10 Lugares inesquecíveis para curtir o pôr do sol no Brasil

Avalie este artigo

Além de ser algo revigorante, observar o sol se pondo tornou-se um dos programas preferidos entre brasileiros que estão por cidades litorâneas. A vista se torna nitidamente mais bonita e o romantismo reina, mesmo para quem não está apaixonado.

Lugar bonito para aproveitar o final da tarde, muito bem acompanhado e com um presente lindo da natureza, não falta no Brasil. Como prova disso, veja 10 lugares inesquecíveis para curtir o por do sol no Brasil e que você não pode deixar de visitar pelo menos uma vez na vida.

 

1 – Duna do Pôr do sol – Jericoacoara – CE

Sentar na areia fina ao final de cada tarde para observar o sol deixando o dia. Este é um dos passeios tradicionais de quem veio passar as férias ou o final de semana em Jericoacoara, no Ceará. Mesmo para quem vive pela pequena vila de pescadores o espetáculo é atrativo e ninguém perde, de tão lindo que é.

A Duna do Pôr do Sol possui 30 metros, então você consegue observar o por do sol até o seu final. Pelas 17 horas o movimento por lá já é intenso, então se você deseja um cantinho especial, é indicado chegar cedo. Durante o cair do sol, as dunas também vão mudando de cor, o que faz com que o momento seja ainda mais especial.

Por do sol na Praia de Jericoacoara, no Ceará. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Por do sol na Praia de Jericoacoara, no Ceará.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Você precisará fazer um pouco de esforço físico para chegar ao ponto máximo da Duna do Por do Sol, mas a recompensa é garantida. Como o vento por aqui também é muito forte, a dica é subir com óculos para proteger os olhos e uma canga ou saia longa para não sentir o atrito da areia nas pernas.

 

2 – Arpoador – Rio de Janeiro

Todos os dias, cariocas e turistas que estão pela cidade do Rio de Janeiro lotam a Pedra da Praia do Arpoador para ver o por do sol mais bonito da Cidade Maravilhosa. É uma tradição também vibrar com palmas o sol de pondo. O motivo é facilmente explicado por todos: é um espetáculo e como tal deve ser aplaudido!

Casal admirando o belíssimo entardecer da Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Casal admirando o belíssimo entardecer da Praia do Arpoador, no Rio de Janeiro.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Você precisará subir uma pequena escadaria para chegar ao topo da Pedra do Arpoador. Não é cansativo e qualquer pessoa faz o trajeto facilmente. A dica é chegar cedo porque o local é bem concorrido. Durante o verão, o movimento começa cerca perto das 18 horas e nas outras estações do ano, às 17 horas. Se programe e não perca este momento.

 

3 – Dunas dos Lençóis Maranhenses

O Parque Nacional dos Lençóis Maranhenses é considerado um dos mais bonitos do Brasil. Como não há construções por toda a sua extensão, a vista por aqui é única e magnifica de verdade! Por esse motivo, tirar um dia para observar o sol se pondo é um programa inesquecível.

Final de tarde nos Lençóis Maranhenses. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Final de tarde nos Lençóis Maranhenses.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

De qualquer ponto que você escolher, o por do sol nas dunas dos Lençóis Maranhenses será bonito. Então, como existem dunas mais elevadas e que se torna difícil o acesso para quem não tem o hábito de andar sobre a areia, opte pelas mais baixas e próximas das lagoas. Se você busca o lugar mais movimentado, as dunas de Barreirinha são bastante populares.

 

4 – Fernando de Noronha – PE

Assim como nos Lençóis Maranhenses, em Fernando de Noronha existem alguns pontos estratégicos onde você pode aproveitar o pôr do sol. Tais lugares são bem conhecidos, alguns com mais movimento, outros mais tranquilos, assim como existem também aqueles onde só podem ser acessados por turistas mais aventureiros que curtem escaladas e caminhadas longas.

O Forte de Fortaleza da Nossa Senhora dos Remédios é um destes pontos estratégicos para quem deseja ver o sol se pôr em Fernando de Noronha. Era uma estrutura feita para a defesa da ilha, que fica ao norte do local, e por esse motivo tem uma vista muito bonita. O forte fica sobre a Baía de Santo Antônio e o acesso é bem simples.

Outro ponto muito popular na ilha para ver o pôr do sol é o mirante do Forte São Pedro do Boldró. Este espaço foi uma prisão no passado e hoje guarda um mirante com a vista mais deslumbrante da ilha. Daqui você observa o Morro Dois Irmãos e outras formações rochosas de Fernando de Noronha.

Por do sol a partir do mirante do Boldró, em Fernando de Noronha, Pernambuco. <br /> Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Por do sol a partir do mirante do Boldró, em Fernando de Noronha, Pernambuco.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para quem quer aproveitar o por do sol de uma forma mais tranquila e confortável, o Bar da Praia do Meio é ideal. Você encontra ótimos petiscos, bebidas refrescantes e pode aproveitar o cenário nos bangalôs que foram a estrutura do local.

Já as praias de Conceição e Cacimba do Padre são perfeitas para banho, e quem vai passar o dia pode também aproveitar o final da tarde em pontos estratégicos. Daqui também dá para avistar o Morro Dois Irmãos e o sol se pondo entre eles. Uma vista digna de quadro e que não pode deixar de ser registrada!

 

5 – Praia do Jacaré – João Pessoa – PB

Além de ter uma das vistas mais bonitas do estado, na Praia do Jacaré, em João Pessoa, o pôr do sol também tem trilha sonora. Você vai aproveitar o final da tarde na cidade, pode saborear petiscos locais, bons drinks e ainda ouvir lindas melodias tiradas pelo saxofonista Jurady do Sax.

Por do sol com trilha sonora na Praia do Jacaré, em João Pessoa, Paraíba. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Por do sol com trilha sonora na Praia do Jacaré, em João Pessoa, Paraíba.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O movimento começa por lá às 17 horas e exatamente na hora do por do sol, Jurady toca o Bolero de Ravel até que o astro desapareça por completo na costa paraibana. Emocionante!

O local é munido de mesas com sombreiros, mas se quiser uma vista privilegiada, é indicado chegar mais cedo.

 

6 – Praia da Armação – Búzios – RJ

A Praia de Armação, que fica em Búzios, no Rio de Janeiro, torna-se um cenário propício para ver o por do sol pois não há pouca areia. Como as avenidas ficam bem à beira mar, um jeito que os moradores e comerciantes locais encontraram foi criar decks entrando no oceano para você curtir seu final de tarde de forma bem agradável.

Por do sol entre os barcos, na Praia da Armação, Búzios, Rio de Janeiro. <br /> Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Por do sol entre os barcos, na Praia da Armação, Búzios, Rio de Janeiro.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Neste espaço também há restaurantes, bares e tudo o que você precisa para curtir o finalzinho do seu dia e já começar a badalar na noite. Passar aqui aos finais de semana é sinônimo de esticar um pouco mais com amigos! Não deixe de conferir a movimentação do local.

 

7 – Farol da Barra – Salvador – BA

O pôr do sol do Farol da Barra, em Salvador, está entre os mais populares e tradicionais do Brasil. Não existem dias melhores e nem piores para os baianos e turistas que estão pela cidade, o programa é parada obrigatória e deve ser feito sempre! O melhor de ver o sol se pondo no Farol é que ainda tem aquela energia que você só encontra na Bahia.

Por do sol no Farol da Barra, em Salvador, Bahia. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Por do sol no Farol da Barra, em Salvador, Bahia.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A turma do pôr do sol se reúne na barreira que fica atrás do Forte de Santo Antônio da Barra a partir das 16 horas. Se você for aos finais de semana ainda pode encontrar aquela musiquinha gostosa, peças de teatro e meditação ao ar livre. Tudo gratuito. Das preciosidades do povo baiano, que contagia!

 

8 – Pedra do Sal – Parnaíba – PI

A Praia da Pedra do Sal é o point preferido dos surfistas que estão pela cidade de Parnaíba, no Piaui. Por aqui também existem muitas histórias que os moradores contam sobre tesouros escondidos por entre as pedras que ficam à beira mar. Por ter dunas lindas, a praia foi adotada como local predileto dos parnaibanos e turistas para ver o por do sol.

Por do sol observado a partir da Praia Pedra do Sal, em Parnaíba, no Piauí. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Por do sol observado a partir da Praia Pedra do Sal, em Parnaíba, no Piauí.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Você vai encontrar pessoas de todos os estilos na Praia da Pedra do Sal, tornando o passeio bem divertido e agradável. É indicado chegar chego para interagir, fazer amizades e reservar um cantinho com uma vista bem especial. Para quem quiser ainda dá para fazer um lanche ou experimentar as bebidas dos quiosques que ficam na orla.

 

9 – Lagoa de Guaraíras em Tibau do Sul – RN

As lagoas do Rio Grande do Norte são conhecidas no Brasil inteiro devido as suas belezas naturais e as opções de diversão que você encontra em todas elas. Se você passar pela região de Tibau do Sul, não deixe de aproveitar um final de tarde na Lagoa de Guaraíras. Aqui há um mirante e todos os dias as pessoas se reúnem para ver o sol se pondo.

Por do sol na Lagoa de Guaraíras, em Tibau do Sul, Rio Grande do Norte. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Por do sol na Lagoa de Guaraíras, em Tibau do Sul, Rio Grande do Norte.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Como é frequente o passeio de barco, de canoa e de lancha pela Lagoa de Guaraíras, há também quem se aventure à ver o por do sol sobre o mar, literalmente. É um espetáculo magnífico e considerado um dos melhores do Estado.

 

10 – Duna do Pôr do Sol – Canoa Quebrada – CE

Assim como acontece na Pedra da Praia do Arpoador, em Canoa Quebrada os moradores e turistas se reúnem diariamente para aplaudir o por do sol. Se você está pela pequena vila cearense, no município de Aracati, basta caminhar um pouco além do centro da cidade que encontrará a famosa Duna do Pôr do Sol.

Turistas e moradores observam o belo por do sol na Duna Por do Sol, em Canoa Quebrada, Ceará. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Turistas e moradores observam o belo por do sol na Duna Por do Sol, em Canoa Quebrada, Ceará.
Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

A duna é a mais alta da região e você conseguirá observar o sol até os seus últimos raios. O acesso é bem simples, mas precisa de uma pequena caminhada na areia. Assim como foi indicado fazer em Jericoacoara, devido ao vento forte em alguns dias, leve uma canga ou vá de roupa mais longa para proteger a perna do atrito com a areia fina, pois é um pouco desconfortável. Para os olhos, óculos sempre!

Qual outro lugar você considera imperdível para ver o por do sol no Brasil? Conta pra gente!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 16 de março de 2015


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.