PRAIA DO TOQUE (São Miguel dos Milagres – AL): tudo o que você precisa saber antes de ir

A Praia do Toque é um paraíso localizado em Alagoas e que irá te proporcionar momentos inesquecíveis para as suas férias ou feriado prolongado.

Por isso, separamos dicas imperdíveis de como aproveitar mais intensamente esse pequeno pedaço de paraíso, confira tudo a seguir.

Foto mar calmo da Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres, AL.

O mar azul-esverdeado, calminho e de águas cristalinas da Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres, AL.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Como Chegar na Praia do Toque

Na Praia do Toque não circulam carros, por isso, já começamos esse artigo te alertando: mesmo que você vá se hospedar na praia, não capriche no peso das malas de rodinhas! As ruas da região são de areia e você precisará carregar sua mala do estacionamento até a pousada.

As ruas acessíveis aos carros terminam já nos estacionamentos das pousadas que são geralmente no estilo pé na areia, por isso, quem não está hospedado na Praia do Toque pode conhece-la caminhando pela orla partindo de São Miguel ou Porto da Rua.

Quando Ir

Se você tem flexibilidade de agenda para escolher o melhor período para viajar, indicamos fortemente que você acompanhe a tábua de maré!

As belezas de Alagoas estão intimamente relacionadas com a maré baixa, que é quando as piscinas naturais ficam acessíveis e os melhores passeios podem ser feitos.

Vale lembrar que muitas vezes os turistas se preocupam em ser os primeiros a chegarem nas piscinas naturais para aproveitar o máximo de tempo possível, mas é nos horários próximos ao meio dia que a transparência das águas das piscinas naturais as torna ainda mais encantadora, permitindo que toda a biodiversidade seja vista a olho nu.

Por isso, caso tenha oportunidade aproveite o passeio na maré baixa depois das 10 horas da manhã, quando o sol começa a ter mais influência sobre a cor da água e o espetáculo se torna ainda mais encantador.

Foto corais das piscinas naturais da Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres, AL.

As piscinas naturais da Praia do Toque ficam acessíveis na maré baixa e as águas mais cristalinas pela manhã, em São Miguel dos Milagres, AL.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O Que Fazer na Praia do Toque e Arredores

Além de curtir o cenário paradisíaco, há várias outras atrações para você se deliciar. Veja.

Desconectar-se

Não há como falar da região da Praia do Toque sem falar em relaxamento e contato com a natureza.

Com visual muito preservado devido a dificuldade de acesso, essa é uma praia para se relaxar e esquecer dos problemas que devem ficar na cidade! Aproveite o momento para fazer passeios ao ar livre e relaxar intensamente.

Algumas pousadas também oferecem estrutura na orla, como espreguiçadeiras e guarda-sóis. Aproveite para tirar o dia de puro relax!

Passeio de Jangada

É um pouco difícil planejar sua viagem para Praia do Toque com informações obtidas online, porque no caso do passeio de jangada por exemplo, cada pousada da região possui parceria com um jangadeiro.

Justamente por isso, os hóspedes são chamados diariamente para os passeios assim que a maré se encontra baixa, quando as piscinas naturais ficam disponíveis para visitação.

Caso você não seja um desses hóspedes, vale a pena partir para a Praia de Porto da Rua que é de onde partem vários passeios.

 

Caminhar até os Corais

Dependendo da tábua de maré, é possível se aventurar e caminhar até os corais, que ficam visíveis ao longe e a beleza é realmente encantadora.

Se for se aventurar nessa caminhada, calce papetes ou chinelos fechados para evitar se cortar no percurso e prejudicar o restante da viagem.

Foto criança caminhando na orla da Praia do Toque, São Miguel dos Milagres, AL.

Caminhar pela orla é um dos prazeres na Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres, AL.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Conhecer Porto da Rua

Caminhando pela Praia do Toque no sentido norte você encontrará o povoado de Porto da Rua. As duas praias são dividias por um pequeno riacho, e é em Porto da Rua que boa parte das pessoas que trabalham na Praia do Toque moram.

Confira agora fotos de São Miguel dos Milagres e suas praias paradisíacas

Diferente da praia do Toque, em Porto da Rua você encontrará barracas e um comércio mais ativo, sendo um bom passeio para o final da tarde, apreciando o pôr do sol e se refrescando com água de coco após a caminhada.

Você está conferindo tudo sobre a PRAIA DO TOQUE (São Miguel dos Milagres – AL): o que você precisa saber antes de ir, fotos e dicas. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Pedalar

Seja alugando uma bike na pousada ou até mesmo pedindo emprestado aos funcionários que costumam oferecer seu meio de transporte aos hóspedes, vale muito a pena pedalar pela região, a beleza é realmente deslumbrante e aquela brisa no rosto tipicamente de região praiana é refrescante.

Mergulhar de Snorkel

As águas transparentes da Praia do Toque – que também é conhecida como piscina do Toque -, é perfeita para que você veja toda a diversidade da vida marinha mesmo que a olho nu.

Veja outros locais para Mergulhar e Nadar com Peixinhos

Os apaixonados pela prática de mergulho não podem perder a oportunidade de realizar a prática nesse pedacinho do céu.

Há também mergulhos profissionais em alto mar. Nesse caso, contrate sempre uma agência com credibilidade e experiência.

Comer Bem

Um dos investimentos da região para atrair os turistas é a fama da culinária local. Com pratos prioritariamente feitos a partir de peixes e frutos do mar, os amantes da boa comida encontram na Praia do Toque uma boa pedida de refeição deliciosa com preço justo.

Veja indicações de onde Comer em São Miguel dos Milagres

As pousadas costumam ter seus restaurantes abertos para quem não está hospedado justamente visando gerar um movimento extra, principalmente no período da baixa estação.

Foto casal olhando o mar na Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres, AL.

Só relaxar e curtir. Essas são as premissas fundamentais da Praia do Toque, em São Miguel dos Milagres, AL.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Mirante de São Miguel dos Milagres

Na região você não pode perder a oportunidade de se deslumbrar com a vista do mirante de São Miguel dos Milagres!

O coqueiral verdinho em perfeito contraste com o azul do mar faz com que você se sinta sortudo por estar ali naquele momento!

Se tiver oportunidade, passe o pôr do sol no mirante, o cenário natural ganha um colorido todo especial nesse horário do dia que é tão encantador.

Passeio do Rio Tatuamunha e Projeto Peixe-Boi

Esse passeio acontece no município de Porto de Pedras, que fica a 15 minutos de São Miguel dos Milagres, no Santuário do Peixe-Boi Marinho.

O passeio é lindo, e oferece ao visitante a oportunidade de observar a espécie de peixe-boi marinho que é preservada e estudada pelo projeto. Este é um dos maiores mamíferos aquáticos do mundo.

No verão o passeio acontece praticamente todos os dias, o que facilita para que você possa se programar.

Já falamos sobre esse passeio nesse outro artigo, confira aqui!

Foto peixe-boi no Santuário de Porto de Pedras, AL.

O peixe-boi marinho, um dos maiores mamíferos aquáticos, é preservado no Santuário em Porto de Pedras, AL.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Passeio de Paramotor

Um dos passeios que é pouco divulgado na região, mas que é imperdível para os aventureiros é o de paramotor, que sobrevoa a região garantindo uma vista inigualável de São Miguel dos Milagres.

Para contratar o passeio você deve manter contato com David Garcia que é responsável pela pousada Ninoa.

Bate e Volta de Maceió

Para quem está hospedado em Maceió e não quer perder a oportunidade de conhecer todos os encantos de Alagoas, vale a pena investir em passeios bate e volta!

Os bugueiros costumam oferecer esses passeios que também podem ser feitos em vans com um maior número de pessoas.

Assim, você poderá tirar apenas um dia da sua viagem para conhecer as piscinas naturais e demais belezas do estado, incluindo a Praia do Toque a depender do roteiro do passeio escolhido.

Veja as Piscinas Naturais mais lindas do Brasil!

Onde se Hospedar na Praia do Toque

Na Praia do Toque você poderá contar com a estrutura de boas pousadas ao estilo pé na areia. No entanto, sempre confira ao reservar se a pousada tem acesso fácil e estacionamento, principalmente no caso de você precisar de apoio para locomoção.

Aos que preferem um pouco mais de agito e infraestrutura, recomendamos que a estadia ocorra em São Miguel dos Milagres, que possui mais opções de lazer no período noturno e não fica longe da Praia do Toque e demais praias da região – que são de fato encantadoras.

***
Agora que já desvendamos os segredos da Praia do Toque, planeje sua viagem com todos os detalhes necessários para te ajudar a ter suas férias dos sonhos, relaxante e encantadora como você merece.

Não se esqueça da dica de pouco peso nas malas para você evitar o desconforto na hora de carrega-las pelas ruelas de areia, e curta ao máximo as areias finas da Praia do Toque no paraíso de São Miguel dos Milagres em Alagoas.

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 30 de outubro de 2018


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.