PRAIA DO FRANCÊS (AL): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Avalie este artigo

Já não é de hoje que o litoral do Alagoas atrai cada vez mais turistas em busca de praias paradisíacas e muita tranquilidade nas férias. Com sol o ano inteiro, piscinas naturais no mar, paisagens estonteantes e aquela culinária típica de alto nível, não faltam atrativos para quem visita o estado em busca de relaxamento. E um dos destinos mais famosos por lá é a Praia do Francês, bem perto de Maceió.

Mas qual a razão que leva a Praia do Francês a ser constantemente apontada como uma das melhores de Alagoas? Para descobrir de verdade, nada melhor do que conhecer pessoalmente. A proximidade com a capital do estado ajuda bastante, atraindo muita gente que chega lá para apenas passar o dia. Ela fica no município de Marechal Deodoro, na Grande Maceió, e ficou reconhecida pela sua intensa beleza natural.

Reserve seu Hotel na Praia do Francês

Foto orla da Praia do Francês

A linda orla da Praia do Francês encanta os turistas com suas areias clarinhas e águas cristalinas e azuis!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Entre os passeios, os esportes aquáticos e a possibilidade de apenas sentar na areia e descansar em um lugar lindo, não faltam motivos para visitar a Praia do Francês. É um dia perfeito tanto para quem chega em bate e volta de Maceió quanto para quem decide ficar um pouco mais em Marechal Deodoro – e não se arrepende.

TOP 10 atrações em ALAGOAS

Não é segredo que o Nordeste esconde joias raras, praias quase intocadas, cheias de natureza próxima e que vem sendo descobertas pelo grande público na era da internet. O Francês é uma delas e abriga com gosto todas as tribos! 

Enquanto você arruma as malas e segue nossas dicas, confira também a Praia do Francês em fotos para se inspirar… clique aqui!

Como chegar na Praia do Francês

Não há grandes dificuldades para chegar até a Praia do Francês partindo de Maceió. Em primeiro lugar, é preciso chegar ao Aeroporto Internacional Zumbi dos Palmares, que recebe voos das principais cidades do país. A partir dele, são menos de 50 km de distância, que podem ser percorridos em cerca de uma hora de estrada através das rodovias BR 316 e AL 101. E certamente vale a pena alugar um carro em Alagoas, por conta da proximidade entre a capital e outros destinos incríveis do estado – além do Francês, também são imperdíveis locais como a Praia do Gunga e Maragogi.

Mas calma, tudo bem, nem todo mundo dirige ou quer alugar um automóvel quando viaja. E justamente por ser tão pertinho assim não há problema algum para chegar em Marechal Deodoro e na Praia do Francês. Encontrar um táxi ou um uber pode ser uma boa pedida, já que não sai tão caro quando se divide o valor em grupo. Há também ônibus da empresa Real Alagoas que levam até lá, saindo do Terminal Rodoviário João Paulo II – que fica a 20 km do aeroporto. Também é possível descer antes no centro e esperar a linha que vai até o Francês.

Para quem pretende ficar mais de um dia na região, existem opções de hospedagem interessantes na Praia do Francês e em Marechal Deodoro. E para os mais variados gostos e bolsos: campings rústicos para curtir a natureza o tempo todo; pousadas charmosas e aconchegantes; hotéis com maior estrutura; e apartamentos para alugar e ter mais privacidade.

Quando ir

A Praia do Francês fica em Alagoas, que fica no Nordeste. Pode parecer óbvio, mas não há falta de sol e de dias lindos por lá. A fartura de tempo aberto e propício para uma praia dura o ano todo, então você pode planejar a viagem sem medo para a data que puder. O verão, é claro, torna tudo mais cheio e mais caro, como é comum em qualquer destino litorâneo do mundo.

Confira também um Roteiro de 3, 5 e 7 dias por Maceió

O período mais chuvoso, no entanto, acontece entre abril e julho (principalmente em maio). Mesmo assim, não chove tanto, só corre-se o risco de pegar dias nublados ou molhados que atrapalhem o passeio ao Francês. Os preços ficam melhores, é verdade, embora julho também seja mês de férias escolares e a demanda aumente. Novembro é uma ótima pedida, com o menor índice de precipitação média e ainda fora da alta temporada.

Como acontece em várias praias alagoanas, vale a pena consultar a tábua de marés da Marinha antes de ir. Isso para garantir que a visita aconteça em período de maiores baixas, para que os recifes e corais fiquem expostos e formem as tão belas piscinas naturais.

O que fazer na Praia do Francês

O nome Francês, dizem, foi assim batizada por ser ponto de encontro de contrabandistas franceses no período do Brasil colonial. Outros contam que foi pelo francês Phillippe IpeUrrê, que chegou em Maceió na década de 50 e não se adaptou. Ele era conhecido por ser naturista e querer uma vida alternativa à cidade. Chegou à paradisíaca região de Marechal Deodoro e se estabeleceu na praia que hoje é a do Francês.

Você está conferindo dicas da PRAIA DO FRANCÊS (AL): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos e toda a família!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Mas sejam os piratas franceses ou Phillippe, uma coisa é certa: a região é realmente encantadora! Ao chegar na Praia do Francês, o normal é se deparar logo com o azul do mar contrastando com o branco da areia e o verde dos coqueiros. O paraíso fica completo ao se perceber que, no lado esquerdo, as águas ficam protegidas por uma barreira de recifes e formam-se piscinas naturais.

Veja aqui imagens em 360 graus e se encante também com a Praia do Francês

É justamente nesse cantão esquerdo com piscinas naturais que se concentram grupos familiares, pessoas com crianças pequenas ou qualquer um com a intenção de curtir o mar sem problemas e com tranquilidade. Na maré baixa, é ali que as águas ficam com parecendo uma piscina mesmo, já que os corais ficam expostos formando um lindo aquário natural. É nesse lado também que estão as barracas, em geral enormes, com mais estrutura para atender os turistas. Sempre muito animadas, têm na culinária de frutos do mar o grande atrativo.

Mas como a Praia do Francês é das mais versáteis e democráticas, o cantão direito reserva um ambiente quase todo diferente. Para começar, os corais terminam e o mar fica totalmente aberto, gerando ondas fortes. E, é claro, isso atrai a galera do surfe e muita gente jovem. Ela é toda mais rústica e selvagem, com os coqueiros dominando a paisagem. E, longe das grandes barracas cheias de música, é também mais isolada para quem prefere passar longe do agito.

Além do surfe, é comum ver muita gente praticando outros esportes na Praia do Francês. No pedaço mais calmo do mar, nas piscinas, o caiaque e o stand up paddle dominam. Afinal, com todo aquele cenário, vale a pena adentrar o mar lisinho, sem ondas, para remar e ver tudo por outro ângulo. É uma experiência muito agradável para qualquer pessoa. O mergulho com snorkel também pode ser praticado ali, graças às características das águas, que além de tranquilas são bem límpidas e permitem apreciar a fauna marinha alagoana cheia de peixinhos.

Veja outras Piscinas Naturais no Nordeste para curtir com a Família

Já os esportes de ação mais radicais também se fazem presentes por lá. Para começar, o tradicional banana boat dá as caras, com grandes grupos sendo puxados pelo barco na bóia garantindo adrenalina e um bom banho de mar. Os jet skis também podem ser encontrados, e alugados, na Praia do Francês, para dar aquela voltinha e admirar a paisagem. Para quem tem um dinheirinho a mais para gastar e prefere ver tudo por cima, que tal um passeio de ultraleve? Os pequenos aviões sobrevoam a região e revelam um visual arrebatador do litoral de Marechal Deodoro e das vizinhanças.

E por falar em passeios, o passeio de barco com fundo de vidro até o outro lado dos arrecifes e em outros pontos das piscinas naturais. A atração é ver os animais marinhos de perto, tanto através do chão da embarcação quanto em demonstrações da tripulação que busca alguns deles no fundo e depois devolvem à água.

Foto coqueiro na Praia do Francês

Coqueiros emolduram a Praia do Francês, em Marechal Deodoro, AL.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto jangada na Praia do Francês.

Passeios de jangada e de barco com fundo transparente são imperdíveis na Praia do Francês, AL.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto guarda sóis na Praia do Francês.

Durante a alta temporada a Praia do Francês fica super movimentada e abriga todos os estilos de viajantes.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Foto barraca na Praia do Francês.

Nada melhor que ter o conforto e praticidade oferecidos pelas barracas pé-na-areia da Praia do Francês, AL.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Outro tour marítimo por leva até a Praia do Saco da Pedra. Ela fica bem pertinho, também em Marechal Deodoro, e é mais isolada por ser parte de uma reserva protegida – e cheia de piscinas naturais também. O local é ainda mais reservado, com menos público e estrutura, ou seja: perfeito para fugir do tumulto. É possível chegar a pé através do Francês na maré baixa. Fica perto do povoado de Massagueira, pequena vila de pescadores que detém um enorme centro gastronômico de culinária local. São muitos os bares e restaurantes na beira do rio local, então é uma ótima alternativa para o almoço.

Reserve seu Hotel na Praia do Francês
E por falar em comida, a Praia do Francês é famosa pelos restaurantes também. A região engloba muitas opções. É claro que os frutos do mar são a grande especialidade por lá, e não deixam a desejar. No centrinho, você pode escolher onde comer com a certeza de que vai sair satisfeito. E quem decide ficar mais de um dia em Marechal Deodoro, se surpreende com a qualidade da estrutura local, tanto em hospedagem quanto em gastronomia.

Veja fotos e conheça também a histórica Marechal Deodoro

E falando nisso, para fechar a visita, quem tem mais tempo pode explorar o centro histórico de Marechal Deodoro. A cidadezinha tem apenas 45 mil habitantes e tem seu charme, com igrejas e museus.

***
No final das contas, o turista que visita a Praia do Francês sai de lá com um belo dia de sombra e água fresca, conhecendo um dos destinos mais procurados do Alagoas. E que tem não apenas sol e mar, como também belezas naturais, culinária deliciosa e aquele clima de férias que só o Nordeste oferece.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 27 de março de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.