PRAIA DO GUNGA: o que saber antes de ir e o que fazer

Publicidade

O litoral de Alagoas já caiu nas graças do turismo brasileiro há alguns anos. Se antes ficava ofuscado pelos vizinhos mais famosos – como Bahia, Pernambuco, Ceará e Rio Grande do Norte – hoje já recebe cada vez mais visitantes em buscas das incríveis belezas de seus 130 km de praias – e com a vantagem do acesso fácil a quase todas, visto que a capital, Maceió, fica próxima de tudo. Entre as praias mais lindas do Estado está a badalada Praia do Gunga.

A Praia do Gunga é um dos maiores destaques do litoral de Alagoas. Localizada na Grande Maceió, no município de Barra de São Miguel (ou em Roteiro, para os locais, dependendo de para quem se pergunta), já é opção muito procurada pelos moradores da capital para finais de semana e feriados prolongados. Com a paisagem formada por coqueiros, falésias e o encontro entre uma lagoa e o belo mar de tom esverdeado, já deu para entender o motivo que atrai tanta gente até lá, não é?

Agito e sossego: veja os motivos para curtir a PRAIA DO GUNGA

Então arrume as malas e se prepare para conhecer uma das praias mais bonitas do Nordeste. Enquanto isso, siga as nossas dicas para aproveitar ao máximo essa viagem.

Como chegar na Praia do Gunga

Naturalmente, o acesso mais fácil até Barra de São Miguel se dá pela capital do Alagoas, já que a Praia do Gunga fica a apenas 40 km de distância de Maceió, aproximadamente. O percurso dura cerca de uma hora de carro, saindo do Aeroporto Internacional Zumbi os Palmares, através da rodovia estadual AL 101 Sul, até a Lagoa do Roteiro. Chegando nela, é preciso entrar por uma antiga fazenda de coqueiros. Mas não se preocupe, mesmo sendo uma propriedade privada não se paga para entrar. Existe estacionamento no local.

Outra possibilidade é chegar até a Praia do Gunga é de barco. Para isso, o turista deve parar antes da Lagoa do Roteiro em Barra de São Miguel, em sua região central, e pegar um dos catamarãs ou escunas até lá. Também é possível contratar lanchas ou até jet skis para chegar na praia. Ainda existem ônibus saindo de Maceió até a região.

Reserve seu hotel ou pousada na Praia do Gunga aqui!

A maioria das pessoas acaba decidindo por fazer da Praia do Gunga um passeio de bate-volta a partir de Maceió. A curta distância para a capital, onde existe melhor estrutura de hospedagem e culinária em relação a Barra de São Miguel, contribui bastante para que conhecer o destino em um só dia seja válido. Mas, quem decide por ficar só na Praia do Gunga não se arrepende! Em Barra de São Miguel há algumas, como hotéis, pousadas e albergues, tudo a curta distância da praia mais famosa da cidade.

Quando ir

A alta temporada garante uma praia cheia e muita animação para quem quer se divertir. No Revéillon e no Carnaval, por exemplo, a Praia do Gunga recebe muita gente e não faltam festas para curtir a região. O verão todo, em geral, é mais intenso por lá – como acontece no Nordeste na alta temporada. Mas atente também para os preços mais altos no período.

Mas, para quem prefere aproveitar um tempo bom por lá sem tanta gente ao redor, vale a pena priorizar os meses entre agosto e novembro. No litoral nordestino é comum fazer calor o ano inteiro, e nessa época o clima costuma estar bastante estável e agradável para quem visita o destino. Assim, nada de tumulto enquanto se aprecia a paisagem deslumbrante do Gunga e da costa alagoana – além de se gastar menos para isso.

O que fazer na Praia do Gunga

Os turistas que são atraídos até a Praia do Gunga, em Alagoas, geralmente descobrem o destino por conta da intensa beleza natural. É o local perfeito para curtir as férias com tranquilidade enquanto admira a paisagem do litoral alagoano, com destaque para a incrível Lagoa do Roteiro se encontrando com o mar na beira da praia. Então, não há dúvidas: apenas chegar e relaxar é o que mais se faz – principalmente pelos moradores de Maceió que já conhecem a região e vão sempre nos finais de semana.

Confira a Praia do Gunga em um tour virtual em 360 graus!

Você está conferindo dicas da PRAIA DO GUNGA: o que saber antes de ir e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

A praia em si é bastante rústica, já que por muito tempo ficou isolada dentro da referida fazenda, mas existem barracas que vendem comes e bebes aos visitantes, além de alugar mesas, cadeiras de praia e guarda sol para os banhistas. O ideal é estar com dinheiro em espécie para compras as coisas por lá, assim como para pagar pelos passeios de bugue, quadriciclo ou escuna, por exemplo. Ambulantes também circulam pela areia vendendo de tudo. Alguns comerciantes possuem máquinas de cartão, mas existe a possibilidade de estarem fora do ar pela área ser remota.

O mar da Praia do Gunga é bastante tranquilo quando a maré está baixa, com a água quentinha como costuma ser no Nordeste e formando piscinas naturais para a alegria da família inteira. Na maré alta, no entanto, as ondas podem tornar o banho perigoso.

O cenário da Praia do Gunga é de tirar o fôlego, com o encontro entre lagoa e mar, os coqueirais, a areia dourada e as falésias. O ideal é parar em alguma barraca e já deixar o almoço encomendado antes de explorar a praia.

Para ter um gostinho a mais, que tal curtir algumas fotos da Praia do Gunga e se animar de vez para a viagem? Clique aqui.

E por falar em falésia, dá para dizer que elas são o grande destaque do local. E a maneira mais comum de conhecer as falésias da Praia do Gunga é através do passeio de quadriciclo ou de buggy. Ambos costumam ser o mesmo valor e são extremamente recomendados por qualquer um que já foi lá. Definitivamente, é a principal coisa a se fazer no destino.

Chegando nas falésias, o normal é aproveitar para explorar tudo que puder e ainda tirar muitas e muitas fotos da paisagem. Subindo nelas, o visual do alto promove um cenário panorâmico estonteante de toda a região. O passeio segue passando pelas falésias até a nascente de uma lagoa de água salgada para tomar aquele banho refrescante debaixo do sol a pino alagoano. Lá ainda existem lugares para comprar bebidas.

 

A prática de esportes aquáticos também é bastante difundida na Praia do Gunga – e, é claro, muita gente aproveita que está lá para se divertir no mar. Desde os mais tradicionais surfe, impulsionado pelas boas ondas na maré alta, e banana boat, garantia de diversão em família, até outras atividades diferentes, como o flyboard, prancha conectada ao jet ski com uma mangueira de alta pressão que faz a pessoa voar até 10 metros de altura. Ou ainda voar de parapente para se encantar com a beleza da Praia do Gunga, da Lagoa do Roteiro e de Barra do São Miguel vendo tudo pelo alto – uma vista sem comparação para uma das praias mais bonitas do Brasil. O mesmo pode ser feito voando de ultraleve pela região. Ainda dá para apenas curtir o mar em um jet ski e se divertir nas águas alagoanas.

Foto coqueirais e guarda-sóis na Praia do Gunga.

Coqueirais emolduram a bela Praia do Gunga, que conta com muitos turistas nos finais de semana e alta temporada, em Alagoas.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto família no mar da Praia do Gunga.

Toda a família pode relaxar e curtir as deliciosas águas azuis cristalinas da Praia do Gunga, em Alagoas.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto de ultraleve na Praia do Gunga.

Voo de ultraleve, uma opção para ver toda a beleza da Praia do Gunga de forma panorâmica.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto da orla da Praia do Gunga.

A bela Praia do Gunga, em Alagoas.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

E não dá para falar na Praia do Gunga sem mencionar a Lagoa do Roteiro. Além de render um cenário incrível no encontro com o mar, muita gente aproveita para se banhar nela também – a água é salgada, não doce. Outros alugam barcos para percorrer sua extensão e descobrir sua bela paisagem, com muita vegetação ao redor, ou fazem um passeio com agências. Vai da escolha de cada turista.

Confira as Atrações TOP 10 de ALAGOAS

Para fechar o dia nesse verdadeiro paraíso nordestino, uma boa pedida é parar no Mirante da Praia do Gunga. Além do mar esverdeado, a paisagem panorâmica inclui os coqueirais sem fim e a Lagoa do Roteiro. Realmente de tirar o fôlego. Também é possível passar por lá na ida, de manhã, caso vá de carro saindo de Maceió. Um cenário de amanhecer inesquecível!

***
Seja por terra ou mar, o turista que visita Alagoas não pode deixar de conhecer a Praia do Gunga. Bem próxima a Maceió, é ideal para uma visita de bate e volta enquanto se admira aquela que está sempre apontada entre uma das mais belas do país.

Para explorar as falésias, passear na lagoa ou se divertir com esportes na água ou no ar, não falta o que fazer no Gunga. E ainda vai ficar com gostinho de quero mais!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  07 de Março de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site