Final de Semana Perfeito no CIRCUITO TURÍSTICO DAS ÁGUAS DE MINAS GERAIS

Avalie este artigo

O famoso Circuito das Águas de Minas Gerais ficou conhecido devido as estâncias hidrominerais que possuem propriedades medicinais e terapêuticas.

Ao todo são onze municípios do sul de Minas que fazem parte do circuito, sendo eles: Baependi, Cambuquira, Campanha, Carmo de Minas, Caxambu, Conceição do Rio Verde, Heliodora, Lambari, São Lourenço, Soledade de Minas e Três Corações.

Conheça também o Roteiro pelas Cidades Históricas de Minas Gerais

A melhor forma de aproveitar o circuito é viajando de carro e se você estiver pensando em uma proposta um pouco mais romântica e relaxante, nós temos as dicas perfeitas para que seu final de semana seja inesquecível.

Se ficou curioso, continue lendo para conferir todas as dicas de como aproveitar intensamente esse circuito e relaxar nas Águas famosas de Minas Gerais.

Dia 1 – Caxambu

Chegando em Caxambu na sexta-feira à tarde ou noitinha, que tal já iniciar a relaxar?

Você pode ir até o Balneário Hidroterápico de Caxambu, marcar uma massagem ou pegar uma sauna e logo em seguida tomar um banho de sais. Há também uma piscina de hidroterapia, além das banheiras de hidromassagem, com vários jatos, duchas e cascatas. Tudo para o começar bem o final de semana!

Dia 2 – Caxambu e São Lourenço

Ainda em Caxambu, um dos passeios que não pode ficar de fora do seu roteiro é a visita ao Parque das Águas, que era a estância preferida da família real. Com 12 fontes, uma das mais procuradas é a D. Pedro que homenageia o ilustre visitante que era apaixonado pela região.

Uma enorme réplica da coroa do imperador é usada para decorar o espaço que também homenageia a princesa Isabel e o Conde D’Eu.

A área de 200 mil metros quadrados é um cenário realmente encantador que chama a atenção dos visitantes não só pelas fontes como também os bosques, jardins, lago e piscinas abastecidas com água mineral.

Veja também Roteiro de Final de Semana por Tiradentes

Se você quiser passar o dia no parque é importante levar um lanche porque não se encontra restaurante no local, muitas pessoas aproveitam para fazer um piquenique que é um programa muito bacana para fazer a dois e curtir o clima romântico do local.

Na região vocês também poderão seguir o passeio e se aventurar pelo teleférico que irá levar o casal até o cume do Morro de Caxambu, ofertando uma vista encantadora da região ao passar por cima do lago e da mata do Parque das Águas, mostrando o quanto a natureza foi generosa.

O Morro do Caxambu abriga a estátua do Redentor e um Cruzeiro, que funcionam como mirantes, no local vocês encontrarão uma lanchonete e loja de artesanato para comprar lembrancinhas, o acesso ao morro pode ser feito de carro ou a pé.

Confira hotéis e pousadas nas cidades de Minas Gerais

Fora da região central quem deseja um pouco mais de adrenalina durante a viagem pode aproveitar o Center Kart, que além da pista de corrida oferece atividades como escalada, arvorismo e paintball, atividades ideais para quem está viajando com crianças e quer entretê-las durante o percurso relaxante das águas termais, que tem propriedades curativas e terapêuticas.

Você pode passar o dia também em São Lourenço, que possui balneários, fontes e muita água para relaxar e curtir.

Um passeio delicioso, é pegar o Trem das Águas, que vai até Soledade de Minas, a 20km de São Lourenço. Ótimo para viajar no tempo e ainda saborear queijos, salames e vinhos servidos durante o trajeto, que tem parada para curtir a paisagem e a antiga estação.

Realizado todas as manhãs em São Lourenço, o voo de balão é outra atração muito procurada. O passeio que tem horário ideal entre 6 e 8h da manhã permite que o visitante observe a cidade por outros ângulos, tendo uma experiência realmente única.

Os visitantes que amam levar lembrancinhas podem se encantar com o artesanato local na lojinha que fica no fundo do Mercado Municipal, na loja ocorrem cursos, palestras e eventos, além da venda dos produtos que são encantadores.

Antes de deixar a região vale a pena esticar a viagem para conhecer as cachoeiras de Baependi, que fica a 8 quilômetros de Caxambu.

A cascata de Piracicaba chama a atenção e forma deliciosas piscinas onde os turistas se divertem, valendo muito a pena o passeio que certamente irá encantar e garantir belas fotos.

Veja mais passeios de Final de Semana aqui!

Dia 3 – Cambuquira e Três Corações

Cambuquira também tem como cartão postal o Parque das Águas, que é o destino perfeito para quem está em busca de uma viagem realmente relaxante para renovar as energias. Nossa recomendação para um fim de tarde romântico é o passeio de pedalinho no lago.

A Serra do Piripau se destaca entre o cenário da cidade e forma também um lindo mirante de onde se pode observar as plantações de café que ainda são responsáveis por incrementar a economia da cidade.

Da Serra ocorrem saltos de asa-delta e também de parapente, atividade que é ideal para quem quer um pouco de adrenalina em meio aos momentos de diversão e lazer nas águas.

Em Cambuquira o turista não pode deixar de visitar o centro para experimentar as delicias produzidas na região, dificilmente você irá resistir ao doce de leite e de goiaba que é feito artesanalmente e vendido nas lojinhas.

Os queijos e pingas locais também complementam as delícias que fazem os turistas saírem de Cambuquira com um gosto todo especial no paladar e cheios de sacolinhas levando delícias para casa.

Já em Três Corações os apaixonados por futebol não podem deixar de tirar uma foto com a estátua que presta homenagem ao eterno rei Pelé, na verdade, a cidade é inclusive conhecida como a cidade do rei e, em vários pontos dela, os apaixonados por futebol poderão apreciar as homenagens a este grande jogador que marcou a história com a camisa da nossa seleção.

Três Corações é uma região para se passear e observar a beleza das construções antigas coloniais. Certamente você irá ficar intrigado ou curioso com relação a grande quantidade de igrejas presentes nas ruas e isso se explica pelo histórico, assim como as cidades de Ouro Preto e Mariana, havia uma igreja para cada grupo de moradores. As capelas perduram até hoje funcionando com missas e celebrações.

Além disso, para dar uma volta ao passado, você poderá passear de Cambuquira para Três Corações de Maria Fumaça.

Veja mais Passeios de TREM pelo Brasil aqui!

A cidade de Três Corações tem grande importância econômica para o estado devido a produção de leite e os queijos locais são extremamente deliciosos, e o charme de cidade pequena continua preservado.

Vale a pena passar o final da tarde na região e se deliciar com os quitutes típicos, apreciando um delicioso café com leite e pão de queijo. Certamente você não irá se esquecer dos sabores que provar em Três Corações.

Dicas Extras

As cidades do Circuito das Águas são simples e com jeitinho de cidade do interior, que preservam todo aquele hábito de receber bem.

O circuito tem como foco principal a visita ao Parque das Águas que oferece muitas opções de lazer, por isso, não tenha receio de demorar no local e perder a diversão dos outros municípios. Aproveite o Parque para relaxar e curtir todo o poder das águas de Minas Gerais.

Comer bem é algo que você certamente fará durante esse circuito, não se acanhe e leve algumas delícias para casa para que você possa lembrar com carinho desses dias de relaxamento e lazer enquanto desfruta dos doces e queijos da região. Se você está pensando em preservar a dieta durante o circuito saiba que certamente você poderá se arrepender!

Aposte em roupas confortáveis e que possam molhar para visitar o Parque das Águas, preferencialmente leve consigo uma muda de roupa na mochila para que você possa se divertir sem receios.

***
Esperamos que com todas essas dicas seu final de semana no Circuito Turístico das Águas de Minas Gerais seja tão maravilhoso quanto você merece! Planeje sua viagem de acordo com o tempo que você tenha disponível e não deixe de tirar um período com calma para tomar um delicioso café da manhã mineiro.

Além do poder das águas da região e as comidas locais maravilhosas, você irá apreciar paisagens lindas! Aproveite de forma despreocupada o poder das águas hidrominerais que dizem curar problemas de saúde e que certamente será capaz de renovar suas energias!

Links relacionados

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 10 de janeiro de 2019


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.