Roteiro para um FINAL DE SEMANA PERFEITO em ITATIAIA (RJ)

Avalie este artigo

Que tal conhecer em um final de semana perfeito um dos destinos mais lindos do Rio de Janeiro? Pois prepare-se para ir para Itatiaia!

Confira mais destinos de Ecoturismo aqui!

Porta de entrada para o parque nacional que dá nome à cidade, Itatiaia é um belo destino de ecoturismo no Rio de Janeiro. A apenas 180 km da capital do estado, dá para chegar lá em cerca de duas horas e meia de estrada, o que torna uma ótima pedida para viagens de final de semana e feriados prolongados. E também para fugir do agito e correria urbanos, se refugiando na natureza intocada de uma das regiões mais incríveis do Sudeste.

A fauna e flora riquíssimas dominam toda a reserva natural dos arredores, que se estende até Minas Gerais. Nela, trilhas e cachoeiras de tirar o fôlego dominam o cenário, e ditam o tom de qualquer roteiro de passeios pela região.

O Pico das Agulhas Negras é o grande cartão-postal de Itatiaia, com seus 2790 metros de altitude e o posto de ponto mais alto do Rio de Janeiro – além de ser o quinto maior do Brasil. Não à toa, os esportes radicais dominam o local, principalmente o trekking, o alpinismo e o rapel.

Foto Parque Nacional de Itatiaia.

O lindo Parque Nacional de Itatiaia, na divisa do Rio de Janeiro e Minas Gerais.

Itatiaia é um destino de inverno dos mais populares no estado do Rio, chegando a temperaturas negativas muitas vezes, embora seja bom de visitar em qualquer época do ano. Os hotéis-fazenda locais são bastante procurados por quem gosta de curtir o clima de campo e montanha e se hospedar com conforto e charme. E também para ter opções de passeios mais leves em fácil acesso.

Como chegar em Itatiaia

Para chegar lá, é bastante tranquilo: a partir da BR 101 e da RJ 071 ainda no Rio, é só seguir pela BR 116 (também conhecida no estado como Via Dutra) por todo o trajeto até a entrada de Itatiaia. Também dá para dirigir a partir de São Paulo capital, também seguindo a mesma Dutra por todo o caminho de 260 km em pouco mais de três horas.

Com tanta natureza e com a possibilidade de explorar mirantes e cachoeiras exuberantes, Itatiaia é uma opção de viagem imperdível tanto em família quanto em casal. E para te ajudar a planejar o passeio, vai uma sugestão de roteiro para um final de semana perfeito por lá.

Roteiro de um Final de Semana Perfeito em Itatiaia

Dia 1 – Sexta-feira

Considerando que o normal é chegar na sexta-feira à noite, após o trabalho, não há muito o que fazer nesse primeiro dia. Após se instalar no apartamento, pousada, hotel ou hotel-fazenda de sua escolha, uma boa pedida é sair para apreciar a culinária da região em um bom jantar regado a drinks.

Veja dicas de Onde Comer em Itatiaia

As próprias hospedagens locais costumam oferecer pensão completa, então pode ser uma boa comer no próprio local se for o caso. Do contrário, vale a pena explorar os restaurantes dos hotéis dentro do parque que são abertos para o público em geral.

Ou então visitar a vizinha Penedo, colônia finlandesa muito charmosa a apenas 13 km de distância, com sua gastronomia baseada nas trutas e nos pratos escandinavos.

No centrinho de Itatiaia também pode haver algumas opções abertas para comprar artesanato e passear nessa primeira noite.

Para quem escolheu um hotel-fazendo, compensa aproveitar os atrativos de lazer do estabelecimento. E é bom dormir cedo para aproveitar o máximo do sábado, que é o único dia inteiro e voltado para os passeios mais longos e cansativos.

Confira dicas para curtir Penedo também

Foto centrinho de Penedo, RJ.

A charmosa Penedo é ótima opção para visitar no inverno, aproveitando o friozinho das serras do Rio de Janeiro.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Dia 2 – Sábado

O segundo dia, por ser o único inteiro, é ideal para a principal atração de Itatiaia. O Pico das Agulhas Negras é o maior do Rio de Janeiro e, de seu topo, descortina um visual deslumbrante de toda a região. Mas é um passeio demorado e cansativo, por isso é bom se programar com antecedência. São três horas para subir e mais duas para descer, por isso é uma atividade de nível avançado.

A contratação de guia é obrigatória e pode ser feita no Centro de Visitantes do parque ou em agências de turismo da cidade. E a atividade exige alguns trechos de escalada.

Fotos do Mirante do Último Adeus no Parque Nacional de Itatiaia, RJ.

Cachoeira linda no caminho para o Mirante do Último Adeus no Parque Nacional de Itatiaia, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

O começo da trilha fica no Abrigo Rebouças, 3 km para dentro do parque em estrada de terra e pedras. No começo é caminhada plana até a base por cerca de 45 minutos; depois, a subida é feita de trilha íngreme com partes em que é necessário usar as mãos para escalar algumas pedras. Há um paredão de 5 metros para escalar com cordas e um trecho bastante estreito com abismo para passar de lado. Depois de mais um pedacinho de escalada, chega-se ao cume. Outras opções de trilhas longas na região com níveis diferentes de dificuldade são o Pico das Prateleiras e os Três Picos.

Veja mais dicas de Ecoturismo em Itatiaia

Mas, para quem não tem esse preparo todo para longas caminhadas, não se preocupe! O Parque de Itatiaia dispoe de várias trilhas de nível fácil e também mirantes sensacionais, como o do Último Adeus.

Você está conferindo um roteiro para um FINAL DE SEMANA PERFEITO em ITATIAIA (RJ). Se está gostando das dicas, compartilhe no seu Facebook, ou tuíte, e convide os amigos!

Compartilhe no FacebookCompartilhe no Twitter

Dia 3 – Domingo

O domingo tem a manhã livre e o retorno após o almoço, mais ou menos no meio da tarde – lá para 16h, por exemplo. Então dá para curtir até 13h, mais ou menos, para depois almoçar e voltar para casa.

É uma boa pedida curtir o Parque Nacional de Itatiaia e suas cachoeiras, para se refrescar e relaxar antes do retorno. Mas, vale sempre lembrar, elas têm algumas das águas mais geladas do país, então se prepare!

Confira Fotos de Itatiaia e do seu belo Parque Nacional aqui

Ficam na chamada parte baixa da reserva, nas planícies repletas de animais silvestres que dão as caras o tempo todo.

As principais quedas d’água de lá são Véu de Noiva, Poranga, Lago Azul, Itaporani, Cascata da Maromba e Rio Bonito. Véu de Noiva e Maromba possuem grandes piscinas naturais cristalinas perfeitas para um mergulho – apesar da baixa temperatura da água.

Foto Cachoeira da Maromba no Parque Nacional de Itatiaia, RJ.

Dá para dar um mergulho nas águas geladinhas da Cachoeira da Maromba no Parque Nacional de Itatiaia, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Para quem viaja com crianças, no começo do Centro de Visitantes há uma atração imperdível. A Calçada da Fauna apresenta a reprodução das patas de animais locais em cimento, no estilo da Calçada da Fama de Hollywood. Ideal para tirar foto com os filhos e aproveitar para ensinar um pouco sobre a fauna silvestre riquíssima da região. Com sorte dá para ver muitos animais nas trilhas também.

Foto macaquinho no Parque Nacional de Itatiaia, RJ.

Os animais são atração fácil de ver no lindo Parque Nacional de Itatiaia, RJ.
Fotos de Ricardo Junior / www.ricardojuniorfotografias.com.br

Toda a parte baixa do parque é bastante tranquila, com atividades de nível leve para curtir em família sem se preocupar.

E para os que não podem fazer o passeio mais difícil do Pico das Agulhas Negras no sábado, não há problema: dividir a parte baixa da reserva entre os dois dias já garante muito o que fazer, pois não faltam cachoeiras e mirantes diferentes.

***
Em geral, um passeio de final de semana em Itatiaia é daqueles para recarregar as energias antes de voltar à rotina da cidade grande.

Os três dias são suficientes para conhecer belezas naturais incríveis e ficar com pena de ir embora no fim. Ou, melhor ainda, ter certeza que vai voltar para visitar os outros pontos-turísticos do parque que não teve tempo dessa vez.

Relaxar e curtir a dois ou em família é a aura do local, e ninguém sai de lá decepcionado com tudo que tem a oferecer.

Já foi? Quer deixar uma dica e ajudar outros viajantes a curtirem Itatiaia? Deixe um comentário!

Por Guia Viagens Brasil Texto: Thaisy Sluszz Fotos:  Ricardo Junior 31 de outubro de 2018


 

GuiaViagensBrasil.com e os cookies: A gente usa cookies para personalizar anúncios e melhorar a sua experiência no site. Ao continuar navegando, você concorda com a nossa Política de Privacidade.