CARNAVAL em Minas Gerais: OURO PRETO e DIAMANTINA

Avalie este artigo

O carnaval em Minas Gerais já faz parte dos mais tradicionais do Brasil e se você ainda não conhece as festas que ocorrem em todo o estado nessa época do ano, fique tranquilo, pois nós separamos várias dicas para que você possa aproveitar Ouro Preto e Diamantina no seu próximo carnaval.

Escolha o Destino da sua Folia e vá curtir o Carnaval do Brasil!

Dicas para curtir o Carnaval em Ouro Preto e em Diamantina

Carnaval de Ouro Preto

Com um dos blocos de carnaval mais antigos do país, Ouro Preto mistura as tradições com as brincadeiras de blocos mais modernos.

Os desfiles de escolas de samba e blocos estudantis fazem parte das opções de diversão para o folião que vai a Ouro Preto.

Quem deseja curtir o carnaval em Ouro Preto não precisa se preocupar em pagar para participar de blocos, os desfiles acontecem nas ruas históricas e tomam conta da cidade, alegrando até mesmo aqueles que não são grandes fãs dessa festa de rua.

Veja fotos do Centro Histórico e encante-se com Ouro Preto!

As repúblicas de estudantes são famosas por suas festas durante o carnaval e até mesmo fora desse período, quem quer se divertir na cidade durante a noite precisa apenas bater na porta de uma delas e perguntar aonde será a curtição noturna.

Foto rua e casas do centro histórico de Ouro Preto, MG.

Curtir o Carnaval em Ouro Preto é participar de blocos animados que sobem e descem as ladeiras do belo Centro Histórico!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Carnaval em Diamantina

O carnaval de Diamantina também é muito tradicional e atualmente está se reconfigurando todos os anos para oferecer ao máximo de conforto para os foliões, incluindo, por exemplo, polos gastronômicos nos trechos onde os blocos tradicionais passam. Assim, os foliões podem recarregar as energias e curtir a festa na rua o dia inteiro.

Geralmente o carnaval é aberto pela Orquestra de Sopro, que no ano de 2018 esteve em seu maior número de todos os tempos.

Veja também as Vesperatas de Diamantina

Na rua do Amparo o tradicional bloco “Me Ampara se não eu caio” desfila sempre no segundo dia de carnaval.

Os blocos de rua são a principal atração do Carnaval de Ouro Preto e de Diamantina. Nas cidades você encontrará vários. Escolha um e vá se divertir muito!

E Fugindo da Folia…

Para quem quer curtir toda a questão histórica e cultural de Ouro Preto e Diamantina sem necessariamente pular bloquinhos ou curtir o carnaval de rua dessas lindas cidades, saiba que valerá muito a pena a viagem!

Separamos algumas dicas para que você possa fugir da folia e curtir os encantos dessas cidades, confira:

Visitar o Museu da Inconfidência Mineira

Quem está começando seu roteiro longe da folia em Ouro Preto deve aproveitar para conhecer um pouco melhor a história e as construções locais.

O Museu da Inconfidência Mineira é sem dúvidas um local que merece seu tempo de viagem! Por lá você encontrará documentos e obras de arte importantes da história do estado de Minas.

Foto do Museu da Inconfidência, Ouro Preto, MG.

Museu da Inconfidência, em Ouro Preto, MG.
Foto: Ricardo Junior.

Conhecer as incríveis Minas de Ouro

Conhecer Ouro Preto e não visitar uma das antigas minas de ouro é como não ter visitado a região!

Somente entende a história desse estado quem de fato se aventura a entrar em uma das minas onde acontecia a extração de ouro, que atraia milhares de aventureiros para esse lindo Estado nos séculos passados.

Os passeios guiados pelas minas são ótimos para que você conheça mais informações sobre a extração do ouro no local e como eram as condições de trabalho dos garimpeiros naquela época.

Recomendamos a Mina do Chico Rei, no centro de Ouro Preto, e a Mina da Passagem, entre Ouro Preto e Mariana, que desce de carrinho até o subterrâneo e ainda tem uma lagoa linda lá nas profundidades. Sensacional passeio!

Foto da Lagoa na Mina de Ouro da Passagem, entre Mariana e Ouro Preto, MG.

Lagoa na Mina de Ouro da Passagem, entre Mariana e Ouro Preto, MG.
Foto: Ricardo Junior.

Mirante do Morro São Sebastião

Quem quer ter uma linda vista de Ouro Preto definitivamente precisa conhecer esse lindo Mirante! O panorama lá de cima é encantador e você conseguirá ver quase a cidade inteira!

Veja imagens em 360 graus de Ouro Preto e encante-se!

Em dias que o tempo está firme, recomendamos fortemente que você assista o pôr do sol lá de cima, mas se for a pé vá preparado para subir uma ladeira realmente íngreme!

Curtir momentos no Parque das Andorinhas

O Parque das Andorinhas é definitivamente o destino ideal para quem quer fugir da folia e se refrescar em águas deliciosamente geladas!

No parque você encontrará lindas cachoeiras e também piscinas naturais que se formam a partir da queda das águas.

Passando no centro de informações você poderá planejar o seu dia inteiro curtindo as trilhas do local e em contato com a natureza. Há trilhas de diferentes graus de dificuldade e você poderá escolher de acordo com sua disposição. Não se esqueça de levar água e lanches, ir de tênis e passar repelente.

Fazer comprinhas na Feira de Artesanato

Mais conhecida como Feirinha da Arte em Pedra de Sabão, devido ao uso dessa pedra como matéria prima para a maioria das peças que são expostas nessa feirinha, você encontrará lindos artesanatos para levar como recordação da sua viagem para casa.

A feirinha de artesanato de Ouro Preto é famosa e atrai muitos turistas curiosos, sendo uma boa pedida até mesmo para quem está curtindo a folia dar uma pausa e apreciar o que essa linda cidade tem a oferecer.

Feira de Artesanato em Pedra Sabão, em Ouro Preto, MG.

Feira de Artesanato em Pedra Sabão, em Ouro Preto. Igreja São Francisco de Assis, centro de Ouro Preto. Centro histórico de Ouro Preto com arquitetura colonial preservada. Patrimônio Histórico da Humanidade. Photograph by Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Parque Estadual Biribiri

Localizado a 3 quilômetros da região mais central de Diamantina, o Parque Estadual Biribiri é um refúgio para os amantes da natureza e de locais mais tranquilos.

O parque tem cachoeiras como a Cachoeira dos Cristais e Cachoeira da Sentinela, onde formam-se piscinas naturais ótimas para o banho.

Quem gosta de fazer trilhas pode calçar os tênis e pegar uma garrafinha de água para curtir as lindas trilhas do parque que são possíveis até mesmo para os sedentários.

Mercado Dos Tropeiros

O Mercado dos Tropeiros também é conhecido como Mercado Velho de Diamantina, e nos tempos mais antigos era o local onde os escravos eram vendidos.

Hoje o local sedia festas de carnaval, feiras de artesanato e barraquinhas com delícias mineiras, ideal para quem quer passear e aproveitar o movimento tomando uma cerveja gelada sem necessariamente fazer parte de um bloquinho de rua.

Caminho dos Escravos

Quem gosta de se aventurar ao ar livre e tem disposição para longas caminhadas pode colocar os tênis e se aventurar pelo caminho dos escravos, que também é conhecido como Estrada Real.

TUDO SOBRE A ROTA DA ESTRADA REAL: confira aqui!

É importante saber que não existe local que venda alimentos no trajeto, por isso, você deve ir equipado para aproveitar os encantos dessa caminhada que pode levar o dia inteiro.

Gruta de Salitre

O cenário imponente já foi palco de produções de televisão, formado por quartzo e situado a aproximadamente 9 quilômetros do centro de Diamantina, a Gruta tem grandes salas que merecem ser visitadas.

Confira também o ROTEIRO das GRUTAS de MINAS GERAIS

Os mais aventureiros procuram esse cenário como local ideal para a prática de rapel, que atrai pessoas do mundo inteiro.

Dicas Extras

  • Para aproveitar ao máximo o carnaval aposte em fantasias confortáveis;
  • Não se esqueça de que beber água é muito importante para hidratar o corpo e amenizar ressaca;
  • A prefeitura de Diamantina geralmente espalha polos gastronômicos pela cidade para que os foliões possam se alimentar enquanto curtem a festa na rua;
  • Lembre-se que fazer xixi na rua é proibido e pode te ocasionar problemas durante sua folia;
  • A principal dica é que você divida os dias do carnaval para que possa aproveitar igualmente as duas cidades, sempre respeitando seu estilo de viagem.

Ouro Preto e Diamantina são cidades maravilhosas para você passar o feriadão do Carnaval, porque você poderá tanto optar pela folia, quanto por conhecer a parte histórica que é muito rica em ambas as cidades, além do delicioso contato com a natureza e a comida mineira tão deliciosa!

E se você preferir, poderá tanto curtir os tradicionais blocos de rua como reservar um dia inteiro para passear pela cidade, mesclando a folia a parte cultural. Bom demais, não é?

***
Esperamos que você aproveite muito o seu Carnaval em Minas Gerais com as nossas dicas de Ouro Preto e Diamantina!

Links relacionados

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 29 de janeiro de 2019


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.