PRAIA BRAVA (ARRAIAL DO CABO): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Publicidade

Quer saber tudo sobre a escondida Praia Brava em Arraial do Cabo, Rio de Janeiro? Acompanhe a seguir que vamos falar tudo sobre ela e muitas dar dicas para você chegar lá e curtir ao máximo!

5 motivos para colocar Arraial do Cabo na sua lista de destinos

A Região dos Lagos do Rio de Janeiro é um dos destinos mais populares do estado. Os próprios moradores da capital frequentam bastante suas cidades praianas (ou de lagoa) e muitos possuem casas de veraneio por lá. Em finais de semana de sol e feriados, todas ficam cheias – e os turistas de outros cantos aos poucos foram descobrindo seus encantos também. E Arraial do Cabo pode ser considerada seu ponto mais charmoso, graças à natureza intocada e às belezas incríveis.

E são muitas as praias exuberantes em Arraial. Com cenários paradisíacos, trilhas, mirantes e um mar propício ao mergulho (é a capital do esporte no Rio de Janeiro), dá para entender porque a cidade é tão atraente para os cariocas – e para qualquer outro que chega lá e logo se apaixona.

Alguns lugares como a Praia do Forno e o Pontal do Atalaia estão entre os mais famosos e paradisíacos da região. E a Praia Brava, selvagem e pequena, quase escondida em meio às vizinhas, certamente merece o passeio.

Praia Brava

Um pedacinho escondido de paraíso no meio de Arraial do Cabo. Essa pode ser a melhor definição para a Praia Brava e sua beleza deslumbrante.

Acessível apenas na maré baixa por trilha de nível difícil, é daqueles lugares para tirar a melhor foto da viagem e compartilhar com todos os amigos. Dá para ver apenas a encosta de pedras e vegetação e o oceano imenso logo à frente… quase nada de areia, e nada mesmo na maré alta.

Como Chegar na Praia Brava

Arraial do Cabo fica a 160 km e cerca de três horas de viagem do Rio de Janeiro – onde os turistas que chegam de avião vão desembarcar. O acesso é fácil: primeiro é preciso seguir a BR 101 (da qual faz parte a Ponte Rio-Niterói) até a RJ 124, conhecida como Via Lagos. Quase todo o percurso é feito por elas. No fim, chega-se à RJ 140 e à RJ 102 para o destino final em Arraial. Existem ônibus saindo em muitos horários, todos os dias, também da Rodoviária Novo Rio até a cidade.

Já o acesso para a Praia Brava em si se dá pela Rua Castro Neto, na altura do Pontal do Atalaia. De lá há uma trilha que sobe o morro. Quem não é acostumado, poderá achar o percurso difícil, já que há elevação entre vegetação e pedras.

Chegando no mirante, já rende belíssimas fotos e vale a parada para apreciar o mar azul intenso incrível! Após, é só descer por uma escadaria de pedras bastante íngreme, mas com o cenário incrível do oceano bem de frente para quem está descendo.

A trilha não é adequada para crianças pequenas ou idosos, além de pessoas com dificuldade de locomoção. O percurso exige um certo preparo físico, mas compensa pelo visual exuberante!

Leia também: PRAIA DO FORNO – tudo o que precisa saber

Onde Ficar em Arraial do Cabo

A região do Pontal do Atalaia, onde fica a Praia Brava, não possui muita estrutura. Ainda assim, existem algumas pousadas próximas, como a Noemia Brazil e a Caminho do Pontal.

Aliás, boas pousadinhas é o que não falta na cidade, que não possui maiores luxos e redes de hotéis, mas conta com opções que cabem no bolso e são muito agradáveis.

Melhores hotéis e pousadas em ARRAIAL DO CABO

Os hostels, popularmente conhecidos como albergues, também são alternativas sempre encontradas nos arredores para quem prefere se hospedar em locais descolados e conhecer mais gente.

A possibilidade de alugar casas de temporada também é bem interessante. Não faltam casas de praia na Região dos Lagos, e Arraial do Cabo tem a sua cota delas. E muitos dos donos, em sua maioria cariocas da capital, costumam alugar as propriedades para veraneio. A Praia Grande é onde se concentra a maior parte delas na cidade e fica a menos de 2 km de distância da Praia Brava e do Pontal do Atalaia.

O Que Fazer na Praia Brava

Com seu tamanho diminuto (menos de 200 metros) e a necessidade da maré estar baixa para a faixa de areia se revelar, a Praia Brava é realmente mais um ponto para se admirar do que para passar o dia. Ainda assim, quem visita esse paraíso de Arraial do Cabo tem, sim, o que fazer.

Admirar a vista dos mirantes

É realmente um cenário encantador: o da Praia Brava. Quando a maré baixa revela a areia fica ainda mais bonito.

Conheça Arraial do Cabo em imagens 360 graus clicando aqui

O mar sempre cristalino e azul pode ser admirado de longe, já do primeiro mirante. Logo que chega pela trilha (que, na verdade, é um caminho aberto em meio ao mato) já se depara com o visual exuberante lá embaixo. Ao descer pela escadaria de pedra até a praia, diversos pontos são mirantes naturais – você vai chegando mais perto e vendo melhor toda a beleza da Brava com o marzão clarinho sempre à frente.

Curtir as piscinas naturais

É claro que ninguém vai até uma jóia dessas só para olhar. Apesar da dimensão pequena da Praia Brava, na maré baixa dá para curtir o mar em si. Formam-se piscinas naturais e a faixa de areia aparece, então estenda sua canga e dê um mergulho no mar quase transparente, de uma beleza incomparável com suas pedras ao redor.

É realmente lindíssima a paisagem, mas cuidado… ela não se chama Brava à toa. As ondas são fortes, mas na maré aixa as piscininhas são propícias a um bom banho no paraíso.

Você está conferindo tudo sobre a PRAIA BRAVA (ARRAIAL DO CABO): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Explorar a Gruta da Praia Brava

A gruta não é grande e nem tem nada diferente, mas quando a praia em que você está possui uma gruta, vale a pena explorar nem que seja para tirar fotos legais para a viagem.

O efeito da imagem de dentro da caverna para o mar cristalino com o céu azul junto é incrível e rende uma bela foto. Aliás, o álbum tende a ficar cheio nesse dia, já que o passeio é cheio de belezas desde o mirante até a areia. Com um lugar tão deslumbrante assim, não tem como não fotografar bastante.

Dicas Principais para Visita

Algumas dicas precisam ser levadas em consideração para quem for visitar a Praia Brava.

Se por acaso chegar na maré alta, é preciso ter cuidado redobrado. A faixa de areia some em alguns momentos e o mar fica ainda mais revolto, se tornando perigoso para o mergulho.

E para quem for passar algum tempinho por lá, é bom levar os próprios comes e bebes, já que não há estrutura alguma na areia. Mas, é claro, não se esqueça de levar o lixo quando sair.

Atrações Próximas

Quem está na Praia Brava pode e deve aproveitar o dia para conhecer outros locais próximos. E que são também de tirar o fôlego para quem visita.

Pontal do Atalaia

Uma das praias mais famosas e bonitas de Arraial do Cabo, o Pontal do Atalaia tem suas duas prainhas para encantar a todos.

PONTAL DO ATALAIA: tudo o que você precisa saber, dicas e fotos

As prainhas ficam a 2 km da Brava e têm como pontos em comum a escadaria para descer e o mar cristalino. Bastante frequentada por sua beleza, oferece um cenário paradisíaco ao banhista com muitas pedras e área verde ao redor. Na maré baixa, as prainhas se unem e formam uma só praia no Pontal.

Foto da Praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo.

A paradisíaca Praia do Pontal do Atalaia, em Arraial do Cabo, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Praia do Farol

Localizada na Ilha do Farol, de frente para o Pontal do Atalaia, a Praia do Farol é definitivamente uma das mais incríveis não só da cidade, como de todo o Brasil.

Veja mais fotos de Arraial do Cabo clicando aqui e encante-se

Como área de proteção da Marinha, o acesso é limitado, mas a paisagem é recompensadora. Com o mar mais cristalino que você vai ver, areia branquinha e uma vida marinha riquíssima – que inclui tartarugas, golfinhos, arraias e, com sorte, até orcas – não dá para não se encantar com o local.

Passeios de barco levam os visitantes até lá. Na alta temporada, reserve com antecedência!

Foto da ilha do Farol, em Arraial do Cabo, RJ.

Barcos levam os visitantes até a Ilha do Farol, para curtir uma das praias mais lindas de em Arraial do Cabo, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Já deu para notar que a Praia Brava é só um pedacinho do paraíso que se esconde em Arraial do Cabo, não é? Bóra planejar a viagem pra lá?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  17 de julho de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site