Tudo sobre a ROTA ROMÂNTICA NA SERRA GAÚCHA

Está querendo passear por uma rota romântica na Serra Gaúcha? O percurso é encantador e muito propício para um passeio a dois! Confira todas as dicas para que sua viagem seja perfeitamente romântica.

Veja 10 motivos para você visitar a Serra Gaúcha nas próximas férias!

A rota romântica na serra gaúcha passa por 14 cidades que contam com diversas atrações para garantir a você e seu par todo o clima romântico que vocês desejam ter durante sua viagem! Cada um dos municípios reserva belezas e peculiaridades que devem ser conhecidos de pertinho, continue lendo e confira as dicas!

Municípios da Rota Romântica

Para quem deseja passear de carro por toda a rota romântica vale saber que o percurso é bem sinalizado e os mapas facilitam a ida de um município ao outro, serão 14 locais a serem visitados, entre eles:

  • São Leopoldo
  • Novo Hamburgo
  • Estância Velha
  • Ivoti
  • Dois Irmãos
  • Morro Reuter
  • Santa Maria do Herval
  • Presidente Lucena
  • Linha Nova
  • Picada Café
  • Nova Petrópolis
  • Gramado
  • Canela
  • São Francisco de Paula

São cerca de 350 quilômetros que fazem a ligação entre a capital e a região serrana e todo o caminho é encantador! No percurso se pode observar a beleza das hortênsias que já encanta os apaixonados e é flor símbolo da região.

Foto vale do Quilombo, Gramado, RS.

Na Rota Romântica da Serra Gaúcha você encontrará paisagens encantadoras como essa, já em Gramado, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para pegar a rota romântica você deverá BR 116 a cerca de 40 quilômetros de Porto Alegre, e seguir as placas e mapas pelo caminho que indicam diferentes trechos da rota romântica, afinal, o percurso mais encantador do país só é de fato romântico se for feito do jeitinho que mais agrada o casal!

O percurso que é mais comum é seguir constantemente pela BR 116 e já no final da estrada seguir para a RS 235 até chegar a Gramado, o percurso é muito bem guiado por placas sendo difícil você se perder, mas se a ideia não é visitar os 14 municípios, você pode traçar uma rota só sua no GPS e curtir o caminho.

A estrada da rota romântica é boa e muito bem conservada, no entanto é preciso ter cuidado com as curvas acentuadas do percurso, por isso, atenção ao volante e nada de acelerar muito! O percurso é encantador e ideal para apreciar cada cantinho. Então, vá devagar!

De São Leopoldo (região metropolitana de Porto Alegre) a São Francisco de Paula

Partindo de Porto Alegre de carro com destino a Gramado você também poderá desfrutar de algumas belezas da rota romântica e de ótimos pontos de gastronomia!

Durante o percurso você irá perceber a forte presença da cultura germânica e italiana, os colonizadores da região, principalmente nas construções, jardins e festas típicas que costumam acontecer nos municípios. Vale a pena conferir o calendário de eventos na região e aproveita-los também!

Então vamos a algumas dicas para melhorar ainda mais o passeio!

1. Momento Foto de Turista

Na estrada entre Dois Irmãos e Morro Reuter você encontrará um lindo belvedere em meio a um encantador jardim, onde é mais seguro parar o carro e fazer aquele momento de turista fotografando a placa da rota romântica.

Na placa você verá todo o percurso dos 350 quilômetros e pontos de visitação que pertencem a rota. Outro lugar para parar e tirar uma bela foto, além de curtir um pouquinho o lugar, é na Cascata São Miguel (em Dois Irmãos).

2. Sobre as Flores

A estrada florida é um dos grandes encantamentos da rota romântica, no entanto, se você tem a expectativa de encontrar flores o ano inteiro, muito provavelmente você se decepcione ao fazer o percurso fora da estação das flores. O ideal é ir entre outubro e fevereiro, sendo o auge das hortênsias (também conhecidas como rosa-do-japão e hidrângea), nos meses de dezembro e janeiro.

Dezembro tem Natal Luz em Gramado: conheça e programe-se!

Ivoti é conhecida como a Cidade das Flores e vale uma passadinha. Por lá você também poderá conhecer o Núcleo De Casas Enxaimel, construção típica europeia em madeira encaixada, e é um ótimo lugar para tomar um café e dar uma parada para continuar o roteiro com mais conforto.

3. Lojinhas e Compras

Durante todo o trecho da rota romântica você irá encontrar lojinhas que vendem todo tipo de produto: roupas de couro, malharia, sapatos, cafés coloniais, lanchonetes, restaurantes e até lojas de móveis em madeira com aquele lindo estilo colonial.

Por isso, aos apaixonados por compras o roteiro é uma verdadeira tentação e vale muito a pena parar em algumas das lojinhas e fazer bons investimentos.

Principalmente no que se trata dos cafés coloniais e restaurantes do percurso que são uma verdadeira experiência cultural e gastronômica.

As apaixonadas por sapatos não conseguirão resistis às compras em Novo Hamburgo que é conhecida como a Capital Nacional dos Calçados.

4. Almoço em Picada do Café

No sistema de buffet livre pagando o valor por pessoa, o Restaurante Tenda do Umbu é uma boa opção para experimentar pratos da gastronomia local e recarregar as energias durante a viagem.

Picada Café é a cidade dos Lírios e também a Sede da Rota Romântica. Por lá vale a parada também no Morro do Vento, com paisagem linda e uma ótima cerveja artesanal.

5. Passeio no Jardim da Serra

E por falar em flores, a próxima parada pode ser na chamada Jardim da Serra, Nova Petrópolis. As praças e o Parque Aldeia do Imigrante são lindos, vale a pena visitar!

Confira Nova Petrópolis em Imagens 360 graus!

Outra dica, agora gastronômica, é aproveitar as delícias do Colina Verde, que serve comida tipicamente alemã com alguns traços da culinária italiana e do Rio Grande do Sul, é realmente uma experiência inesquecível!

Foto praça florida de Nova Petrópolis, RS.

Conhecida como Jardim da Serra, Nova Petrópolis merece sua visita! Na Rota Romântica da Serra Gaúcha, RS.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Com cerca de uma hora de pausa em Nova Petrópolis você consegue explorar esses dois lugares e voltar ao seu roteiro de viagem com fotos e lembranças encantadoras.

6. Monte Uma Playlist!

Pode parecer estranho, mas essa dica não deveria ficar de fora da lista de como aproveitar melhor a rota romântica!

Afinal, nada melhor do que boas músicas para que o momento seja ainda mais romântico ou animado, e o dia de viagem seja perfeito!

Então antes mesmo de entrar no carro, prepare uma playlist para curtir todo o trajeto!

Conheça Gramado em Imagens 360 graus antes de ir pra lá!

7. Prepare o Bolso

Para entrar em Gramado você deverá estar com dinheiro na mão para pagar o pedágio, que é cobrado tanto para quem entra na cidade de carro quanto para quem sai dela!

Também organize o orçamento para aproveitar tudo da região, desde os ótimos hotéis, as pousadas charmosas e aconchegantes, os bons restaurantes, os cafés coloniais, passeios, vinícolas, e ainda sobrar dindin para aquelas comprinhas!

Você está conferindo tudo sobre a ROTA ROMÂNTICA NA SERRA GAÚCHA. Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide o amor e a família!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

8. Câmera na Mão e Muita Atração

Durante o percurso algumas fotos são clássicas e não podem ficar de fora do seu momento turista! Tire uma bela foto na entrada de Gramado com o pórtico que é encantador!

Confira o Guia Completo de Gramado e Canela para não perder nada!

E não perca a oportunidade de fotografar o percurso em si! As flores trazem um colorido para a sua viagem que é realmente encantador e merece o registro para atualizar suas redes sociais.

Foto do pórtico de Gramado, RS.

Pórtico de Gramado, Charmoso é ponto de selfie quase que obrigatório!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

9. As famosas

E chegamos na dupla mais conhecida da Serra Gaúcha! Gramado e Canela ficam coladinhas e tem muitas atrações, vale a pena dedicar um tempo a conhecer cada uma e seus encantos!

Confira os passeios IMPERDÍVEIS de Gramado e Canela

Mas se for apenas para uma passada rápida, indicamos parar no Belvedere de Gramado, visitar o Lago Negro, e dar uma voltinha no centro charmoso de Gramado. Já em Canela visite a Catedral de Pedra e vá até a Cascata do Caracol ver de teleférico (vista previlegiada!).

Foto Cascata Véu de Noiva, Canela, RS.

O cartão-postal de Canela, a Cascata Véu de Noiva, com seus 131 metros de queda e 927 degraus para descer até sua base! Ufa!
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

10. São Francisco de Paula

A última cidade da Rota Romântica merece uma paradinha também! Não deixe de parar no Lago São Bernardo, se você é apaixonado pela natureza e não perde uma oportunidade de ter contato com ela.

A Floresta Nacional de São Francisco de Paula também não pode ficar de fora do roteiro. Por lá dá para fazer várias trilhas para cachoeiras e se quiser terminar o dia dando um mergulho, valerá muito a pena!

11. Artesanato e Noite em São Leopoldo

Os visitantes que gostam de noites badaladas não podem perder a oportunidade de passar o final da tarde em São Leopoldo e curtir a noite local que costuma ser agitada.

A cidade universitária tem muita diversão noturna principalmente nas sextas e fins de semana, fazendo a alegria dos casais que gostam de cervejas artesanais e locais para dançar e curtir a dois. Que tal? Bom final de viagem?

***
Esperamos que nossas dicas te auxiliem a curtir muito o momento de passeio pela rota romântica na Serra Gaúcha.

Conta pra gente também o que você mais gosta nesse percurso! Deixe um comentário e ajude outros viajantes a curtirem uma viagem inesquecível!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 08 de outubro de 2018


Cadastre-se no Guia Viagens Brasil



 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.