Tudo Sobre a ROTA DA SERRA VERDE IMPERIAL

Avalie este artigo

Que tal curtir um roteiro maravilhoso na serra do Rio de Janeiro? Pois conheça tudo sobre a Rota da Serra Verde Imperial e planeje sua viagem por esse trajeto incrível!

Veja também Tudo Sobre a Rota da Estrada Real

A Rota da Serra Verde Imperial integra os municípios de Teresópolis, Petrópolis, Nova Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Guapimirim. A região é uma ótima pedida para passeios em família ou uma viagem romântica a dois, bem como para aquele bate-e-volta de final de semana.

Se você quer saber como aproveitar ao máximo sua viagem pela rota, você precisa conhecer as dicas de cada cidade. Para isso, continue lendo e desvende os encantos da região serrana.

Reserve seu Hotel em Rio de Janeiro

Teresópolis

Conhecida como a Terra da Cerveja, mas famosa também pelo ecoturismo e aconchego de inverno, Teresópolis está a apenas 55 quilômetros de distância da vizinha Petrópolis, que pode ser alcançada a pé.

A pé? Sim! Com alguma disposição para caminhadas pela conhecida Travessia Petrópolis-Teresópolis pelo Parque Nacional da Serra dos Órgãos! Os visitantes de espírito aventureiro podem colocar uma mochila nas costas com água e lanches e fazer essa trilha encantadora que irá levar você de Teresópolis para Petrópolis atravessando trechos de beleza singular, um dos trekkings mais conhecidos e realizados no Brasil!

Veja mais dicas de Teresópolis aqui!

Devido a distância da trilha e desnível, obviamente, ela é indicada para pessoas que possuem mais resistência física e preparo em montanhas, pois serão necessários 3 dias de caminhada para percorrer todo o percurso entre uma cidade e outra.

Os aventureiros que fazem esse percurso passam 2 noites nas montanhas e se refrescam em cachoeiras e piscinas naturais que encontram pelo caminho.

A gastronomia deliciosa de Teresópolis será o suficiente para repor as energias após tantas horas caminhando. E mesmo para os que não chegam a cidade através da trilha, vale muito a pena comer as delícias regionais com um copo de cerveja – veja onde comer em Teresópolis.

Independente do seu roteiro, não deixe de visitar a Vila St. Gallen, que é um complexo cervejeiro que se apresenta igual a uma vila germânica. As construções são muito encantadoras e delicadas, além de encontrar uma linda loja de lembrancinhas.

E para quem está fazendo o roteiro no final de semana, vale a pena experimentar o Bier Tour, que oferece informações sobre as cervejas produzidas na região e a degustação de quatro tipos de bebidas diferentes.

Petrópolis

Petrópolis é a cidade imperial, cheia de encantos e história, um destino muito romântico que permite deliciosos passeios a pé.

Quer conhecer mais cidades ideais para visitar a pé? Clique aqui!

Se a ideia é passear e visitar as construções históricas, você provavelmente precisará de 2 dias. Caminhar pela cidade é agradável com ruas floridas e cenários de muita história do Brasil!

O Museu Imperial é certamente parada obrigatória (e belíssima!), pois abriga um acervo riquíssimo da realeza brasileira. Outros pontos a visitar é a Catedral de São Pedro de Alcântara (onde está sepultado D. Pedro II, Princesa Isabel e a imperatriz Tereza Cristina), a Casa de Santos Dumont (bastante excêntrica) e o Palácio de Cristal (palco de muitos eventos).

Para os que preferem uma viagem com mais aventura, Petrópolis também é o destino ideal! Por lá você poderá aproveitar rapel, mountain bike, voo livre e também fazer trilhas.

Para os apaixonados por cerveja, Petrópolis também está entre as cidades do Circuito Cervejeiro e por lá você poderá visitar o museu da cerveja Bohemia além de participar da degustação dos produtos.

Para quem é apaixonado por compras, a Rua Teresa reserva peças lindas e com preços muito acessíveis, sendo o local ideal para dedicar uma tarde inteira. Passeando por essa rua você encontrará lojas com preços de fábrica que vendem roupas para todos os gostos e estilos, desde crianças até adultos e também peças para sua casa.

E se você for à Petrópolis na época do Natal, não perca o Natal Imperial da cidade, com apresentações, decoração linda e muitas atrações!

Nova Friburgo

Cercada de montanhas, Nova Friburgo tem todas as características necessárias para que o turista possa se aventurar, seja rafting, alpinismo, mountain bike ou até mesmo fazer uma trilha com um cenário encantador. Nova Friburgo certamente surpreende e encanta os turistas que são apaixonados por aventura.

Tudo sobre Ecoturismo em Nova Friburgo

O clima frio é também propício para o romance! Mesmo se o casal for aventureiro a noite é hora de relaxar se deliciando com fondues e racletes que são pratos típicos da regiãoveja dicas de onde comer em Nova Friburgo.

Para quem quer um turismo um pouco mais relaxante e romântico, mas mesmo assim não abre mão de curtir a natureza de Nova Friburgo – que é um encanto a parte – recomendamos o Parque Ecológico Cão Sentado, um dos cartões postais da região.

Centros de artesanato e produtos naturais como a Janela das Andorinhas, também merecem uma paradinha para visitação, visando conhecer as delícias locais e levar lembrancinhas da viagem.

Nova Friburgo também oferece resorts luxuosos se o objetivo é impressionar e proporcionar um final de semana romântico curtindo o clima frio.

Reserve seu Hotel em Nova Friburgo

Cachoeiras de Macacu

Como o nome já indica, a região de Cachoeiras de Macacu tem muitos rios e cachoeiras, ideal para quem é de fato fã de banhos de água doce e contato com a natureza.

Para quem gosta de trekking, rapel e montanhismo, também será muito fácil se divertir na região, que apesar dos avanços tenta preservar sua natureza ao máximo e mantê-la como atrativo para o ecoturismo.

Em Cachoeiras de Macacu você poderá se divertir no boia-croos que é uma forma de aproveitar as corredeiras com um pouco de adrenalina.

Não deixe de conhecer Tanque Grande, considerado um dos poços mais bonitos da região. Já no Poço da Samambaia os turistas se surpreendem com a ducha natural em meio a plantas nativas que formam um visual incrível.

Com o clima serrano, também é possível aproveitar o estilo interiorano de Cachoeiras de Macacu para curtir todo o romantismo que a região oferece e descansar em algum hotel charmoso.

Guapimirim

Com áreas de Mata Atlântica preservada, belos rios, cachoeiras e trilhas, Guapimirim é ideal para quem quer aproveitar a natureza e praticar esportes como escalada, rapel e ciclismo.

Para quem prefere uma viagem menos radical e mesmo assim não abre mão do contato com a natureza, o Parque Nacional da Serra dos Órgãos não pode ficar de fora do roteiro! No Parque o ideal é mergulhar no Poço Verde que é uma belíssima piscina natural.

Procurando as mais Lindas Piscinas Naturais no Brasil? Encontrou!

Outro local para visitar é o Véu da Noiva e o Mirante do Soberbo para que você tenha uma linda vista da montanha do Dedo de Deus.

Guapimirim também se destaca pela produção artesanal de cerveja, que pode ser apreciada pelos turistas que chegam a região, além de todo o descanso em meio a natureza que é possível desfrutar.

Dicas Extras

  • Mesmo que no Rio de Janeiro o calor esteja intenso, na região serrana o clima é mais ameno, por isso, leve roupas apropriadas para montanha, principalmente se for fazer caminhadas e trekking;
  • Se seu objetivo é fazer uma linda trilha durante a viagem, leve tênis, roupas de manga, repelente, garrafa de água e lanches para aproveitar melhor o passeio;
  • Quem ama aventura tem na Rota da Serra Verde um roteiro dos sonhos, para curtir todo o trecho recomendamos que você dedique pelo menos 4 dias de passeio para aproveitar intensamente essa rota;
  • O clima serrano é ideal para uma viagem romântica ou em família e no inverno tudo fica ainda mais charmoso;
  • Se decidir curtir as cervejas locais lembre-se de não dirigir, essa é uma combinação perigosa;
  • Tenha sempre câmera fotográfica ao alcance das mãos para registrar todos os encantados e belezas da região serrana;
  • A gastronomia na região serrada é um destaque a parte, aproveite o roteiro para experimentar fondues e outras delícias que são produzidas na região.

Por permitir muitos estilos de viagem, seja romântica, aventureira ou familiar, a Rota da Serra Verde no Rio de Janeiro é o percurso ideal para curtir belas paisagens e desvendar as e belezas da região.

***
Esperamos que com todas essas dicas você consiga aproveitar a Rota da Serra Verde ao máximo e se encantar com esse que é um dos roteiros mais lindos do Brasil!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 31 de janeiro de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.