PRAIA DO PATACHO (AL): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Descubra tudo sobre uma das praias mais paradisíacas do Brasil: a praia do Patacho que fica em Porto de Pedras, Alagoas. Veja dicas aqui e planeje suas férias!

TOP 10 Atrações de ALAGOAS

O litoral alagoano está cada vez mais badalado no turismo nacional. Capitaneado pela paradisíaca Maragogi, que atraiu muitos visitantes ao estado e eles aproveitaram as curtas distâncias, com apenas 229 km entre a divisa com Sergipe e a divisa com Pernambuco, para explorar e descobrir outras praias incríveis que existem por lá.

Algumas também já estão famosas, como a do Francês, a do Gunga e a Praia do Toque em São Miguel dos Milagres, mas existem outras ainda bastante reservadas – como a Praia do Patacho.

A Praia do Patacho fica no ainda desconhecido município de Porto de Pedras, ao norte de Maceió, mais ou menos a meio caminho entre São Miguel dos Milagres e Maragogi.

Foto Praia do Patacho, Porto de Pedras, AL.
A paradisíaca Praia do Patacho, uma das mais lindas do Brasil, em Porto de Pedras, AL.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Patacho encanta com suas piscinas naturais, que vêm chamando a atenção de viajantes e aventureiros do mundo todo nos últimos anos, mas ainda guarda a tranquilidade de uma pequena vila de pescadores, ainda bastante rústica e com clima de interior. Ou seja, a ideia por ali é mesmo relaxar e curtir o sol e o mar.

O litoral do Alagoas tem sol o ano inteiro, então não há muita diferença para decidir quando ir. É claro que o verão deixa tudo mais cheio, principalmente porque as praias próximas mais badaladas também recebem mais visitantes na alta temporada.

E o verão é também o período seco, que deixa o oceano com coloração mais bonita e cristalina. Vale a pena também prestar atenção na tábua de marés (disponível no site da Marinha) para aproveitar o máximo das piscinas naturais – nas luas cheia e nova a variação é maior, o que significa que elas aparecem mais na maré baixa.

Veja agora mais fotos da Praia do Patacho e encante-se!

Muita gente que chega em Porto de Pedras e no Patacho vem a passeio de Maragogi, em sua maioria em passeios bate e volta de um dia. Mas vale a pena ficar um pouco mais por lá e conhecer a região e toda a sua beleza e paz.

A paisagem de coqueiros à beira da praia, com mar de um verde quase transparente bem calminho, é perfeita para as férias!

Então descubra o que saber antes de ir e o que fazer nesse paraíso escondido de Alagoas.

Reserve sua Pousada na Praia do Patacho Agora!

Foto orla da Praia do Patacho, Porto de Pedras, AL.
A areia clarinha, o mar azul e os coqueiros verdes emolduram uma paisagem de cinema na Praia do Patacho, em Porto das Pedras, AL.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Como chegar na Praia do Patacho

A Praia do Patacho fica em Porto de Pedras, que está cerca de 100 km ao norte de Maceió.

O trajeto leva cerca de duas horas pela AL 101 seguindo o litoral em sua maior parte, mas com necessidade de desviar pelo interior por conta do Rio Camaragibe um pouco antes de São Miguel dos Milagres.

Para quem vem de Maragogi, são 60 km pela AL 465 e AL 460, mas também com necessidade de desvio que leva a viagem a mais de uma hora. Por isso, muitos turistas que estão na praia vizinha contratam passeios de bugue que vão até lá direto pela areia.

Para quem não está de carro, existem ônibus da capital para Porto de Pedras – ou ainda é possível contratar um táxi ou van, principalmente se estiver em grupo para dividir a corrida.

De Maragogi, o melhor é mesmo dirigir ou fazer os passeios de bugue. Que, além de tudo, descortinam a linda costa alagoana no caminho até a Praia do Patacho.

O que fazer na Praia do Patacho e arredores

Com uma praia paradisíaca com a do Patacho, sem dúvida um dos dias de férias deve ser dedicado apenas para curtir o sol, o mar e todo o paraíso ao seu redor. Mas, há também outras atividades e atrações que você ver. Selecionamos abaixo as principais, veja.

Relaxar na praia paradisíaca

Não tem jeito, na Praia do Patacho você vai mesmo relaxar bastante e curtir toda a natureza. E é um dos melhores lugares não só de Alagoas, mas de todo o Nordeste para isso.

Ainda razoavelmente desconhecida, fica muitas vezes quase deserta. O que significa que a areia branquinha, o mar azul-esverdeado cristalino e as piscinas naturais podem ser só seus.

Conheça todas as Praias de Porto das Pedras aqui

Nem mesmo barracas ou vendedores ambulantes existem por lá – então lembre também de levar seus comes e bebes. Com coqueirais sem fim para completar a paisagem e o clima de vila do interior rústica que ainda possui, esse paraíso de Porto de Pedras é perfeito para descansar e recarregar as energias nas férias.

Passear de barco nas piscinas naturais

Uma das melhores formas de curtir as incríveis piscinas naturais do Patacho é através dos passeios de barco organizados pelos pescadores locais.

Alguns poucos barqueiros vão de jangada até os arrecifes, que não costumam lotar.

O cenário é estonteante, com o contraste dos corais com o mar transparente.

O passeio é feito na maré baixa e tem vista para a praia lá no fundo, cheia de coqueiros. Levar o snorkel é essencial para apreciar a riqueza da fauna submarina, cheia de peixinhos coloridos – mas cuidado com os ouriços.

Reserve sua Pousada na Praia do Patacho Agora!

Foto piscina natural da Praia do Patacho, Porto de Pedras, AL.
Jangadas levam os turistas até as piscinas naturais na maré baixa e é outro passeio delicioso na Praia do Patacho, AL.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Caminhar até a vizinha Praia da Lage

Pode ter certeza que Patacho não é a única praia que merece a visita na região.

Também em Porto de Pedras, a Praia da Lage vem ganhando mais fãs com sua paisagem semelhante de areia branquinha e muitos coqueiros, mas ainda mais deserta. Ou seja, ideal para descansar com muito sossego.

A diferença é que não há piscinas naturais em sua direção. Dá para ir caminhando pela areia até lá, e realmente o visual impressiona durante o passeio.

É um daqueles recantos que só o Brasil tem, uma bela praia escondida, isolada, com paisagens de tirar o fôlego e sem quase ninguém.

Veja 10 Praias Tranquilas para quem não gosta de multidão

Ver de perto os peixes-boi em Tatuamunha

Seguindo mais ao sul, passando pela Praia da Lage, a cidade de Porto de Pedras reserva um pequeno povoado chamado de Tatuamunha, que se tornou um santuário para a preservação dos peixes-boi.

E mal dá para descrever o cenário exuberante do local.

Veja mais fotos do Santuário do Peixe-Boi Marinho

O rio de mesmo nome chega ao mar formando diversas ilhotas de areia, com direito aos sempre presentes coqueiros nas margens, e forma uma das praias mais lindas de todo o estado.

A associação local faz passeios para os turistas que querem ver de perto os animais, mas não é permitido tocá-los ou alimentá-los e é preciso reservar antes por causa do limite diário.

Definitivamente é uma experiência única na região e que vale muito a pena.

Foto peixe-boi no Santuário de Porto de Pedras, AL.
O peixe-boi marinho, um dos maiores mamíferos aquáticos, é preservado no Santuário em Porto de Pedras, AL.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Visitar o centrinho do vilarejo

Há mais além de belas praias em Porto de Pedras. Embora pequena, a cidadezinha que mais parece uma charmosa vila de interior oferece aos turistas também a possibilidade de ver tudo pelo alto.

No centro, o farol local pode ser acessado por uma ladeira e conta com um mirante que permite visualizar boa parte da costa da região – e dá para imaginar a beleza do visual.

O destaque fica para o encontro do rio com o mar e para os incontáveis coqueiros que emolduram toda a praia até perder de vista.

Onde ficar em Porto de Pedras

Apesar de ser uma cidade pequena e sem muita estrutura, o influxo maior de turistas nos últimos anos faz com que existam algumas opções de hospedagem diretamente em Porto de Pedras, algumas bem perto da Praia do Patacho.

Em sua maioria são pousadinha familiares, aconchegantes e charmosas. Como a Villa Nandie, a Reserva do Patacho, a SunShine, a Recanto Patacho, a Morada Patacho e a Samba Pa Ti.

Existe também um sofisticado hotel boutique na praia, o Pedras do Patacho, para quem gosta de um pouco mais de luxo.

A Praia da Lage, bem próxima, também conta com algumas alternativas para ficar. As pousadas Village e Aldeia Beijupira são bons exemplos quase de frente para a areia por lá.

***
Pronto para curtir o paraíso que é a Praia do Patacho em Alagoas? Com essas dicas e informações, você pode planejar sua viagem com mais segurança e não deixar nada de fora do roteiro! Vamos lá!

Links relacionados

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 10 de janeiro de 2019