PRAIA DO FORNO (Arraial do Cabo): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer

Publicidade

A Praia do Forno em Arraial do Cabo é amplamente considerada uma das mais belas do litoral do estado do Rio de Janeiro. Bastante conhecida pelos moradores da região e da capital, que costumam viajar para a cidade em finais de semana e feriados prolongados, ela aos poucos foi ganhando fama também por outros turistas do resto do Brasil e ainda vindos de fora do país. E merece.

Uma enseada de águas cristalinas inserida em meio a montanhas de Mata Atlântica nativa acessível apenas através de trilha ou de barco: assim é o cenário paradisíaco da Praia do Forno. Arraial do Cabo em si já é um destino sempre procurado pelos cariocas por ficar na famosa Região dos Lagos do estado e contar com muitas casas de veraneio e pousadas agradáveis para se hospedar. Por isso, viajam tanto para lá sempre que têm um tempinho disponível em meio à rotina.

A paradisíaca Praia do Forno, em Arraial do Cabo, RJ.

Barco na cristalina água da paradisícaca Praia do Forno, em Arraial do Cabo, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

É comum os moradores da capital possuírem ou alugarem casas em Arraial do Cabo, até mesmo na Praia do Forno, ou em cidades próximas e sempre visitadas da região, como Búzios e Cabo Frio. Nada melhor para relaxar no fim de semana do que com muita sombra e água fresca em uma bela praia, não é? E para fugir da correria (e das praias lotadas nos finais de semana) da Cidade Maravilhosa.

Se você ainda não se convenceu que Arraial do Cabo e a Praia do Forno definitivamente merecem uma visitinha, calma que vamos te deixar com água na boca.

Como chegar ao paraíso de Arraial do Cabo

A 165 km de distância do Rio de Janeiro capital, Arraial do Cabo fica a aproximadamente duas horas e meia de carro desde a Cidade Maravilhosa. Para quem vai dirigindo após chegar no Aeroporto Internacional do Galeão ou no Santos Dumont (o que atende voos domésticos) é preciso seguir pela BR 101, conhecida como Avenida Brasil na cidade, pela Ponte Rio-Niterói e depois pela RJ 124, a Via Lagos – que tem destino a todos municípios praianos da Região dos Lagos. Cuidado, há pedágio no caminho.

Veja também: 10 Motivos para visitar a Região dos Lagos do RJ

Já para quem vai de ônibus, a solução é chegar até a Rodoviária Novo Rio e comprar passagens – há diversas opções de horário e, salvo datas muito procuradas como Ano Novo e Carnaval, é possível conseguir na hora sem problemas. Do contrário, compre pela internet com antecedência. Dá para chegar no terminal vindo do Santos Dumont através do VLT – veículo leve sobre trilhos. Do Galeão, no entanto, é preciso tomar um dos ônibus executivos até lá (são três opções: o 2018, o 2101 e o 2145). Ou ainda um táxi ou uber, é só escolher.

Chegando em Arraial do Cabo, ainda dá um certo trabalho para conseguir ver a Praia do Forno. Por ser acessada somente de trilha ou de barco, ela ainda se mantém razoavelmente intocada e sossegada – embora em momentos de alta temporada receba grande influxo de turistas. Antes de tudo é preciso chegar na Praia dos Anjos, que fica a apenas 2 km do centro da cidade. Lá, o turista escolhe entre contratar um barco por R$ 10 ou percorrer a trilha – mas não se assuste, ela é tranquila e dura não muito mais que 20 minutos, embora seja um pouco íngreme na subida. E no caminho há o mirante com uma das mais belas vistas do litoral brasileiro.

Praia do Forno, em Arraial do Cabo, RJ, vista do mirante.

Do mirante é possível avistar toda a beleza rústica e intocada da Praia do Forno, em Arraial do Cabo, RJ. Hospedagens só nas praias vizinhas.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Além disso, a Praia do Forno está bem perto de Búzios e Cabo Frio, entre outras cidades próximas que são sempre muito visitadas e fazem parte do roteiro turístico da Região dos Lagos, a joia do litoral do RJ. São apenas cerca de 30 minutos de carro saindo de Cabo Frio, e uma hora vindo de Búzios. Então vale a pena aproveitar a oportunidade em uma dessas cidades para também conhecer a praia considerada a mais bonita das redondezas.

Onde ficar: Praia do Forno, Arraial do Cabo, Búzios ou Cabo Frio

Arraial do Cabo é bem diferente de suas vizinhas mais famosas. Por um lado, Armação dos Búzios é voltada para o turismo de luxo e conta com muitas opções de resorts e hotéis sofisticados. Por outro, Cabo Frio é a maior cidade da Região dos Lagos e tem maior variedade de hospedagem. Arraial, no entanto, é mais acanhada e, como vantagem, você sempre está perto de tudo por isso.

Reserve aqui seu hotel em Arraial do Cabo

Infelizmente, não há pousadas e hotéis de Arraial do Cabo diretamente na Praia do Forno. Como o acesso é via mar ou trilha, ela ainda é bastante selvagem e preservada. Mas, ao menos, existe uma grande variedade de opções para se hospedar na Praia dos Anjos, onde você pode pegar um barco ou fazer a trilha até lá. Então essa é, certamente, a melhor alternativa para quem deseja conhecer a cidade para curtir essa praia especificamente.

Outras praias de Arraial contam também com um bom número de hotéis e pousadas e ficam perto da Praia do Forno – como dito, lá é bem pequeno e tudo está relativamente próximo. A Prainha, por exemplo, fica apenas 1,5 km distante e tem muitas opções, além de ser bem na entrada da cidade para quem chega. A Praia Grande, mais frequentada, possui muitos apartamentos para alugar e está a 3 km. Já o Pontal do Atalaia está também a aproximadamente 3 km, mas é só para quem viaja de carro por ficar no alto e ter acesso mais difícil.

Ainda há boas opções de pousadas charmosas e aconchegantes por lá, com também muitos albergues (hostels) de qualidade para quem prefere economizar. Quem procura mais estrutura na hora de se hospedar pode preferir ficar em Cabo Frio, que conta com boas alternativas próximas à saída para a estrada que leva até Arraial do Cabo, ou ainda ficar e curtir a também balada Búzios. Vai do gosto e do bolso!

Você está conferindo dicas da PRAIA DO FORNO (Arraial do Cabo): o que saber antes de ir, fotos e o que fazer. Se está gostando, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

O que fazer na linda Praia do Forno em Arraial do Cabo

A trilha para a Praia do Forno, por si só, já é um belo passeio. Embora seja curta e não leve mais de meia hora, ao chegar no topo do percurso o visual é de tirar o fôlego. O mirante dá de cara com o maior paraíso da Região dos Lagos, em uma vista panorâmica de toda a beleza da cidade e da praia em si, com sua mata verde, sua areia branquinha e seu mar transparente com recifes de corais ainda mais belos quando observados de cima nesse cenário exuberante. E logo dá para entender porque todo mundo tira fotos de lá.

Já imaginou toda essa beleza? Então veja as fotos da Praia do Forno, em Arraial do Cabo, clicando aqui.

Após descer a trilha e chegar na praia em si, são 500 metros de extensão de areia divididas entre a parte mais cheia e a mais vazia. Logo no começo, na ponta direita onde se chega, estão muitos bares e quiosques de comida e bebida, além de pontos para alugar caiaques e stand up paddles – dica, não deixe de praticar esses esportes por lá na água calminha e com toda a visão deslumbrante da Praia do Forno. Em datas como finais de semana e feriados, esse é o canto que fica com mais gente.

No lado esquerdo, porém, é possível encontrar a tranquilidade e a paz que todo mundo espera ao chegar na praia. Quase deserta, essa parte tem o sossego reinando, para apenas apreciar a paisagem lindíssima e curtir a beleza do mar e da mata ao redor sem muita gente por perto.

Vista lateral da Praia do Forno, em Arraial do Cabo, RJ.

A beleza exuberante das águas esverdeadas e a areia clarinha da Praia do Forno, em Arraial do Cabo, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Barco de passeio na Praia do Forno, em Arraial do Cabo, RJ.

Para chegar na Praia do Forno é preciso percorrer uma trilha a pé ou pegar um barco. Por isso, ela continua com esse visual selvagem! Em Arraial do Cabo, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O mar por lá não é dos mais gelados, o que torna a Praia do Forno um paraíso também para aqueles que são adeptos do mergulho. Com um snorkel, qualquer um pode observar tartarugas e muita vida marinha. Há uma criação de ostras também. O  mar da região é muito bonito e não faltam peixinhos coloridos valorizados pela água cristalina e pelos corais próximos.

Um dos destaques finais da Praia do Forno é seu restaurante flutuante. Especializado em ostras, mariscos e outros frutos do mar em geral, ele é bastante badalado e ainda se tornou um ponto para quem procurar mergulhar com snorkel. A plataforma que serve de base para o estabelecimento fica próxima ao cantão direito da faixa de areia.

Conheça aqui outras praias de Arraial do Cabo!

Cercada por montanhas verdes, com mar transparente e recifes de corais. Uma praia intocada, preservada e tranquila para todas as tribos. Por essas e outras, a Praia do Forno é a maior joia de Arraial do Cabo. Quem visita nunca se arrepende e fica com gostinho de ‘quero mais’… vai perder essa chance?

Por Guia Viagens Brasil Texto: Fotos:  20 de Fevereiro de 2018

Receba dicas de viagem


Insira seu email para receber artigos exclusivos e dicas de passeios imperdíveis!





Gostou? Divulgue este artigo para seus amigos!

DICAS RECENTES DO BLOG

Procurando dicas de viagens pelo Brasil?
Cadastre seu email e receba dicas exclusivas:

Editorial - Contato - Anuncie Grátis - Área de Anunciantes - Seja um colaborador

© Copyright 2013 - 2018 - Guia Viagens Brasil - Mapa do Site