A Lagoa de Mundaú é um dos melhores passeios em Maceió, mas ainda é pouco conhecido dos turistas. A lagoa está entre as cidades de Santa Luzia e Coqueiro Seco. Os passeios saem do Pontal da Barra e duram cerca de 4 horas. De quebra você poderá aproveitar o lindo cenário das ilhas da região.

Antes de chegar na Lagoa de Mundaú o barco fará uma parada na Ilha do Carlitos. Essa ilha tem um encontro com mar muito bonito e as águas são muito convidativas para banho. Chegando na Lagoa de Mundaú você encontrará uma pequena orla com barracas e pequenos restaurantes, que servem o melhor da culinária litorânea.

Veja nosso ROTEIRO de 3, 5 e 7 dias por MACEIÓ e arredores

9 – Descobrir as Dunas de Marapé

Quando alguém fala em dunas, qual a primeira imagem que vem em sua mente? Provavelmente aqueles morros de areia branca e fininha. Ao conhecer a região de Duas Barras, você descobrirá que as Dunas de Marapé, não são bem essas dunas que já estamos acostumados a ver.

O nome, na verdade, veio de um complexo hoteleiro que se instalou na região e abriu o turismo para cá. Aqueles morros de areia são bem pequenos, na verdade. O passeio até a Dunas de Marapé é indicado para aquele turista que deseja algo mais tranquilo e um passeio bastante ecológico. Você pode aproveitar o mar e também fazer incríveis trilhas.

10 – Curtir um pôr do sol no Mirante São Gonçalo

Deixando um passeio mais leve para o último da lista. Você provavelmente chegará aqui querendo algo mais tranquilo para encerrar as suas férias. O Mirante São Gonçalo está localizado no centro de Maceió e vale a pena a visitação.

Do alto do mirante é possível observar todo o Centro Histórico de Maceió, a cidade de Jaraguá e boa parte do litoral da cidade. Dá para curtir o pôr do sol e, certamente, essa será uma das vistas de final de tarde que você provavelmente terá visto nos últimos dias.

Para chegar até o Mirante de São Gonçalo basta seguir a ladeira da Catedral Metropolitana até o final. Apesar de íngreme, dá para fazer uma caminhada até aqui se você tiver disposição.

BÔNUS: PRAIAS

E, claro, você já deveria estar pensando que esquecemos das praias de Maceió. Não, não! Elas só viraram nosso bônus, pois são além de passeios imperdíveis, obrigatórios.

Você poderá curtir a Praia de Ponta Verde (a mais urbana e famosa), a Praia de Jatiúca, a Praia de Pajuçara (que tem também piscinas naturais para ir de jangada), a Praia de Ipioca (um pouco mais distante, mas paradisíaca) e a Praia de Gaxuma (com um mar sensacional!).

Foto orla Praia de Ponta Verde, Maceió, AL.

A deliciosa Praia de Ponta Verde é urbana, famosa e muito bem estruturada. Ótima para curtir um dia de sol em Maceió, AL.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

***
Gostou da nossa lista com os 10 passeios imperdíveis em Maceió e região? Tem outro que você acha que faltou? Deixe no comentário!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 30 de maio de 2018